Jump to content

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

A RTP Açores sempre foi azul, depois em 2004 é que mudaram para verde. Era azul porque representava o Atlântico (acho que foi alguém da RTP Açores que explicou isso em 2004 na mudança para verde, mas já não me lembro  :haha:).

Aqui vê-se melhor as cores desse protótipo do logo nunca usado (e sim, era para ser verde em 96):

Spoiler

 

Logos da RTP Açores

Editado por mavb98
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, mavb98 disse:

A RTP Açores sempre foi azul, depois em 2004 é que mudaram para verde. Era azul porque representava o Atlântico (acho que foi alguém da RTP Açores que explicou isso em 2004 na mudança para verde, mas já não me lembro  :haha:).

Aqui vê-se melhor as cores desse protótipo do logo nunca usado (e sim, era para ser verde em 96):

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

Logos da RTP Açores

Acho que o verde tem a ver com o facto da sede ser em São Miguel (em Ponta Delgada, para ser mais preciso), a "ilha verde".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, ATVTQsV disse:

Eu sabia que a RTP Açores usava aquele símbolo triangular entre 1992 e 1996.

Aposto que o verde no símbolo actual representa as Furnas :P e o rosa da RTP Madeira representa as flores

Foi até 1997/1998. O verde representa as pastagens/árvores, ou seja, o verde das ilhas. Os Açores não é só Furnas nem Sete Cidades como se aprende, erradamente, na escola (mas isso é para outro tópico). E sim, o roxo/rosa representa as flores da Madeira.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, mavb98 disse:

Foi até 1997/1998. O verde representa as pastagens/árvores, ou seja, o verde das ilhas. Os Açores não é só Furnas nem Sete Cidades como se aprende, erradamente, na escola (mas isso é para outro tópico). E sim, o roxo/rosa representa as flores da Madeira.

Foi até meados de 1997, pois encontrei há uns tempos um video dessa altura em que já aparecia o "A" desenhado. O problema é que me esqueci.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, DonaldoC1997 disse:

Foi até meados de 1997, pois encontrei há uns tempos um video dessa altura em que já aparecia o "A" desenhado. O problema é que me esqueci.

Então a minha teoria está certa! Foi em 1997 pelos 22 anos. O engraçado é que nesse vídeo que coloquei sobre a Tempestade Érica de setembro de 1997, a Teresa Nóbrega ainda tinha o logo "triangular". E depois voltaram a mudar em 2000 pelos 25 anos. :lol: Mas o que estava no telhado da sede era outro! Só mudaram em 2004/05.

Fica em dúvida quando usaram esse do telhado da sede, e os da RTP Madeira antes de 1997.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RTP Madeira:

1972: Partindo do princípio do primeiro símbolo da RTP Açores, aposto que o primeiro da RTP Madeira dizia "RTP-MADEIRA" por baixo daquele usado pela RTP
1978: Partindo do princípio do símbolo usado pela RTP Açores na altura, suponho que era um M minúsculo no estilo do símbolo usado pela RTP 1 e Açores naquela altura
[lost media]
1990: RTP no seu tipo de letra e "MADEIRA" em tons alaranjados. Salvo erro, a palavra "MADEIRA" aparecia num tipo de letra semelhante ao do Atari Jaguar
1992: "Wordmark" da RTP com um M no tipo de letra Stop ao lado
1993?: "Wordmark" da RTP com a palavra "madeira" em amarelo e uma linha vermelha por baixo
1996: Símbolo rectangular reconstruído ontem
1997: Oval azul com "RTP" em branco" e um M amarelo estilizado. Claramente as cores eram inspiradas na bandeira da Madeira
2004: símbolo da RTP em roxo e rosa
2017: o actual

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



RTP Madeira:
1972: Partindo do princípio do primeiro símbolo da RTP Açores, aposto que o primeiro da RTP Madeira dizia "RTP-MADEIRA" por baixo daquele usado pela RTP
1978: Partindo do princípio do símbolo usado pela RTP Açores na altura, suponho que era um M minúsculo no estilo do símbolo usado pela RTP 1 e Açores naquela altura
[lost media]
1990: RTP no seu tipo de letra e "MADEIRA" em tons alaranjados. Salvo erro, a palavra "MADEIRA" aparecia num tipo de letra semelhante ao do Atari Jaguar
1992: "Wordmark" da RTP com um M no tipo de letra Stop ao lado
1993?: "Wordmark" da RTP com a palavra "madeira" em amarelo e uma linha vermelha por baixo
1996: Símbolo rectangular reconstruído ontem
1997: Oval azul com "RTP" em branco" e um M amarelo estilizado. Claramente as cores eram inspiradas na bandeira da Madeira
2004: símbolo da RTP em roxo e rosa
2017: o actual


O de 1996 nem adoptado foi, só aparece no cenário do Telejornal da RTP1.
Mudaram apenas o logo de 93 para o M arredondado em meados de 1997.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

RTP Madeira:

1972: Partindo do princípio do primeiro símbolo da RTP Açores, aposto que o primeiro da RTP Madeira dizia "RTP-MADEIRA" por baixo daquele usado pela RTP
1978: Partindo do princípio do símbolo usado pela RTP Açores na altura, suponho que era um M minúsculo no estilo do símbolo usado pela RTP 1 e Açores naquela altura
[lost media]
1990: RTP no seu tipo de letra e "MADEIRA" em tons alaranjados. Salvo erro, a palavra "MADEIRA" aparecia num tipo de letra semelhante ao do Atari Jaguar
1992: "Wordmark" da RTP com um M no tipo de letra Stop ao lado
1993?: "Wordmark" da RTP com a palavra "madeira" em amarelo e uma linha vermelha por baixo
1996: Símbolo rectangular reconstruído ontem
1997: Oval azul com "RTP" em branco" e um M amarelo estilizado. Claramente as cores eram inspiradas na bandeira da Madeira
2004: símbolo da RTP em roxo e rosa
2017: o actual

Esse de 1996 nunca foi usado pelos dois canais. Era um protótipo. :sleep:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, mavb98 disse:

A RTP Açores sempre foi azul, depois em 2004 é que mudaram para verde. Era azul porque representava o Atlântico (acho que foi alguém da RTP Açores que explicou isso em 2004 na mudança para verde, mas já não me lembro  :haha:).

Aqui vê-se melhor as cores desse protótipo do logo nunca usado (e sim, era para ser verde em 96):

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

Logos da RTP Açores

Ah! Esqueci-me de colocar na lista da RTP Açores o pseudo-logo de 2009 usado nos separadores até 2012. O @DonaldoC1997 deve de se lembrar dele.

Era horrível. :haha:

Editado por mavb98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, mavb98 disse:

Ah! Esqueci-me de colocar na lista da RTP Açores o pseudo-logo de 2009 usado nos separadores até 2012. O @DonaldoC1997 deve de se lembrar dele.

Era horrível. :haha:

Horrível é elogio. Quando mudou o grafismo, a RTP Madeira tinha uns grafismos mais aceitáveis, para além da adaptação da música do Bom Dia Portugal para o Telejornal Madeira estreada em 2010.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...