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Curiosidades Audimétricas


Maria A.

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Desde que começou 2010, a SIC tem ficado sempre em 2º lugar( ficou em 2º lugar em Janeiro, em Fevereiro e continua em Março).

Conclusão: no 1º trimestre a SIC foi a 2ª, ultrapassando a RTP. Claro que pretende ser a 1ª. O tempo o dirá!

Desde que começou 2010, a SIC tem ficado sempre em 2º lugar( ficou em 2º lugar em Janeiro, em Fevereiro e continua em Março).

Conclusão: no 1º trimestre a SIC foi a 2ª, ultrapassando a RTP. Claro que pretende ser a 1ª. O tempo o dirá!

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  • 2 semanas depois...

Desde que começou 2010, a SIC tem ficado sempre em 2º lugar( ficou em 2º lugar em Janeiro, em Fevereiro e continua em Março).

Conclusão: no 1º trimestre a SIC foi a 2ª, ultrapassando a RTP. Claro que pretende ser a 1ª. O tempo o dirá!

Ainda mal entrámos no mês de Abril, é certo, pois decorreram apenas 2 dias de audiências contabilizadas.

Mas o mais engraçado é que a SIC lidera até agora o mês de Abril, com a TvI em 2º e a RTP em 3º.

Na verdade, feitas as contas, a SIC tem uma média de 27,6%( 55,2%), a TVI 26,1%( 52,2%) e a RTP tem 21,4%( 42,7%).

Interessante começo, não é?

Segundo o CM a SIC ficou em 2º lugar no 1º trimestre do ano, com 24,8%, à frente da RTP, que obteve uma média de 24,2%.

A TVI fez uma média de 28,2%, auxiliada pelo mês de Março, com o arrastado final de «DQTL» e um futebol fortíssimo da Selecção no dia 3(como são todos os futebóis da Selecção),que lhe compensaram a média obtida no mês de Fevereiro.

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Você sabia que...

... a semana de As Tardes da Júlia registou uma audiência média de 317.200 espectadores?

A semana de As Tardes da Júlia, transmitida na TVI entre 22 e 26 de Março, registou de audiência média 317.200 espectadores (3.4%) e 30% de share, um valor cerca de 11% acima da audiência média que o magazine detém. As 58 emissões obtiveram, até à data, 282.300 espectadores, ou seja, 3.0% de audiência média e 27.8% de share. O programa As Tardes da Júlia registou, inclusive, o melhor share do ano no dia 23 de Março, terça-feira, com 35.2%.

... Jogo Duplo chega ao fim?

O concurso de José Carlos Malato, transmitido pela RTP1 desde 25 de Agosto de 2008, chegou ao fim no dia 27 de Março, sábado, com uma emissão especial dedicada ao Dia Mundial do Teatro. O programa obteve 5.7% de audiência média e 18.6% de share. A Grande Final do concurso foi transmitida no dia anterior e alcançou 6.0% de audiência média e 18% de share. O melhor programa data de 28 de Novembro de 2008, com 13% de audiência média e 31.9% de share.

... A Minha Família voltou à RTP1?

A Minha Família, mais concretamente as aventuras da família Teixeira, voltou à RTP1 no dia 23 de Março, com 3.5% de audiência média e 9.6% de share. O primeiro episódio desta série de humor foi visto por um total de 1.095.400 espectadores que viram em média mais de 30% da duração total do episódio, correspondendo a um consumo médio de mais de 8 minutos por espectador.

Audiências Tv: questão de género?

Homens e mulheres revelam diferentes padrões de consumo de televisão. E essas preferências também mudam ao longo do tempo, como o confirma a análise Uma Década de Audiências em Portugal, que o Grupo Marktest lançou recentemente.

Os dados disponíveis na análise Uma Década de Audiências em Portugal, que o Grupo Marktest lançou recentemente, permitem ver como homens e mulheres revelam preferências diferentes face aos programas de televisão oferecidos pela RTP1, RTP2, SIC e TVI.

De facto, os dados da Marktest Audimetria/MediaMonitor relativos ao ano 2009, mostram que os programas de desporto são aqueles com os quais os homens apresentam uma relação mais favorável identificada pelo índice Alp% (que relaciona o peso que os programas têm na estrutura do consumo televisivo e o seu peso na estrutura da programação dos canais). Os programas informativos são os segundos a mostrar melhor relação entre o consumo pelos homens e a oferta dos canais.

Os gráficos permitem comparar este índice em dois momentos, em 2000 e em 2009, e é clara a alteração de preferências, pois os programas de ficção, informação e publicidade tendem a ganhar importância relativa no consumo de televisão dos homens, ao passo que os programas de divertimento são aqueles cujo índice alp% para os homens (que mede uma certa atractividade do programa) mais baixa nestes dois momentos.

decada-B.gif

A estrutura de audiência de televisão das mulheres mostra um perfil diferente, mas também permite identificar mudanças nas preferências delas. Assim, entre as mulheres a melhor relação entre a sua audiência e a oferta dos canais regista-se nos programas de ficção e divertimento, com quem as mulheres têm mais afinidade, mas estas preferências também se alteraram ao longo da última década, sendo especialmente visível a quebra do índice alp% dos programas de divertimento.

decada1-B.gif

Você sabia que...

...Caras & Bocas chega à SIC?

A SIC estreou no dia 29 de Março, segunda-feira, a novela Cara & Bocas da Rede Globo que conta a história de Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). Na primeira semana, os quatro episódios transmitidos registaram 4.5% de audiência média e 27.9% de share; destes, destaca-se o segundo capítulo, transmitido a 30 de Março, com o melhor valor da semana. Neste dia, Caras & Bocas registou 4.9% de audiência média e 31.8% de share.

No domingo de Páscoa, a 4 de Abril, o concurso familiar XXS foi transmitido na SIC pela última vez. Esta foi a emissão na qual se registou o melhor resultado, com 7.9% de audiência média e 22.9% de share. Os quatro programas alcançaram 7.1% de audiência média e 20.3% de share.

...Vidas Contadas superou marca da estreia?

O novo programa de Judite de Sousa, Vidas Contadas, transmitido na RTP1 a 29 de Março, segunda-feira, superou o registo da estreia, com 11.2% de audiência média e 27.5% de share. Vidas Contadas estreou a 8 de Março, com 10.7% de audiência média e 25.9% de share.

Bom desempenho de Caras e Bocas, XXS foi flop e Vidas contadas apesar de não liderar face a Repórter TVI tem feito bons resultados e vencido largamente a Sinais de Fogo.

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Interessante essa análise da semana, João!

A SIC foi a única a subir o share no horário nobre, aproximando-se da TVI.

Nas manhãs a TVI é agora a 3ª!

A SIC subiu a 2ª.

No fim da tarde, onde a SIC tinha o resultado mais baixo, empata agora com a RTP.

Depois das 23 horas, a SIC continu a ser a rainha liderando!

Li na "Notícias TV" que a TVI lidera o primeiro trimestre de 2010 com 28,2% de share. A SIC está em segundo lugar, com 24,8%. Logo atrás vem a RTP1, com 24,2%. A CABO conquista 18,0%. Já a RTP2 não vai além dos 4,8%.

Essa é a média do 1º trimestre, Ruben.

Mas o pior é que passado já quase metade de Abril, a TVI já está nos 27%( continua a descida), a SIC está nos 25%(continua a subir, apenas a 2% da TVI).

A RTP desceu no mês para 22,7%.

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Nesta semana apresentada pelo João, também vemos coisas interessantes:

- Concluímos que os estudos da Marktest revelam que a novela preferida pelas classes altas, A\B, é a «Lua Vermelha» da SIC, que ocupa o 3º lugar no top, logo a a seguir a 2 futebóis fortes, um na SIC e outro na RTP!

- Logo a seguir, em 4º lugar, vem «Achas que Sabes Dançar», que obteve também a preferência do público mais letrado, conhecedor da qualidade.

- Depois de «Meu Amor» em 5º lugar, vem «Perfeito Coração», à frente de «Mar de Paixão».

- O Jornal da Noite foi o preferido do mesmo público, em 8º lugar, assim como o Repórter TVI em último lugar.

Concluímos então que a SIC foi a vencedora na preferência dos mais letrados( é a qualidade das audiências).

Tiramos outras conclusões interessantes:

-A SIC mais perto da TvI em termos de audiência semanal.

-Mais perto também em horário nobre.

- A SIC venceu à tarde, liderando.

- Ao fim da tarde, onde a SIC costumava ter o resultado mais baixo, agora conseguiu vencer a RTP, a 2 pontos da TVI.

- Na madrugada a cabo liderou, ficando a SIC e a TVI separadas por 0,4%.

- Na informação, a TvI foi a 3ª, tanto à hora do almoço, com o Jornal da Uma, como à noite, com o Jornal Nacional com a SIC em 2º.

-Por último, a SIC Notícias não dá hipóteses à concorrência, com a RTPN conm os seus 11 400 espectadores e a SIC Radical com os seus 9 000 espectadores.

A TVI 24 continua fora da competição, sem figurar sequer entre os mais vistos, um verdadeiro flop, apesar de estar há mais de 1 ano no ar!

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Foi o que eu disse, ou não? -.- Não precisas de estar a repetir o que eu disse.

Não és nenhum papagaio (embora às vezes pareças).

Foi, Ruben! Sem ser papagaio, quis apenas salientar a diferença entre a média da TVI no 1º trimestre e a média que leva no mês de Abril, na fasquia dos 27%. Grande diferença, não achas?

Entendeste agora a minha intenção,que nada tem de «passaroco»? :banghead:

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Foi, Ruben! Sem ser papagaio, quis apenas salientar a diferença entre a média da TVI no 1º trimestre e a média que leva no mês de Abril, na fasquia dos 27%. Grande diferença, não achas?

Entendeste agora a minha intenção,que nada tem de «passaroco»? :banghead:

sem querer dizer que tas a ser parva

tas a esquecer de algo super importante

desses 15 dias em 2 deles deu benfica liverpool

e na TVI deu o chaves Naval

fazes as contas sem esses dias só para eu ver??

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Nesta semana apresentada pelo João, também vemos coisas interessantes:

- Concluímos que os estudos da Marktest revelam que a novela preferida pelas classes altas, A\B, é a «Lua Vermelha» da SIC, que ocupa o 3º lugar no top, logo a a seguir a 2 futebóis fortes, um na SIC e outro na RTP!

- Logo a seguir, em 4º lugar, vem «Achas que Sabes Dançar», que obteve também a preferência do público mais letrado, conhecedor da qualidade.

- Depois de «Meu Amor» em 5º lugar, vem «Perfeito Coração», à frente de «Mar de Paixão».

- O Jornal da Noite foi o preferido do mesmo público, em 8º lugar, assim como o Repórter TVI em último lugar.

Concluímos então que a SIC foi a vencedora na preferência dos mais letrados( é a qualidade das audiências).

A mesma fonte apresenta o seguinte ranking da Marktest:

Programas mais vistos pelas classes mais altas, A\B:

1º-SIC-Liverpool-Benfica-20,9%-6-4

2º-RTP-Naval-Benfica-14,9%-5-4

3º-SIC-Lua Vermelha-13,2%-8-4

4º-SIC-Achas que Sabes Dançar?-12,2%-11-4

5º-TVI-Meu Amor-11,5%-9-4

6º-sIC-Perfeito Coração-10,6%-7-4

7º-TVI-Mar de Paixão-10,5%

8º-SIC-Jornal da Noite-10,5%-7.4

9º-RTP-Naval- Benfica-Interview-10,2%-5-4

10º-TVI- Repórter TVI-9,7%

5-4

Coloquei estes dados da mesma fonte, que revelam as preferênias das classes mais favorecidas, para justificar o meu post.

sem querer dizer que tas a ser parva

tas a esquecer de algo super importante

desses 15 dias em 2 deles deu benfica liverpool

e na TVI deu o chaves Naval

fazes as contas sem esses dias só para eu ver??

Acho-te graça, rrodd.

Em 1º lugar há já 18 dias de Abril e não apenas 15 e a TVI continua a manter os 27%, bem longe da média que obteve no 1º trimestre, sempre a descer.

Em 2º lugar: era giro que extraíssemos de cada canal o que não interessava.

Então tínhamos que fazer uma grande operação à TVI, extraindo-lhe resultados dos jogos de qualificação para o Mundial,que lhe deram grandes resultados, ou os jogos da Taça de Portugal, antes da eliminação do Sporting e do Benfica, que lhe engrossaram a audiências.

Ou os meses em que andou a enganar o público, falando do final de uma novela, que vinha ainda a meses de distância!

Olha rrodd, cada um joga com o que tem... e a mais não é obrigado.

Ontem a TvI teve uma estreia na ficção e foi aos 22,5%, mais 0,4% do que a cabo, enquanto que a SIC, sem futebol, ficou muito pertinho da RTP com futebol.

E em vários domingos, incluindo o anterior, a SIC ganhou sem futebol.

Anteontem a TVI nos seus 23,7%, foi batida pela cabo,nos 25%( tal como a SIC).

Não tentes dar desculpas esfarrapadas à queda da TVI.

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Mais uma vez( na passada semana) os estudos da Marktest( fonte DN Televisão), nos mostram que a SIC é a preferida das classes mais favorecidas, as classes A\B, que além de serem comercialmente mais rentáveis, são as que precebem mais de qualidade.

Pelo ranking percebemos que as classes A\B preferem o programa de entretenimento da SIC, «Achas que Sabes Dançar», que lidera o ranking.

Em 2º lugar, a novela preferida é também da SIC: «Lua Vermelha».

São também da SIC a reportagem preferida em 3º lugar do ranking, «Sinais De Fogo» e o «Jornal da Noite em 4º lugar.

«Viver a Vida» figura em 7º lugar,apenas antecedida por «Mar de Paixão» em 5º( a única novela da TVI que figura no ranking.

O ranking é o seguinte:

Em http:\\www.marktest.com\wap\clip.aspx?id-99f3:

Programas preferidas pelas classes altas: a\B:

1º-SIC-Achas Que Sabes Dançar?-12,9%-18-4

2º-SIC-Lua Vermelha-12,8%-18-4

3º- SIC-Sinais De Fogo-12,6%-12-4

4º-SIC-Jornal Da Noite-12,4% 18-4

5º- TVI-Mar de Paixão-10,8%-14-4

6º-RTP-Telejornal-10,3%13-4

7º-SIC-Viver a Vida-9,8%-13-4

8º-RTP-30 Minutos-9,8%-13-4

9º-TVI-Futebol Porto\Rio Ave-9,6%-14-4

10º-RTP-Vidas Contadas-9,4%-12-4

Outra particularidade:

A novela «Viver a Vida» bateu na semana «Sentimentos», com uma média de 29,7% contra 28,9% da novela da TVI.

Na informação a TVI foi a 3ª.

Na hora do almoço:

1º RTP-Jornal da Tarde-35,5%

2º-SIC-Primeiro Jornal- 28,3%

3º-TVI- Jornal da Uma-25,8%

À Noite:

1º-RTP- Telejornal-32,5%

2º-SIC-Jornal da Noite:-27,1%

3º-TVI-Jornal Nacional-27,1%.

A RTP a liderar a informação nos dois horários, logo seguida pela SIC.

No cabo a SIC Notícias reforçou a liderança, com mais 4 500, nos 29 900 espectadores espectadores.

A TVI24 mais uma vez fora das audiências.

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Mais uma vez( na passada semana) os estudos da Marktest( fonte DN Televisão), nos mostram que a SIC é a preferida das classes mais favorecidas, as classes A\B, que além de serem comercialmente mais rentáveis, são as que precebem mais de qualidade.

Isso seria importante se, em Portugal, a publicidade "ligasse" minimamente a esse detalhe! De facto, para os publicitários, deveriam investir em produtos que são vistos pelas classes mais ricas (A e B, com maior poder de compra), mas a verdade é que se "estão nas tintas" para isso e preferem investir em produtos que são mais vistos, mesmo que o público-alvo sejam as classes C e D.

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Isso seria importante se, em Portugal, a publicidade "ligasse" minimamente a esse detalhe! De facto, para os publicitários, deveriam investir em produtos que são vistos pelas classes mais ricas (A e B, com maior poder de compra), mas a verdade é que se "estão nas tintas" para isso e preferem investir em produtos que são mais vistos, mesmo que o público-alvo sejam as classes C e D.

Olá Zapping!

Respeito a tua opinião, mas exerço o meu direito de não estar de acordo com ela.

Todo o sonho das televisões é atingir um público letrado, que atesta a qualidade do produto e o torna mais rentável comercialmente.

Se não fosse assim, para quê os estudos exaustivos da Marktest, determinando os targets atingidos pelos programas?

Claro que quando um programa é preferido por um público assim na sua maioria, atrai mais investidores endinheirados, que têm o «money», que é o «sal» das privadas.

Sem cantar a «canção do pobrezinho», ( as privadas vivem de publicidade),qual o interesse dos anunciantes em investir num programa para um público das classes mas baixas ou de idosos, sem poder de compra?

A publicidade é cara e preferem investir num público com poder de compra, do que «falar para o boneco», como se costuma dizer.

Para isso os anunciantes consultam esses estudos para investir, pois o seu objectivo é o «lucro» e o negócio não consente operações no ar.

Os estudos da Marktest dizem que «Lua Vermelha» é a novela preferida por esses targets.

Então não vão arriscar em novelas da TVI, que são vistas por um público que não lhes interessa, pois têm um reduzido poder de compra, pois lá vão comprando, com alguma dificuldade, uns sabonetes ou creme para a barba, mas ficam insensíveis aos anúncios de automóveis, apartamentos,SPAS, ou outros produtos que estão longe de serem de 1ª necessidade.

Quando os estudos apontam «Achas Que Sabes Dançar», como liderando nas classes altas...é aí que os anunciantes lançam os seus melhores produtos, pois é aí que estão os «clientes endinheirado», que podem dar-se ao luxo de não comprar só produtos de 1ª necessidade.

O negócio é assim, não admite falhas...e os anunciantes andam bem informados!

Vejamos o caso da SIC Notícias, líder ao longo de tantos anos. Se não fosse preferida pelos targets comercialmente mais rentáveis, mas pelo público idoso e de classe D, que prefere a TVI...talvez tivesse mais dificuldade em manter tão segura liderança no mercado.

Os investidores, que são escolhidos pela própria SIC- que comprou esse direito-ajudam a estação líder a manter o seu alto nível.

Só mais uma coisa, que talvez não tenha ficado clara:

Quando os anunciantes procuram os estudos da Marktest, para se informarem dos targets atingidos por determinado programa, tanto o fazem para lançar produtos de 1ª necessidade( que encontram dificuldades de compra nos públicos com menos recursos, mas são indispensáveis, como os yogurtes, os detergentes), como para lançar produtos mais caros, como sessões nos SPAS,ou cremes de beleza ou automóveis... só acessíveis às classes mais favorecidas.

Em qualquer dos casos, interessa-lhes é o negócio, lançando a publicidade de todos esses produtos,( mais caros ou mais acessíveis), onde há mais poder de compra.

Por isso há uma gama mais variada e numerosa de anunciantes nesses targets.

A publicidade é cara, e não se pode perder com sentimentalismos.

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  • 2 semanas depois...

Os estudos da Marktest da semana passada( fonte: DN Televisão), mostram-nos que as classes mais letradas, isto é, as classes A\B, se dividiram entre a SIC e a RTP, com 5 programas cada uma, ignorando a TVI, que não conseguiu meter nenhum dos seus programas no ranking, contentando-se apenas com as classes mais desfavorecidas e os idosos, que são o seu público.

Classes altas, A\B

1º-RTP-Barcelona\Inter-16,7%-28-4

2º-RTP-Telejornal-16,1%-28-4

3º-RTP-Especial Informação-13,5%-29-4

4º-RTP-30 Minutos-10%-27-4

5~-SIC-Liverpool\Atlético de Madrid-9,9%-29-4

6º-SIC-Achas Que Sabes Dançar?»-9,8%-2-5

7º-SIC-Nomeados para Globosde Ouro-9,4%-27-4

8º-SIC-Jornal da Noite-9,3%-27-4

9º-SIC-Grande Reportagem-9,1%-27-4

10º-RTP-Vidas Contadas-8,5%-26-4

Conclusão:

RTP-5 programas

SIC-5 programas

TVI-0 programas.

A mesma fonte apresenta a SIC Notícias como tendo reforçado a sua liderança.

SIC Notícias-32 600 espectadores.

SIC Radical-11 500 espectadores

RTPN-11 400 espectadores.

TVI 24- fora do ranking e das audiências.F

Fonte: DN Televisão

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Essas tuas análises Maria! Matam-me de riso!

Não morras, Tãnia. É que os enterros estão caros!

As análises não são minhas, mas da Marktest, que eu saiba a única medidora de audiências em Portugal.

Para ti só contam as análises que beneficiam a TVI?

Pois aceita também as outras, que são, afinal da mesma empresa.

Indiquei a fonte...e acho que isso chega!

De uma coisa não restam dúvidas: sem cantar a «canção do pobrezinho», as classes letradas, conhecedoras da qualidade, não apreciam a TVI, com as suas intermináveis e sempre iguais novelas. Aliás, nenhum programa da TVI fez parte da lista.

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Não morras, Tãnia. É que os enterros estão caros!

As análises não são minhas, mas da Marktest, que eu saiba a única medidora de audiências em Portugal.

Para ti só contam as análises que beneficiam a TVI?

Pois aceita também as outras, que são, afinal da mesma empresa.

Indiquei a fonte...e acho que isso chega!

De uma coisa não restam dúvidas: sem cantar a «canção do pobrezinho», as classes letradas, conhecedoras da qualidade, não apreciam a TVI, com as suas intermináveis e sempre iguais novelas. Aliás, nenhum programa da TVI fez parte da lista.

Lá está a referência à TVI! Só rindo...nem vou responder!

Classes letradas???? Maria vives em que século?????

Eu gosto da TVI???? Give me a break! Nem vejo TV ultimamente!

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Lá está a referência à TVI! Só rindo...nem vou responder!

Classes letradas???? Maria vives em que século?????

Eu gosto da TVI???? Give me a break! Nem vejo TV ultimamente!

Falamos de audiências. É natural falar de quem está relacionado com elas...os canais de televisão, a TVI incluída.

Sobre o público-alvo, atingido pelos programas...a Marktest faz esses estudos, porque são importantes no aspecto comercial.

Os investidores consultam-nos, para escolher onde lançar os seus patrocínios, para que o seu negócio resulte na íntegra.

Por mencionar esses estudos, que até foram uma causa do aumento de 18,5% na publicidade na SIC, estou apenas a referir resultados e não a elevar esta ou outra classe.

Entendido?

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  • 2 semanas depois...

Mais uma semana em que a SIC dominou as preferências das classes altas, A\B.

Ranking dos programas preferidos, segundo um estudo da Marktest:

1º-TVI-Futebol Portugal\Cabo Verde-11,7%-24-5

2º-SIC-Sinais de Fogo-10,8%-24-5

3º-TVI- O sexo e a Cidade-Filme-10,2%-30-5

4º-RTP- Eurofestival-9,7%-29-5

5º-SIC- Perfeito Coração-9,7%-24-5

6º-SIC-O Jornal da Noite-9,3%-25-5

7º-SIC- O regresso dos incríveis-9,2%-26-5

8º- SIC-O regresso dos Incríveis-9,2%-26-5

9º-SIC- Grande reportagem-8,7%-30-5

10º-SIC-Achas Que Sabes Dançar»-8,3%-30-5

Conclusão:

7 programas são da SIC: informação, reportagens, novela, programa de talentos.

«Perfeito Coração» é a única novela que os mais favorecidos preferem!

Da TVI: apenas 2 programas: um futebol e um filme.

Da RTP:apenas 1: o Eurofestival.

Fonte: DN Televisão

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Como sempre, na semana passada a SIC foi mais uma vez a preferida das classes altas, A\B.

Programas preferidos pelas classes altas, na semana passada:

1º-TVI-Port\Camarões-11,7%-dia 1-6

2º-TVI-Port\Camar.Flash in-10,6%-dia 1-6

3º- SIC-Achas Que Sabes Dançar-10,2%-dia 6-6

4º-SIC- Perfeito Coração-10,1%-dia 3-6

5º- SIC-Salve-se Quem Puder-2-6

6º-TVI-Espírito Indomável-9,2%-1-6

7º- RTP- Grande Entrevista- 9,8%-2-6

8º-SIC- O Regresso dos Incríveis-8,5%-4-6

9º-SIC-Grande Reportagem-8,4%-8-6

10º-SIC-Jornal da Noite-31-5

Fonte: DN Televisão,

Conclusão: A SIC domina a maioria das preferências das classes letradas:

Achas Que Sabes Dançar, Perfeito Coração, Salve-se Quem Puder, O Regresso dos Incríveis, Grande Reportagem e o Jornal da Noite...são 6 os preferidos, numa grande diversidade.

Da TVI apenas 3 programas(sendo 2 programas pontuais de futebol) e uma novela, atrás da novela da SIC, a preferida, como sempre!

Da RTP apenas uma entrevista.

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  • 1 mês depois...

Canais cabo roubam público aos generalistas

A tendência continua a solidificar-se. Os temáticos, habitualmente designados de canais cabo, cativam cada vez mais espectadores, ao contrário das emissões generalistas. No primeiro semestre de 2010, o todo destas emissões alcançou a média de 36.5%.

Ou seja, na tabela audicabo, segundo estudo encomendado à Marktest, é possível verificar uma subida de 3,5% na audiência do cabo, ainda que este ano a oferta televisiva tenha contado com evento especial como é o Mundial do Futebol, cujos jogos são emitidos pelos canais em aberto.

Nos primeiros seis meses de 2009, o balanço da média da audiência dos canais generalistas, como a RTP1, RTP2, SIC e TVI, era de 67%, enquanto o conjunto dos temáticos se situava no patamar dos 33%. Um ano depois os números situam-se em 63,5% e 36,5%, respectivamente.

Horário nobre

Outro aspecto a fazer preocupar, certamente, as estações generalistas é a perda de público no horário nobre, entre as 20 e as 24 horas. A estação líder, a TVI, é a que se tem ressentido mais da mudança de comportamento. Em nenhum mês deste ano conseguiu melhor resultado do que no ano passado, chegando a resvalar dois pontos percentuais em Abril.

A estação de Carnaxide foi a única, entre as três grandes, a registar por mais do que um mês, aqui ou ali, uma ligeira subida no horário nobre, de que são exemplo os meses de Fevereiro, Abril e Maio. Na RTP1, à excepção de Junho - a que não será alheio a transmissão dos jogos do Mundial - houve sempre uma performance mais fraca.

Olhando para a tabela audicabo total dia, resultado da análise dos conjunto de canais, generalistas e temáticos, em igual período, ressalta a descida da TVI, de 26,3% de 2009 passa para 22,9%, em 2010; e a subida da RTP, de 19,2% para 19,5%; sendo o saldo positivo maior o da SIC: 18,2%, cresce para 19, 5%.

A SIC Notícias, a quarta posicionada, aumenta de 4,1% para 4,3%. Seguem-se a RTP2 , AXN, Panda, na ordem semelhante à do ano passado.

Aparece logo a seguir a Fox, em oitavo (em 2009 era 11.º), depois o Hollywood, RTPN e a Sport TV, outra das emissões bem sucedidas este ano: está em 11.º, e isto apesar de nestes estudos não se ter em conta o visionamento colectivo em cafés. No primeiro semestre de 2009 - o termo de comparação - estava em 13.º.

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