Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 1 hora, André Sousa disse:

Gostaria de saber a vossa opinião quanto ao tema que causou polémica hoje na aula com a minha DT e que dividiu a turma:
Na vossa opinião, os professores devem limitar-se a debitar a matéria ou procurar cativar os alunos?
 

Sem dúvida cativar os alunos, se é para ter um professor que debita matéria, mais vale ficar em casa e ler o livro no conforto da nossa secretária :P

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, André Sousa disse:

Gostaria de saber a vossa opinião quanto ao tema que causou polémica hoje na aula com a minha DT e que dividiu a turma:
Na vossa opinião, os professores devem limitar-se a debitar a matéria ou procurar cativar os alunos?
 

Vou dar como exemplo a disciplina de História nos meus 6º e 7º anos. No 6º ano, tínhamos um professor que dava as aulas como se estivesse na faculdade no tempo dele. Chegava, sentava-se na cadeira e debitava a matéria. A única coisa que ele escreveu no quadro durante todo o ano letivo foi um quadrado e dividiu-o por 4 e novamente dividiu um desses por 4. Fez isso para explicar a herança de um terreno deixada para 4 filhos. Não estou a gozar. Foi mesmo a única. Claro que prestávamos atenção (pelo menos os bons alunos prestavam, mas naquele tempo os pais na generalidade tinham mais juízo e ter um telemóvel que tinha o jogo da cobra já era muito bom, quanto mais um dos tempos de hoje em que se pode aceder à net). Contudo, por muito bons que fôssemos, era muito raro alguém ter um Muito Bom, portanto alunos que tiveram 5 com ele no final do período contavam-se com os dedos de uma mão.

Fomos para o 7º. Adeus ciclo, vamos para uma escola onde os alunos do 7º se for preciso são tratados como os do 12º (sim, eu acho infinitas vezes preferível ir para um liceu desses do que estar numa escola do 5º ao 9º e chegar ao 9º e ser tratado como se fosse do 5º). E a História calha-nos uma professora que nos acompanhou durante o restante ensino básico. Foi uma ótima professora, que escrevia apontamentos no quadro ou projetava acetatos; explicava a matéria primeiro e depois dava-nos tempo para passar. Eventualmente, se a aula era mais longa, levávamos fotocópias dos acetatos ou acabávamos na aula seguinte. No final de alguns períodos, com ela eu vi filmes tipo "A Lista de Schindler" ou "O Pianista". E no 7º ano as aulas tinham a particularidade de a professora dar a matéria recorrendo à nossa imaginação de criança, que ainda está patente naquela idade (12 anos). Ela começava a aula e levava-nos a imaginar que entrávamos numa máquina do tempo e íamos até ao tempo das cavernas, ao Antigo Egipto, ao Império Romano ver como um homo erectus teria reagido ao fogo, a vida após a morte egípcia e a expansão do Império em torno do mare nostrum.

No final do 1º período (bastou um período), ela perguntou-nos porque é que todos nós tínhamos escrito nuns papéis, que nos deram a preencher quando entrámos no liceu, que tínhamos dificuldade a História. É que as notas em ambos os testes tinham sido muito boas. E explicámos que ela era muito melhor professora do que aquele que tínhamos tido antes. Ora, já estão a ver que as notas de final de período subiram, obviamente.

Essa professora, juntamente com mais alguns, faz parte daquele grupo que me marcou pela positiva e que sempre recordarei com o maior carinho do mundo e, graças a eles próprios, se Deus quiser, retribuirei um dia tudo o que fizeram por mim.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, André Sousa disse:

Gostaria de saber a vossa opinião quanto ao tema que causou polémica hoje na aula com a minha DT e que dividiu a turma:
Na vossa opinião, os professores devem limitar-se a debitar a matéria ou procurar cativar os alunos?
 

Eu acho que os professores devam tentar cativar os alunos. Infelizmente entre o 10º ano e o 12º ano tive uma professora de matemática que adorava debitar matéria. Resultado não se aprendia nada e passei de notas boas para razoáveis. Acho que a nota maior que consegui tirar com ela foi um 12. Para melhorar o rendimento das aulas os professores também deviam deixar os alunos que não quisessem estudar, à vontade (no telemóvel ou no pc) para não incomodarem os outros. É frustrante querer aprender e a aula ser interrompida porque a professora ou o professor tem de chamar os idiotas à atenção. Se não querem estar atentos ao menos que os deixem estar no telemóvel para não perturbarem as aulas.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no 5º e 6º tive uma professora de história que basicamente também só debitava matéria e depois no 7º, 8º e 9º tive um professor excelente. Engraçado que ele também fazia uma brincadeira recorrendo à nossa imaginação mas não era bem máquina do tempo, era assim: nós no início do 7º embarcámos num navio e fizemos uma viagem. No final dos períodos ele dizia que fazíamos escala, no fim dos anos lectivos fazíamos uma pausa de férias e no final do 9º ano foi a "chegada de volta". Ele mostrava-nos um power-point com toda a informação e nós copiávamos. E às vezes a meio da aula púnhamo-nos a falar de futebol :P Mais uma coisa, ele era casado e tinha filhos e uma vez um colega meu viu-o abraçado a outro homem numa praia no Algarve...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, André Sousa disse:

Defendo exatamente isso mas a minha DT diz que os alunos é que tem obrigação de estar atentos. 

Essa tua DT deve ser tipo uma que eu tive no 2ºCiclo. Também dizia isso.

E além disso era super religiosa e nas aulas de Formação Cívica e Área de Projecto (aulas que não serviam para nada) ela levava bíblias para nós lermos e fazermos trabalhos sobre a bíblia. Enquanto que as outras turmas faziam coisas engraçadas nós estávamos naquilo... e a senhora nem 40 anos tinha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, Ambrosio Silva disse:

Essa tua DT deve ser tipo uma que eu tive no 2ºCiclo. Também dizia isso.

E além disso era super religiosa e nas aulas de Formação Cívica e Área de Projecto (aulas que não serviam para nada) ela levava bíblias para nós lermos e fazermos trabalhos sobre a bíblia. Enquanto que as outras turmas faziam coisas engraçadas nós estávamos naquilo... e a senhora nem 40 anos tinha...

Ela não é religiosa, já tem 50 anos e passa as aulas a queixar-se das dores de cabeça e a falar, falar, falar. Dá-nos Geografia A e é uma grande seca. Ela é muito amorosa e tudo mais mas atualmente anda muito fria e quando hoje tentamos falar com ela sobre isto, ela mudou logo, atacou toda a gente, nomeadamente, uma colega que quer fazer teatro e disse " Eu amanha vou a uma peça tua e passo a peça a falar e a não prestar atenção, ias gostar?", ameaçou que nos ia fazer uma ficha surpresa se não nos calássemos. 
 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, André Sousa disse:

Ela não é religiosa, já tem 50 anos e passa as aulas a queixar-se das dores de cabeça e a falar, falar, falar. Dá-nos Geografia A e é uma grande seca. Ela é muito amorosa e tudo mais mas atualmente anda muito fria e quando hoje tentamos falar com ela sobre isto, ela mudou logo, atacou toda a gente, nomeadamente, uma colega que quer fazer teatro e disse " Eu amanha vou a uma peça tua e passo a peça a falar e a não prestar atenção, ias gostar?", ameaçou que nos ia fazer uma ficha surpresa se não nos calássemos. 
 

A nossa contava a vida dela toda, que a sobrinha tinha feito uma ressonância magnética com 2 anos, que a família não sei quê, que não tinha telemóvel porque não era essencial e só tinha um "telefone familiar" que usava nas viagens de carro em que parava de 30 em 30 minutos para ligar aos pais a dizer que estava tudo bem xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ambrosio Silva disse:

A nossa contava a vida dela toda, que a sobrinha tinha feito uma ressonância magnética com 2 anos, que a família não sei quê, que não tinha telemóvel porque não era essencial e só tinha um "telefone familiar" que usava nas viagens de carro em que parava de 30 em 30 minutos para ligar aos pais a dizer que estava tudo bem xD

Tenho também uma professora de Alemão que nos conta a vida dela, que foi pouco dura com os filhos, que tem um filho adoptado com 31 anos desempregado, que ela já não aguentava em sua casa e paga-lhe uma renda, que se nao fosse ela, ele ia viver para debaixo da ponte e tem outro que foi fruto de muitos tratamentos para engravidar e que aos 16 anos já lhe responde e desobedece. Esta professora é tão exigente connosco nas aulas e tem uns métodos tão estranhos, ensina bem mas basta uma pessoa olhar para a mesa que ela começa a discutir que está desatenta, depois está sempre a separar as mesas e torna-se ridiculo. Quer nos ajudar mas só atrapalha.
 

há 58 minutos, srcbica disse:

Vou dar como exemplo a disciplina de História nos meus 6º e 7º anos. No 6º ano, tínhamos um professor que dava as aulas como se estivesse na faculdade no tempo dele.

Sim, ter um professor que cativa muda tudo. É pena que os professores não compreendem isso. 

há 37 minutos, Manuel Silva disse:

Eu acho que os professores devam tentar cativar os alunos. Infelizmente entre o 10º ano e o 12º ano tive uma professora de matemática que adorava debitar matéria. Resultado não se aprendia nada e passei de notas boas para razoáveis. Acho que a nota maior que consegui tirar com ela foi um 12. Para melhorar o rendimento das aulas os professores também deviam deixar os alunos que não quisessem estudar, à vontade (no telemóvel ou no pc) para não incomodarem os outros. É frustrante querer aprender e a aula ser interrompida porque a professora ou o professor tem de chamar os idiotas à atenção. Se não querem estar atentos ao menos que os deixem estar no telemóvel para não perturbarem as aulas.

Eu sou aquela pessoa que passa as aulas a escrever os seus poemas e os seus projetos e chega aos testes e tira 14/15 facilmente, e quase não ouço os professores excepto quando são cativantes. 

há 36 minutos, ricardo_vieira disse:

Tou cada vez mais desmotivado na escola. Mas deve ser só uma fase.

Estás em que ano?

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Ambrosio Silva disse:

Eu no 5º e 6º tive uma professora de história que basicamente também só debitava matéria e depois no 7º, 8º e 9º tive um professor excelente. Engraçado que ele também fazia uma brincadeira recorrendo à nossa imaginação mas não era bem máquina do tempo, era assim: nós no início do 7º embarcámos num navio e fizemos uma viagem. No final dos períodos ele dizia que fazíamos escala, no fim dos anos lectivos fazíamos uma pausa de férias e no final do 9º ano foi a "chegada de volta". Ele mostrava-nos um power-point com toda a informação e nós copiávamos. E às vezes a meio da aula púnhamo-nos a falar de futebol :P Mais uma coisa, ele era casado e tinha filhos e uma vez um colega meu viu-o abraçado a outro homem numa praia no Algarve...

Isso não quer dizer nada. Eu abraço os meus amigos (se eles me deixarem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, André Sousa disse:

Gostaria de saber a vossa opinião quanto ao tema que causou polémica hoje na aula com a minha DT e que dividiu a turma:
Na vossa opinião, os professores devem limitar-se a debitar a matéria ou procurar cativar os alunos?
 

Claramente procurar cativar os alunos. Acho que, para além de trazer mais atenção dos mesmos nas aulas, pode aumentar o seu aproveitamento escolar, fazendo atividades lúdicas que sejam diferentes e perguntar diversas vezes a matéria nas aulas. Se os alunos são obrigados a estar atentos? Sim, são "obrigados", mas é muito difícil estar dessa forma durante 90 minutos seguidos, portanto alterar o rumo das aulas e estabelecer um melhor contacto entre os alunos é mesmo o mais adequado a fazer. Isto digo eu, que agora que estou no 2º ano da faculdade tenho uma visão muito diferente daquilo que é o secundário e o básico. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, srcbica disse:

Isso não quer dizer nada. Eu abraço os meus amigos (se eles me deixarem).

Mas segundo o que ele nos contou não foi só isso... foi mais ainda... mas é a vida dele não tenho nada que estar aqui a dizer :)

 

há 1 hora, Bloody disse:

Claramente procurar cativar os alunos. Acho que, para além de trazer mais atenção dos mesmos nas aulas, pode aumentar o seu aproveitamento escolar, fazendo atividades lúdicas que sejam diferentes e perguntar diversas vezes a matéria nas aulas. Se os alunos são obrigados a estar atentos? Sim, são "obrigados", mas é muito difícil estar dessa forma durante 90 minutos seguidos, portanto alterar o rumo das aulas e estabelecer um melhor contacto entre os alunos é mesmo o mais adequado a fazer. Isto digo eu, que agora que estou no 2º ano da faculdade tenho uma visão muito diferente daquilo que é o secundário e o básico. 

Sim estar concentrado em 90 minutos é praticamente impossível! Ao menos tenho professores que vão parando a meio e vamos tendo uns momentos de descontracção e contamos piadas etc... nisso este ano estou a ter sorte. Mas só em algumas disciplinas...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Ambrosio Silva disse:

De quê? (desculpa eu sou um bocado cusco xD)

És mais velho que eu, certo?

Sim sou, mas como andei em troca de cursos e desistências tive de ir estudar novamente para fazer alguma coisa da vida, não é nenhuma vergonha. Tou no curso de Turismo Ambiental e Rural. 

Editado por ricardo_vieira
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, ricardo_vieira disse:

Sim sou, mas como andei em troca de cursos e desistências tive de ir estudar novamente para fazer alguma coisa da vida, não é nenhuma vergonha. Tou no curso de Turismo Ambiental e Rural. 

Ah ok, pois eu tinha ideia que eras mais velho. E claro que não vergonha nenhuma! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já vos aconteceu mas decidi aqui expor uma situação que se tem tornado uma frequente nos meus testes de História.
Então, a minha professora demora sempre 3 semanas para entregar o teste e pela segunda vez consecutiva o teste chegou-me as mãos cheio de erros de correção.
Da primeira vez, eu obtive um 13,6( e fiquei pasmo porque tinha sido dos testes que melhor me tinha corrido e estava a espera de um 15) e após  averiguar achei que a pergunta de interpretação que vale 5 valores, estava super mal corrigida porque a professora apenas me atribuia um 0,8 perante uma resposta coesa e que obedecia a todos os parâmetros. Insisti para ela me corrigir a pergunta e demorou uma semana( já eu estava de férias quando ela me respondeu) a anunciar que a minha nota era um 15 e a pedir desculpa pelo erro.
Hoje, recebi o novo teste, estava ciente que ia baixar e esperava obter talvez um 14. A minha reação quando me deparo com um 11,6 é chorar porque era deitar abaixo tudo o que tinha construído para obter um 14 a muito custo no 2ºperíodo. Foi então que percebi que algo de mal se passava na grelha, ao perceber que a professora tinha me dado 0 na 4.2 e tinha assinalado como não feito. Achei bastante estranho e logo lhe mostrei a pergunta, insisti com ela para a corrigir e ela chegou me a dizer " Eu nem tenho obrigação de corrigir" e sou uma pessoa muito nervosa e desatei aos berros. Por fim, ela atribuiu-me 1,8 em 3 valores e subi a nota para 13,4... mas como é óbvio, não estava satisfeito pois queria mais uma décima para subir a 13,5, pelo menos, e assim conseguir arredondar para 14. Deparei-me então com outro erro gritante, a minha professora tinha atribuído 0,8 valores em 10 numa pergunta a qual tinha respondido absolutamente tudo que ela pedia e até tinha adicionado informações complementares, consegui convence-la então a me atribuir mais duas décimas e lá consegui o meu objetivo
E a vocês malta? Já tiveram o prazer de se deparar com estes erros de correção? 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, André Sousa disse:

Não sei se já vos aconteceu mas decidi aqui expor uma situação que se tem tornado uma frequente nos meus testes de História.
Então, a minha professora demora sempre 3 semanas para entregar o teste e pela segunda vez consecutiva o teste chegou-me as mãos cheio de erros de correção.
Da primeira vez, eu obtive um 13,6( e fiquei pasmo porque tinha sido dos testes que melhor me tinha corrido e estava a espera de um 15) e após  averiguar achei que a pergunta de interpretação que vale 5 valores, estava super mal corrigida porque a professora apenas me atribuia um 0,8 perante uma resposta coesa e que obedecia a todos os parâmetros. Insisti para ela me corrigir a pergunta e demorou uma semana( já eu estava de férias quando ela me respondeu) a anunciar que a minha nota era um 15 e a pedir desculpa pelo erro.
Hoje, recebi o novo teste, estava ciente que ia baixar e esperava obter talvez um 14. A minha reação quando me deparo com um 11,6 é chorar porque era deitar abaixo tudo o que tinha construído para obter um 14 a muito custo no 2ºperíodo. Foi então que percebi que algo de mal se passava na grelha, ao perceber que a professora tinha me dado 0 na 4.2 e tinha assinalado como não feito. Achei bastante estranho e logo lhe mostrei a pergunta, insisti com ela para a corrigir e ela chegou me a dizer " Eu nem tenho obrigação de corrigir" e sou uma pessoa muito nervosa e desatei aos berros. Por fim, ela atribuiu-me 1,8 em 3 valores e subi a nota para 13,4... mas como é óbvio, não estava satisfeito pois queria mais uma décima para subir a 13,5, pelo menos, e assim conseguir arredondar para 14. Deparei-me então com outro erro gritante, a minha professora tinha atribuído 0,8 valores em 10 numa pergunta a qual tinha respondido absolutamente tudo que ela pedia e até tinha adicionado informações complementares, consegui convence-la então a me atribuir mais duas décimas e lá consegui o meu objetivo
E a vocês malta? Já tiveram o prazer de se deparar com estes erros de correção? 

Isso raramente me acontece agora, mas no 2ºcico acontecia sobretudo a ciências até porque a professora já estava à beira da reforma e fazia tudo com menos cuidado (mas atenção que dava aulas excelentes e ensinava super bem). Mas nunca me aconteceu tantos erros como a ti. Em relação ao tempo de entrega dos testes, uma vez uma professora minha só entregou o 2º teste do 2º período no início do 3º!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...