NEQ

21:9 em Portugal

67 posts neste tópico

Enquanto o 16:9 começa a ser quase uma utopia em Portugal, nomeadamente na SIC e TVI, cada vez mais conteúdos são filmados em 21:9.

Acredito que muita gente nunca tenha ouvido falar neste formato mas dou alguns exemplos:

Muitos videoclipes neste momento são transmitidos em canais HD-16:9 com barras em cima e em baixo (letterbox). Dou o exemplo do Trace HD.

Muitas das publicidades referentes a automóveis já são filmadas também em 21:9, transmitindo o equivalente a duas barras em cima e outras duas em baixo quando são passados na SIC ou na TVI.

Isto já para não falar que muitos filmes ao longo dos anos têm vindo a ser filmados neste formato.

Estará para breve um canal por cabo em Portugal em 21:9?

Será que já existe assim tantas pessoas com televisores deste tipo?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Esse rácio é uma utopia em televisão. Primeiro de tudo, porque os próximos standards de emissão (4K, por exemplo), têm todo o rácio 16:9 nas suas especificações. Segundo, não faz sentido transitar para esse rácio quando o Kern Powers inventou o 16:9 para ser uma solução de compromisso entre todos os rácios.

Quanto à barras nos anúncios e nos videoclips, é a mesma coisa que leva a a SIC e a TVI a pôr barras nas suas promos: é para ser "chique" e ter um look cinematográfico. Se for preciso, esses anúncios e videoclips são gravados com câmaras HD normais de TV, e depois sofrem cortes por causa das barras, não havendo assim, nenhum ganho em usar-se tal rácio.

Quanto aos filmes, rácios que revoltam por volta do 21:9 são rácios típicos de cinema, logo, aos anos que já são filmados assim, caso seja escolha do realizador, claro está.

Quanto Às TVs 21:9, a Philips tinha uma no mercado à uns anos e aquilo não parece ter vendido propriamente muito bem.

Fica Bem.

Partilhar este post

Link para o post

Ontem a RTP 1 transmitiu o filme: "A Rapariga do Capuz Vermelho" aparentemente com letterbox 21:9 visto o canal nesse momento estar a transmitir em 16:9.

Se um filme destes desse na SIC ou na TVI deveria de ser bonito... tínhamos metade do ecrã com barras pretas por cima e por baixo. É por estas e por outras que eu digo que estes canais têm que passar de 4:3 para 16:9 pois a tendência dos conteúdos neste momento é começarem a aparecer em 21:9, visto o 16:9 começar a ser comum.

Hugo3, Gonçalo Bila e João 94 gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post

Ontem a RTP 1 transmitiu o filme: "A Rapariga do Capuz Vermelho" aparentemente com letterbox 21:9 visto o canal nesse momento estar a transmitir em 16:9.

Se um filme destes desse na SIC ou na TVI deveria de ser bonito... tínhamos metade do ecrã com barras pretas por cima e por baixo. É por estas e por outras que eu digo que estes canais têm que passar de 4:3 para 16:9 pois a tendência dos conteúdos neste momento é começarem a aparecer em 21:9, visto o 16:9 começar a ser comum.

NEK, a SIC já exibiu alguns filmes em 21:9 Letterbox 4:3 xD

Editado por Hugo3

Partilhar este post

Link para o post

NEK, a SIC já exibiu alguns filmes em 21:9 Letterbox 4:3 xD

Deve de ser interessante...

21:9 é mais moderno que 16:9? :haha:

Eu sei que para quem desconhece e lê o que escrevi parece estranho mas será o sucessor do 16:9 e o futuro.

Partilhar este post

Link para o post

A SIC, RTP e TVI...

Eu prefiro sem dúvida na RTP pois a barra tem metade da grossura devido a estar em 16:9.

Aqui ficam as diferenças de formatos:

1920155_617393898332660_574970885_n.jpg

Partilhar este post

Link para o post

Eu prefiro sem dúvida na RTP pois a barra tem metade da grossura devido a estar em 16:9.

Aqui ficam as diferenças de formatos:

1920155_617393898332660_574970885_n.jpg

Como é óbvio,estava a falar do tempo em que a RTP emitia em 4:3...

Partilhar este post

Link para o post

Se em Portugal a SIC e a TVI ainda não emitem em 16:9 teremos de esperar uma eternidade para emitirem em 21:9.

Esperar? Mas alguém acredita que isso alguma vez vá acontecer? :lol: (e estou apenas a referir-me ao 16:9)

LFTV gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Não se convençam das emissões em 21:9. Como disse, o 16:9 foi inventado como uma solução de compromisso entre todos os rácios existentes, bem como é um standard para formatos futuros como o 4K. 21:9 em televisão é uma utopia.

Fiquem Bem.

Partilhar este post

Link para o post

Não se convençam das emissões em 21:9. Como disse, o 16:9 foi inventado como uma solução de compromisso entre todos os rácios existentes, bem como é um standard para formatos futuros como o 4K. 21:9 em televisão é uma utopia.

Fiquem Bem.

Utopia como se eu cada vez vejo mais filmes, videoclipes e publicidades gravadas neste formato?

Partilhar este post

Link para o post

Utopia como se eu cada vez vejo mais filmes, videoclipes e publicidades gravadas neste formato?

Filmes é uma coisa, porque são feitos para cinema. Aí há maior liberdade.

Quanto a videoclipes e publicidades, foi oq ue já referi. Estão assim, porque levaram com as famosas barras para dar o ar cinematográfico para ficar mais "chique". Nem em broadcasting com dois dedos de testa vai ter emissões quase 24/7 em 21:9 quando este nem é um standard.

Fica Bem.

Rafael A. e NEQ gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post

Filmes é uma coisa, porque são feitos para cinema. Aí há maior liberdade.

Quanto a videoclipes e publicidades, foi oq ue já referi. Estão assim, porque levaram com as famosas barras para dar o ar cinematográfico para ficar mais "chique". Nem em broadcasting com dois dedos de testa vai ter emissões quase 24/7 em 21:9 quando este nem é um standard.

Fica Bem.

Estou muito céptico nesse aspecto, pois custa-me a querer que ande toda a gente na música a colocar barras para "o estilo".

Já as publicidades acredito estarem mesmo em 21:9, pelo menos têm aspecto disso.

Partilhar este post

Link para o post

Estou muito céptico nesse aspecto, pois custa-me a querer que ande toda a gente na música a colocar barras para "o estilo".

Já as publicidades acredito estarem mesmo em 21:9, pelo menos têm aspecto disso.

Eu estou céptico quanto a mudanças devido ao facto de não ser um standard. Se fosse, aí as coisas já mudavam de figura.

Fiquem Bem.

Partilhar este post

Link para o post

Eu estou céptico quanto a mudanças devido ao facto de não ser um standard. Se fosse, aí as coisas já mudavam de figura.

Fiquem Bem.

Acho que é só uma questão de tempo até o tornarem num standard pois com a quantidade de produções que começam a aparecer...

Depois temos outra situação: Tal como o 3D poderá não pegar e os utilizadores não compram TVs nesse formato.

Editado por NEK

Partilhar este post

Link para o post

Acho que é só uma questão de tempo até o tornarem num standard pois com a quantidade de produções que começam a aparecer...

Depois temos outra situação: Tal como o 3D poderá não pegar e os utilizadores não compram TVs nesse formato.

A questão aqui é que algo não se torna standard apenas porque alguém inclui-o letterbox para embelezar algo. Algo torna-se standard porque há necessidade de chegar a um compromisso que seja tecnologicamente viável, algo que o 21:9 não é. Como já referi, o 16:9 foi inventado como uma solução, por isso, é melhor não introduzirmos um problema. É que em televisão 21:9 é completamente dispensável. Ninguém vai fazer da TV a sua tela de cinema 24/7.

Fica Bem.

Partilhar este post

Link para o post

A questão aqui é que algo não se torna standard apenas porque alguém inclui-o letterbox para embelezar algo. Algo torna-se standard porque há necessidade de chegar a um compromisso que seja tecnologicamente viável, algo que o 21:9 não é. Como já referi, o 16:9 foi inventado como uma solução, por isso, é melhor não introduzirmos um problema. É que em televisão 21:9 é completamente dispensável. Ninguém vai fazer da TV a sua tela de cinema 24/7.

Fica Bem.

Nem eu disse o contrário. Mas (acho que) sabes tão bem quanto eu que já existem TVs 21:9 à venda para o grande público, por isso se existe à venda será por algum motivo.

No fundo, com o aparecimento do 21:9, estão a forçar a um entendimento internacional para transformar esta definição num standard.

Tudo é possível!

Partilhar este post

Link para o post

Está a dar um festival no MGM que pelo aspecto deve ter sido filmado em 21:9. O canal está em 4:3. Imaginem como é que está o aspecto... tem dupla barra em cima e em baixo...

Partilhar este post

Link para o post

Ao passar pelos TV Cines fiquei com mais a certeza da minha teoria: cada vez mais existem filmes em 21:9. Um dia destes ainda temos um canal com este formato... já não deve faltar assim tanto.

Partilhar este post

Link para o post

O 21:9 não faz sentido para televisão... Pelo menos nos próximos 15 anos!

Concordo em parte contigo. Acho que deveriam de se preocupar só com o 16:9 por agora mas o certo é que cada vez vejo mais filmes em letterbox em canais 16:9... e não é para o estilo... Por este andar continuamos a aturar sempre barras pretas...

Partilhar este post

Link para o post

Concordo em parte contigo. Acho que deveriam de se preocupar só com o 16:9 por agora mas o certo é que cada vez vejo mais filmes em letterbox em canais 16:9... e não é para o estilo... Por este andar continuamos a aturar sempre barras pretas...

Pois, em alguns filmes é chato! Mas noutros, até dá aquele toque...

Partilhar este post

Link para o post

Pois, em alguns filmes é chato! Mas noutros, até dá aquele toque...

Percebo o que queres dizer e também cheguei a pensar assim mas cada vez mais ao ter conhecimento sobre os formatos, menos gosto disso.

Rafael A. gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora