Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 11 horas, ATVTQsV disse:

Na Voz do Cidadão da semana passada emitiram um separador engavetado da RTP Play do grafismo actual. Há meses, emitiram o separador de publicidade institucional, igualmente engavetado, da RTP 1.

Tens a certeza que está engavetado? É que na RTP África usam um separador do RTP Play.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Televisão 10 disse:

Há pouco, esqueceram-se do rodapé do Portugal em Direto no ar, durante a publicidade. Diria que foram 3 minutos...

Lembro-me que em 2002 (ou 2003?) esqueceram-se de tirar o rodapé do Bom Dia Portugal durante o intervalo até à hora certa (nos primeiros anos era assim, não saltava logo para o relógio). Também me lembro das previsões do tempo fora da Europa darem numa edição, pode ter sido descuido.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
9 hours ago, JDaman said:

CbLioIH.png

Não há mais porcaria para enfiar no ecrã, ó Fragoso?

Ridículo!

José Fragoso: -"EPG? O que é isso?"

O rodapé não é mau, não só porque nem sempre aparece, mas porque serve para fazer publicidade (embora esteja no Guia TV, não quer dizer que as pessoas se lembrem de ver que, neste caso, dá o The Voice). O que está mau é o de cima que diz Grande Revista à Portuguesa, que é completamente desnecessário, quem quer saber o que está a dar consegue ver muito facilmente.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Parecendo que não, o rodapé é uma boa forma de promoção.

Estou céptico em relação a isso a partir do momento em que não passa de um comboio de letras que maior parte das pessoas não vai ter pachorra para ler. Um balão com o nome do programa, uma ilustração e o horário durante uns 10-15 segundos seria muito mais eficaz, caso quisessem ter auto-promoção nos programas. Isto assim é tentar fazer o tipo de promoção em TV que já não funciona e só mostra a panca que o Fragoso tem por poluição visual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JDaman disse:

Estou céptico em relação a isso a partir do momento em que não passa de um comboio de letras que maior parte das pessoas não vai ter pachorra para ler. Um balão com o nome do programa, uma ilustração e o horário durante uns 10-15 segundos seria muito mais eficaz, caso quisessem ter auto-promoção nos programas. Isto assim é tentar fazer o tipo de promoção em TV que já não funciona e só mostra a panca que o Fragoso tem por poluição visual.

Eu acho que funciona e a prova disso é que o rodapé é usado em todos os canais generalistas. Eu, por exemplo, costumo ler o que está lá escrito. Mesmo nos canais de cabo, também já usam.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Eu acho que funciona é a prova disso é que o rodapé é usado em todos os canais generalistas. Eu, por exemplo, costumo ler o que está lá escrito. Mesmo nos canais de cabo, também já usam.

Para mim, rodapés, logos com o nome do programa e nomes do programa enfiados num canto são o motivo pelo qual estou a deixar de ver cada vez mais TV linear. Demasiado lixo na grelha e demasiada poluição visual quando tento ver algo que até vou gostar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JDaman disse:

Para mim, rodapés, logos com o nome do programa e nomes do programa enfiados num canto são o motivo pelo qual estou a deixar de ver cada vez mais TV linear. Demasiado lixo na grelha e demasiada poluição visual quando tento ver algo que até vou gostar.

Eu não acho assim tão incomodativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Eu não acho assim tão incomodativo.

Para mim, para além de ser incomodativo é também um insulto à inteligência do espectador, a meu ver.

"Já tens a tecnologia que te permite ver que canal e que programa estás a ver que programas podes ver a seguir, mas bota ser paternalistas e enfiar um logo da RTP1, mais um logo do programa que está a passar, mais rodapés gigantes sobre o que vai passar hoje."

É tratar os espectadores como se tivessem a inteligência e a memória de um limão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JDaman disse:

Para mim, para além de ser incomodativo é também um insulto à inteligência do espectador, a meu ver.

"Já tens a tecnologia que te permite ver que canal e que programa estás a ver que programas podes ver a seguir, mas bota ser paternalistas e enfiar um logo da RTP1, mais um logo do programa que está a passar, mais rodapés gigantes sobre o que vai passar hoje."

É tratar os espectadores como se tivessem a inteligência e a memória de um limão.

Não é bem assim. Nem todos os telespectadores sabem usar essas funcionalidades, principalmente os mais idosos. Além disso, promoção nunca é demais, ainda para mais na RTP, que é um pouco débil nesta questão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Televisão 10 disse:

Não é bem assim. Nem todos os telespectadores sabem usar essas funcionalidades, principalmente os mais idosos. Além disso, promoção nunca é demais, ainda para mais na RTP, que é um pouco débil nesta questão.

A RTP tem é que fazer promoção fora da antena e não dentro. Se dentro poucos vêem o linear, só vai estar a promover os programas aos poucos que vêem. Têm é de ir para a rua. para os outdoors, para os mupis, para publicidade estática, etc. Vai à rua e vêm quanta pub vês a programas da SIC e TVI. Aproveita e vê o que apanhas da RTP. É uma diferença avassaladora.

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JDaman disse:

A RTP tem é que fazer promoção fora da antena e não dentro. Se dentro poucos vêem o linear, só vai estar a promover os programas aos poucos que vêem. Têm é de ir para a rua. para os outdoors, para os mupis, para publicidade estática, etc. Vai à rua e vêm quanta pub vês a programas da SIC e TVI. Aproveita e vê o que apanhas da RTP. É uma diferença avassaladora.

Tem de fazer fora, concordo. Mas também tem de fazer dentro. Um rodapé que não passa assim tanto tempo no ecrã, pois as letras na RTP passam de forma rápida, não me parece que seja incomodativo e acaba por ser uma boa ferramenta de promoção.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Tem de fazer fora, concordo. Mas também tem de fazer dentro. Um rodapé que não passa assim tanto tempo no ecrã, pois as letras na RTP passam de forma rápida, não me parece que seja incomodativo e acaba por ser uma boa ferramenta de promoção.

Eu disse "fora e não dentro" porque quem está ligado ao "ecossistema" da RTP já sabe que programas dão, a que horas dão e que serviços podem usar para os rever, daí para mim não fazer grande sentido usar rodapés, visto que são quase redundantes. É como pôr uma quinta roda a andar mesmo no meio do carro. Não vai melhorar o andamento do carro e pode até mesmo atrapalhar o andamento do mesmo. Promoção mais agressiva fora de antena seria melhor a meu ver. Mas pronto, usam os rodapés a pensar que estão em 2008 com mais de 20% de rating diário só para mostrar que fazem alguma coisa, quando nada fazem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JDaman disse:

Eu disse "fora e não dentro" porque quem está ligado ao "ecossistema" da RTP já sabe que programas dão, a que horas dão e que serviços podem usar para os rever, daí para mim não fazer grande sentido usar rodapés, visto que são quase redundantes. É como pôr uma quinta roda a andar mesmo no meio do carro. Não vai melhorar o andamento do carro e pode até mesmo atrapalhar o andamento do mesmo. Promoção mais agressiva fora de antena seria melhor a meu ver. Mas pronto, usam os rodapés a pensar que estão em 2008 com mais de 20% de rating diário só para mostrar que fazem alguma coisa, quando nada fazem.

Se fossem os rodapés assim tão inúteis, certamente os canais não os usavam, mas usam. É que não é só os generalistas. Até os canais da Fox já os usam por cá. É porque melhora e não piora de todo.

A meu ver, o ecossistema da RTP é constituído em grande parte por pessoas mais idosas ou mais adultas, que muitas vezes não sabem usar esses serviços que referes. O serviço público tem de pensar em todos e não só nos mais jovens.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Televisão 10 disse:

Se fossem os rodapés assim tão inúteis, certamente os canais não os usavam, mas usam. É que não é só os generalistas. Até os canais da Fox já os usam por cá. É porque melhora e não piora de todo.

A meu ver, o ecossistema da RTP é constituído em grande parte por pessoas mais idosas ou mais adultas, que muitas vezes não sabem usar esses serviços que referes. O serviço público tem de pensar em todos e não só nos mais jovens.

Por algum motivo é que os deixei de ver aos anos. :p Para além da programação dos canais FOX ser cada vez pior, mas pronto, nem é tanto culpa deles porque maioria das séries que têm são das Big Four americanas (que se têm tornado cada vez mais umas xaropadas autênticas).

O EPG nem é algo muito difícil de usar. Até o meus pais já usam, principalmente para acederem às gravações automáticas de um programa. Tal como em muitos casos, o que acontece é muitas pessoas não saberem que existe ou que é tão fácil de usar, porque nunca lhe foi dito ou informado que podem ver a programação do canal ou o que vai dar até dentro de sete dias. Quanto aos serviços para rever, falo obviamente do RTP Play, que uma vez ou outra é muito promovido pela RTP em antena.

Editado por JDaman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...