Jump to content

Curiosidades Audimétricas


Maria A.

Posts Recomendados

O primeiro episódio da novela Sedução, transmitido segunda-feira pela TVI, ficou em 19.º lugar na lista das estreias das 23 novelas que a estação emitiu em horário nobre nos últimos cinco anos.

A estreia da novela protagonizada por Fernanda Serrano e Nuno Homem de Sá registou 1,3 milhões de espectadores (14,4%) e foi o programa mais visto do dia, mas, de acordo com os dados da Marktest compilados para o DN, obteve um dos mais fracos resultados dos últimos anos.

A lista de estreias é liderada por Deixa Que Te Leve, que arrancou a 11 de Maio de 2009, com quase 2,2 milhões de espectadores, seguida de A Outra (24 de Março de 2008), com cerca de dois milhões de portugueses. Em terceiro lugar, a fechar o pódio, ficou Ilha dos Amores, cujo primeiro episódio foi visto a 26 de Março de 2007 e que registou perto de 1,9 milhões de espectadores.

Como curiosidade refira-se que Espírito Indomável, que é agora a novela mais bem-sucedida da TVI, teve também uma estreia modesta, a 30 de Maio deste ano. Aliás, ainda mais modesta do que Sedução, tendo sido o arranque com menos público desde Tu e Eu, em 2006. De onde se prova que muito mais importante do que o primeiro episódio de uma história é a forma como a trama é capaz de se desenvolver e prender a atenção do espectador.

@ http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1697073&seccao=Televis%E3o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com o último parágrafo. Contudo, 'Sedução' nunca poderá cativar tanto como EI. Adoro aqueles diálogos!

«Espírito Indomável» foi empurrada por «Meu Amor».

«Sedução», além de não cativar, nem sequer tem quem a empurre!

O «Espírito» não tem força! Nem conseguiu ser o «anjo de salvação» dos «Morangos»!

:headbang:

«Mar de Paixão» já quase se bate com «Passione». Na 6ª feira, as duas novelas fizeram ratings muito próximos!

A novela do Vilhena já vai mudar de horário, para castigo! :yahoo_mini:

prow, que dizes à saída da directora da produtora da TVI, que coloquei em TVI-Outros -Análise Económica e Financeira.

O orçamento foi reduzido... e a Ana Torres bateu com a porta!

Se os espanhóis não têm!

Acabou-se o tempo das «vacas gordas» para a TVI,( se algum dia o pôde haver!)! :headbang:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a análise económico-financeira tenho que ver com tempo.

A nível de produção, EI acho que está melhor, mas 'Sedução' bate-a com a história. Com a mudança de horário só conseguiram que eu a deixe de ver (a última novela que me tinha despertado interesse desde OnO, penso).

Eu pelo pouco que vi de MdP, é uma aberração.

Maria, eu não sei se lês outros tópicos regularmente ou só de vez em quando fora das audiências, mas eu critico muito a TVI. Acho que até mais que as outras, porque, sendo líder, deveria seguir certos padrões. Contudo, a nível de audiências, quase nunca posso reclamar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a análise económico-financeira tenho que ver com tempo.

A nível de produção, EI acho que está melhor, mas 'Sedução' bate-a com a história. Com a mudança de horário só conseguiram que eu a deixe de ver (a última novela que me tinha despertado interesse desde OnO, penso).

Eu pelo pouco que vi de MdP, é uma aberração.

Maria, eu não sei se lês outros tópicos regularmente ou só de vez em quando fora das audiências, mas eu critico muito a TVI. Acho que até mais que as outras, porque, sendo líder, deveria seguir certos padrões. Contudo, a nível de audiências, quase nunca posso reclamar.

prow, eu venho ao site sempre com pouco tempo! Por isso não posso correr os tópicos todos!

Por vezes só vejo as audiências à noite, quando me sento para ver os meus programas preferidoas.

Faço zapping sobre os outros... mas acabo por assentar nos que me prendem mais: «Laços de Sangue»( que novela!) e «Passione»( por vezes já com sono!.

Gostaria de ver as séries, mas o sono não me deixa!

Enquanto almoço vejo «Negócio da China»( gosto de ver a Maria Vieira) e faço muitos esforços( nem sempre tenho tempo) para ver «Escrito Nas Estrelas».

Então ontem e anteontem bem podes reclamar a nível de audiências da TVI!

Que dizes à falta de consistência das novelas da TVI?

Que dizes ao «Espírito» em 4º lugar, à «Sedução» em 11º, aos «Morangos» em 15º, ( nos 19% de share) e a «Mar de Paixão; fora do top 15?

Está um caso bicudo para a TVI!

Eu pedia-te a tua opinião sobre a saída da Ana Torres da directoria da produtora da TVI, por não lhe agradar o orçamento!

Que pensava a TVI? Que a Prisa tinha uma fonte de dinheiro?

Agora tem que se contentar com o orçamento que lhe pode ser destinado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que não tens. Eu também não tenho. Só te disse que talvez penses que sou "fanático" pela TVI porque só me "vês" quando comento audiências.

Eu não percebo como é que Portugal é tão atrasado ao ponto de só gostar de novelas onde há um par (ou trio, ou quarteto) romântico como protagonistas.

EI em 4º? LOL Houve jogo?

Eu depois comento o caso da Ana Torres no respectivo tópico ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oh, Maria, Escrito nas Estrelas fez 7.5 de rating esta semana ou foi engano do site que li?

Olha Gui, «Escrito nas Estrelas» tem feito ratings recordistas.

Anteontem, por exemplo, fez 7,6% e 31% de share.

«Caras & Bocas» vence os «Morangos» e por vezes até «Sedução».

O Outro episódio de «Caras & Bocas» vence a Fátima Lopes.

Entretanto a SIC lidera nas tardes, na média da semana segundo a Marktest( fonte Dn Televisão).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O programa preferido pelas classes letradas, A\B, é a novela da SIC, «Laços de Sangue».

Em 2º lugar, «Malucos do Riso» é o preferido.

Em 3º lugar, «Conta-me como foi», da RTP.

Em 4º lugar... «Idolos» é o preferido!

Seguidamente vêm Telejornal em 5º e Jornal da Noite em 6º lugar.

A TVI apenas faz parte do ranking, com o jogo Benfica Naval,Ent.rápida em 8º e o mesmo jogo em 9º.

Ranking das preferências das classes A\B:

1º-SIC-Laços de Sangue-(9-11-10) 13%

2º-SIC-Malucos do Riso(-9-11-10) 12,8%

3º-RTP-Conta-me como foi-(14-11-10) 12,4%

4º-SIC-Ídolos-(14-11-10) 12,2%

5º-RTP-Telejornal-(14-11-10) 12%

6º-SIC-Jornal da Noite-(11-11-10) 11,9%

7º-RTP-30 Minutos-(9-11-10) 11,4%

8º-TVI-Benfica\Naval-Ent Rápida-(14-1-10 ) 10,9%

9º-TVI-Benfica\Naval-(14-11-10) 10,3%

10º-RTP-Linha da Frente-(10-11-10) 10%

Conclusão: as classes que entendem de qualidade preferem a SIC... e a RTP!

Nenhuma novela da TVI, nem nenhum programa, fazem parte das preferências dos mais ricos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, me expressei mal. Bem, corrigindo

Baixa renda não vê TVI?

Hoje estou cheio de eufemismos...

A TVI é preferida, segundo estudos da Marktest, pela classe D( a mais baixa), e pelos idosos.

As classes mais altas, A\B, preferem a SIC e a RTP. O estudo que acabo de indicar( e outros) mostram que os programas da TVI não fazem parte das preferências das classes mais altas, comercialmente mais ricas. Apenas um futebol da TVI entrou no ranking.

A Marktest realiza estudos, para saber quais os targets atingidos pelos programas( claro que isso tem reflexo no mercado, já que os investidores preferem anunciar os seus produtos nos programas preferidos por esse público mais rico, portanto com mais posses para comprar os seus produtos).

Engraçado que a novela portuguesa da SIC é a preferida do ranking, assim como 2 programas de entretenimento: «Malucos do Riso» e Idolos».

Na RTP são preferidos os programas de informação.

O Jornal da Noite figura também entre essas preferências, logo a seguir ao Telejornal.

Da TVI...apenas um futebol e o Interview do mesmo, quase no fim da lista!

É a qualidade das audiências, muito importantes comercialmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser pelo entretenimento....descansa o cérebro.

Deve ser pelo entretenimento....descansa o cérebro.

Sim, é verdade Gui, o entretenimento descansa o cérebro.

E o entretenimento preferido pelas classes mais ricas é da SIC!

Mas também a novela preferida foi a da SIC: «Laços de Sangue».

Nenhuma novela da TVI foi preferida pelas classes que percebem de qualidade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O panorama repete-se!

Como sempre, mais uma vez a SIC foi a preferida pelas classes mais altas, A\B.

De facto ela dominou nesses targets mais rentáveis comercialmente e que melhor distinguem a qualidade.

Quem o diz?

Os estudos da Marktest, com a fonte DN Notícias TV, de 2010-12-10.

Programas mais vistos pelas classes A\B:

1-SIC-Jornal da Noite-5-12-11,9%

2-SIC-Sporting\Lille-1-12-11,5%

3-SIC-Minutos Mágicos-4-12-11,2%

4-RTP-Telejornal-5-12-11%

5-RTP-Linha da Frente-1-12-10,7%

6-SIC-Laços de Sangue-3-12-10,7%

7-SIC-Ídolos-5-12-99%

8-RTP-Jornal da Tarde-1-12-9,2%

9-TVI-Jornal Nacional-5-12-9,1%

10-RTP-Conta-me como foi-5-12-9,1%

Fonte: DN Notícias TV, 2010-12-10

Conclusão:

As classes mais letradas preferem a informação da SIC( o Jornal da Noite), a novela «Laços de Sangue», 2 programas de entretenimento: «Ídolos» e «Minutos Mágicos», e 1 futebol.

Da TVI, apenas em 9º lugar do ranking, o Jornal Nacional, aliás em 3º na informação. Muito pouco!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ela é obessecada pela SIC, eu já comentei no outro tópico que pode ser doentio, porque a SIC tem audiencias baixas, ela vai sempre contra argumentar, pensando que tem razão, e eu nem sou a favor da TVI, nem da RTP, porque vejo todos os canais, os programas que mais gosto ou que me despertam mais interesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum, você é contra a TVI, né?Logo vi!

Não sou contra ninguém, Gui. Só que acho justo colocar aqui, as verdades que muitos gostariam de ignorar!

A justiça sempre me atraíu! :headbang: :headbang:

Se as classes mais letradas e que preferem a qualidade colocam nas suas preferências os programas da SIC, como revelam os seus estudos... por que não colocar aqui? As verdades são para se dizer!

Ela é obessecada pela SIC, eu já comentei no outro tópico que pode ser doentio, porque a SIC tem audiencias baixas, ela vai sempre contra argumentar, pensando que tem razão, e eu nem sou a favor da TVI, nem da RTP, porque vejo todos os canais, os programas que mais gosto ou que me despertam mais interesse.

E tu?

Não invento nada! Coloco as minhas fontes.

É a qualidade das audiências, muito importante para a rentabilidade de um canal!

Claro que, tal como já afirmaram por exemplo o Virgílio Castelo e a Gabriela Sobral, o público da SIC e da TVI não é o mesmo!

A TVI é preferida pelas classes baixas, a classe D.

Quem chega a essa conclusão? A Marktest com os seus estudos, como por exemplo o que acabei de colocar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guest Guilherme C. Bettancourt

Bem, eu adoro um babado destes...Eu também tenho uma obsessão pela SIC, pois quero ver as novelas do meu país campeãs...Mas se tivermos de sê-lo apenas em qualidade, que sejamos.

Mas, Maria, você é ferrenha nos seus critério...e não deixa que sua opinião mude além do que você própria quer crer que é certo...E já notei que tens alguns inimigos por aqui(ou eles tem uma)...

Ora, se quiserem transformar isto em uma briga sugiro que venham até a minha caixa e continuemos este falatório...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou contra ninguém, Gui. Só que acho justo colocar aqui, as verdades que muitos gostariam de ignorar!

A justiça sempre me atraíu! :headbang: :headbang:

Se as classes mais letradas e que preferem a qualidade colocam nas suas preferências os programas da SIC, como revelam os seus estudos... por que não colocar aqui? As verdades são para se dizer!

E tu?

Não invento nada! Coloco as minhas fontes.

É a qualidade das audiências, muito importante para a rentabilidade de um canal!

Claro que, tal como já afirmaram por exemplo o Virgílio Castelo e a Gabriela Sobral, o público da SIC e da TVI não é o mesmo!

A TVI é preferida pelas classes baixas, a classe D.

Quem chega a essa conclusão? A Marktest com os seus estudos, como por exemplo o que acabei de colocar!

Eu Maria aliás já disse diversas vezes que a minha estação televisiva é a SIC, mas vejo outros canais de televisão, isso é mesma coisa sou do FC Porto, não posso ver jogos do Sporting nem do Benfica porque são adversários directos?

A TVI não tem qualidade na maioria dos seus programas mas não podemos dizer que não tem audiencias, que são líderes, dizes sempre que as novelas da TVI são empurradas uma pelas outras, pois são, se começam com audiencia, a outra que estrei também uma ajuda da antecessora, é como o futebol também é uma arma poderosa, apesar de hoje em dia as novelas da TVI não terem tanto sucesso, mas quer se goste ou não, são os programas mais vistos.

Acho que a SIC não devia ter tanta novela, em primeiro lugar brasileiras, acho que devia ter produtos mais portugueses, o acordo com a Globo devia ser revisto, o ideal para SIC na minha opinião era ter no máximo duas novelas brasileiras a seu gosto, com uma portuguesa, dava tres telenovelas por dia, acho que naquilo que vivemos o ideal, depois com séries, programas de entretinemento.

MariaA. se quiseres sonhar continua a sonhar. Vejo a realidade, apesar de não ser a realidade que eu queria ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...