Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

há 46 minutos, emanuel92 disse:

RTP açores  e a RTP  madeira  tem de funcionar  como canais autónomos  com a independência  necessária  mesmo sendo parte do grupo RTP.

Uma  RTP "ilhas" nunca iria funcionar  pois tratam-se de canais para  públicos de duas  regiões  Autónomas  cada uma com a sua particularidade. 

Quanto à  RTP Gerações  faz todo o sentido pois a RTP 2 tem de ser libertada para ser um canal da cultura, do desporto e outros conteúdos com qualidade  e outros para minorias

Uma RTP gerações  faz sentido para ser um canal que aproveite o arquivo  mais relevante  e os conteúdos  infantis emitidos a horas certas  que  é  quando  principalmente as crianças  estão  em casa com os avós. 

Não concordo com esse Gerações mas esta conversa já foi feita noutro topico. Sabes em que posição está a rtp memoria no cabo? se a animação da  rtp2 não tem audiencia imagina se tivesse no canal 14 ou 15 das redes de cabo nesse Rtp gerações.

Os canais regionais são propriedade da rtp, essa autonomia não deixaria de existir mas o facto é que o que existe hoje, sobretudo a rtp madeira é uma coisa sem relevancia nenhuma e com muito pouco conteudo informativo sobre o arquipelago. A rtp Açores é um pouco melhor mas mesmo assim os conteudos tendem a chocar muito com a rtp1 e portanto é quase um canal espelho com meia duzia de conteudos de faz de conta.

Se nada se fizer os canais continuam a ser estes monos regionais que existem só porque têm de existir. 

Editado por AndreRob
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, AndreRob disse:

Não seria mais vantajoso transformar os canais regionais em canais informativos? Mantendo alguma parte generalista com programas proprios.

A RTP Açores é maioritariamente um canal informativo, tem muito pouco entretenimento. Tens o Jornal da Tarde às 13h00, o Notícias do Atlântico às 16h00 e o Telejornal às 20h00, todos com as mesmas notícias e com o mesmo alinhamento. Depois tens programas como o Fronteira Política e o Grande Debate que também são programas da área da informação; o Palavra Pública, o Olhar Clínico e o Conselho de Redação são todos infotainment.

Eu discordo em absoluto desta ideia e deste modelo. O Dr. Lopes de Araújo, o mais extraordinário diretor da RTP Açores, disse uma vez que, aos 27 anos quando assumiu a direção do canal, entendeu que a RTP Açores deveria funcionar como um espelho, as pessoas olharem para a televisão e reverem-se. E a produção de ficção que ele começou e incentivou fez exatamente isso, mostrou as ilhas umas às outras, as gentes das ilhas não se conheciam entre si, na altura, foi a RTP Açores que as mostrou. Eu acho que este é o papel da nossa televisão: mostrar-nos uns aos outros, seja através da informação, do entretenimento e da ficção.

O arquivo da RTP Açores é riquíssimo. Tenho muita pena que esteja reduzida a tão pouco, com tão bons profissionais cheios de vontade de fazer diferente. Há de faltar o mesmo de sempre: o dinheiro. A RTP Açores é a realidade que eu melhor conheço, acompanho a programação da RTP Madeira há relativamente pouco tempo, quando passaram a estar disponíveis a nível nacional.

  • Gosto 4
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, arturdmachado disse:

A RTP Açores é maioritariamente um canal informativo, tem muito pouco entretenimento. Tens o Jornal da Tarde às 13h00, o Notícias do Atlântico às 16h00 e o Telejornal às 20h00, todos com as mesmas notícias e com o mesmo alinhamento. Depois tens programas como o Fronteira Política e o Grande Debate que também são programas da área da informação; o Palavra Pública, o Olhar Clínico e o Conselho de Redação são todos infotainment.

Eu discordo em absoluto desta ideia e deste modelo. O Dr. Lopes de Araújo, o mais extraordinário diretor da RTP Açores, disse uma vez que, aos 27 anos quando assumiu a direção do canal, entendeu que a RTP Açores deveria funcionar como um espelho, as pessoas olharem para a televisão e reverem-se. E a produção de ficção que ele começou e incentivou fez exatamente isso, mostrou as ilhas umas às outras, as gentes das ilhas não se conheciam entre si, na altura, foi a RTP Açores que as mostrou. Eu acho que este é o papel da nossa televisão: mostrar-nos uns aos outros, seja através da informação, do entretenimento e da ficção.

O arquivo da RTP Açores é riquíssimo. Tenho muita pena que esteja reduzida a tão pouco, com tão bons profissionais cheios de vontade de fazer diferente. Há de faltar o mesmo de sempre: o dinheiro. A RTP Açores é a realidade que eu melhor conheço, acompanho a programação da RTP Madeira há relativamente pouco tempo, quando passaram a estar disponíveis a nível nacional.

Sim a rtp açores até é melhorzita mas nota-se claro que falta mais investimento, talvez com isso até houvesse mais conteudo das várias ilhas e que pudesse transitar para os canais nacionais. Já a rtp madeira é uma miséria apegou-se aquele modelo de exibir a rtp3 e pronto.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/10/2023 at 11:13 PM, arturdmachado said:

A RTP Açores é maioritariamente um canal informativo, tem muito pouco entretenimento. Tens o Jornal da Tarde às 13h00, o Notícias do Atlântico às 16h00 e o Telejornal às 20h00, todos com as mesmas notícias e com o mesmo alinhamento. Depois tens programas como o Fronteira Política e o Grande Debate que também são programas da área da informação; o Palavra Pública, o Olhar Clínico e o Conselho de Redação são todos infotainment.

Eu discordo em absoluto desta ideia e deste modelo. O Dr. Lopes de Araújo, o mais extraordinário diretor da RTP Açores, disse uma vez que, aos 27 anos quando assumiu a direção do canal, entendeu que a RTP Açores deveria funcionar como um espelho, as pessoas olharem para a televisão e reverem-se. E a produção de ficção que ele começou e incentivou fez exatamente isso, mostrou as ilhas umas às outras, as gentes das ilhas não se conheciam entre si, na altura, foi a RTP Açores que as mostrou. Eu acho que este é o papel da nossa televisão: mostrar-nos uns aos outros, seja através da informação, do entretenimento e da ficção.

O arquivo da RTP Açores é riquíssimo. Tenho muita pena que esteja reduzida a tão pouco, com tão bons profissionais cheios de vontade de fazer diferente. Há de faltar o mesmo de sempre: o dinheiro. A RTP Açores é a realidade que eu melhor conheço, acompanho a programação da RTP Madeira há relativamente pouco tempo, quando passaram a estar disponíveis a nível nacional.

Subscrevo absolutamente, sobretudo como açoriano.

A ficção da RTP Açores merecia outra projecção nacional.

E o canal contribuiu para uma noção de "região" e "arquipélago" que não existia, nem em termos de identidade nem em termos políticos, antes do 25 de Abril (quando as ilhas eram divididas em três distritos).

Infelizmente, o orçamento reduzido e a minimização ou subalternização do seu serviço público minaram os seus propósitos. Muita omolete fazem com tão poucos ovos.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reconstrução do símbolo do Telejornal Açores anterior à renovação de 1990.

lkvRAGqGb2EQaNu5-emcI808zKuNuITmmACjjitI

(Alto patrocínio: Organizações @Máquina do Tempo)

A única prova está no estúdio que se vê neste vídeo, de uma peça de uma entrevista sobre a Base das Lajes no estúdio açoriano que foi parar aos noticiários de Lisboa:

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, tuscano disse:

Tal como a TVE tem na noite de passagem de ano, o comediante José Mota, a RTP Açores tem o Helfimed,, que mais um ano fará das suas nesta noite.

Destaque ainda, na RTP Açores, para a emissão Bem-vindo 2024, feita a partir da ilha do Faial e que, à meia-noite, vai mostrar os espetáculos de fogo de artifício de Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo. 

Na RTP Madeira, há a habitual transmissão do espetáculo de fogo de artifício a partir da baía do Funchal.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A RTP Madeira estreou no passado dia 12 um concurso feito em direto chamado Será Que Sabes?:

https://www.rtp.pt/play/p12670/e741059/sera-que-sabes

O conceito parece inspirado no SMS: Ser Mais Sabedor. Concorrem alunos das escolas secundárias da Madeira (a oportunidade que perdeste, @Dimitri :mosking:) e também é possível participar a partir de casa, mas aqui através da Internet. A dupla de apresentadores também parece estar tão pouco à vontade como a Margarida Mercês de Mello :cryhappy:.

Em jogo, um prémio de 7500 € a dividir pelos primeiros quatro classificados; para quem joga a partir de casa, uma caneca. Transmissão sempre à sexta-feira, depois do Telejornal local.

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP Madeira estreou no passado dia 12 um concurso feito em direto chamado Será Que Sabes?:

https://www.rtp.pt/play/p12670/e741059/sera-que-sabes

O conceito parece inspirado no SMS: Ser Mais Sabedor. Concorrem alunos das escolas secundárias da Madeira (a oportunidade que perdeste, @Dimitri :mosking:) e também é possível participar a partir de casa, mas aqui através da Internet. A dupla de apresentadores também parece estar tão pouco à vontade como a Margarida Mercês de Mello :cryhappy:.

Em jogo, um prémio de 7500 € a dividir pelos primeiros quatro classificados; para quem joga a partir de casa, uma caneca. Transmissão sempre à sexta-feira, depois do Telejornal local.

:confusa_cristina:

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/01/2024 at 16:42, AndreRob disse:

Imaginando as novelas brasileiras que devem estar aí arquivadas e que nunca vão poder ser libertadas ao povo. :cryhappy:

Também acho que é difícil ter títulos brasileiros no arquivo, quando mais estrangeieos :riso_fatima:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Dimitri disse:

Eu quando lá estive perguntei se tinham novelas até da RTP1 lá, como as Paixões Proibidas que deu no canal. Foi-me dito que não, tudo desde desenhos animados a novela eram devolvidos à RTP1

E eu achava que nessas RTPs os conteúdos estrangeiros em "fase pré-expiração" em vez de serem devolvidos a Lisboa, eram condenados, algo do tipo

Sendo que da estrangeirada cujas fitas foram devolvidas, as minhas estimativas afirmam que a quase totalidade delas nunca mais voltou ao ar nos canais nacionais da RTP

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Dimitri disse:

Eu quando lá estive perguntei se tinham novelas até da RTP1 lá, como as Paixões Proibidas que deu no canal. Foi-me dito que não, tudo desde desenhos animados a novela eram devolvidos à RTP1

Será que os desenhos animados por causa das dobragens são de alguma forma guardados?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Um raro separador da RTP Açores - vindo de 1991. Portanto, já não mais pertence à categoria do lost media:

Isto ao som de "Antarctica echoes" do falecido músico Vangelis - que era normalmente utilizado para o programa de meteorologia no Canal 2 (RTP 2)

Editado por LAboy 456
  • Gosto 3
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu a achar que o de 1993 foi o primeiro a usar o "triângulo". Suponho que de 1996 a 1998 tenham mudado os grafismos para o último com tal símbolo.

Com isto acho que surgirão mais lost medias das ilhas. Encontrar tais materiais é como tentar procurar por vídeos da TV Rio Balsas (entendedores entenderão) anteriores a 2008.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora sabemos que vieram em 1988 pelo menos.

Desde 1983 que a RTP Açores tinha o mesmo tipo de letra abaizo do da RTP a dizer açores (vide Outubro de 1983 e o círculo verde), que em 1991 já tinha sido aposentado.

Em 1992 ainda estava em uso e acho que foi por volta de 1992/93 que passou a ter aquele traço vermelho por baixo, o que fez com que mudassem os grafismos.

Contudo o dos 20 anos a dizer RTP M - com o M no tipo de letra Stop - fora exclusivamente limitado para o aniversário do canal e nunca foi usado depois daquela ocasião.

O da minha infância (saudades de quando apareciam as grelhas destes dois canais na Nova Gente) com as cores madeirenses veio com os 25 anos do canal.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em jeito de retribuição ao lost media dos Açowrwes (SÃO MIGUEL DOS AÇOWRES! Boa tarde Açores! Açores e Madeira) eis uns excertos de um livro que achei no Google Books

image.png?ex=65ce83ad&is=65bc0ead&hm=101

image.png?ex=65ce83e3&is=65bc0ee3&hm=d44

Graças à pesquisa do texto dadas as limitações destes livros do Google consegui acabar a baghassa

"Private television could come only from a local initiative , which immediately raises the problem of funding and profitability. On the other hand, public television in the Azores could be ndirectly affected by the changes in the Portuguese audiovisual environment. The new financial constraints on the public television co-operation , following the termination of funding from the licence fee, will no doubt oblige the public operator to review its budget. This may affect the advertising revenue redistributed in favour of RTP Açores. There is talk in Lisbon of the possibility of beaming the first channel RTP1 by satellite, with no local alterations to the content."

O livro é The Printed Press and Television in the Regions of Europe (1995)

Agora já entendo porque é que nunca houve SIC Açores nem TVI Açores, só se entrasse algum jogador local, tipo as rádios Atlântida, Horizonte, Nova Cidade, sei lá eu, casca

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...