Jump to content

Programação Infantil RTP1

OrcLindo
 Share

Recommended Posts

Olha, um tópico sobre uma coisa quase inexistente.

Hidden Content

Sign in or sign up to see the hidden content.
/emoticons/ATV_laugh.png">

Longe vão os tempos em que a RTP1 apostava nos desenhos animados de manhã e à tarde. Hoje esse papel está (bem) entregue à RTP2. Resta saber como vai ser após a privatização.

• Like 1

Olha, um tópico sobre uma coisa quase inexistente.

Hidden Content

Longe vão os tempos em que a RTP1 apostava nos desenhos animados de manhã e à tarde. Hoje esse papel está (bem) entregue à RTP2. Resta saber como vai ser após a privatização.

Concordo!, atualmente a RTP1 quase nao tem animações nem de manha,nem à tarde, noite ou madrugrada. Lembra-se de colocar ao fim-de-semana alguns desenhos meio baratos e desinteressantes num espaço como o Brinca Comigo! Antes ainda me lembro de ver (quando era bastante mais novo) as animações às 09 da manhã e às 4 da tarde. AÍ sim! Agora está tudo mais que entregue à segunda estação publica.

Afinal se têm duas, porquê colocar na primeira??

Hidden Content

/emoticons/ATV_blum.gif">

Hoje esse papel está (bem) entregue à RTP2.

Quase diria bem demais : a RTP2 actualmente tem 8h30 diárias de ZigZag!

Hidden Content

/emoticons/ATV_biggrin.png">

E ainda há quem diga que há um "défice de programação infantil" nos canais da TDT.

Hidden Content

• Like 1

Quase diria bem demais : a RTP2 actualmente tem 8h30 diárias de ZigZag!

Hidden Content

/emoticons/ATV_biggrin.png">

E ainda há quem diga que há um "défice de programação infantil" nos canais da TDT.

Hidden Content

LOL

Eles querem que a RTP2 dêm 24 horas de programação com programas juvenis/infantis????

Ou querem criar um canal infantil.

Chega e bem a RTP2 com as suas 8 horas e meia dedicadas às crianças

Concordo!, atualmente a RTP1 quase nao tem animações nem de manha,nem à tarde, noite ou madrugrada. Lembra-se de colocar ao fim-de-semana alguns desenhos meio baratos e desinteressantes num espaço como o Brinca Comigo! Antes ainda me lembro de ver (quando era bastante mais novo) as animações às 09 da manhã e às 4 da tarde. AÍ sim! Agora está tudo mais que entregue à segunda estação publica.

Afinal se têm duas, porquê colocar na primeira??

Hidden Content

/emoticons/ATV_blum.gif">

E a uma hora indecente!

Hidden Content

/emoticons/ATV_ph34r.png">

E a uma hora indecente!

Hidden Content

/emoticons/ATV_ph34r.png">

Exato! A SIC e a TVI também colocam ao fim de semana às 6:00. Mas a RTP1 é serviço público, logo... Em vez de estarem a colocar talk-show colocavam mais tempo séries nacionais/ internacionais e juvenis/infantis!

• 3 years later...

Entre Julho de 2013 e o inverno de 2015 (ou estarei enganado?) este bloco foi removido da grelha da RTP 1, mas depois voltou, como um lugar de repetições da RTP 2.

Se acham que a RTP 2 é uma referência aos pais que querem que os seus filhos afastem dos desenhos animados cheios de violência, porque é que a RTP 1 não faz o oposto? E porque é que não retiram o Bom Dia Portugal aos fins-de-semana para voltar a passar desenhos animados, mas diferentes daqueles da RTP 2?

• Like 2

há 1 minutp, Ambrósio disse:

Este tópico está no arquivo porquê? Não dá ainda o Zig Zag ao fim-de-semana?

Porque a RTP 1 tem uma grelha infantil precária. Pior: demasiado precária. Actualmente a grelha infantil consiste nas seguintes séries:
-Ilha das Cores
-Emília, a Contadora de Histórias
-Zig Zag (a parte com o Filó e a Gabi)
-Histórias do Lucas
-Pet Alien: Amigos do Outro Mundo
-Leon

Se repararem bem, todas as séries (TODAS!) que eu mencionei são emitidas neste momento e noutros horários na RTP 2, que julga ser uma alternativa aos pais que querem que os seus filhos não se influenciem pelo chamado "conteúdo violento". Provas:

Hidden Content

(fonte)

Infelizmente, estes "pais desesperados" (referência àquela série francesa) não querem que os seus filhos vejam coisas com violência mínima. Nos 35 longos anos do monopólio televisivo e nalguns anos que se seguiram, as crianças viam coisas que tinham alguma violência e aceitavam na mesma só que a meados dos anos 90 é que surgiram os primeiros casos (descontando o da Candy Candy em 1984) com os animes de acção que foram transmitidos pela SIC.

Quanto à RTP, acho que a preferência por coisas não-violentas nos últimos anos tem a ver pelo facto de haverem muitas preocupações com a qualidade de certas séries que são lançadas, mas enfim, é a televisão que temos.

O meu apelo é para a RTP 1 transmitir séries infantis que não são transmitidas pela RTP 2, e sendo um canal com apelos comerciais, deveria ser ornamentado com anúncios a brinquedos e afins que passam na SIC, na TVI e nos canais infantis. Se a RTP 2 pode passar aquelas coisas inofensivas, porque é que a RTP 1 não tem o direito de acabar com o Bom Dia Portugal aos fins-de-semana e começasse a ter os direitos das séries da Disney, por exemplo?

• Like 1

Durante uns tempos a RTP1 deixou de ter programação infantil ao fim-de-semana, daí este tópico ter sido movido para o arquivo. 

há 18 horas, ATVTQsV disse:

O meu apelo é para a RTP 1 transmitir séries infantis que não são transmitidas pela RTP 2, e sendo um canal com apelos comerciais, deveria ser ornamentado com anúncios a brinquedos e afins que passam na SIC, na TVI e nos canais infantis. Se a RTP 2 pode passar aquelas coisas inofensivas, porque é que a RTP 1 não tem o direito de acabar com o Bom Dia Portugal aos fins-de-semana e começasse a ter os direitos das séries da Disney, por exemplo?

Olha para as audiências do Bom Dia Portugal e da programação infantil da SIC e da TVI (para nem falar da RTP2) ao fim-de-semana. Aí tens a resposta à tua pergunta.

• Like 4

E se eu sugerisse a substituição do Agora Nós por uma programação infantil? Resposta: ao fim de duas semanas (uma, na pior das hipóteses), as audiências do canal iriam diminuir. Ao princípio soa a uma boa ideia mas depois nota-se o ridículo disto.

E ainda por cima não estava a sugerir as mesmas séries da RTP 2 mas sim séries diferentes!

há 14 minutos, LFTV disse:

Hoje as crianças não vêm desenhos animados nas generalistas mas sim nos canais do cabo. Não há necessidade de apostar muito em desenhos animados.

Não é esse o meu ponto, claro que deve haver programação infantil em sinal aberto (infelizmente as audiências estão demasiado divididas com o cabo para que a SIC e a TVI apostem mais nesses conteúdos). Mas se o Zig Zag continua a ser o produto mais competitivo da RTP2 e a RTP1 tem audiências bem melhores com o Bom Dia Portugal, manda o bom senso que não se mexa nisso.
O espaço actualmente existente na RTP1 (6h30-8h) tem audiências sofríveis, muitas vezes atrás do Euronews na 2, mas não tem grande importância e serve para cumprir a quota.

• Like 3

Agora mesmo, miguelalex23 disse:

Não é esse o meu ponto, claro que deve haver programação infantil em sinal aberto (infelizmente as audiências estão demasiado divididas com o cabo para que a SIC e a TVI apostem mais nesses conteúdos). Mas se o Zig Zag continua a ser o produto mais competitivo da RTP2 e a RTP1 tem audiências bem melhores com o Bom Dia Portugal, manda o bom senso que não se mexa nisso.
O espaço actualmente existente na RTP1 (6h30-8h) tem audiências sofríveis, muitas vezes atrás do Euronews na 2, mas não tem grande importância e serve para cumprir a quota.

Sim e  eu concordo. Claro que a RTP2 deve continuar a apostar na programação infantil como sempre fez. Na RTP1 serve para cumprir essa obrigação embora sem grande importância...

• 4 months later...
On 18/05/2016 at 18:48, ATVTQsV disse:

"Se a RTP 2 pode passar aquelas coisas inofensivas, porque é que a RTP 1 não tem o direito de acabar com o Bom Dia Portugal aos fins-de-semana e começasse a ter os direitos das séries da Disney, por exemplo?"

Revivendo este topic.

A RTP podia muito bem comprar direitos de boas séries do Cartoon, umas atuais como Gumball, ou Steven Universe e umas antigas boas, e transmitir na RTP2, logo de manhã, havendo um bloco especial para isso. Tal como existe no "Boing" da nossa vizinha mas sem comparação, TDT Espanha. A RTP 1 poderia também as transmitir, mas não os vejo a fazer isso no canal principal 

• Like 1

• 3 months later...
há 3 horas, Televisão 10 disse:

Tem alguma lógica darem o Zig Zag na RTP1 (com o genérico antigo) a partir das 6h30 e depois mudarem a partir das 8h para a RTP2, sem qualquer aviso? Não seria melhor transmitir tudo na RTP2?

Ao menos podiam ter um aviso na RTP1 que iam continuar na 2.

Eu ainda me lembro quando dava o "Brinca Comigo" :)