Jump to content

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

há 8 horas, ATVTQsV disse:

Usado durante a primeira metade dos anos 90.

O mais provável é que tenho sido substituído em 1996, agora quando é que terá estreado? Eu até diria 1990 – com a reconfiguração do Canal 1 e Canal 2 – mas, pelos padrões da época, aquilo tem mais ar de 1992/93...

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, LP 98 disse:

O mais provável é que tenho sido substituído em 1996, agora quando é que terá estreado? Eu até diria 1990 – com a reconfiguração do Canal 1 e Canal 2 – mas, pelos padrões da época, aquilo tem mais ar de 1992/93...

O anterior a este (1990?):
image.png.a2f7d211fe46d8cb80d5124dda637224.pngrtp-a%C3%A7ores.jpg

Sei que a RTP Madeira tinha um parecido.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LP 98 disse:

O mais provável é que tenho sido substituído em 1996, agora quando é que terá estreado? Eu até diria 1990 – com a reconfiguração do Canal 1 e Canal 2 – mas, pelos padrões da época, aquilo tem mais ar de 1992/93...

Outro dia ao vaguear pelo RTP Arquivos, vi uma reportagem sobre a tempestade tropical Érica que passou no Telejornal da RTP1 no dia 15-09-1997 e no microfone ainda está esse tal logo dos anos 90, ou seja, terá sido substituído (suponho) em outubro de 1997.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/tempestade-erica-nos-acores/#sthash.mCvpLWRp.dpbs

A RTP Açores costumava inaugurar as novas grelhas de programação em outubro/novembro, bem como grafismos (às vezes).

há 1 hora, ATVTQsV disse:

O anterior a este (1990?):
image.png.a2f7d211fe46d8cb80d5124dda637224.png

Sei que a RTP Madeira tinha um parecido.

1982? 1990? O engraçado é que este esteve sempre no telhado da sede antiga (na Ernesto do Canto, em frente aos atuais estúdios) até 2004/05?, quando colocaram o novo.
Por falar nisso, por acaso a RTP Açores quando terminava o Jornal da Tarde e o Telejornal mostravam sempre a sede.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, mavb98 disse:

1982? 1990? O engraçado é que este esteve sempre no telhado da sede antiga (na Ernesto do Canto, em frente aos atuais estúdios) até 2004/05?, quando colocaram o novo.
Por falar nisso, por acaso a RTP Açores quando terminava o Jornal da Tarde e o Telejornal mostravam sempre a sede.

Pois, bem pode ter sido 1982, já que foi nesse ano que passaram a utilizar esse lettering "RTP" azul.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, mavb98 disse:

Então a RTP Madeira e a RTP Açores mudaram os seus logótipos em 1997. E depois a RTP Açores viria mudar pouco tempo depois.

E o grafismo do Telejornal da RTP Madeira em 2004 era... azul! Segundo algumas capturas que estão neste site http://ing-sat.what.hu/.

  Ocultar conteúdo

126-RTP-Internacional%5B03%5D.jpg125-RTP-Internacional%5B02%5D.jpg124-RTP-Internacional%5B01%5D.jpg131-RTP-Memoria%5B2%5D.jpg

Detalhe para os oráculos horrorosamente adaptados.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP Madeira não chegou a utilizar um logótipo amarelo? Penso que já vi, na altura que a RTP 1 tinha o logótipo de 1996, a RTP Madeira utilizou um semelhante, porém com um “M” em vez do “1” e um fundo amarelo.

Aquele que aparecia no genérico do Telejornal de 1996? Foi criado, mas não usado. Quando mudaram a imagem, passou a ser o famoso M amarelo na oval azul. Também tinha uma versão diferente do da RTP Açores, mas quando mudaram, o "A" era desenhado.

Editado por DonaldoC1997
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, DonaldoC1997 disse:

Aquele que aparecia no genérico do Telejornal de 1996? Foi criado, mas não usado. Quando mudaram a imagem, passou a ser o famoso M amarelo na oval azul. Também tinha uma versão diferente do da RTP Açores, mas quando mudaram, o "A" era desenhado.

É o que aparece na mesa do Telejornal de 1996, como se pode ver no vídeo em spoiler. E bem melhor que esse logótipo oval.

Spoiler

 

 

há 5 minutos, ATVTQsV disse:

Presumo que o símbolo usado em 1996 tinha um rectângulo verde para a RTP Açores e o da RTP Madeira era alaranjado.

Tens esses logótipos? Não os encontro na Logopedia. Só encontro o do "A" desenhado e o do “a” minúsculo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Havia uma cópia do genérico do Telejornal às 20 em ponto que tinha uma vista da mesa no genérico (o genérico vem de uma edição que começou mais tarde depois de um jogo do Euro 96) e tinha o tal da RTP Açores esverdeado, pena estar perdido.

Espera aí... encontrei! É do 24 Horas:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, ATVTQsV disse:

Havia uma cópia do genérico do Telejornal às 20 em ponto que tinha uma vista da mesa no genérico (o genérico vem de uma edição que começou mais tarde depois de um jogo do Euro 96) e tinha o tal da RTP Açores esverdeado, pena estar perdido.

Espera aí... encontrei! É do 24 Horas:

 

Já vi. Obrigado! Não sei se é da imagem, mas a mim parece-me azul, um pouco mais escuro do que o da RTP1. Não entendo é o amarelo do da RTP Madeira, quando o da RTP 2 já era amarelo. Ainda assim, melhores do que os que vieram a utilizar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...