Jump to content

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

há 1 hora, LP 98 disse:

Desde 2004, é este :) Talvez quando mudem de sede nestes próximos meses, este acabará por ser movido para lá.

1280px-Ponta_Delgada_06.JPG

@LP 98 @Televisão 10 @ATVTQsV

Este já não existe desde 2010/2011. Este edifício agora faz parte da Aprodaz. Foi esse mesmo edifício que sofreu um incêndio em 2011, na altura em que estavam em obras de remodelação.

A RTP Açores mudou-se em 2010 para a sede da RDP. Apenas os estúdios e a redação, que se situam num edifício em frente a este, ficaram. Nas traseiras existem armazéns que servem de estúdio. Às vezes, quando há mau tempo, pode-se ouvir a chuva. Lembro-me quando o furacão Gordon (em 2007) passou entre S. Miguel e S. Maria, no Bom Dia Açores ouvia-se a chuva muito forte e o Pedro Moura não conseguia falar. :haha:

há 5 horas, Televisão 10 disse:

O boletim até podia ser transmitido de manhã, uma vez que escrevem o dia da semana e não “Amanhã”. Bastava o(a) meteorologista não dizer “Boa noite” e dizer “Olá” ou “Bem-vindo”.

Não pode ser emitido, porque o tempo nos Açores muda de um dia para o outro. Já houve uma vez que um meteorologista previu bom tempo para o domingo da procissão do Santo Cristo e choveu. As pessoas quando o viam nesse domingo faziam uma cara... :lol:
Antigamente quando havia o Bom Dia Açores (de segunda a sexta de manhã), às vezes a previsão mudava.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, mavb98 disse:

Este já não existe desde 2010/2011. Este edifício agora faz parte da Aprodaz. Foi esse mesmo edifício que sofreu um incêndio em 2011, na altura em que estavam em obras de remodelação.

A RTP Açores mudou-se em 2010 para a sede da RDP.

Agradeço o esclarecimento! Portanto, esse edifício da RDP é o que fica na Rua Castelo Branco 9500-761, Ponta Delgada, certo? Que, de resto, se vê parcialmente nesta imagem (com o logo de 1993):

t-pic5.jpg

Já agora, introduzindo um aparte (vou pôr em spoiler para não fazer spam):

Spoiler

Existe uma certa lacuna quanto a antigos logótipos das diferentes rádios RDP na internet, nomeadamente quanto à Antena 2. Encontrei um dia destes uma coleção de CDs com um logo da Antena 2 que tenho praticamente a certeza que coincide com a época deste da Antena 1 (que diz na Logopedia que é de 1994):

200?cb=20160323125609

O que me leva a pensar que são da mesma época é o facto de terem exatamente o mesmo lettering a dizer "RDP". Creio que vou fotografar esse logo e pedir a alguém que ponha lá no Logopedia (ou então crio conta e ponho eu).

E até era bonito o logo de 1979 da RDP :) (não sei é o que é que era suposto significar...). Por mim tinha-se mantido este logo e o da RTP de 1980 (o do "olho") até aos dias de hoje, com uma atualização aqui e ali, claro. Acho-os intemporais.

latest?cb=20170803113918

E por fim, nas minhas pesquisas, acabei por encontrar os microfones com os atuais logos da Antena 2 e da RDP África (ainda não tinha visto). Só me faltou encontrar o da Antena 3. Um que não encontrei foto mas já vi é o da RDP Internacional, um azul escuro.

Jo%C3%A3o-Almeida-diretor-da-Antena2-vence-Pr%C3%A9mio-de-Jornalismo-Cultural.jpg

e307ea5ad7da970116f6ad8e2c71d3f4&w=860&sx=0&sy=118&sw=2000&sh=1096&q=75&q=100&w=620&q=75

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, LP 98 disse:

Agradeço o esclarecimento! Portanto, esse edifício da RDP é o que fica na Rua Castelo Branco 9500-761, Ponta Delgada, certo? Que, de resto, se vê parcialmente nesta imagem (com o logo de 1993):

Exatamente. É para aí que vão os estúdios. Estão (ou estiveram) em obras de remodelação. A parte administrativa saiu daquele que tem o logo no telhado para esse (em 2010/2011?), só faltando os estúdios.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, mavb98 disse:

Exatamente. É para aí que vão os estúdios. Estão (ou estiveram) em obras de remodelação. A parte administrativa saiu daquele que tem o logo no telhado para esse (em 2010/2011?), só faltando os estúdios.

Já agora, és açoriano? Já passaste por este edifício? Achas que tem a dimensão suficiente para os estúdios da RTP/A? Haha desculpa lá a enxurrada de perguntas :D #modojornalista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, LP 98 disse:

Agradeço o esclarecimento! Portanto, esse edifício da RDP é o que fica na Rua Castelo Branco 9500-761, Ponta Delgada, certo? Que, de resto, se vê parcialmente nesta imagem (com o logo de 1993):

t-pic5.jpg

Já agora, introduzindo um aparte (vou pôr em spoiler para não fazer spam):

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Existe uma certa lacuna quanto a antigos logótipos das diferentes rádios RDP na internet, nomeadamente quanto à Antena 2. Encontrei um dia destes uma coleção de CDs com um logo da Antena 2 que tenho praticamente a certeza que coincide com a época deste da Antena 1 (que diz na Logopedia que é de 1994):

200?cb=20160323125609

O que me leva a pensar que são da mesma época é o facto de terem exatamente o mesmo lettering a dizer "RDP". Creio que vou fotografar esse logo e pedir a alguém que ponha lá no Logopedia (ou então crio conta e ponho eu).

E até era bonito o logo de 1979 da RDP :) (não sei é o que é que era suposto significar...). Por mim tinha-se mantido este logo e o da RTP de 1980 (o do "olho") até aos dias de hoje, com uma atualização aqui e ali, claro. Acho-os intemporais.

latest?cb=20170803113918

E por fim, nas minhas pesquisas, acabei por encontrar os microfones com os atuais logos da Antena 2 e da RDP África (ainda não tinha visto). Só me faltou encontrar o da Antena 3. Um que não encontrei foto mas já vi é o da RDP Internacional, um azul escuro.

Jo%C3%A3o-Almeida-diretor-da-Antena2-vence-Pr%C3%A9mio-de-Jornalismo-Cultural.jpg

e307ea5ad7da970116f6ad8e2c71d3f4&w=860&sx=0&sy=118&sw=2000&sh=1096&q=75&q=100&w=620&q=75

 

Ainda não tinha visto os microfones dessas estações de rádio. Até acho mal os microfones serem tão diferentes dos da RTP...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LP 98 disse:

Já agora, és açoriano? Já passaste por este edifício? Achas que tem a dimensão suficiente para os estúdios da RTP/A? Haha desculpa lá a enxurrada de perguntas :D #modojornalista

:haha:

Sim. Sim. Talvez.

Agora passo raramente. Mas já passei bastante.

Espaço deve ter, se eles vão mudar-se para lá...

O engraçado é que a RDP Açores em Ponta Delgada sempre esteve no mesmo sítio, ou quase sempre. Na parte traseira desse edifício encontra-se uma casa que fica numa outra rua (ou melhor, avenida). Foi nessa casa que foi instalado o primeiro Emissor Regional dos Açores. Agora não sei se pertence ao mesmo terreno...

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 2 horas, ATVTQsV disse:

Reparem no que encontrei:

Supostamente este separador era para substituir aquele inspirado no do BDP para a RTP Açores mas tal não foi aprovado.

Fonte

Melhor do que o de agora, mas nada de espetacular. A RTP Açores bem que podia utilizar o separador que a RTP 1 utilizou quando o boletim meteorológico regressou ao canal.

 

Já agora, fiquei agradado pelo facto de, tanto a RTP Açores como a RTP Madeira, terem adaptado o grafismo das Autárquicas igual ao do Continente. Questiono o porquê de não fazerem o mesmo nos grafismos do Telejornal, nesta caso, para a RTP Açores... Pena o estúdio da Madeira que utilizaram ser horrível, parecendo uma mistura de vários...

Também já atualizaram os logótipos dos canais na lista de gravações automáticas.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Reparem no que encontrei:

Supostamente este separador era para substituir aquele inspirado no do BDP para a RTP Açores mas tal não foi aprovado.

Fonte

Fogo, esse é tipo 3 vezes melhor que o dito cujo. A RTP e as suas decisões estranhas...

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho super «engraçado» existirem estes canais. Principalmente, quando transmitem programas «exclusivos» alusivos aos arquipélagos :)

E, mesmo sabendo que seria impensável, adoraria, se houvesse mais canais destes. Não obrigatoriamente ligados à RTP, mas era giro haver um canal para Sintra, um para Cascais, um para a Ericeira, um para Mafra e assim... Claro que, desta maneira, existiriam 1000000 canais, mas seria interessante, principalmente, para os residentes :P

Editado por BBFF
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Afinal aquele triângulo com aquela coisa redonda que representa o mar foi usado até... 1998?

Que estranho... Se já tinhamos confirmado que lá para outubro de 1997 já tinham mudado de logo. O mais provável é que esse separador seja de antes da Expo98 em si, enquanto esta estava a ser preparada, e provavelmente usado no final de alguma promo e anunciando, como vemos, o apoio da RTP-A à Expo. Mas também, esse logo (creio que estreado em 1991), por um lado, acaba por fazer pandã com o logo da Expo, por causa das ondas... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/10/2017 at 23:43, BBFF disse:

Eu acho super «engraçado» existirem estes canais. Principalmente, quando transmitem programas «exclusivos» alusivos aos arquipélagos :)

E, mesmo sabendo que seria impensável, adoraria, se houvesse mais canais destes. Não obrigatoriamente ligados à RTP, mas era giro haver um canal para Sintra, um para Cascais, um para a Ericeira, um para Mafra e assim... Claro que, desta maneira, existiriam 1000000 canais, mas seria interessante, principalmente, para os residentes :P

Credo, isso seria um pouco impossível, pois criaria saturação do mercado e consequente perda de qualidade. Mas por exemplo, não era mal pensado algo para a Área Metropolitana de Lisboa, embora ache que no Norte e Alentejo em geral estes serviços sejam um pouco mais necessários, visto serem bastante reduzidos.

Se fosse para criar canais quase sem emissão como acontece em certas cidades, não valeria a pena.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/10/2017 at 00:21, LP 98 disse:

@BBFF Por mim, era um canal de Creio que haveria tempo suficiente para notícias e programas de cada sub-região dentro destas mesmas regiões, se houvesse uma boa organização da programação.

Para isso, os canais regionais só podiam existir na região, como acontece em Espanha, se não me engano

Contínuo a achar que era melhor ter um noticiário regional às 14 h na RTP1 (como acontece na TVE), que até podiam repetir na RTP 3 e, mais tarde, poderia haver uma janela regional para programas da região na RTP 3 às 22 h, em vez de terem o 360 a durar 2 horas. Quem queria notícias, iria ver o Jornal 2, na RTP2, que poderia começar às 22 h.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...