Jump to content

TVI24


_zapping_

Posts Recomendados

Parece-me que o Mais Futebol ganha em ser um programa de rescaldo da jornada do que antecipação. Já devia estar nesse horário há muito tempo.

Novas apostas interessantes, no global. Penso que as alterações efectuadas na TVI24 desde setembro tem feito melhorar consideravelmente a qualidade do canal. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fala aí no jornal das 21h?
Espero que não dividam os vários dias com vários formatos depois das 21h. O noite24 é um formato mais plural que vai chamando convidados consoante os temas do dia e é mais informativo do que ter vários programas isolados de opinião. 

Do que vi aí parecem bons formatos, destaco o facto de darem mais espaço ao comentário durante a tarde, porque grande parte das vezes é só repetição de notícias.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, DGA disse:

Não fala aí no jornal das 21h?
Espero que não dividam os vários dias com vários formatos depois das 21h. O noite24 é um formato mais plural que vai chamando convidados consoante os temas do dia e é mais informativo do que ter vários programas isolados de opinião. 

Do que vi aí parecem bons formatos, destaco o facto de darem mais espaço ao comentário durante a tarde, porque grande parte das vezes é só repetição de notícias.

A mim parece-me que vão ter programas diferentes às 22h e depois “o dilema” às 23h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, PT 04 disse:

A mim parece-me que vão ter programas diferentes às 22h e depois “o dilema” às 23h.

Não sei se é esse o caminho, mas pode ser que faça diferença, até porque grande parte das vezes o Noite24 começa a essa hora. 

Durante o dia grande parte das apostas parecem muito interessantes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito da aposta em comentadores e opinion makers. Numa época de desinformação, eu quero que a informação da TVI tenha gente que explique as entrelinhas dos discursos, quero que me digam quais são as motivações políticas dos agentes. Não gosto muito da Constança Cunha e Sá, mas sinto falta do que acontecia ali no tempo da Troika em que não havia um discurso do PM ou do PR que não era comentado imediatamente depois pela Constança no J8. É isso que quero - um jornalista experiente pronto a comentar notícias e factos políticos. Espero que tragam de volta essa cultura também para a generalista - porque nem a SIC faz isso, do que me vou apercebendo. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Da ni el disse:

Gosto muito da aposta em comentadores e opinion makers. Numa época de desinformação, eu quero que a informação da TVI tenha gente que explique as entrelinhas dos discursos, quero que me digam quais são as motivações políticas dos agentes. Não gosto muito da Constança Cunha e Sá, mas sinto falta do que acontecia ali no tempo da Troika em que não havia um discurso do PM ou do PR que não era comentado imediatamente depois pela Constança no J8. É isso que quero - um jornalista experiente pronto a comentar notícias e factos políticos. Espero que tragam de volta essa cultura também para a generalista - porque nem a SIC faz isso, do que me vou apercebendo. 

Hoje em dia, é moda dizer que os comentadores não servem para nada. Uma coisa é termos comentadores que não prestam, que não fazem aquilo que são pagos para fazer: dar a sua opinião (como o Marques Mendes, que se limita a dizer aquilo que os outros querem ouvir, ou o Marcelo que nunca dava propriamente uma opinião clara sobre o que fosse, não fosse com isso afugentar algum eleitorado quando fosse para correr a Belém); ou ainda outros que são extremamente previsíveis e não saem do mesmo (típico em comentadores partidarizados). Outra completamente diferente é o comentário e a análise que acrescentam valor, como dizes. Que esclarecem as entrelinhas, que ajudam a perceber a realidade à nossa volta. É desses comentadores que fazem falta. E normalmente são precisamente os jornalistas que melhor sabem fazer isto.

Quem acha que os comentadores são dispensáveis, é porque certamente não olha para os jornais. Hoje em dia, as notícias já são praticamente as mesmas em todo o lado. Como é que um meio de comunicação social se pode diferenciar? Tratando-as de forma diferente e complementá-las com análise, comentário, entrevista... Esta aposta faz todo o sentido.

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Tomás_RL disse:

Hoje em dia, é moda dizer que os comentadores não servem para nada. Uma coisa é termos comentadores que não prestam, que não fazem aquilo que são pagos para fazer: dar a sua opinião (como o Marques Mendes, que se limita a dizer aquilo que os outros querem ouvir, ou o Marcelo que nunca dava propriamente uma opinião clara sobre o que fosse, não fosse com isso afugentar algum eleitorado quando fosse para correr a Belém); ou ainda outros que são extremamente previsíveis e não saem do mesmo (típico em comentadores partidarizados). Outra completamente diferente é o comentário e a análise que acrescentam valor, como dizes. Que esclarecem as entrelinhas, que ajudam a perceber a realidade à nossa volta. É desses comentadores que fazem falta. E normalmente são precisamente os jornalistas que melhor sabem fazer isto.

Quem acha que os comentadores são dispensáveis, é porque certamente não olha para os jornais. Hoje em dia, as notícias já são praticamente as mesmas em todo o lado. Como é que um meio de comunicação social se pode diferenciar? Tratando-as de forma diferente e complementá-las com análise, comentário, entrevista... Esta aposta faz todo o sentido.

É moda dizer isso? Não fazia ideia. Quando vemos a emissão da CNN, vemos claramente o quão importante é ter ali em estúdio jornalistas preparados para analisar discursos ao minuto, por exemplo. Eu sinto um grande vazio nestes meses desse tipo de jornalistas. Numa altura em que o PR e o PM fazem comunicações ao país tão frequentemente, faz-me falta esse tipo de análise. A RTP vai tendo em estúdio ou a diretora do JN ou qualquer editor de jornais nacionais, mas na TVI e na SIC raramente vejo isso (fazem sempre análises mais prolongadas, com debates mais partidários do que uma análise imparcial per si, nos seus canais informativos, posteriormente). Quem faz esse tipo de análise que eu procuro é o Observador até (eles chegam a pegar nos discursos na sua totalidade e a colocar os comentários às frases mais importantes no lado direito). Por isso, espero sim que a TVI pegue nesta gente que agora contratou e que os coloque na antena generalista para análises rápidas e imediatas. 

De qualquer forma, nota-se que a TVI está com muito dinheiro para investir. Tanta gente nova, tantos formatos na TVI24. É de louvar, de facto. E o Anselmo está a trabalhar bem. 

Editado por Da ni el
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Tomás_RL disse:

Hoje em dia, é moda dizer que os comentadores não servem para nada. Uma coisa é termos comentadores que não prestam, que não fazem aquilo que são pagos para fazer: dar a sua opinião (como o Marques Mendes, que se limita a dizer aquilo que os outros querem ouvir, ou o Marcelo que nunca dava propriamente uma opinião clara sobre o que fosse, não fosse com isso afugentar algum eleitorado quando fosse para correr a Belém); ou ainda outros que são extremamente previsíveis e não saem do mesmo (típico em comentadores partidarizados). Outra completamente diferente é o comentário e a análise que acrescentam valor, como dizes. Que esclarecem as entrelinhas, que ajudam a perceber a realidade à nossa volta. É desses comentadores que fazem falta. E normalmente são precisamente os jornalistas que melhor sabem fazer isto.

Quem acha que os comentadores são dispensáveis, é porque certamente não olha para os jornais. Hoje em dia, as notícias já são praticamente as mesmas em todo o lado. Como é que um meio de comunicação social se pode diferenciar? Tratando-as de forma diferente e complementá-las com análise, comentário, entrevista... Esta aposta faz todo o sentido.

 

Nisso que escreveste acrescento a investigação, faz muita falta. Mas investigação a sério. Fazem falta mais notícias exclusivas nos jornais das generalistas. 

De resto concordo com o que dizes. Eu gosto quando são os jornalistas a comentar. Na SIC/ SIC Notícias por vezes acontece o Ricardo Costa, ou o Bernardo Ferrão ou o José Gomes Ferreira comentarem alguns assuntos. Quanto ao Marques Mendes faz apenas comentários genéricos, por vezes vem com algumas novidades, é um homem do sistema, tal como o Marcelo, não se pode pedir mais que isso. Também deve querer um dia ir para Belém. Eu sou da opinião que não fazem falta comentadores como o Marques Mendes/Marcelo.

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, D91 disse:

De resto concordo com o que dizes. Eu gosto quando são os jornalistas a comentar. Na SIC/ SIC Notícias por vezes acontece o Ricardo Costa, ou o Bernardo Ferrão ou o José Gomes Ferreira comentarem alguns assuntos. Quanto ao Marques Mendes faz apenas comentários genéricos, por vezes vem com algumas novidades, é um homem do sistema, tal como o Marcelo, não se pode pedir mais que isso. Também deve querer um dia ir para Belém. Eu sou da opinião que não fazem falta comentadores como o Marques Mendes/Marcelo.

Exacto. O problema são os comentadores que olham para o comentário não como um fim em si mesmo, mas como um meio para chegar a outros lugares... Os jornalistas é completamente diferente. O exemplo que deste, do Ricardo Costa, por exemplo, ele é, para mim, um dos canhões da análise em Portugal. Quanto à investigação, nas TVs, infelizmente, sempre foi um bocado assim. As TVs nunca tiveram o mesmo "agenda setting" que os jornais, por exemplo. Nos dias de hoje, a investigação ou as notícias em primeira mão são sempre dadas pelos jornais e as TVs limitam-se a ir atrás, o que contribui para muitos terem uma certa percepção de inutilidade da sua oferta por causa disso. A SIC já investe mais nisso agora do que nos últimos anos, assim como a TVI (desde que tem o Pedro Santos Guerreiro), mas mesmo assim não é suficiente. Muita da culpa disso também se deve ao facto de as TVs não investirem muito em jornalistas especializados, ao contrário da imprensa, que se focam muito numa área e conseguem boas fontes para lhes dar cachas.

há 3 horas, Da ni el disse:

É moda dizer isso?

Agora já nem tanto, mas nos últimos anos essa ideia pegou moda. De que já não há paciência para comentadores, que devia ser tudo corrido. Basta olhar para as páginas dos grandes jornais de referência e ver as páginas que dedicam a artigos de opinião e a colunistas residentes. Ou até para formatos mais inovadores, como o Expresso Diário, cuja aposta é até em ter muito mais análise e opinião do que propriamente as notícias do dia.

Mas essas pessoas também devem ser as mesmas que se acham suficientemente bem informadas só porque seguem nas redes alguns OCS relevantes e de qualidade e lêem as gordas dos artigos que eles lá partilham.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Figo disse:

Acho que estão a fazer obras no estúdio da TVI24.

No noticiário das 21:40, que foi feito na redação, dá para ver que o local do estúdio está tapado com papel.

Não conseguirão fazer grande coisa a não ser que deitem umas paredes a baixo. Aquele espaço era de escritórios, nem tem altura para um estúdio mais aberto. Mas veremos. 
 

Os formatos de desporto A Equipa e o Einsteins vão acabar? 

Editado por DGA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Tomás_RL disse:

É perfeitamente possível fazer uma coisa em condições naquele espaço! Desde que haja bom gosto e se dediquem um bocadinho. Olhem para a France Info. Faz toda a sua emissão a partir de um estúdio do género da gruta da TVI24, pouco maior que este. 

O da france info é muito maior em altura, por exemplo. Mesmo sendo pequeno dá um ar mais aberto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, PT 04 disse:

O da france info é muito maior em altura, por exemplo. Mesmo sendo pequeno dá um ar mais aberto.

Pois é. Em altura e não só... 

Agora que disseste é que fui ver imagens do estúdio pela primeira vez e, afinal, é muito maior que o que aparenta. Na emissão parece muito mais acanhado. 

https://images.app.goo.gl/GTpQYNjCRFs1PZP58

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem comparação possível. Aquele estúdio da tvi24 serve para efeitos de transição quando o principal está ocupado. E para esse efeito é óptimo. Obviamente não consegue grandes planos para efeitos de debate, etc, mas cumpre bastante bem.
O Anselmo já disse nunca entrevista que o estúdio da tvi24 chegará, na altura pensei que fosse este mês, mas ainda não saiu nada sobre isso. Deve surgir quando estrearem os estudos do Porto. 

Editado por DGA
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além do tamanho, o estúdio tem outros dois problemas:

A redação naquela parte parece mesmo uma gruta, fica feio em televisão. Podiam resolver isso metendo um ecrã atrás do pivot ou então virar a mesa do pivot ao contrário e meter um cenário mais bonito nessa parede.

Outro problema são os reflexos do teleponto, que deviam mudar os angulos para não aparecerem.

Se resolvem estes problemas, já ficava um estúdio bem melhor, mesmo sendo minúsculo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Figo disse:

Outro problema são os reflexos do teleponto, que deviam mudar os angulos para não aparecerem.

 

No início foi bem pior, agora já era raro isso acontecer.

há 4 minutos, Figo disse:

Podiam resolver isso metendo um ecrã atrás do pivot ou então virar a mesa do pivot ao contrário e meter um cenário mais bonito nessa parede.

Eu gosto do fundo da redação, poderiam era meter um ecrã semelhante ao antigo do J8.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, dav01 disse:

Eu gosto do fundo da redação, poderiam era meter um ecrã semelhante ao antigo do J8.

Sim, também ficava melhor.

Entretanto, já saiu a programação para o dia 26:

07:00 Esta manhã

09:00 Notícias

10:00 Hoje é notícia

12:00 Jornal 24

13:00 Jornal da Uma

14:00 Jornal 24

15:00 Tarde 24

16:00 Os Quatro

18:00 Mais Bastidores

19:00 Jornal 24

19:57 Jornal das 8

21:00 Jornal 24

22:00 Noite 24

23:00 Noite 24

Inclui "O Dilema"

00:00 Primeira Hora

01:30 Noite 24

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fundo a redação é espelhado daí o efeito, mas não acho mau. 
 

Nova designação dos programas para Jornal 24. Não percebo aquela Tarde24 de apenas uma hora, podia ter ficado Jornal24. Mas ainda haverão ajustes. 

De onde tiraram as grelhas? 

Editado por DGA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...