Jump to content

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

Citação

COM EMISSÃO ESPECIAL

RTP/AÇORES COMEMORA 42 ANOS A 10 DE AGOSTO

A RTP/Açores comemora amanhã, 10 de Agosto, o seu 42º aniversário. O canal público de televisão nos Açores preparou uma emissão especial, com algumas estreias, para celebrar a efeméride. 
No âmbito de projeto de junção de Rádio e TV no edifício da RDP, na rua Castelo Branco em Ponta Delgada, a RTP/Açores prepara a mudança até Outubro do corrente ano. As obras de remodelação das instalações estão concluídas e na próxima semana avança a montagem de novos equipamentos, num espaço dimensionado para acolher um novo projeto de Televisão.
Na ilha Terceira a mudança de Angra do Heroísmo para a Praia da Vitória está concluída e até ao final do ano o mesmo deverá acontecer na ilha do Faial, onde a Delegação vai também mudar de instalações.
Amanhã a RTP/Açores oferece ao serão:

18H45 - “SETE CIDADES – DA LENDA À REALIDADE”
Documentário de 2017 que retrata as tradições, usos e costumes dos habitantes da freguesia das Sete Cidades, na ilha de S. Miguel. Aborda também aspetos importantes da evolução geológica da antiga ilha das Sete Cidades, bem como a investigação efetuada por cientistas da Universidade dos Açores, nos domínios da Biologia da Geologia.

21h00 - “ILHAS DE BRUMA – POR ISSO É QUE EU SOU DAS ILHAS DE BRUMA”
Documentário
Trinta anos depois da canção, sobrevive a memória do autor. "Ilhas de Bruma", para além da intenção de uma música, é o resultado de uma peça musical identitária dos Açores e do seu povo. Produzido pela REALIDADE VISUAL, este documentário é uma homenagem a Manuel Ferreira.

21h30 - CONCERTO COMEMORATIVO DO 50º ANIVERSÁRIO DO CORAL DE SÃO JOSÉ
“Missa Solemnis de Beethoven”
Neste concerto comemorativo, a 6 de Maio passado, o Coral de S. José, em conjunto
com a Sinfonietta de Ponta Delgada e os solistas nacionais Sandra Medeiros, Cátia Moreno, Mário Alves e Luís Rodrigues, ofereceu-nos uma das grandes obras do compositor alemão, escrita no apogeu da sua criatividade artística. A Missa Solemnis de Beethoven foi composta entre 1819 e 1823. O concerto teve a direção do maestro Luís Filipe Carreiro.

22h30 - ANTHERO – O PALÁCIO DA VENTURA
Uma das excecionais obras televisivas de José Medeiros é este “Anthero – O Palácio da Ventura”. Um telefilme de grande fôlego sobre a vida de um dos mais sonantes nomes da poesia nacional. Nesta obra, de 2009, o Realizador lança um olhar diferente sobre a vida do filosofo e poeta açoriano do século XIX.
O telefilme resultou de uma co-produção entre a RTP/A e o Governo Regional dos Açores.

FONTE: https://www.facebook.com/1732188880377908/photos/a.1732198313710298.1073741828.1732188880377908/1887480581515403/?type=3

 

E a RTP Açores tem duas páginas no Facebook. :lol:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, mavb98 disse:

Pois tem. Uma tem a foto de perfil e foto de capa igual à da RTP Madeira, mudando apenas as cores e o nome.

Na pesquisa, descobri que a RTP Açores tem ainda uma terceira página de Facebook: https://www.facebook.com/acores.rtp.pt/. Será uma por delegação?

há 3 horas, ABarcelos disse:

No Facebook da RTP Açores. Isto será nas novas instalações em Ponta Delgada? Parece que nas zonas que aparece o verde do chroma está um oráculo azul. Será o novo grafismo da informação?

20729414_1887480581515403_8882177856367628634_n.jpg

Já vi essa imagem numa notícia referente aos novos estúdios da Terceira. Aliás, nessa notícia dizia o presidente da RTP que queria três estúdios virtuais em cada delegação. Nem sei para quê. Será que os estúdios reais não ficam mais baratos? Além disso, se é para terem estúdios virtuais feios como este (ver spoiler)...

Spoiler

 

 

 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Televisão 10 disse:

Pois tem. Uma tem a foto de perfil e foto de capa igual à da RTP Madeira, mudando apenas as cores e o nome.

Na pesquisa, descobri que a RTP Açores tem ainda uma terceira página de Facebook: https://www.facebook.com/acores.rtp.pt/. Será uma por delegação?

Já vi essa imagem numa notícia referente aos novos estúdios da Terceira. Aliás, nessa notícia dizia o presidente da RTP que queria três estúdios virtuais em cada delegação. Nem sei para quê. Será que os estúdios reais não ficam mais baratos? Além disso, se é para terem estúdios virtuais feios como este (ver spoiler)...

  Ocultar conteúdo

 

 

 

Essa página pertencia ao programa "acores.rtp.pt", mas parece que a Delegação da Terceira anda a utilizá-la desde que o programa acabou. Devia era de existir apenas uma página.
E quanto aos estúdios virtuais, devia de ser na só na Terceira e no Faial. Em Ponta Delgada devia de ser cenário real, nem que fosse pequeno como o que já tiveram. Se for os três, deixo de ver o Telejornal, que é o quase o único programa que vejo na RTP/A, e é através das gravações automáticas para saltar os "enche chouriços".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu invejo na RTP Açores é o serviço meteorológico. Mesmo tendo uns grafismos ultrapassados, apresenta mais informação do que o da RTP 1. Ainda hoje, deram a meteorologia no Portugal em Direto e algumas cidades apareciam em Espanha, pois o mapa estava deslocado para a esquerda. Angra do Heroísmo estava quase em Ponta Delgada.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os símbolos da RTP Açores (versão actualizada):
1975: O mesmo que a RTP com "RTP-AÇORES" por baixo. Isto surgiu numa altura em que a RTP ainda não introduziu o conceito de "imagens distanciadas" (?), feito que só viria a ser facilitado com a separação oficial da RTP 2 em 1978.
1978: Um A minúsculo, parecido com o dito cujo no tipo de letra Bauhaus, formado por quatro linhas, na onda do da RTP 1 de 1978
1979: lost media
1980: O olho de 1980 com "Açores" à direita
1981: lost media
198?: O da velha sede, com a "wordmark" da RTP em azul e "Açores" num tipo de letra manuscrito, quase a puxar para a rádio local dos anos 80, em vermelho, à direita
1992?: Um triângulo com uma ponta azul, outra vermelha e outra verde, no centro havia um círculo com duas linhas onduladas a formar uma espécie de A minúsculo, a simbolizar o mar
1996: Rectãngulo verde com um A e a barra da RTP por baixo (teste de unificação)
1997: Um rectângulo azul com um A manuscrito e a barra da RTP por baixo e "AÇORES" por baixo da barra (supostamente representava os oceanos porque os separadores focavam na água)
2000: Um rectângulo azul mais para os símbolos de 1998 da RTP 1 e 2 com um A minúsculo branco e a barra da RTP, por baixo da dita barra há outra azul a dizer "AÇORES"
2004: Símbolo da RTP em verde
2016: o actual

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, ATVTQsV disse:

Os símbolos da RTP Açores (versão actualizada):
1975: O mesmo que a RTP com "RTP-AÇORES" por baixo. Isto surgiu numa altura em que a RTP ainda não introduziu o conceito de "imagens distanciadas" (?), feito que só viria a ser facilitado com a separação oficial da RTP 2 em 1978.
1978: Um A minúsculo, parecido com o dito cujo no tipo de letra Bauhaus, formado por quatro linhas, na onda do da RTP 1 de 1978
1979: lost media
1980: O olho de 1980 com "Açores" à direita
1981: lost media
198?: O da velha sede, com a "wordmark" da RTP em azul e "Açores" num tipo de letra manuscrito, quase a puxar para a rádio local dos anos 80, em vermelho, à direita
1992?: Um triângulo com uma ponta azul, outra vermelha e outra verde, no centro havia um círculo com duas linhas onduladas a formar uma espécie de A minúsculo, a simbolizar o mar
1996: Rectãngulo verde com um A e a barra da RTP por baixo (teste de unificação)
1997: Um rectângulo azul com um A manuscrito e a barra da RTP por baixo e "AÇORES" por baixo da barra (supostamente representava os oceanos porque os separadores focavam na água)
2000: Um rectângulo azul mais para os símbolos de 1998 da RTP 1 e 2 com um A minúsculo branco e a barra da RTP, por baixo da dita barra há outra azul a dizer "AÇORES"
2004: Símbolo da RTP em verde
2016: o actual

Porque é que insistem nesse de 1996 que nunca existiu! :dry:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Os símbolos da RTP Açores (versão actualizada):
1975: O mesmo que a RTP com "RTP-AÇORES" por baixo. Isto surgiu numa altura em que a RTP ainda não introduziu o conceito de "imagens distanciadas" (?), feito que só viria a ser facilitado com a separação oficial da RTP 2 em 1978.
1978: Um A minúsculo, parecido com o dito cujo no tipo de letra Bauhaus, formado por quatro linhas, na onda do da RTP 1 de 1978
1979: lost media
1980: O olho de 1980 com "Açores" à direita
1981: lost media
198?: O da velha sede, com a "wordmark" da RTP em azul e "Açores" num tipo de letra manuscrito, quase a puxar para a rádio local dos anos 80, em vermelho, à direita
1992?: Um triângulo com uma ponta azul, outra vermelha e outra verde, no centro havia um círculo com duas linhas onduladas a formar uma espécie de A minúsculo, a simbolizar o mar
1996: Rectãngulo verde com um A e a barra da RTP por baixo (teste de unificação)
1997: Um rectângulo azul com um A manuscrito e a barra da RTP por baixo e "AÇORES" por baixo da barra (supostamente representava os oceanos porque os separadores focavam na água)
2000: Um rectângulo azul mais para os símbolos de 1998 da RTP 1 e 2 com um A minúsculo branco e a barra da RTP, por baixo da dita barra há outra azul a dizer "AÇORES"
2004: Símbolo da RTP em verde
2016: o actual

O de 1996 foi apenas um protótipo, nunca foi usado oficialmente. O triângulo "sobreviveu" até 1997.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Os símbolos da RTP Açores (versão actualizada):

1980: O olho de 1980 com "Açores" à direita

2016: o actual

Curioso. Em 1980 tiraram o “RTP” do logótipo e agora, anos mais tarde, voltaram a fazer o mesmo.

Os últimos logótipos da RTP Açores (2000, 2014 e 2016) são os melhores que o canal teve.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, DonaldoC1997 disse:

O de 1996 foi apenas um protótipo, nunca foi usado oficialmente. O triângulo "sobreviveu" até 1997.

Meti "teste de unificação" entre parênteses. Aposto que quer a RTP Açores quer a RTP Madeira não queriam unificar os seus grafismos aos dos canais nacionais.

há 5 minutos, Televisão 10 disse:

Curioso. Em 1980 tiraram o “RTP” do logótipo e agora, anos mais tarde, voltaram a fazer o mesmo.

Os últimos logótipos da RTP Açores (2000, 2014 e 2016) são os melhores que o canal teve.

É verdade, agora não sei que símbolo teve quando a RTP usava o tal símbolo do "ecrã" entre 1981 e 1983. A primeira vez que a RTP unificou os grafismos nos seus canais foi em 1979/1980, partindo do princípio que a separação editorial da RTP 1 e 2 foi em 1978.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, ATVTQsV disse:

2000: Um rectângulo azul mais para os símbolos de 1998 da RTP 1 e 2 com um A minúsculo branco e a barra da RTP, por baixo da dita barra há outra azul a dizer "AÇORES"

Eu como sou grande adepto dos logos da RTP entre 1996 e 2002 (veja-se a minha foto de perfil ;)), escolho como meu favorito o de 2000. Realmente é uma pena não se ter avançado com os logos-protótipos de 1996. Mas deve ter sido ali como o @ATVTQsV disse, provavelmente nenhuma das delegações mostrou-se interessada em unificar. Ou então quem sabe se não havia dinheiro suficiente para mudar tudo no mesmo timing como estaria previsto e, devido ao atraso em relação ao continente, decidiram já no ano de 1997 criar logos desvirtuados quando comparados com o conceito original (aquela bola amarela e azul da RTP/M nem comento...). O de 1991/1992 da RTP/A – ainda há de se confirmar o ano do seu debut – acho que estava bom para os padrões da época.

E já agora, não é para estar a puxar a brasa à minha sardinha, mas a proposta que fiz há uns tempos aqui no fórum não distancia muito do logo de 2000 ;) Diga-se o mesmo duma versão alternativa que fiz (para quem disse que tinha preferência pelas letras maiúsculas nos logos) em relação ao protótipo de 1996. Ei-las:

Imagem1.png.6a233878de6456184f40c23e1a636418.png                               Imagem2.png.8f41957e5a1c4c5382afbe0949db42dd.png

Editado por LP 98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, LP 98 disse:

Eu como sou grande adepto dos logos da RTP entre 1996 e 2002 (veja-se a minha foto de perfil ;)), escolho como meu favorito o de 2000. Realmente é uma pena não se ter avançado com os logos-protótipos de 1996. Mas deve ter sido ali como o @ATVTQsV disse, provavelmente nenhuma das delegações mostrou-se interessada em unificar. Ou então quem sabe se não havia dinheiro suficiente para mudar tudo no mesmo timing como estaria previsto e, devido ao atraso em relação ao continente, decidiram já no ano de 1997 criar logos desvirtuados quando comparados com o conceito original (aquela bola amarela e azul da RTP/M nem comento...). O de 1991/1992 da RTP/A – ainda há de se confirmar o ano do seu debut – acho que estava bom para os padrões da época.

E já agora, não é para estar a puxar a brasa à minha sardinha, mas a proposta que fiz há uns tempos aqui no fórum não distancia muito do logo de 2000 ;) Diga-se o mesmo duma versão alternativa que fiz (para quem disse que tinha preferência pelas letras maiúsculas nos logos) em relação ao protótipo de 1996. Ei-las:

Imagem1.png.6a233878de6456184f40c23e1a636418.png                               Imagem2.png.8f41957e5a1c4c5382afbe0949db42dd.png

Gosto mais do A maiúsculo, como já te tinha dito. E não sei se é de andar a ver os separadores de 1998 (muito bem feitos) que já gosto mais dos logótipos de 1998 do que de 1996 da RTP 1 e 2.

Gostava de saber como conseguiste meter o separador em movimento como foto de perfil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Televisão 10 disse:

Gosto mais do A maiúsculo, como já te tinha dito. E não sei se é de andar a ver os separadores de 1998 (muito bem feitos) que já gosto mais dos logótipos de 1998 do que de 1996 da RTP 1 e 2.

Gostava de saber como conseguiste meter o separador em movimento como foto de perfil...

Hehe fico feliz que já gostes mais dos de 1998 ;) Realmente a Novocom fez um excelente trabalho.

Bem, quanto à foto de perfil, simplesmente cortei a parte da vinheta em que o logo aparece a "cintilar" (tal como se vê) e depois utilizei um site gerador de gifs tendo como fonte um ficheiro de vídeo. Feito.

Editado por LP 98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Televisão 10 disse:

Gosto mais do A maiúsculo, como já te tinha dito. E não sei se é de andar a ver os separadores de 1998 (muito bem feitos) que já gosto mais dos logótipos de 1998 do que de 1996 da RTP 1 e 2.

Gostava de saber como conseguiste meter o separador em movimento como foto de perfil...

Prefiro o "a" minúsculo por razões nostálgicas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 2 horas, JDaman disse:

http://www.tvi24.iol.pt/portugal/europa/mundial-da-sic-na-rtp-das-regioes-autonomas

Algum ilhéu por aqui com imagens ou que possa descrever como eram as emissões do Mundial 2006 na RTP Açores e RTP Madeira?

Não me lembro disso. Mas o mundial de 2006 era exclusivo da SIC? Então o jogo de Portugal com Angola foi transmitido na RTP Açores e eu sempre pensei que foi na RTP1. Nessa altura só tinha RTP1 e RTP Açores.

Editado por mavb98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, mavb98 disse:

Não me lembro disso. Mas o mundial de 2006 era exclusivo da SIC? Então o jogo de Portugal com Angola foi transmitido na RTP Açores e eu sempre pensei que foi na RTP1.

No Continente em sinal aberto os jogos davam na SIC e os resumos alargados na RTP1. Todos os jogos com emissão na SportTV 1 e SportTV 2.

Nas ilhas houve a cedência de jogos que davam na SIC às RTPs da RAs, num acordo semelhante ao que havia para os jogos da Liga, por questões que para muitos de vocês devem ser mais do que óbvias.

Grelha da RTP Açores no dia do Portugal vs Angola:

http://www.rtp.pt/acores/programacao/tv/11-06-2006

Editado por JDaman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JDaman disse:

No Continente em sinal aberto os jogos davam na SIC e os resumos alargados na RTP1. Todos os jogos com emissão na SportTV 1 e SportTV 2.

Nas ilhas houve a cedência de jogos que davam na SIC às RTPs da RAs, num acordo semelhante ao que havia para os jogos da Liga, por questões que para muitos de vocês devem ser mais do que óbvias.

Lembro-me do jogo Angola-Portugal como se fosse hoje, mas onde deu pensava que tinha sido na RTP1. Então é por isso que o scoreboad da RTP as letras em vez de azuis estavam verdes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, mavb98 disse:

Lembro-me do jogo Angola-Portugal como se fosse hoje, mas onde deu pensava que tinha sido na RTP1. Então é por isso que o scoreboad da RTP as letras em vez de azuis estavam verdes...

Estás a ir exactamente para o que quero. xD

Então o scoreboard que usavam era aquele cinzento da RTP que esta usava para quase tudo (excepto Champions e outras coisas com grafismo próprio)?

As emisões da SIC tinham este aspecto (não arranjo com melhor qualidade):

5998b9d5be170_PortugalvsNetherlands(SIC).mp4_snapshot_00_38_36.png.273ce84a74d85c356f4f44911becd1c0.png

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...