Jump to content

Notícias RTP


_zapping_
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

Posts Recomendados

Pessoalmente, e analisando a RTP Memória, na minha opinião esta só é atraente das 17.00 às 24.00, que é onde estão os inéditos. O resto são repetições do dia anterior com excepção da novela das 8 da manhã e eu pergunto quem quer ver uma novela a essa hora. Por exemplo às 7.00 a Memória transmite Os Nossos Dias que está na 1 e começaram agora às 18.00 com o Sábio que terminou na 1 na semana passada. 

Na minha opinião, faria um canal Infanto/Juvenil - Memória. Ou seja, 07.00-16.00 Zig Zag. 16.00-07.00 Memória. Colocaria o Tráz para a Frente e o Inesquecível na 2 que deveria ter o Zig Zag em simultâneo com o outro canal até ao meio dia e ter uma programação de base cultural e documental até às 22.00 e Músical até às 02.00

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre fui favorável a uma RTP4, um canal jovem na TDT.

E também seria interessante uma RTP5 que englobe os melhores conteúdos da RTP Internacional e da RTP África.

Os conteúdos culturais da RTP Memória poderiam reforçar a RTP2 nas manhãs e nas tardes, que bem precisa. Convenhamos que dar Walker, o Ranger dos Texas é engraçado, mas difícil de justificar num serviço público.

Já o Canal do Conhecimento acho completamente inútil.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, DoAudiovisual disse:

O resto são repetições do dia anterior com excepção da novela das 8 da manhã e eu pergunto quem quer ver uma novela a essa hora.

Tem tido bons resultados.

Convém não esquecer que a grelha da RTP Memória foi inevitavelmente afetada com o #EstudoEmCasa. Não permite ter uma variedade de programas tão grande.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Rangel disse:

Sempre fui favorável a uma RTP4, um canal jovem na TDT.

E também seria interessante uma RTP5 que englobe os melhores conteúdos da RTP Internacional e da RTP África.

Os conteúdos culturais da RTP Memória poderiam reforçar a RTP2 nas manhãs e nas tardes, que bem precisa. Convenhamos que dar Walker, o Ranger dos Texas é engraçado, mas difícil de justificar num serviço público.

Já o Canal do Conhecimento acho completamente inútil.

Concordo, só acho que a existir uma RTP5 deveria ser ocupada pela atual RTP Palco onde naturalmente se poderia ter audiências baixíssimas (mas certamente maiores que apenas na RTP Play) mas libertava a RTP2 para, sem deixar de ser um canal com forte presença cultural, poder ser mais informal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, canal5 disse:

Concordo, só acho que a existir uma RTP5 deveria ser ocupada pela atual RTP Palco onde naturalmente se poderia ter audiências baixíssimas (mas certamente maiores que apenas na RTP Play) mas libertava a RTP2 para, sem deixar de ser um canal com forte presença cultural, poder ser mais informal.

Como já foi aqui escrito antes, o Canal Conhecimento parece-me algo desnecessário. A partir do momento em que a RTP2 se libertar de vez da programação infantil (ou pelo menos reduzi-la consideravelmente) essa vertente do conhecimento passará a fazer parte da sua programação. Aliás, como tem sido praticamente desde sempre. A RTP2 deve ter bailados, concertos, documentários, programas sobre História, natureza, viagens, ciência, etnias, religiões e minorias. Se houver ainda um espaço na grelha para o desporto, mantendo-se dentro dos moldes atuais (ou seja, todas modalidades menos o futebol, que fica na RTP1), não seria má ideia dar-lhe continuidade.

Editado por LP 98
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O canal conhecimento é um devaneio autêntico e sem pés nem cabeça. Já existe uma RTP2 que faz bem esse serviço de dar a conhecer, de trazer cultura. 

Quanto à RTP4, eu gosto da ideia. O ideal é ter uma parte mais jovem durante o daytime e em HN podiam manter as séries da RTP Memória. Ficavam ali com um canal muito interessante.

  • Gosto 6
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, EFernando disse:

O canal conhecimento é um devaneio autêntico e sem pés nem cabeça. Já existe uma RTP2 que faz bem esse serviço de dar a conhecer, de trazer cultura. 

Quanto à RTP4, eu gosto da ideia. O ideal é ter uma parte mais jovem durante o daytime e em HN podiam manter as séries da RTP Memória. Ficavam ali com um canal muito interessante.

O Canal conhecimento e uma parvoíce e tolice  , com o conteúdo infantil a ir para a nova rtp 4 , faz todo o sentido a rtp 2 ficar com do canal conhecimento.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, EFernando disse:

O canal conhecimento é um devaneio autêntico e sem pés nem cabeça. Já existe uma RTP2 que faz bem esse serviço de dar a conhecer, de trazer cultura. 

Quanto à RTP4, eu gosto da ideia. O ideal é ter uma parte mais jovem durante o daytime e em HN podiam manter as séries da RTP Memória. Ficavam ali com um canal muito interessante.

Concordo. Faz-me lembrar inclusive o antigo Cartoon Network, quando a partir das 20/21h se "convertia" no TCM, onde transmitiam filmes da época de ouro do cinema. Neste caso, o canal seria RTP4 as 24 horas do dia, só que a operar num regime 50/50. Juvenil durante o dia e mais maduro à noite, tal como sugeriste.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LP 98 disse:

Como já foi aqui escrito antes, o Canal Conhecimento parece-me algo desnecessário. A partir do momento em que a RTP2 se libertar de vez da programação infantil (ou pelo menos reduzi-la consideravelmente) essa vertente do conhecimento passará a fazer parte da sua programação. Aliás, como tem sido praticamente desde sempre. A RTP2 deve ter bailados, concertos, programas sobre História, documentários sobre natureza e viagens, e ainda programas sobre etnias, religiões e minorias. Se houver ainda um espaço na grelha para o desporto, mantendo-se dentro dos moldes atuais (ou seja, todos os desporto menos futebol, que fica na RTP1), não seria má ideia dar-lhe continuidade.

Sim mas estava a pensar num modelo onde os conteúdos culturais não estariam concentrados num canal mas estariam divididos por vários tal como em Inglaterra com a BBC Two mas mais concentrada na BBC Four ou em Itália entre Rai 2, 3 e mais concentrada na recente Rai 5 onde poderá atrair diversos públicos, penso que ter apenas num canal como em Espanha se tentou como o Cultural.es que durou apenas 2 anos não funciona.
E assim penso que a RTP2 ficaria mais na linha de uma TVE 2, e poderia estar mais perto de chegar ao grande nível de relevância que o canal ainda tem em Espanha.

Editado por canal7
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com a existência de um canal da RTP para o publico jovem. 

Mas sim, os conteúdos pensados para o suposto canal do conhecimento (que duvido que algum dia venha a existir e e nem faz falta) podem passar para a RTP2 que fica assim um canal mais cultural e até de culto. Os conteúdos da RTP Memória também podem ficar para a RTP2.

 

RTP1 - Generalista

RTP2 - Cultural

RTP3 - Informação

RTP4 - Infantil/Juvenil

Faz todo o sentido :adoro:

  • Gosto 5
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que, com a nova a administração haja uma revisão da politica dos diferentes canais.

A RTP 1 continua a ser muito cinzenta e a ter pouca voz do cidadão comum.

A RTP 2 continua o seu caminho inglório, sofrendo de falta de investimento.

A RTP Memória deveria ser reconvertida ou extinta, concordo que o seu conteúdo passe para a RTP2 com blocos específicos.

Mesmo percebendo a diversificação de públicos por canal, é sempre constrangedor falar-se em investir num "novo" canal em vez de se investir na RTP2.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, scinun disse:

Espero que, com a nova a administração haja uma revisão da politica dos diferentes canais.

A RTP 1 continua a ser muito cinzenta e a ter pouca voz do cidadão comum.

A RTP 2 continua o seu caminho inglório, sofrendo de falta de investimento.

A RTP Memória deveria ser reconvertida ou extinta, concordo que o seu conteúdo passe para a RTP2 com blocos específicos.

Mesmo percebendo a diversificação de públicos por canal, é sempre constrangedor falar-se em investir num "novo" canal em vez de se investir na RTP2.

Sim a RTP1 e a RTP2 tem que ser repensadas. O problema nem é o investimento, porque a RTP tem mais dinheiro que as privadas e mesmo assim investem-no mal, tem é que investir bem o dinheiro que tem.

Concordo com o que dizes, a RTP1 esta cinzenta, o canal precisa urgentemente de programas que chamem à atenção das pessoas e de promoção. Resumindo o canal precisa de uma nova direção de programas e ser repensado, e novas ideias.

A RTP2 também precisa de ser repensada e de uma nova direção de programas. A Teresa Paixão até pode continuar na equipa do canal, mas deviam apostar num novo diretor de programas com novas ideias. Há muitas coisas que podem fazer neste canal.

Eu acabava com a RTP Memória e investia num novo canal infantil/juvenil que pudesse estar na TDT. Para além dos conteúdos do Zig Zag investia em conteúdos para os jovens, em produção nacional, etc.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que me espanta a luta neste fórum pelo fim da RTP Memória. Um canal certamente barato, onde aproveitam o arquivo da RTP, com audiências ao nível da RTP 2 muitas vezes, não merecia de todo de terminar, a meu ver. Seria de acabar se as suas audiências fossem baixas, o que não é o caso.

Mais uma ideia parva do Nuno Artur Silva.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 4
  • Adoro 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, miguelalex23 disse:

Isso era queimar dinheiro para receber uns trocos pela publicidade na RTP Play. Duvido que compensasse.

Para desperdício já basta o que têm feito com o pacote da UEFA e da FIFA que têm desde 2019.

Sim, é esse o problema da RTP Desporto no Play, daí que embora interessante é um risco que pode nem valer a pena.

Agora pensando melhor, nem vejo com maus olhos a ideia de se criar uma RTP4 , se fosse possível segmentar bem cada canal. Por exemplo:

RTP1: Conteúdos para família, principais blocos de informação, séries nacionais de maior investimentos, talent-shows, concursos, desporto "premium" ou mais popular.
RTP2: Conteúdo cultural, de minorias e nichos e educacional (até pode seguir as pisadas daquilo que o Rangel indicou.
RTP3: Informação. Informação. Informação.
RTP4: Conteúdo infanto-juvenil durante o dia e Conteúdo para jovens (algum do investimento que têm para exclusivos no Play até podia passar aqui, bem como algumas coisas estrangeiras que conseguissem arranjar) e desporto (até podiam manter aqui o desporto retro que passam na Memória actualmente e onde se inclui o que têm passado no Play ultimamente) a partir do final da tarde e as 48 horas do fim-de-semana.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Televisão 10 disse:

Confesso que me espanta a luta neste fórum pelo fim da RTP Memória. Um canal certamente barato, onde aproveitam o arquivo da RTP, com audiências ao nível da RTP 2 muitas vezes não merecia de todo de terminar, a meu ver. Seria de acabar se as suas audiências fossem baixas, o que não é o caso.

Mais uma ideia parva do Nuno Artur Silva.

Como já disse se o público da RTP não estivesse tão envelhecido o problema da RTP Memória (que apenas deve ser reduzida em horas) não se colocaria, agora tem de se fazer urgentemente algo para renová-lo pelo futuro da empresa. Se a RTP2 não pode servir para isto, não há outra alternativa.
 

Editado por canal7
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, canal5 disse:

Como já disse se o público da RTP não estivesse tão envelhecido o problema da RTP Memória (que apenas deve ser reduzida em horas) não se colocaria, agora tem de se fazer urgentemente algo para renová-lo pelo futuro da empresa. Se a RTP2 não pode servir para isto, não há outra alternativa.
 

Mas não acham paradoxal juntar programas infantojuvenis e do arquivo num mesmo canal? Qual é a lógica? 

Será viável agora que já existem imensos canais infantis criar um? Criar um canal juvenil agora, quando várias emissoras públicas estão a acabar com esses canais e a colocá-los apenas com emissão online? 

Com essa hipotética ideia, vão acabar com um canal viável como a RTP Memória e ainda tirar mais audiência à RTP 2. :clap:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Televisão 10 disse:

Mas não acham paradoxal juntar programas infantojuvenis e do arquivo num mesmo canal? Qual é a lógica? 

Será viável agora que já existem imensos canais infantis criar um? Criar um canal juvenil agora, quando várias emissoras públicas estão a acabar com esses canais e a colocá-los apenas com emissão online? 

Com essa hipotética ideia, vão acabar com um canal viável como a RTP Memória e ainda tirar mais audiência à RTP 2. :clap:

Dois canais generalistas juntos com 1,7%/1,8% de audiência é tudo menos viável, mesmo que a RTP M seja a custo 0.
A única TV que não deve ter quaisquer objetivos nas audiências deve ser a RTP3.

E se a lógica que não é estanque e que acaba por ser praticamente 2 canais em 1 acabar por ter mais gente a ver do que 2 espécies de canais temáticos que só têm tendência para descer a audiência, porque não?

Editado por canal7
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, canal5 disse:

Dois canais generalistas juntos com 1,7%/1,8% de audiência é tudo menos viável, mesmo que a RTP M seja a custo 0.
A única TV que não deve ter quaisquer objetivos nas audiências deve ser a RTP3.

O canal juvenil vai fazer mais... :ok:

Do ponto de vista do telespectador, é evidente que um canal infantojuvenil na TDT seria agradável. Só não entendo porque é que se tem de acabar com a RTP Memória para se criar um canal juvenil. Criava-se um, mas continuava-se com a RTP Memória.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Televisão 10 disse:

O canal juvenil vai fazer mais... :ok:

Do ponto de vista do telespectador, é evidente que um canal infantojuvenil na TDT seria agradável. Só não entendo porque é que se tem de acabar com a RTP Memória para se criar um canal juvenil. Criava-se um, mas continuava-se com a RTP Memória.

Faltam os €, como bem sabes...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Não criam a RTP Conhecimento e já sobram €.

Essa coisa iria ser suportada em maior parte pelas universidades e pela sociedade civil, pelo que não seria bem assim.
E eu nunca disse que seria um canal apenas juvenil, público jovem para a RTP atual é tudo o que estiver abaixo para aí dos 45 anos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem o tom talvez excessivo, mas quando a RTP for a RTP1 + cinco canais a rondar os 0,5% de share e a serem redundâncias uns dos outros talvez percebamos melhor o disparate que são algumas ideias recentes.

Talvez nessa altura se perceba melhor que tirar o carácter generalista à RTP2 é condená-la ao sub-1%; que tirar o arquivo de um canal próprio e distribuí-lo por outros canais não contribui nem para para o aproveitamento do património da RTP nem para a imagem desses canais; que o canal do conhecimento vai precisar de um grande investimento para ter os mesmos zero espectadores que tem agora a telescola na RTP Memória; que a RTP África tem uma missão muito nobre e deve estar na TDT mas vai competir com a ARTV; que as horas que o Zig Zag tem na RTP2 são mais do que suficientes para servir o público infantil e podem ser melhoradas; e que é preciso atrair os jovens para a RTP2 e sobretudo para a envelhecida RTP1, e não desviá-lo para uma janela num canal infantil com viabilidade discutível.

Mas o problema é a Memória. 

  • Gosto 5
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, miguelalex23 disse:

Desculpem o tom talvez excessivo, mas quando a RTP for a RTP1 + cinco canais a rondar os 0,5% de share e a serem redundâncias uns dos outros talvez percebamos melhor o disparate que são algumas ideias recentes.

Talvez nessa altura se perceba melhor que tirar o carácter generalista à RTP2 é condená-la ao sub-1%; que tirar o arquivo de um canal próprio e distribuí-lo por outros canais não contribui nem para para o aproveitamento do património da RTP nem para a imagem desses canais; que o canal do conhecimento vai precisar de um grande investimento para ter os mesmos zero espectadores que tem agora a telescola na RTP Memória; que a RTP África tem uma missão muito nobre e deve estar na TDT mas vai competir com a ARTV; que as horas que o Zig Zag tem na RTP2 são mais do que suficientes para servir o público infantil e podem ser melhoradas; e que é preciso atrair os jovens para a RTP2 e sobretudo para a envelhecida RTP1, e não desviá-lo para uma janela num canal infantil com viabilidade discutível.

Mas o problema é a Memória. 

Pois, se a RTP2 tivesse interesse em atrair jovens não estaríamos a falar da RTP Memória...
Neste momento nem com uma direcção nova vejo isso a acontecer, e assim corre o risco de afundar nos sub-1% tal como está...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, miguelalex23 disse:

e que é preciso atrair os jovens para a RTP2 e sobretudo para a envelhecida RTP1, e não desviá-lo para uma janela num canal infantil com viabilidade discutível.

Mas o problema é a Memória. 

Atrair para a 1 e 2? Para os conteúdos que lá passam (exceto zigzag) não creio que haja qualquer interesse pelo publico infanto-juvenil.. A RTP 4/Kids/Junior é necessária (para a TDT pelo menos) tenha bons resultados em audiências ou não.

A RTP Memória querem acabar provavelmente porque com a eventual criação da 4, ficam com espaço para colocar lá (na 2) coisas do arquivo. "Culta e Adulta"!

Isto no meu ponto de vista, visto que sou -18.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...