Jump to content

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

há 1 hora, miguelalex23 disse:

A RTP Açores começou hoje a dar o Brainstorm do início às 22h15 de 2ª a 6ª (hora dos Açores), no lugar do Liberdade 21. Por alguma razão resolveram interromper a série ao episódio 26 (fim da 1ª temporada). Deviam pôr "gravado" no ecrã para ninguém achar que a app está a funcionar.

WTF? Mas quem é o estúpido que teve essa ideia? :sleep:
A última vez que deram um concurso da RTP1 que me lembro foi O Cofre...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, mavb98 disse:

Por que raio é que o ecrã de publicidade e o relógio eram à esquerda? Será que já estava assim no antigo grafismo?

Excelentes achados. Ainda espero ver algum dia algum excerto do Telejornal Açores da era do genérico verde com um relógio do BCA (agora Santander Totta). Isto é, se alguém achar e postar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DonaldoC1997 disse:

Excelentes achados. Ainda espero ver algum dia algum excerto do Telejornal Açores da era do genérico verde com um relógio do BCA (agora Santander Totta). Isto é, se alguém achar e postar.

E, se calhar, mais do grafismo anterior com aquele relógio com o anúncio do BCA a dizer "Aqui. Aqui. Aqui aqui aqui. AQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUI". Naquele achado do TJA onde falam sobre a construção do Atlantic Park conseguimos ver o relógio a desaparecer, era num tipo de letra parecido ao do relógio da SIC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/08/2017 at 08:48, mavb98 disse:

A TVI na Madeira só foi acessível através da TV Cabo em 1994, e ficou disponível primeiro que a SIC (já não me lembro onde li isso).

E pelos vistos foi o mesmo ano dos canais RTP continentais. Pelo que pesquisei, a transmissão do Canal 1 e TV2 nos Açores e Madeira iniciou-se a 12 de novembro de 1994, via TV por cabo.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, LP 98 disse:

pelos vistos foi o mesmo ano dos canais RTP continentais. Pelo que pesquisei, a transmissão do Canal 1 e TV2 nos Açores e Madeira iniciou-se a 12 de novembro de 1994, via TV por cabo.

Na verdade, o canal1 já era transmitido a partir de 1992.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/canal-1-da-rtp-nos-acores/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LP 98 disse:

E pelos vistos foi o mesmo ano dos canais RTP continentais. Pelo que pesquisei, a transmissão do Canal 1 e TV2 nos Açores e Madeira iniciou-se a 12 de novembro de 1994, via TV por cabo.

Não havia RTP2 nos Açores. Era só RTP Açores e depois a RTP1 no analógico (em 1994 ou 1995). Quando surgiu o digital (através da powerbox da TV Cabo em 2005) veio os restantes: RTP2, SIC e TVI. Mais tarde a TDT como conhecemos.

Editado por mavb98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, mavb98 disse:

Não havia RTP2 nos Açores. Era só RTP Açores e depois a RTP1 no analógico (em 1994 ou 1995). Quando surgiu o digital (através da powerbox da TV Cabo em 2005) veio os restantes: RTP2, SIC e TVI. Mais tarde a TDT como conhecemos.

Daí eu ter escrito:

há 1 hora, LP 98 disse:

via TV por cabo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, mavb98 disse:

Não havia RTP2 nos Açores. Era só RTP Açores e depois a RTP1 no analógico (em 1994 ou 1995). Quando surgiu o digital (através da powerbox da TV Cabo em 2005) veio os restantes: RTP2, SIC e TVI. Mais tarde a TDT como conhecemos.

Os canais também eram emitidos em cabo analógico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LP 98 disse:

Já agora, alguém que me saiba dizer se já haveria um número significativo de açorianos e madeirenses que, procurando melhor oferta televisiva, teriam instaladas parabólicas nos anos 80, 90 ou mesmo 2000?

Dependia do alcance dos canais. Li noutro fórum (numa postagem de 2002) que os Açores foram a primeira região a ter televisão por cabo numa oferta de doze canais incluindo os da SKY, que ainda não estavam codificados.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que giro separador! :)

Já agora, pus-me a pensar quanto a siglas e assim, nomeadamente tendo em conta a realidade de certas emissoras lá fora, e por um lado acho que teria lógica que a RTP Açores fosse a RTA. Porque se formos ver bem, estamos a falar da Rádio e Televisão de Portugal dos Açores, e teria mais lógica se fosse a Rádio e Televisão dos Açores. Mas atenção, tudo continuaria na mesma empresa (RTP) e com o mesmo logótipo corporativo. Tratar-se-ia apenas de um ajuste na sigla. E obviamente isto que sugeri também seria aplicado à RTP Madeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, LP 98 disse:

Que giro separador! :)

Já agora, pus-me a pensar quanto a siglas e assim, nomeadamente tendo em conta a realidade de certas emissoras lá fora, e por um lado acho que teria lógica que a RTP Açores fosse a RTA. Porque se formos ver bem, estamos a falar da Rádio e Televisão de Portugal dos Açores, e teria mais lógica se fosse a Rádio e Televisão dos Açores. Mas atenção, tudo continuaria na mesma empresa (RTP) e com o mesmo logótipo corporativo. Tratar-se-ia apenas de um ajuste na sigla. E obviamente isto que sugeri também seria aplicado à RTP Madeira.

Não concordo. Isso seria aplicável se a RTP Açores e Madeira fossem independentes da RTP. Quando muito, poderia ser RTPA e RTPM.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Televisão 10 disse:

Não concordo. Isso seria aplicável se a RTP Açores e Madeira fossem independentes da RTP. Quando muito, poderia ser RTPA e RTPM.

E porque não dar essa independência? É muito triste ver as emissões, tanto da RTPA como da RTPM, reduzidas a umas meras 4 ou 5 horas diárias. Não me estou, portanto, a referir aos simultâneos RTP3, que isso não é nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LP 98 disse:

E porque não dar essa independência? É muito triste ver as emissões, tanto da RTPA como da RTPM, reduzidas a umas meras 4 ou 5 horas diárias. Não me estou, portanto, a referir aos simultâneos RTP3, que isso não é nada.

Para isso, teriam que financiar os Governos Regionais dos respetivos arquipélagos, que não me parece que tenham dinheiro para isso. Penso que seria preferível cada delegação da RTP ter uma janela na RTP 3, incluindo as das Regiões Autónomas. Até podia ser pelas 22 h (reduzindo o 360º) e colocavam o Jornal 2 a essa hora, para quem quisesse informação nacional.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso já foi discutido em 2012, quando reduziram o tempo de emissão da RTP Açores e RTP Madeira. O Governo dos Açores apresentou três propostas ao governo de Passos Coelho e uma delas era a RTP Açores passar a ser gerida pelo governo regional, mas afinal tudo ficou na mesma pasmaceira...

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...