Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 1 hora, Forbidden disse:

Sim agora, mas isso é facultativo penso eu. Eu falo de horários obrigatórios: muita gente no ensino básico tem aulas obrigatórias das 8:30 as 18:30 e isso é muito pesado mesmo.

Eu... e estou no secundário. Tenho 2 tardes livres, em 2 dias saio as 18:30 e num dia as 17:30.

 

há 1 hora, João F. disse:

A cena é que a´partir do secundário, o tempo passa a correr, numa hora estás no secundário e noutra já estás no 3º e último ano da faculdade. É assustador. :excl:

Já sinto isso desde praí do 7ºAno! É horrível. Daqui a 1 mês já são as férias da Páscoa e de ontem a 4 meses são as férias de Verão (9 de Junho)!

há 49 minutos, Yggdrasil disse:

Isso e não ter aulas à sexta. Que paraíso. :girlsigh:

No tempo dos meus pais era assim, hoje em dia não conheço nenhuma escola assim :(

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às atividades extracurriculares, a minha opinião é ambígua. Por uma lado, aprecio e concordo com a ideia de incutir nos alunos o gosto pelas artes, pelo desporto, pela cultura. Acho mesmo importante que os alunos pudessem contactar com aulas mais práticas e sobre temas que lhes interessam. Por outro lado, não concordo e abomino profundamente esta ideia de que as atividades devem ser depois das aulas até às 19h30 (!). Não acho normal essa ideia. Quer dizer, os alunos já estão cansados da excessiva carga horária que têm durante o dia, ainda vão para casa fazer trabalhos de casa e estudar para testes, e ainda iam perder o pouco tempo que podiam ter livre para estarem na escola? Não, discordo totalmente. O que o Ministério deveria fazer era reduzir a carga horária, nomeadamente no 3º ciclo. Depois, deveriam ser promovida a prática dos clubes. Aos alunos, deveriam ser facultados uma lista de clubes, como de música, teatro, ciência, desporto, etc. Os alunos deveriam de puder escolher entre várias categorias, sendo que seria obrigatório participar num clube, pelo menos, uma vez por semana. No entanto, seria sempre dada liberdade de escolha ao aluno e até liberdade para que possa, ele próprio, construir um clube diferente. Por outro lado, estas atividades seriam sempre dentro do horário escolar, não um prolongamento deste.

Infelizmente, o que se passa hoje em dia é que os pais fazem de tudo para passarem o menos tempo possível com os filhos. A escola tornou-se uma espécie de depósito de crianças. Por isso, para muitos pais, quanto mais tempo os filhos possam estar na escola, melhor para eles, que têm menos chatices e menos trabalho em aturá-los. É a triste realidade. 

  • Gosto 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Daniel_TV disse:

Em relação às atividades extracurriculares, a minha opinião é ambígua. Por uma lado, aprecio e concordo com a ideia de incutir nos alunos o gosto pelas artes, pelo desporto, pela cultura. Acho mesmo importante que os alunos pudessem contactar com aulas mais práticas e sobre temas que lhes interessam. Por outro lado, não concordo e abomino profundamente esta ideia de que as atividades devem ser depois das aulas até às 19h30 (!). Não acho normal essa ideia. Quer dizer, os alunos já estão cansados da excessiva carga horária que têm durante o dia, ainda vão para casa fazer trabalhos de casa e estudar para testes, e ainda iam perder o pouco tempo que podiam ter livre para estarem na escola? Não, discordo totalmente. O que o Ministério deveria fazer era reduzir a carga horária, nomeadamente no 3º ciclo. Depois, deveriam ser promovida a prática dos clubes. Aos alunos, deveriam ser facultados uma lista de clubes, como de música, teatro, ciência, desporto, etc. Os alunos deveriam de puder escolher entre várias categorias, sendo que seria obrigatório participar num clube, pelo menos, uma vez por semana. No entanto, seria sempre dada liberdade de escolha ao aluno e até liberdade para que possa, ele próprio, construir um clube diferente. Por outro lado, estas atividades seriam sempre dentro do horário escolar, não um prolongamento deste.

Infelizmente, o que se passa hoje em dia é que os pais fazem de tudo para passarem o menos tempo possível com os filhos. A escola tornou-se uma espécie de depósito de crianças. Por isso, para muitos pais, quanto mais tempo os filhos possam estar na escola, melhor para eles, que têm menos chatices e menos trabalho em aturá-los. É a triste realidade. 

Podes crer que é mesmo isso, até mete nojo... alguns pais se pudessem até deixavam os filhos dormir na escola :rolleyes:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrosio Silva disse:

Eu... e estou no secundário. Tenho 2 tardes livres, em 2 dias saio as 18:30 e num dia as 17:30.

 

Já sinto isso desde praí do 7ºAno! É horrível. Daqui a 1 mês já são as férias da Páscoa e de ontem a 4 meses são as férias de Verão (9 de Junho)!

No tempo dos meus pais era assim, hoje em dia não conheço nenhuma escola assim :(

O mais tarde que tive de aulas foi até às17h15 no básico, para mim sair às18:30 ou  às17:30( esta última nem tanto) é desumano, aliás às18h30 os professores já foram todos embora, na minha escola nem haveria essa possibilidade, ainda por cima tenho que ir a pé até à estação de autocarros, ainda demora um bocado, tu és de ciências? É que esses tem mais carga horária e menos uma tarde livre. Estou em humanidades no 11º e tenho e já tinha no ano passado 3  tardes livres, e este ano o mais tarde que saio é às16h.

Editado por Factos Televisos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Factos Televisos disse:

O mais tarde que tive de aulas foi até às17h15 no básico, para mim sair às18:30 ou  às17:30( esta última nem tanto) é desumano, aliás às18h30 os professores já foram todos embora, na minha escola nem haveria essa possibilidade, ainda por cima tenho que ir a pé até à estação de autocarros, ainda demora um bocado, tu és de ciências? É que esses tem mais carga horária e menos uma tarde livre. Estou em humanidades no 11º e tenho e já tinha no ano passado 3  tardes livres, e este ano o mais tarde que saio é às16h.

Sou de ciências sim. No básico tinha 2 tardes livres (numa delas as aulas acabavam ao meio-dia), e nos outros dias dias saia as 16:15.

Agora é assim... E agora no inverno a sair de noite da escola é horrível.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Factos Televisos disse:

O mais tarde que tive de aulas foi até às17h15 no básico, para mim sair às18:30 ou  às17:30( esta última nem tanto) é desumano, aliás às18h30 os professores já foram todos embora, na minha escola nem haveria essa possibilidade, ainda por cima tenho que ir a pé até à estação de autocarros, ainda demora um bocado, tu és de ciências? É que esses tem mais carga horária e menos uma tarde livre. Estou em humanidades no 11º e tenho e já tinha no ano passado 3  tardes livres, e este ano o mais tarde que saio é às16h.

Também estou em humanidades, no 11º ano,  e só tenho 2 tardes livres e o resto saio ás 17h. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, LTV disse:

Também estou em humanidades, no 11º ano,  e só tenho 2 tardes livres e o resto saio ás 17h. 

Cada escola faz a sua maneira, felizmente tenho 3 tardes livres e nos outros dias saio às16h, mas no 12º pelo que vejo na minha escola será muito melhor.

há 20 minutos, Ambrosio Silva disse:

Sou de ciências sim. No básico tinha 2 tardes livres (numa delas as aulas acabavam ao meio-dia), e nos outros dias dias saia as 16:15.

Agora é assim... E agora no inverno a sair de noite da escola é horrível.

18:30 é um abuso, como te disse a essa hora já foi tudo embora, acho que o máximo que há na minha escola é às18h nos cursos profissionais,  na minha não daria nem sei se há autocarros e mesmo que houvesse não daria para ir a pé para a estação,de autocarros, às19h já estou a jantar vê lá.

Editado por Factos Televisos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Daniel_TV disse:

Em relação às atividades extracurriculares, a minha opinião é ambígua. Por uma lado, aprecio e concordo com a ideia de incutir nos alunos o gosto pelas artes, pelo desporto, pela cultura. Acho mesmo importante que os alunos pudessem contactar com aulas mais práticas e sobre temas que lhes interessam. Por outro lado, não concordo e abomino profundamente esta ideia de que as atividades devem ser depois das aulas até às 19h30 (!). Não acho normal essa ideia. Quer dizer, os alunos já estão cansados da excessiva carga horária que têm durante o dia, ainda vão para casa fazer trabalhos de casa e estudar para testes, e ainda iam perder o pouco tempo que podiam ter livre para estarem na escola? Não, discordo totalmente. O que o Ministério deveria fazer era reduzir a carga horária, nomeadamente no 3º ciclo. Depois, deveriam ser promovida a prática dos clubes. Aos alunos, deveriam ser facultados uma lista de clubes, como de música, teatro, ciência, desporto, etc. Os alunos deveriam de puder escolher entre várias categorias, sendo que seria obrigatório participar num clube, pelo menos, uma vez por semana. No entanto, seria sempre dada liberdade de escolha ao aluno e até liberdade para que possa, ele próprio, construir um clube diferente. Por outro lado, estas atividades seriam sempre dentro do horário escolar, não um prolongamento deste.

Infelizmente, o que se passa hoje em dia é que os pais fazem de tudo para passarem o menos tempo possível com os filhos. A escola tornou-se uma espécie de depósito de crianças. Por isso, para muitos pais, quanto mais tempo os filhos possam estar na escola, melhor para eles, que têm menos chatices e menos trabalho em aturá-los. É a triste realidade. 

Tenho que dizer que assino por baixo. Em Tudo.

 

A Escola tem sido uma "prisão", quando eu andava a estudar, chegava a sair da escola as 19 até ao 6º ano. No 7º ao 9º tinha aulas de manhã. Na Primária tinha aulas á tarde, mas saia mais cedo. A Sorte é que as escolas eram ao pé de minha casa.
No Secundário, chegava ás 20 e pouco a casa, era mais longe, precisava de Autocarro, mas os Professores eram como se fossem "Chefes de cela", só mandavam nos sair da sala quando lhes apetecia. E só de pensar, que no dia a seguir, muitas das vezes entrava ás 8 da manhã  tinha que levantar-me perto das 7:00, para ir apanhar o Autocarro. 
 

Editado por Linkin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/02/2016 at 16:36, Factos Televisos disse:

Cada escola faz a sua maneira, felizmente tenho 3 tardes livres e nos outros dias saio às16h, mas no 12º pelo que vejo na minha escola será muito melhor.

18:30 é um abuso, como te disse a essa hora já foi tudo embora, acho que o máximo que há na minha escola é às18h nos cursos profissionais,  na minha não daria nem sei se há autocarros e mesmo que houvesse não daria para ir a pé para a estação,de autocarros, às19h já estou a jantar vê lá.

É verdade, às 19h estou eu a lanchar vê lá! E nesses dias só janto às 21:30. E depois no dia a seguir já tenho aulas às 8:30.

Quanto aos autocarros não há problema porque moro perto e vou ou a pé, de carro com os meus pais ou no carro de algum colega.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 13 minutos, Ambrosio Silva disse:

É verdade, às 19h estou eu a lanchar vê lá! E nesses dias só janto às 21:30. E depois no dia a seguir já tenho aulas às 8:30.

Quanto aos autocarros não há problema porque moro perto e vou ou a pé, de carro com os meus pais ou no carro de algum colega.

 

Isso devia ser considerado ilegal, acho18:30 um abuso, ou então sou eu que não estou habituado, para mim não daria, então naquelas semanas em que tens testes quase todos os dias, nem dava tempo, eu para lá das17h acho que não deveriam haver aulas.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, Factos Televisos disse:

 

Isso devia ser considerado ilegal, acho18:30 um abuso, ou então sou eu que não estou habituado, para mim não daria, então naquelas semanas em que tens testes quase todos os dias, nem dava tempo, eu para lá das17h acho que não deveriam haver aulas.

 

é verdade, mas felizmente não tenho mais de 2 testes por semana nunca.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o grande problema desta medida, julgam o quê, claro que há pais que se vão aproveitar disto, maravilha filhos até às19h30 na escola, chegam a casa, jantam, e tão prontos para ir dormir, ainda estou para perceber como isto vai funcionar, à hora a que querem fazer isto, na minha escola  já 80%dos professores foram para casa, funcionários idem, estarem  a gastar mais dinheiro para meia dúzia de miúdos lá ficarem...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente nem sei onde foram buscar essa ideia da carga horária elevadíssima.....no 3ºCiclo é rara a turma que não têm 3 a 4 tardes livres e a que tem ocupada saí por volta das 4 ou 5 horas. LOL, diminuir a carga horária? já assim é difícil dar os programas todos! Alguns até deveriam ser aumentados.... (no caso do Secundário, como o de Português) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Anastacia disse:

Sinceramente nem sei onde foram buscar essa ideia da carga horária elevadíssima.....no 3ºCiclo é rara a turma que não têm 3 a 4 tardes livres e a que tem ocupada saí por volta das 4 ou 5 horas. LOL, diminuir a carga horária? já assim é difícil dar os programas todos! Alguns até deveriam ser aumentados.... (no caso do Secundário, como o de Português) 

Desculpa, mas deves estar maluca :O (em relação ao que está a negrito).

E sim a carga horária é elevadíssima. No 3º Ciclo tinha 2 tardes livres e nos outros dias saia as 17. Agora o meu horário também é enorme (já o disse mais atrás).

Em países mais desenvolvidos só têm aulas de manhã das 8 às 14 por exemplo era o ideal e a partir das 14 tinham a sua vida: Tempo para lazer, actividades extracurriculares, estudo, tpc, etc...

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ambrosio Silva disse:

Desculpa, mas deves estar maluca :O (em relação ao que está a negrito).

E sim a carga horária é elevadíssima. No 3º Ciclo tinha 2 tardes livres e nos outros dias saia as 17. Agora o meu horário também é enorme (já o disse mais atrás).

Em países mais desenvolvidos só têm aulas de manhã das 8 às 14 por exemplo era o ideal e a partir das 14 tinham a sua vida: Tempo para lazer, actividades extracurriculares, estudo, tpc, etc...

 

És do Ensino Profissional?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Ambrosio Silva disse:

Desculpa, mas deves estar maluca :O (em relação ao que está a negrito).

E sim a carga horária é elevadíssima. No 3º Ciclo tinha 2 tardes livres e nos outros dias saia as 17. Agora o meu horário também é enorme (já o disse mais atrás).

Em países mais desenvolvidos só têm aulas de manhã das 8 às 14 por exemplo era o ideal e a partir das 14 tinham a sua vida: Tempo para lazer, actividades extracurriculares, estudo, tpc, etc...

 

Exatamente, alias Portugal deve ser dos países com maior carga horária no ensino básico, é uma violência contra as crianças, nem tem tempo pra viver!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Anastacia disse:

O programa já é demasiado extenso para dar nas atuais horas que temos por semana...e é impensável diminui-lo. 

E o de matemática do 10ano este ano? E horrível e gigante. Os professores estão todos contra. Este aumento foi feito pelo Nuno Crato no início do ano lectivo. E só o pior programa que já existiu em matemática. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15 de fevereiro de 2016 at 19:35, Anastacia disse:

Sinceramente nem sei onde foram buscar essa ideia da carga horária elevadíssima.....no 3ºCiclo é rara a turma que não têm 3 a 4 tardes livres e a que tem ocupada saí por volta das 4 ou 5 horas. LOL, diminuir a carga horária? já assim é difícil dar os programas todos! Alguns até deveriam ser aumentados.... (no caso do Secundário, como o de Português) 

Concordo em nao ser preciso diminuir, mas estas errada ao dizeres que tem 3 ou 4 tardes livres... 4 tardes livres é impossivel e 3 tardes livres só quase as turmas boas é que tem esse direito, pelo menos na escola onde andava.

Eu acho que é preciso é diminuir os programas no secundario e não aumentar a carga horaria.. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/02/2016 at 19:54, Anastacia disse:

O programa já é demasiado extenso para dar nas atuais horas que temos por semana...e é impensável diminui-lo. 

Fazem 'cortes' no programa, isto é, naquilo que não é tão relevante, porque por exemplo em algumas matérias repete-se muita coisa (ex: eu em Geografia no 7ºano dei a Atmosfera e as camadas e no 8ºano em Físico-Química também falei nisso, para não falar nas energias renováveis que é um tema bastante recorrente quer em Ciências Naturais, Físico-Química...), isto quer no básico quer no secundário. Há coisas no programa que simplesmente não interessam ou que não se devia dar tanta importância pois muita coisa do que se aprende é desnecessária. Estão sempre a mudar os programas todos os anos para obrigar as escolas a renovar sempre os livros e os pais a gastar mais dinheiro em manuais, enfim... :sleep:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...