Jump to content

Sugestões RTP2


k3o4

Posts Recomendados

Eu neste aspecto sou conservador: acho que se deve preservar o carácter generalista da RTP1 e da RTP2. Mesmo com a entrada da RTP Informação na TDT, acho que os 2 canais devem manter programas de informação de acordo com o perfil dos canais: na RTP1 os principais noticiários, o Portugal em Directo e espaços de referência no debate, entrevista e reportagem; na RTP2 um jornal alternativo e magazines de informação especializada sobre actualidade internacional, ambiente, cultura, etc. (em suma, o que existia até há 2 anos :P ).

 

Não acho que a criação de um canal infanto-juvenil deva ser uma prioridade. Acho que quanto a desenhos animados a oferta da RTP2 é suficiente e só precisa que volte a haver algum investimento e de ser complementada por programação mais juvenil. E não acho que a solução passe por ter 12 horas de Zig Zag na RTP2, até porque isso não sairia barato.

 

Quanto ao desporto, dividia-o pelos 3 canais: transmissões directas de futebol (e ocasionalmente futsal, hóquei em patins, Fórmula 1 [se um dia voltassem à RTP...]) na RTP1, na RTP2 o Desporto 2 se possível com mais modalidades em directo, e na RTP Informação apenas magazines de actualidade desportiva (como os que passam no Desporto 2) e transmissões em casos excepcionais, além da informação e debate desportivo.

 

Quanto à publicidade, sou a favor da sua manutenção mas não compete à RTP definir os canais onde passa e com que limites, mas sim ao Governo. Espero apenas que a entrada da RTP Informação e RTP Memória na TDT não implique que estas fiquem sem nenhuma publicidade. Três minutos por hora para cada um destes canais talvez fosse uma solução de compromisso para não chatear muito as privadas.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou a favor de nenhum dos modelos... acho que a rtpinformação e a rtpmemória a estarem na tdt teriam basicamente a mesma estrutura podendo a rtpmemória servir de espaço para repetir programas recentes da rtp1 ou da 2 tb , e claro os dois não teriam publicidade até porque nem faria muito sentido neste mercado.

 

Agora a rtp2 devia voltar a ter publicidade mas ganhado mais essa função como já disse infanto/juvenil - cultural permitia que o canal tivesse mais investimento.

 

Mas caso a rtp venha a ter dois canais na tdt não me espantava nada que outros operadores também assim o façam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então dessa maneira, a RTP3 era só uma mudança de nome. Basicamente a RTP Informação já é assim...

Já que estão a falar de conceitos, tenho 3 alternativas:

Opção 1:

  • RTP2: mudava de nome durante o dia, e só transmitia programação infanto-juvenil (na Holanda, acontece isto com o 3º canal público, de dia chama-se NPO Zapp e à noite muda para NPO 3...) e durante a noite transmitia programação para jovens adultos, seria o canal mais informal da RTP (séries, documentários, concertos e filmes, interessantes a novas gerações)
  • RTP3: informação + desporto
  • RTP4 (ou outro nome, este 4 poderia ser mal recebido): reformulação da RTP Memória (juntaria-se à "memória" os programas de serviço público, durante o dia. À noite passaria programação cultural)
Opção 2:
  • RTP2: mudava de nome durante o dia e só transmitia programação infanto-juvenil. Durante a noite transmitia programação cultural.
  • RTP Informação: manteria-se igual (mas excluindo quase completamente o desporto)
  • RTP4: (ou outro nome, este 4 poderia ser mal recebido) programas de serviço público durante o dia, e programação mais informal e jovem à noite (aqui já se poderia se juntar o desporto)
Opção 3 (esta numa situação em que a RTP estivesse mais apertada financeiramente):
  • RTP2: informação + cultura + programas de serviço público
  • Fim da RTP Informação
  • RTP3: programação infantil + informal e jovem (séries, etc) + desporto. Substituiria a RTP Memória.
Notas:

Todos os canais poderiam ter publicidade, em qualquer das opções. RTP2 com pelo menos publicidade infantil, e a RTP4 como um canal cultural, poderia não ser aplicada a lei que existe agora, já que seria um "novo" canal.

O futebol seria sempre transmitido na RTP1 (excepto por exemplo jogos de Champions numa altura em que já não estejam equipas portuguesas em prova)

E escusado será dizer que todos os canais RTP deveriam estar na TDT.

Agora, mandem os vossos bitaites :)

Devo confessar que nenhuma das soluções me agrada. No entanto, vejo a opção 3 como a melhor de todas e a mais exequível.

Falas em acabar com a RTP Memória, mas creio que com os 3 canais que ali tens, não há lugar ao fim da Memória.

Também há um problema com a RTP2. Englobas noticias com o resto. Confesso que nunca me tinha ocorrido a ideia e que gosto (muito) mas temo que a rtp2 não seja verdadeiramente um canal de notícias (perfil do canal de notícias 24h é dereferente do perfil que teria esta rtp2). Tirando isso, também gosto da rtp3 mais jovem e basicamente só não concordo com o fim da memória porque nem a 1 nem a 2 nem a 3 nos moldes que falas viria a substituir a memória

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na TDT:

RTP1: Como está actualmente, mas com mais variedade na programação e com menos «séries noveladas» e sem Aqui's Portugal. Principais eventos desportivos (jogos da Selecção e Champions).

RTP2: Cultura, Clássicos da RTP (fim da RTP Memória), Documentários.
RTP3: RTP Informação + eventos desportivos. O Desporto 2 iria para este canal. Nos Açores e Madeira haveria emissão regional durante algumas horas por dia, terminando assim a RTP Açores e Madeira.
RTP4: Programação infantil + Informal e jovem (séries, etc).

 

RTP Internacional. RTP África fundia neste canal. Às frequências em excesso entregava aos estados africanos.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem  RCP. Simplificaste as minhas ideias em poucas frases :)

Só não concordo com 1 pormenor:
Não acabar com a RTP África, porque na minha opinião ainda é importante para a comunidade africana em Portugal e para os emigrantes portugueses em África. Logo, tem de ser diferente da RTPI.

Depois, tenho um dilema: não sei se punha a RTP4 na posição do canal 2 ou a RTP4 na posição da RTP Memória... No caso dessa tua RTP4 passar para a posição da RTPM, seria mais um canal perdido para quem tivesse cabo, enquanto na posição 2 tem sempre mais destaque. No caso contrário, a RTP2 tornaria-se realmente no que muita gente quer que seja: uma televisão cultural e intelectual.

Quanto à RTP3, concordo com a programação regional para os Açores e a Madeira, poupavam-se recursos e acabava-se com o quase abandono que estas vivem agora. Acho é que também era muito importante existir programação regional para todas as regiões: pelo menos um telejornal de 15/30 min. como o Regiões antigamente. (ou que poderia voltar à RTP1)




 

Editado por canal7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião não queria nem RTP3 nem RTP4  nesses moldes... era reformular a programação de todas ficando na TDT:

 

RTP1

RTP2

RTP Informação

RTP Memória 

 

E no futuro se fosse possível em termos financeiros criavam uma RTP3 com musica, desporto, programas infantis e juvenis.


Gostava também que voltassem com o Regiões de antigamente (com emissoes regionais de cada zona do pais e arquipelagos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião não queria nem RTP3 nem RTP4  nesses moldes... era reformular a programação de todas ficando na TDT:

 

RTP1

RTP2

RTP Informação

RTP Memória 

 

E no futuro se fosse possível em termos financeiros criavam uma RTP3 com musica, desporto, programas infantis e juvenis.

Gostava também que voltassem com o Regiões de antigamente (com emissoes regionais de cada zona do pais e arquipelagos)

Então querias ficar depois com 5 canais públicos? Isso nem na Rússia deve haver! :dontknow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então querias ficar depois com 5 canais públicos? Isso nem na Rússia deve haver! :dontknow:

Há vários países com 5 ou mais canais públicos (em sinal aberto!) a começar pela bbc

Na TDT:

RTP1: Como está actualmente, mas com mais variedade na programação e com menos «séries noveladas» e sem Aqui's Portugal. Principais eventos desportivos (jogos da Selecção e Champions).

RTP2: Cultura, Clássicos da RTP (fim da RTP Memória), Documentários.

RTP3: RTP Informação + eventos desportivos. O Desporto 2 iria para este canal. Nos Açores e Madeira haveria emissão regional durante algumas horas por dia, terminando assim a RTP Açores e Madeira.

RTP4: Programação infantil + Informal e jovem (séries, etc).

RTP Internacional. RTP África fundia neste canal. Às frequências em excesso entregava aos estados africanos.

Adoro e acho esta hipótese quase peefeita! Parece uma BBC à portuguesa :D

Receio é que a RTP não tenha recursos financeiros suficientes para manter 4 canais em sinal aberto. É que enquanto eles estiverem no cabo, vai-se recebendo as compensações dos operadores. Estando em sinal aberto, lá se vão as compensações e ainda aumenta a despesa para manter o canal na tdt. O caso complica mais se ficarmos sem publicidade (creio que isso passaria por um acordo interessante com os privados). A solução seria aumentar a contribuição audiovisual

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há vários países com 5 ou mais canais públicos (em sinal aberto!) a começar pela bbc

Adoro e acho esta hipótese quase peefeita! Parece uma BBC à portuguesa :D

Receio é que a RTP não tenha recursos financeiros suficientes para manter 4 canais em sinal aberto. É que enquanto eles estiverem no cabo, vai-se recebendo as compensações dos operadores. Estando em sinal aberto, lá se vão as compensações e ainda aumenta a despesa para manter o canal na tdt. O caso complica mais se ficarmos sem publicidade (creio que isso passaria por um acordo interessante com os privados). A solução seria aumentar a contribuição audiovisual

 

Pois, mas em Inglaterra já estão em pensar em acabar com a BBC3...

Quanto aos recursos, todos os canais deveriam poder ter publicidade, e porque não, a RTP baixar o preço para os anunciantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas em Inglaterra já estão em pensar em acabar com a BBC3...

Quanto aos recursos, todos os canais deveriam poder ter publicidade, e porque não, a RTP baixar o preço para os anunciantes...

Quanto à BBC, eles mantêm 4 dos canais a tempo parcial: a BBC Three e Four a partir das 19h, o CBBC e o CBeebies das 06/07h às 19h.

Quanti à RTP e à tua ideia de a RTP vender publicidade mãos barata, creio que os outros operadores privados nunca iriam permitir que tão acontecesse, a não ser que fosse feito um acordo que beneficiasse os privados, nomeadamente atribuir 1 minuto/hora a cada canal público para publicidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que digo é: tantos canais em sinal aberto e o money? Sabem por acaso quais os custos de colocar um canal em sinal aberto? E os privados? Qual seria a reacção? Claro, também querem...relativamente à publicidade para os outros canais do universo RTP é impossível porque há uma decisão do estado nessa matéria.Primeiro que tudo há que saber o que se quer da RTP, o que é serviço público, qual o montante disponível... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No tempo do Wemans a RTP2 chegava muitas vezes aos 7% eis uma grelha:

 

Tardetopo Noitetopo

Novos separadores também se precisam!!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E essa grelha não era assim tão diferente do que é agora... Apenas tinha um Jornal 2 à hora a que pertence e grandes séries, mas com temporadas atualizadas...

Outros tempos, a RTP2 é a mais prejudicada pelo facto do Cabo agora ser muito forte. 

Editado por RCP
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tenho andado um bocado fora da programação da tv em geral, antes gostava muito de ver as séries que passavam na RTP2, neste momento que séries passam ou estão para passar na RTP2?

 

Obrigado

Borgen. Também podes ver Borgen ou Borgen, se quiseres. Ah e há outra boa: Borgen! :D

Não, a sério, tens Borgen que está neste momento a meio da segunda temporada (de 3), todos os dias úteis às 22h. Aos Domingos passa The Paradise (O Paraíso), da BBC, por volta das 22/22h30. Creio que de séries internacionais é só.

Depois também há o Cosmos: a Odisseia do Espaço, da National Geographic às 23h30 de Terça a Quinta.

Mas em termos de série, creio que é só Borgen e Paraíso. E são ambas excelentes (a primeira mais do que a segunda)

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Borgen. Também podes ver Borgen ou Borgen, se quiseres. Ah e há outra boa: Borgen! :D

Não, a sério, tens Borgen que está neste momento a meio da segunda temporada (de 3), todos os dias úteis às 22h. Aos Domingos passa The Paradise (O Paraíso), da BBC, por volta das 22/22h30. Creio que de séries internacionais é só.

Depois também há o Cosmos: a Odisseia do Espaço, da National Geographic às 23h30 de Terça a Quinta.

Mas em termos de série, creio que é só Borgen e Paraíso. E são ambas excelentes (a primeira mais do que a segunda)

O borgen já vai a meio da 2º temporada? Vai acabar daqui a um tirinho então... Nunca tenho muito tempo para ver, lembraram-se logo de estreá-la no mês fantástico de Janeiro para quem anda na faculdade :dry:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tenho andado um bocado fora da programação da tv em geral, antes gostava muito de ver as séries que passavam na RTP2, neste momento que séries passam ou estão para passar na RTP2?

 

Obrigado

 

E ao fim-de-semana, por volta da 13h, têm transmitido alguma séries italianas que já foram transmitidas anteriormente. Creio que hoje deu o último ep. de "Família de Detectives" e para a semana, e segundo consta na programação, repetem "A Taxista".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...