Jump to content

Revistas sobre Televisão


_Daniel_

Posts Recomendados

Obrigado D91 procuro essa série á muito tempo e agora encontrei este fórum e lembrei-me da opção das revistas,embora me lembre de muitas vezes as revistas terem "programa a designar" ou simplesmente "filme " . Se calhar quando encontrar e a for ver acharei uma charopada,mas em miúdo os westerns tinham aquele encantado ?

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outros sites que fazem digitalizações de edições antigas de revistas no estrangeiro:

http://php88.free.fr/t7j/ (uma página dentro de um site de fãs acerca do mundo do cinema e da televisão. Aqui podem se ver algumas digitalizações de algumas edições da revista Télé 7 Jours (França)

https://scriptorium.bcu-lausanne.ch/page/nouvelles-collections (página oficial da versão online da hemeroteca de Lausanne na Suiça. A revista de televisão em questão é a TV8 (anteriormente Radio TV (Je vois tout). Nas edições dos anos 90 e 2000, está lá a programação da RTP Internacional)

Editado por LAboy 456
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outros sites a citar:

http://imagorecensio.blogspot.com/ (o foco deste blog é basicamente o mundo da animação e da banda desenhada. Porém, o criador deste blog tem vindo a postar um grande número de paginas de números de revistas de TV italianas, incluindo a Sorrisi e Canzoni TV)

http://www.radiocorriere.teche.rai.it/ (também da Itália, o site oficial de arquivos da revista de televisão da RAI, a Radiocorriere TV. Todos os números físicos dessa revista estão lá (de 1925 a 1995)

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Não sei se aqui já foi referido, mas no final de 92 (coincidindo com o nascer da SIC), o grupo TV Guia editora (cuja publicação principal era a TV Guia) começou a publicar a Tele Guia.

Basicamente consistia numa revista de TV low cost (formato A5 como a Maria com um preço um pouco mais elevado) com bastantes páginas de programação, resumos de novelas, algumas reportagens de TV e depois aquelas secções que todas têm: saúde, culinária...

Aqui publico a capa duma Tele Guia que tenho (vinha incluída num lote de revistas que comprei recentemente)! Se estiverem interessados posso publicar mais fotos do interior.

spacer.png

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, thass_hot disse:

Não sei se aqui já foi referido, mas no final de 92 (coincidindo com o nascer da SIC), o grupo TV Guia editora (cuja publicação principal era a TV Guia) começou a publicar a Tele Guia.

Basicamente consistia numa revista de TV low cost (formato A5 como a Maria com um preço um pouco mais elevado) com bastantes páginas de programação, resumos de novelas, algumas reportagens de TV e depois aquelas secções que todas têm: saúde, culinária...

Aqui publico a capa duma Tele Guia que tenho (vinha incluída num lote de revistas que comprei recentemente)! Se estiverem interessados posso publicar mais fotos do interior.

spacer.png

Eu já falei de antemão sobre isto em Agosto, até dava bom material para As Revistas da Gente! Interessado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, thass_hot disse:

Não sei se aqui já foi referido, mas no final de 92 (coincidindo com o nascer da SIC), o grupo TV Guia editora (cuja publicação principal era a TV Guia) começou a publicar a Tele Guia.

Basicamente consistia numa revista de TV low cost (formato A5 como a Maria com um preço um pouco mais elevado) com bastantes páginas de programação, resumos de novelas, algumas reportagens de TV e depois aquelas secções que todas têm: saúde, culinária...

Aqui publico a capa duma Tele Guia que tenho (vinha incluída num lote de revistas que comprei recentemente)! Se estiverem interessados posso publicar mais fotos do interior.

spacer.png

Se quiseres publica sim. Especialmente as grelhas de programação.

Eu também tenho revistas antigas. Tenho que ver se publico aqui alguma coisa.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, thass_hot disse:

spacer.png

Lá vai mais outra! Esta fez a semana passada 27 (um número que adoro) anos, coincidindo com o 28º aniversário da SIC. 

Adoro. Se puderes tira fotos também às páginas de programação. ;)

Eu também vou tirar fotos a algumas revistas que tenho.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma capa por dia! Nem sabe o bem que lhe fazia!

spacer.png

Viajamos agora até março de 1993 quando a TVMais levava um mês nas bancas. A capa foi dedicada a Margarida Marante no seu refúgio no Alentejo.

Destaque ainda para "TV São Bento" (demorou uns bons anos para vir a AR TV) e o erotismo na TV (o já falado neste fórum Água na Boca).

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, ATVTQsV disse:

A TV São Bento viria a entrar no ar em 1998 como Canal Parlamento, eu já fiz a crónica do canal há uns anos e era breve demais, mas como estas informações vieram à tona ficarão pendentes de uma futura actualização.

Ñ sabia disso. Mesmo assim demorou 5 anos desde que se começou a falar até que entrou em actividade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Algumas caras nesses screenshots que não conheço, de resto aí estão presentes grandes como Pedro Luíz de Castro (?), Helena Ramos, Raul Durão, António Santos, Hélder de Sousa, Margarida Marante, José Corte-Real (?).

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Rangel disse:

Algumas caras nesses screenshots que não conheço, de resto aí estão presentes grandes como Pedro Luíz de Castro (?), Helena Ramos, Raul Durão, António Santos, Hélder de Sousa, Margarida Marante, José Corte-Real (?).

Reconheci também Ana Maria Cordeiro, João Abel Fonseca e Fátima Medina no campo dos apresentadores e locutores de continuidade + Teresa Cruz no campo dos pivots do Telejornal

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, LAboy 456 disse:

Reconheci também Ana Maria Cordeiro, João Abel Fonseca e Fátima Medina no campo dos apresentadores e locutores de continuade + Teresa Cruz no campo dos pivots do Telejornal

Também a Paula Magalhães no TJ, com apenas 19 anos!

E o pivot da terceira imagem não é o José Candido Sousa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/11/2020 at 21:37, ATVTQsV disse:

Pelos vistos era do Correio da Manhã, ainda antes da Cofina existir. Eles publicavam também a revista musical Top.

Portanto a TV Top era a TV Guia pós-Cofina do tempo do monopólio?

Eu gostava era de saber porque é que acabaram com a revista. Não existem muitas informações sobre essa revista na net.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

@Vascof2001 ñ sou o único que vai à Biblioteca de S. Lázaro consultar revistas antigas! É estranho, nunca imaginava que a TV Top fosse em papel de jornal. O formato assemelha-se muito ao do SE7E dessa altura. Penso que posteriormente pelo menos a capa deverá ter mudado para papel couché, de acordo com uma capa publicada no BrincaBrincando! https://brincabrincando.com/imprensa/

@D91 como já falamos a TV Top nestes moldes acabou em 85, mas depois a Impala ressuscitou este nome e publicou a sua própria TV Top em 2003-4.

Outros exemplos que me lembro de títulos que morreram e depois apareceram em moldes totalmente diferentes publicados por outras editoras foram:

Tele Semana que de acordo com a mesma página começou em 73 e acabou no final dos anos 70 e depois apareceu em 97 numa curta passagem em moldes totalmente diferentes, pode ser visto o 1º número dessa versão de 97 aqui: http://www.portaldocolecionismo.pt/index.php?idioma=1&pagina=6&idcoleccao=92

A revista Sábado começou a sua 1ª versão em 88. Era diretor Joaquim Letria. Esta revista acabou em 93 e depois em 04 a Cofina (re)lançou um título com o mesmo nome para concorrer com a Visão e a Focus (do grupo Impala que na altura ainda se publicava).

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, thass_hot disse:

Tele Semana que de acordo com a mesma página começou em 73 e acabou no final dos anos 70 e depois apareceu em 97 numa curta passagem em moldes totalmente diferentes, pode ser visto o 1º número dessa versão de 97 aqui: http://www.portaldocolecionismo.pt/index.php?idioma=1&pagina=6&idcoleccao=92

Aquela capa da primeira Tele Semana 2.0 (alguém sabe quanto tempo durou?) já esteve na internet, num leilão no OLX, no já longínquo ano de 2013. Sei que tinha canais que dificilmente as operadoras de cabo iriam ter, segundo a única página de programação, um dos canais que tinha grelha lá era o Canale 5 da Mediaset (que por muitos anos esteve em aberto como os canais da Rai). Entretanto o leilão acabou e as imagens sumiram.

A primeira Tele Semana, que durou exactamente seis anos, era da Ediguia, detida pela RTP e uma filial portuguesa da espanhola Movierecord (empresa que explora publicidade em cinemas espanhóis), que era a gestora da publicidade na RTP até à criação da RTC.

Esta segunda versão, sei lá de que editora era, parecia uma afronta da editora à Guia TV Cabo (que era da operadora). Sei lá, talvez era da mesma editora que a Guia TV Cabo e a TeleCulinária (unica revista com o prefixo "tele" no nome ainda em circulação), que na altura era a Meribérica. Eles tinham a Guia TV Cabo, e que tal fazer uma transposição para um novo mercado, um mais generalista, para tentar ser a quarta revista de televisão? Falhou, que nem o quarto diário desportivo.

Talvez um dia tenhamos um exemplar desta revista ou da Guia TV Cabo e ficaremos com muita sorte.

há 1 hora, thass_hot disse:

A revista Sábado começou a sua 1ª versão em 88. Era diretor Joaquim Letria. Esta revista acabou em 93 e depois em 04 a Cofina (re)lançou um título com o mesmo nome para concorrer com a Visão e a Focus (do grupo Impala que na altura ainda se publicava).

Lembro-me que por alturas do 25 de Abril em 2012, a Sábado foi dedicada a ela e pelo que sei, reciclaram a logo da primeira versão da revista, como se ela existisse em 1974.

Por falar em TV Guia, hoje descobri um anúncio da dita em 1998 (da qual já desbravámos um exemplar deste ano) no canal do @Memórias em VHS:

 

Este aqui, de uma colecção de filmes em vídeo (e o DVD? por acaso quem comprava a revista ainda não sabia o que era? eu só soube da existência dos DVDs em 2004) da TV Guia, ainda com a logo adoptada em Novembro de 2001 (quando a TV Guia Editora passou a se chamar de TVG) e foi preservado mais um par de anos pela Cofina:

Que eu saiba a TV Guia era raramente publicitada semanalmente na televisão, fora algum acontecimento aleatório, como aniversários da revista:

Por outro lado, nesta altura era o auge da TV-Grama, tipo uma TV Guia/TV 7 Dias chilena:

Se alguns de vocês já viram episódios do Esta Transmisión es Ilegal (LAS REVISTAS DEL TUPU!!!) certamente já viram TV Gramas a serem folheadas e comentadas pelos apresentadores do programa, e esta foi a inspiração das Revistas da Gente. Por incrível que pareça a TV Grama dava mais brindes do que a banal revista portuguesa, no vídeo em cima eles foram longe demais: criaram um jogo de tabuleiro 2 em 1, improvisado, da novela Doble Juego, e do outro lado um ludo com celebridades! Dificilmente países como o Brasil e Portugal fariam este tipo de brinde!

Não sei se o Chile continua a ter revistas de televisão, acho que lá é só imprensa cor-de-rosa (ou amarela, como é lá), mas a revista também teve um declive em qualidade, passou a sair quinzenalmente e saiu em 2014. No entanto foi vendida em 2016 e de lá saiu nada, como se estivesse a bater no ceguinho.

Chile, o "nosso" país irmão (de Portugal e de Espanha). Em muitos sentidos, e há quem diga que encontramos paralelos entre a televisão portuguesa e a chilena. Quiçá um dia faça um artigo demonstrativo de comparação na THdS.

Editado por ATVTQsV
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ATVTQsV por acaso até se encontram alguns anúncios da TV Guia no Youtube (fora os que terão sido emitidos e ñ estão disponíveis).

Além destes lembro-me de ver um de 92 com a Michelle Pfeiffer na capa e mais 2 de 95: um com o António Sala na capa e outro com o final d'A Próxima Vítima. Mas ñ os encontro.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar na Guia TV Cabo, eis o anúncio da revista (que entrou em circulação em Novembro de 1995) e que era a editora da Telesemana 2.0. Quiçá alguém um dia fotografe exemplares de uma edição. O Tupu e uns outros do Esta Transmisión es Ilegal tem folheado revistas parecidas chilenas (Metrópolis-Intercom e VTR).

claradesousaoficial_47581398_51094724597

Esta aqui (extraída do site da TV 7 Dias) mostra as caras da SIC Notícias, que era para ter sido estreada em Novembro de 2000, no fim das contas, o lançamento foi adiado para 8 de Janeiro. Pelo que sei deixou de existir em 2007.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...