Jump to content

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
há 6 minutos, ABarcelos disse:

Novo grafismo dos Noticiários da RTP Madeira:

 

Finalmente! Para estrearem hoje os novos grafismos, será que estreiam hoje o novo estúdio?

Nos oráculos, a barra com a data e com o relógio deveria estar até ao início do ecrã. De resto, ficou bem adaptado.

No genérico, acho que, no logótipo, o ponto vermelho deveria estar no segundo "i", já que o primeiro leva o acento. 

Outra novidade na RTP Madeira é que a Sofia Relva voltou a apresentar o Madeira Viva, que regressou hoje das férias.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 5
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ABarcelos disse:

Novo grafismo dos Noticiários da RTP Madeira:

 

O final do genérico (quando surge o arquipelago da Madeira) não me parece ser feito pela mesma equipa dos originais :read:Não me admirava, visto que nem a qualidade de imagem é igual...

E porque raio aparece o ponto vermelho em Lisboa para 2 segundos depois aparecer no Funchal? :rip:

Sempre tudo feito às 3 pancadas nesta RTP... :nono:

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte final não tem a mesma dinâmica do resto mas ficou bonito, até. Embora aquele ponto no i com acento fique esquisito. Já imagino a caixa da provedora a receber correspondência dos que se costumam queixar dos erros ortográficos. :mosking:

Uma coisa que acho desde o início deste grafismo, e que isto vem reforçar, é que é uma pena que não acha variações do tema do genérico, é sempre o mesmo. Sobretudo no Bom Dia Portugal e nos noticiários regionais acho que ficava bem.

De referir que o Notícias do Atlântico da Madeira também estreou novo genérico hoje. Este não é baseado no da RTP1, foi feito de raíz.

https://www.rtp.pt/play/p2294/e644405/noticias-do-atlantico

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, miguelalex23 disse:

A parte final não tem a mesma dinâmica do resto mas ficou bonito, até. Embora aquele ponto no i com acento fique esquisito. Já imagino a caixa da provedora a receber correspondência dos que se costumam queixar dos erros ortográficos. :mosking:

Uma coisa que acho desde o início deste grafismo, e que isto vem reforçar, é que é uma pena que não acha variações do tema do genérico, é sempre o mesmo. Sobretudo no Bom Dia Portugal e nos noticiários regionais acho que ficava bem.

De referir que o Notícias do Atlântico da Madeira também estreou novo genérico hoje. Este não é baseado no da RTP1, foi feito de raíz.

https://www.rtp.pt/play/p2294/e644405/noticias-do-atlantico

Além disso, acho que nos oráculos do Telejornal Madeira podiam usar uma variação de cores distinta da do Telejornal da RTP 1, em tons de azul e rosa, que é a cor do logótipo da RTP Madeira.

De assinalar que, no Telejornal Madeira, usaram os grafismos da meteorologia antigos.

Quanto ao Notícias do Atlântico, o genérico ficou bonito, mas não fiquei fã nem do logótipo nem dos oráculos. Aliás, os oráculos estão uma confusão, com uma mistura de tipos de letra e do anterior e do novo grafismos, tal como acontece de resto com os oráculos do Portugal em Direto. Se calhar, foram adaptados de lá.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Televisão 10 disse:

Outra novidade na RTP Madeira é que a Sofia Relva voltou a apresentar o Madeira Viva, que regressou hoje das férias.

À Sofia Relva Borges, junta-se Catarina Fernandes. Passam a apresentar ambas o programa rotativamente.

O cenário do programa voltou a mudar e a decoração ficou um pouco berrante demais, no meu ponto de vista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
há 48 minutos, ABarcelos disse:

Telejornal Açores com novo grafismo, exceto os oráculos:

 

E também novo cenário virtual:

OLThMaU.png

Estranho ainda não terem mudado os oráculos. Já com o Notícias do Atlântico aconteceu o contrário: estrearam primeiro os oráculos e só depois o genérico.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, simol disse:

Atualizaram os oráculos do Telejornal dos Açores mas como sempre fizeram alterações, alguem sabe porque que eles nunca usam os grafismos tal como eles são originalmente?

Também acho estranho, até porque a RTP Madeira está a usar os oráculos originais, ainda que com má qualidade. Assim, é estranho a RTP Açores não fazer o mesmo.

De qualquer forma, notou-se alguns erros nas animações dos oráculos que colocaram hoje, logo ainda deve haver modificações. Além disso, faltou colocar o logótipo do Telejornal, assim como a hora e a data no canto inferior esquerdo.

A meteorologia foi apresentada com os grafismos antigos e no cenário virtual antigo.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Televisão 10 disse:

Além disso, faltou colocar o logótipo do Telejornal, assim como a hora e a data no canto inferior esquerdo.

Afinal, colocaram no início do noticiário, conforme mostra o vídeo abaixo, só que, como o relógio não mudava e estava nas 18h25, retiraram.

https://www.facebook.com/rtpacores/videos/2013431002191518

Há até uma diferença no oráculo em relação ao usado no Continente: colocam o mês no oráculo, tal como aliás vinha no projeto inicial deste grafismo.

O logótipo também não está igual ao que aparece no genérico. Escreveram Açores com tudo em maiúsculas.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/10/2022 at 20:42, ABarcelos disse:

Telejornal Açores com novo grafismo, exceto os oráculos:

 

É incrível como a qualidade gráfica da RTP Açores melhorou muito nos últimos anos e o da RTP Madeira foi sempre a decair. Até a transição do genérico para o estúdio fizeram.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, manocris disse:

RTP MADEIRA JÁ TEM NOVO ESTÚDIO DE INFORMAÇÃO:

Já foi usado no Notícias do Atlântico e Notícias às 19.

 

Finalmente!

Pelo menos, optaram por um estúdio físico, que é uma solução que me agrada mais do que um estúdio virtual, como fizeram na RTP Açores.

De qualquer forma, pelo tempo de espera, achei que viria um estúdio um pouco mais elaborado ou com outras valências, embora este seja suficiente. Não gosto particularmente da paisagem no papel de parede. A mesa vem do anterior cenário, creio.

Há até algo que piorou em relação ao estúdio anterior: deixaram de ter um ecrã maior. Substituíram pela tal paisagem no papel de parede.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, mavb98 disse:

No Facebook já há pessoas a reclamar do ponto vermelho do genérico do Telejornal estar em cima de Ponta Delgada e não de outra cidade capital, como por exemplo, Angra do Heroísmo.

Enfim.

Televisão do continente: Portugal é só Lisboa e Porto

Televisão dos Açores: Açores é só Ponta Delgada

Mais um sinal de que os media portugueses ainda tem a mania de centralizar tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...