Jump to content

Posts Recomendados

Postado (editado)
há 46 minutos, ilovetv.2008 disse:

Para tentar de certeza apaziguar ou talvez ainda fazer pior, queria lembrar-vos que ainda há umas semanas as reposições de grandes clássicos do cinema português no canal 1 da RTP estavam a conseguir resultados bastante agradáveis, por isso considero que ainda há público sim que gostava e que veria cinema nos canais generalistas. Se um filme mais antigo e muito aportuguesado, consegue bons resultados, então duvido muito que um título internacional fosse fazer muito menos, mas vale o que vale...

Precisava que me exemplificasses quais eram os filmes, porque estive a procurar nos tópicos de audiências e quase não há programas RTP.

há 36 minutos, Lee disse:

Mas então queres que use que exemplos, se o cinema só é transmitido de forma regular nas épocas festivas? Não é possível avaliar o impacto real do cinema na grelha semanal se não é feita uma aposta consistente fora dessas datas.

Se fores a ver, até podes sim avaliar. Fora de épocas festivas, várias foram as vezes em que os canais (principalmente a SIC) transmitiram cinema, exemplo disso são alguns feriados e os sábados.

Mas sim, consigo perceber o teu ponto de vista, não conseguimos avaliar o real impacto de um cinema porque ele não é transmitido fora de épocas festivas, contudo, se testaram e não tiveram coragem o suficiente para continuar, foi porque alguma coisa não bateu direito. Além disso, não é por um filme resultar brilhantemente bem num domingo de Páscoa, que vai resultar na mesma noutro domingo qualquer do mês de outubro. Nesses dias específicos, obviamente que há mais pessoas disponíveis, noutros, a maioria delas ou está a ‘viajar’ ou coladas à nova série da Netflix.

Se há um aumento do consumo de televisão durante a Páscoa ou o Natal, como explicas que, mesmo com toda a concorrência do streaming e do cabo que referes, o cinema na TV generalista consiga destacar-se e liderar?

Simples, porque não há apenas um canal de cabo a transmitir cinema, e não há apenas um streaming a operar em Portugal. Do que sei, existem 5 streamings: Netflix, MAX, Prime Vídeo, Apple TV+ e Disney+. Isto no grupo ‘principal’. No cabo? Contas pelos dedos a quantidade de canais por cabo que tens hoje em dia. Aliás, houve dias em que a soma das audiências 24H de todos os canais STAR chegou a dar +10% de share. Se apenas 5/6 canais juntos conseguiram esse feito, imagina se acrescentas os outros todos.

Dizes que o cinema lidera nessas alturas porque a alternativa é o Somos Portugal ou o Aqui Portugal. Mas então, se os programas concorrentes são tão fracos, isso reforça ainda mais a ideia de que o público prefere ver cinema. Se o hábito existe nestas ocasiões, e se a programação for cuidada, por que não poderia passar a ser semanal?

Porque estás a falar de um canal português com um orçamento reduzido para comprar um pack de filmes e esperar que caia um milagre de Fátima para que eles comecem todos a hitar. Além disso, duvido que os filmes, bem sucedidos como dizes, não passassem dos 15/16 de share.

Depois, mencionas o crescimento do streaming e citas a OPTO como exemplo. Mas a OPTO tem cerca de 30 mil subscritores - um número ridiculamente pequeno comparado com o público que vê televisão generalista em Portugal.

Usei a OPTO apenas como exemplo, para dar a ideia à tese “crescimento do streaming”, nada mais.

É claro que muitos filmes chegam primeiro ao streaming. Mas nem toda a gente tem Netflix, Prime ou Disney+, e nem toda a gente quer ou sabe usar plataformas digitais. A televisão generalista continua a ser o meio mais acessível para milhões de pessoas.

Ok, tens razão, aí lembras-te que atualmente 90% da população portuguesa tem canais de cabo e já há uma parte do público idoso a habituar-se ao streaming, e outra parte espalhada em canais tanto de cinema como de outros tipos como a Globo ou a SIC Mulher.

Além disso, não é preciso que seja uma estreia absoluta para se obter bons resultados.

Ora então arranja-me lá um exemplo de um filme que tenha dado no Domingo e que tenha conseguido fazer frente ao SP. Apesar de saber que é contradizer a teoria “não dá para comparar valores de hoje com os de há anos”.

E sobre o streaming: O tempo que as pessoas dedicavam à televisão está cada vez mais fragmentado. Claro que há quem continue a ver televisão linear, especialmente públicos +65, mas mesmo esses começam a mudar hábitos. A questão não é só ter acesso, é preferência. E, hoje, muita gente já prefere escolher o que vê, em vez de esperar pelo filme do próximo domingo.

Editado por eduu
Postado

Também nas ocasiões especiais não se lembram de comprar filmes daqueles de conspirações para assassinar políticos, títulos de ficção científica, etc.

• Obrigado 1
Postado
há 52 minutos, eduu disse:

Precisava que me exemplificasses quais eram os filmes, porque estive a procurar nos tópicos de audiências e quase não há programas RTP.

Se fores a ver, até podes sim avaliar. Fora de épocas festivas, várias foram as vezes em que os canais (principalmente a SIC) transmitiram cinema, exemplo disso são alguns feriados e os sábados.

Mas sim, consigo perceber o teu ponto de vista, não conseguimos avaliar o real impacto de um cinema porque ele não é transmitido fora de épocas festivas, contudo, se testaram e não tiveram coragem o suficiente para continuar, foi porque alguma coisa não bateu direito. Além disso, não é por um filme resultar brilhantemente bem num domingo de Páscoa, que vai resultar na mesma noutro domingo qualquer do mês de outubro. Nesses dias específicos, obviamente que há mais pessoas disponíveis, noutros, a maioria delas ou está a ‘viajar’ ou coladas à nova série da Netflix.

Simples, porque não há apenas um canal de cabo a transmitir cinema, e não há apenas um streaming a operar em Portugal. Do que sei, existem 5 streamings: Netflix, MAX, Prime Vídeo, Apple TV+ e Disney+. Isto no grupo ‘principal’. No cabo? Contas pelos dedos a quantidade de canais por cabo que tens hoje em dia. Aliás, houve dias em que a soma das audiências 24H de todos os canais STAR chegou a dar +10% de share. Se apenas 5/6 canais juntos conseguiram esse feito, imagina se acrescentas os outros todos.

Porque estás a falar de um canal português com um orçamento reduzido para comprar um pack de filmes e esperar que caia um milagre de Fátima para que eles comecem todos a hitar. Além disso, duvido que os filmes, bem sucedidos como dizes, não passassem dos 15/16 de share.

Usei a OPTO apenas como exemplo, para dar a ideia à tese “crescimento do streaming”, nada mais.

Ok, tens razão, aí lembras-te que atualmente 90% da população portuguesa tem canais de cabo e já há uma parte do público idoso a habituar-se ao streaming, e outra parte espalhada em canais tanto de cinema como de outros tipos como a Globo ou a SIC Mulher.

Ora então arranja-me lá um exemplo de um filme que tenha dado no Domingo e que tenha conseguido fazer frente ao SP. Apesar de saber que é contradizer a teoria “não dá para comparar valores de hoje com os de há anos”.

E sobre o streaming: O tempo que as pessoas dedicavam à televisão está cada vez mais fragmentado. Claro que há quem continue a ver televisão linear, especialmente públicos +65, mas mesmo esses começam a mudar hábitos. A questão não é só ter acesso, é preferência. E, hoje, muita gente já prefere escolher o que vê, em vez de esperar pelo filme do próximo domingo.

Nos primeiros meses do ano, a RTP1 transmitiu ao início da tarde de domingo vários clássicos do cinema português da primeira metade do século passado. Tenho ideia que esses filmes registaram valores entre os 8% e os 11% de share.

Quanto ao restante texto, sinceramente, parece-me que estás apenas a repetir os mesmos argumentos que já tinhas apresentado - e que, diga-se, já foram totalmente contra-argumentados. :mosking:

• Obrigado 1
Postado

O que eu acho é que deviam delinear um orçamento específico para postar em filmes durante uns meses seguidos (tipo Novembro a Março, no horário de inverno) e ver se realmente começava a haver fidelização e resultados que compensassem. Há por aí carradas de filmes de ficção científica, drama, comédia, ação, etc. que são minimamente apelativos e não devem ser assim tão caros, há que saber gerir os custos e principalmente a grelha de programação.

Claro que os domingos festivos beneficiam, porque já é habitual a SIC passar filmes nessas alturas, e há mais tipos de público na TV nesses dias. Ok que o Somos Portugal destronava os filmes da SIC ao domingo há seis anos, mas não me parece que seja esse o cenário atualmente. O público desses programas é mais a população idosa, que é cada vez menor, as pessoas se querem pimba vão elas próprias para as festas e não ficam a ver pela TV...

Muitas das pessoas que acabam por ir para canais de filmes ao domingo à tarde é porque "não há nada de jeito nas generalistas", põem-se a fazer zapping e param num canal com um filme que acham minimamente interessante. Se houvesse uma boa promoção aos filmes durante a semana, acho bem provável que as pessoas começassem a ficar-se pela SIC e ver as apostas, e só então iam para o CABO se não gostassem, mas isto, obviamente, é preciso algum investimento e criar rotina no público. Aqueles filmes que deram recentemente em sábados aleatórios fizeram maus resultados maioritariamente porque foram espetados na grelha à toa e depois desistiram...

• Gosto 7
  • 4 semanas depois...
Postado (editado)

Não sei bem em que tópico colocar, mas passou há pouco no intervalo do Jornal da Noite uma breve entrevista à Diana Ginja e ao Rui Porto Silva apresentada pela Carolina Patrocínio a promover a estreia do live-action Lilo & Stitch nos cinemas.

Editado por Lee
  • 4 meses depois...
Postado

Não sei se as generalistas podem passar filmes de terror assim, mas vi que disponibilizaram na Opto uns quantos filmes de "terror" de graça. Não devem ser nada de mais, mas podiam passar um ou dois (com classificação 12+) no dia 1 de Novembro à tarde, em vez de aquela coisa do Estamos em Casa...

• Gosto 4
Postado
há 29 minutos, RMF_123 disse:

Não sei se as generalistas podem passar filmes de terror assim, mas vi que disponibilizaram na Opto uns quantos filmes de "terror" de graça. Não devem ser nada de mais, mas podiam passar um ou dois (com classificação 12+) no dia 1 de Novembro à tarde, em vez de aquela coisa do Estamos em Casa...

Depende da classificação do filme de terror. Se for forte só podem passar ao final da noite.

• Gosto 3
Postado
há 15 minutos, D91 disse:

Depende da classificação do filme de terror. Se for forte só podem passar ao final da noite.

Tem alguns maiores de 18, mas a maior parte são 12+, podiam passar alguns desses à tarde. E alguns no final da noite de Halloween (23h30) também não ficavam mal...

Sempre era uma desculpa para pouparem A Herança e darem as novelas a horas decentes :pois:

• Gosto 4
Postado
há 1 hora, RMF_123 disse:

Sou do tempo em que também davam filmes de acção violenta à tarde e ninguém se queixava

• Gosto 4
Postado
há 1 hora, ATVTQsV disse:

Sou do tempo em que também davam filmes de acção violenta à tarde e ninguém se queixava

Até eu épocas 2009/2016 daí em diante só pimbalhadas.

Postado
há 2 minutos, Tiago TV disse:

Até eu épocas 2009/2016 daí em diante só pimbalhadas.

2013 a 2016 foi quando houve o Portugal em Festa, depois tiveram a ideia de acabá-lo. Só por causa da pandemia é que a SIC que já estava a começar a sentir problemas administrativos achava que era boa ideia substituir os filmes da tarde pelo Domingão, no fórum achávamos que iria ser temporário mas não

Aliás, mesmo na fase 2016-2020 havia uma variedade de géneros a dar nos filmes da tarde, ainda tinhas acção, mas já não tinhas aquelas comédias furrecas com (ou sem) animais falantes a aparecerem no mínimo uma vez por mês. Ainda me lembro de quando a SIC foi criticada por passar Kingsman, um filme que já tinha sido rpeviamente legendado e que causou todo um escândalo por passar com censura em Janeiro de 2017 num sábado à tarde, quando antigamente os filmes daqueles horários eram abertos a tudo (menos terror puxado).

Depois a partir de 2020? Qualquer teoria relacionada à queda nos programas legendados nos canais terrestres até dava jeito, porque até hoje ninguém falou a respeito do fim dos filmes da tarde, nem mesmo o Daniel Oliveira.

• Gosto 2
  • Obrigado 2
Postado
há 2 horas, ATVTQsV disse:

2013 a 2016 foi quando houve o Portugal em Festa, depois tiveram a ideia de acabá-lo. Só por causa da pandemia é que a SIC que já estava a começar a sentir problemas administrativos achava que era boa ideia substituir os filmes da tarde pelo Domingão, no fórum achávamos que iria ser temporário mas não

Aliás, mesmo na fase 2016-2020 havia uma variedade de géneros a dar nos filmes da tarde, ainda tinhas acção, mas já não tinhas aquelas comédias furrecas com (ou sem) animais falantes a aparecerem no mínimo uma vez por mês. Ainda me lembro de quando a SIC foi criticada por passar Kingsman, um filme que já tinha sido rpeviamente legendado e que causou todo um escândalo por passar com censura em Janeiro de 2017 num sábado à tarde, quando antigamente os filmes daqueles horários eram abertos a tudo (menos terror puxado).

Depois a partir de 2020? Qualquer teoria relacionada à queda nos programas legendados nos canais terrestres até dava jeito, porque até hoje ninguém falou a respeito do fim dos filmes da tarde, nem mesmo o Daniel Oliveira.

Ah sim considero época 1992/2011 das generalistas sem programas pimba , era cinema no sábado e domingo em diversos horários até séries internacionais madrugada e início tarde.

• Gosto 4
  • 4 semanas depois...
Postado

Contaram-me que recentemente houve um estudo sobre filmes na SIC. Não sabe onde foi nem sei há quanto tempo (ainda acho que foi este ano). Disseram que o resultado era mais contra os filmes do que o seu regresso.

A culpa não é dos directores de programas, a meu ver, parece mais com base na sociedade preguiçosa que temos, a acharmos que com os serviços de streaming já temos tudo feito e também de não saber ler legendas e entender línguas estrangeiras, qual geração que não sabe o que é um relógio de ponteiros.

• Obrigado 1
  • Surpresa 5
  • Triste 2
Postado
há 42 minutos, ATVTQsV disse:

Contaram-me que recentemente houve um estudo sobre filmes na SIC. Não sabe onde foi nem sei há quanto tempo (ainda acho que foi este ano). Disseram que o resultado era mais contra os filmes do que o seu regresso.

A culpa não é dos directores de programas, a meu ver, parece mais com base na sociedade preguiçosa que temos, a acharmos que com os serviços de streaming já temos tudo feito e também de não saber ler legendas e entender línguas estrangeiras, qual geração que não sabe o que é um relógio de ponteiros.

Devia sair uma notícia cá para fora sobre isso.

• Obrigado 4
Postado
há 3 horas, srcbica disse:

Devia sair uma notícia cá para fora sobre isso.

Só não sei de quando é que foi o estudo, também parece o tipo de coisas que faria aquele site, A Tele, que até chega a roubar ideias nossas, mas espero que haja algo com a chegada dos italianos ao canal

• Gosto 2
  • 1 mês depois...
Postado

Hoje, 8 de Dezembro de 2025

14:00 NATAL SEMPRE ENCANTADO: TITANIC

17:55 NATAL SEMPRE ENCANTADO: O LOBO E O LEÃO

A SIC consegue ser tão mais interessante em feriados e na época de Natal. A TVI nem se esforça. 

• Gosto 7
Postado
há 3 horas, Patiño disse:

A SIC consegue ser tão mais interessante em feriados e na época de Natal. A TVI nem se esforça. 

Isto hoje devia ser manhã da RTP, tarde da SIC, que foram os únicos que se diferenciaram um bocado.

• Gosto 5
Postado
há 4 horas, Patiño disse:

Pelo andar da carruagem quase que estava a contar com uma versão dobrada esquecida do Titanic... Inglês na SIC é um unicórnio nos dias de hoje.

É melhor não ficarem com ideias, ainda se lembram de fazer uma dobragem AI para a próxima emissão.

• Haha 1
Postado
há 19 minutos, BillGaitas disse:

Pelo andar da carruagem quase que estava a contar com uma versão dobrada esquecida do Titanic... Inglês na SIC é um unicórnio nos dias de hoje.

Penso que sempre deram o Titanic em inglês, não me recordo de uma exibição dobrada (mas posso estar enganado). 

• Gosto 3
  • Obrigado 2
Postado
há 32 minutos, BillGaitas disse:

É melhor não ficarem com ideias, ainda se lembram de fazer uma dobragem AI para a próxima emissão.

As pessoas estão habituadas a ver o filme legendado. Acho que ia flopar se o dessem dobrado.

É o mesmo com o Sozinho em Casa, que penso que também foi sempre legendado.

• Obrigado 1
Postado

Natal Sempre Encantado: Titanic - 5,8 / 15,6% (Líder) - Pico de 8,2 / 19,0%

Natal Sempre Encantado: O Lobo e o Leão - 7,6 / 15,8% (Líder em média mas perdeu contra o Preço Certo) - Pico de 8,7% de rating

Depois de resultados como estes, será que finalmente o Dani vai apostar em cinemas de forma mais regular?

• Gosto 6
  • Obrigado 1
Postado
há 4 horas, ilovetv.2008 disse:

Natal Sempre Encantado: Titanic - 5,8 / 15,6% (Líder) - Pico de 8,2 / 19,0%

Natal Sempre Encantado: O Lobo e o Leão - 7,6 / 15,8% (Líder em média mas perdeu contra o Preço Certo) - Pico de 8,7% de rating

Depois de resultados como estes, será que finalmente o Dani vai apostar em cinemas de forma mais regular?

Durante o ano sinceramente acho dificil e seria complicado conseguirem filmes apelativos e comerciais ao longo do ano mas nestas altura fazem muito bem em apostar em cinema e nestas épocas festivas sempre é mais convidativo e então se os filmes forem bons (como no caso de ontem) melhor ainda!

Bem melhor do que quando andavam a apostar em Feriadões, e não obstante também sempre conseguiriam conciliar cinema e entretenimento que não duvido que faria melhor que Estamos em Casa ou Domingão fazem ultimamente (a RTP1 atualmente é o exemplo disso aos domingos).

• Gosto 4
Postado

O que eu acho é que durante o verão podiam continuar com o Domingão, dar cinema aí é só desperdício, mas pelo menos durante o horário de inverno acho que podiam apostar. Era aproveitar esta época para chamar público e continuar...

Claro que no início terão de ser filmes mais populares, mas depois com o hábito nem tanto. Há montes de filmes que são bons e que praticamente ninguém conhece (quando digo "bons" não precisam de ser obras primas, apenas que consigam prender a atenção e o interesse do espectador, porque há, de facto, filmes maus). Entre milhares de filmes que existem, não falta variedade nem opções...

• Gosto 4
  • Obrigado 2

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...