Jump to content

Recommended Posts

Posted

Sandokan vai ser reposta no AXN White a partir de amanhã, como foi na primeira emissão, dois episódios por semana. A reposição é estratégica: vai passar pela primeira vez no canal que passa Pássaro Sonhador, precisamente com Can Yaman no papel principal.

• Love 3
Posted
há 1 hora, AW Channel disse:

Está série de televisão do Sandokan vai estrear a partir de hoje, no AXN White que vai transmitir os episódios duplos de todos os dias.

Estrear? Mentira, terceira vez porque já deu em Dezembro no AXN e com repetição a 1 de Janeiro. E esta repetição é só para os sábados, porque quando estreou em Dezembro era às terças

• Like 1
Posted

Terminei hoje o "Sandokan". Gostei muito da série, notou-se o investimento colocado nela, o desenvolvimento da história também foi bom. É uma ótima série para o público juvenil e jovem adulto, sobretudo. Por esta razão e desconhecendo como foi a primeira versão, não me admira ler nas redes sociais saudosistas a dizer que a do tempo deles é que foi boa. :mosking: 

Só não gostei de uma cena no último episódio, que foi 

Spoiler

a parte em que os dayaks encurralam 4 homens do Sultão... Pareciam canibais prestes a mordê-los, que horror!

Noutro aspeto, o melhor artisticamente da série foi quando

Spoiler

o Sandokan, depois de torturado a mando do Sultão, é entregue ao Cônsul. A cara do Sandokan estava ótima! Um autêntico Cristo! E a frase de Marianne remetia a Maria, quando ela questiona "O que lhe fizeram?"

Bravo! Uma obra-prima!

Posted

Vi a série toda em Dezembro (às escondidas para evitar algum comentário dos meus pais a dizerem "Estás a ver o Sandokan? Era o que via em criança" etc e tal. Eu nunca vi a série de 1976, e apesar de ser atemporal para uns, para outros, pelo que ouvi dizer, envelheceu mal.

Bem, o que dizer da série de 2025? É basicamente o que era a de 1976: um pacote de emoções. Só que aqui o pacote de emoções é mais um "pacote de altos e baixos", um sobe e desce constante, flashbacks que, para quem não sabe muito, demoram a construir contexto.

Spoiler

O flashback do primeiro episódio parece ser o início de tudo, quando os britânicos foram a Bornéu e começaram a escravizar grande parte da população, quando Sandokan era uma criança. Depois dá para entender no episódio 2 que o flashback combina com o passado de Marianne: ela disse que as únicas boas memórias que guardava de Londres era de quando a sua mãe estava viva. Quando morreu, o seu pai deu o vestido dela para depois o usar no baile. E mais uma, acho que do terceiro ou do quarto. Como os escritores fizeram uma grande libertinagem criativa, o Yanez era um jesuíta nos anos 1820 no Paraguai, sobrevivendo a um ataque dos nativos e deixando o cálice como uma espécie de objecto sagrado, que, já em Labuan, ainda trazia umas propriedades danadas

Depois tens a escolha dos actores. Ouvi dizer que o sonho de Can Yaman era o de ser Sandokan, e conseguiu. Tens uns quantos novatos, alguns como o que faz de Sultão do Brunei já fez algumas séries da DC Comics, a que faz de Marianne começou no teatro escolar, mas também tens dois actores britânicos, Ed Westwood (ele que compareceu à antevisão no Tribeca Lisbon em Outubro) e John Hannah (e o seu sotaque escocês), ambos com uma carreira já larga. Entendo que muitos países optaram por dar mais protagonismo ao próprio Sandokan, principalmente a grande base de fãs do Can Yaman em praticamente todo o mundo. Só que quando um canal privado da ilha da Reunião (onde fizeram recolha de imagens e foram lá alguns dos actores para ver quais seriam as melhores tomas aéreas) fez uma reportagem sobre a filmagem local, os meios de comunicação lá deram mais protagonismo ao Ed Westwick, o James Brooke (aqui, segundo italianos, reduzido ao "vilão da vez"), uma vez que na França e territórios conexos, a série Gossip Girl (onde ele fez de Chuck Bass) era bem mais popular. É, eu até podia buscar a reportagem, mas só encontro incompleta em Instagrams de páginas da legião de fãs do Can Yaman :triste:

E acho que também descobri a pólvora na escrita para séries europeias de época.

Spoiler

No terceiro episódio, alguém (acho que o Murray) disse a Sandokan:

"Your mother is Singapore's favorite whore." (que na tradução do AXN era "rameira")

E nisto também entramos em mais pontos da libertinagem criativa:

Spoiler

Segundo os italianos que teceram comparações, aqui decidiram por o próprio Sandokan como nascido em Singapura? Quando, supostamente, nos anos 1810 aparecia já em Bornéu em criança no flashback do prólogo da série? Sendo que o próprio tinha aparentemente nascido lá, ainda antes de (em 1819) passar a ser uma colónia "crescida" pelos britânicos? Seja como for o episódio 4 mostra uma Singapura (óbvio, made in Cinecittà) com arquitectura chinesa. Como eu fui um fanboy de longa data de Singapura cá do fórum (basta ver o meu avatar que é de uma empresa de lá), enquanto estava a ver a série, fui à Wikipédia tentar encontrar mais dados sobre a emigração chinesa para lá, e ainda na primeira metade do século XIX já era volumosa. Pelo que dá para ver, coincide na série com o ano novo chinês, ou seja, estamos nos primeiros meses (primeiras semanas?) de 1841, onde podemos ver a mãe da personagem. A tal "rameira". E preparem-se porque vão ouvir "whore" mais um par de vezes na série.

No primeiro episódio, Sandokan cai do navio. Na cena seguinte, já no hospital, a Sani dizia que estava a sofrer de hipotermia. Como é que se sofre de hipotermia quando as águas do Bornéu rondam os 30 graus? Hipotermia no Bornéu só se for de algum alpinista no estado de Sabah, ainda na Malásia, de onde saíram dois casos de quem subiu a montanha mais alta do país, para depois morrer daquilo.

Dá para ver um mapa nos primeiros episódios da série, onde vemos como era Bornéu. Como já sabes, a área britânica era pintada a vermelho e a holandesa (que hoje é a Indonésia) a amarelo. Quando fizeram os mapas, os produtores puseram "Dutch East Indies" em inglês. No lado britânico havia uma mina (próxima daquela que seria Kuching) assinalada. E estava em italiano (Mina quando devia ser Mine).

Os Italianos entraram em transe quando, no baile, deu para ouvir La Traviata. Uma escolha IMPOSSÍVEL, uma vez que só foi composta em 1854!

Adorei esta! Muito depois do flashback, já em Labuan, Yanez disse que trabalhou para uma tribo na Amazónia, quando, na verdade, não há Amazónia no Paraguai :riso_fatima:

E este Emilio, hein? Baseado no Emilio Salgari (que ainda não nasceu em 1841) aqui como uma espécie de comerciante italiano com dom para a criatividade, como se fosse um fã do próprio Sandokan, numa das últimas cenas mostrou os seus desenhos como se fosse uma referência meta. E o final? Parece meio aberto, mas a meu ver é mais YEAH BOY VAMOS PARA MOMPRACEM!

Seja como for, a série tem tudo.

Tem bons actores? Tem sim senhor!

Tem cenas sérias? Tens que chega e sobra!

Tem boa escrita? Sim!

Tem pelo menos um anacronismo daqueles que fazem as redes sociais entrar em transe? Nóis tem!

Tem boas personagens? É mesmo!

E nos próximos meses, depois do sucesso da série na Itália (em Portugal não foi bem promovida e acho que 85% das audiências vieram dos fãs do Can Yaman, e pior ainda a dar à mesma hora dos programas de futebol da CM TV o que impediu uma subida nas audiências), já estão a estudar lugares para Mompracem na nova temporada e há ainda um desenvolvimento para deixar os puristas de 1976 em êxtase: querem uma participação pequena do Kabir Bedi, já com 80 anos, mas só se o próprio conseguir arranjar tempo. Em princípio, a temporada estará pronta em 2027 e esperemos que o AXN nos traga mais um produto de qualidade.

Resumo geral: o sumo mais puro de Absolute Cinema que há.

• LOL 1
Posted

Afinal não dá para editar o meu último post sobre Sandokan, mas ao ver a repetição,

Spoiler

quem disse a frase da rameira foi o opositor de Sandokan no início do episódio 4, e não no episódio 3 como eu achei.

Bem, ao menos o episódio 3 tinha

Spoiler

o flashback do Yanez a ser apanhado num conflito no Paraguai a dizer aos nativos "QUER REZAR VOCÊ? QUER REZAR AGORA? TODO MUNDO CALADO!" e a pedinchar pelo cálice (ME DÁ ESSE CÁLICE PRA MIM!)

• LOL 1
  • 2 weeks later...
Posted
há 17 minutos, AW Channel disse:

Trechos iniciais da Zona Animax no AXN de Portugal.

O que é a Zona Animax, que o AXN exibe?

É roubo a um vídeo do anttails com um filtro VHS fajuta:

Infelizmente não há a gravação original, perdeu-se numa das mais de 8000 unidades de conta que a GEDIPE apagou em 2021.

• Like 1
  • Shock 1
  • Sad 1
  • 4 weeks later...
Posted (edited)

Notas para umas alterações na grelha do AXN White a partir de hoje, devido ao término da repetição de "Assassinato Em" que estava a decorrer durante a tarde às 16h (terminou no 2º episódio da T3; não faço ideia se havia mesmo mais alguma coisa para dar):

Às 14h58min começa uma nova repetição de "O Homem Errado" seguida por uma de "Viola Come Il Mare" às 15h49min.

A repetição do "Quarto 309", que estava às 15h10min, passa assim para as 16h50min.

Parece um bocado confuso. Tipo, aparentemente bastava apenas substituir "Assassinato Em" por "Viola Come Il Mare" e "O Homem Errado", mas resolveram subir o horário do "Quarto 309".

Na sexta-feira, dia 3 de abril, começou pelas 8 horas, uma repetição de "Monarch", que veio substituir "Fantasy Island".

Edited by srcbica
Posted (edited)
há 9 horas, srcbica disse:

Notas para umas alterações na grelha do AXN White a partir de hoje, devido ao término da repetição de "Assassinato Em" que estava a decorrer durante a tarde às 16h (terminou no 2º episódio da T3; não faço ideia se havia mesmo mais alguma coisa para dar):

Às 14h58min começa uma nova repetição de "O Homem Errado" seguida por uma de "Viola Come Il Mare" às 15h49min.

A repetição do "Quarto 309", que estava às 15h10min, passa assim para as 16h50min.

Parece um bocado confuso. Tipo, aparentemente bastava apenas substituir "Assassinato Em" por "Viola Come Il Mare" e "O Homem Errado", mas resolveram subir o horário do "Quarto 309".

Na sexta-feira, dia 3 de abril, começou pelas 8 horas, uma repetição de "Monarch", que veio substituir "Fantasy Island".

Estes canais AXN, devem ser actualmente  os piores do cabo em relação a séries e filmes, eu só ligo aquilo para ver o NCIS e agora também tenho um familiar que vê Mentes Criminosas, fora isto já nem o REX tem piada. Bem pronto para quem goste de novela turca, o White ainda tem algumas.

Edited by tuscano
Posted
há 5 horas, ATVTQsV disse:

Estamos em 2026 e os canais AXN ainda mantém a indicação HD nos DOGs, como se estivéssemos ainda em 2011.

Na Alemanha, os canais da Disney continuam a ter a indicação HD.

• Like 1
Posted
há 6 horas, User3468 disse:

Piorou, é um país muito mais rico do que o nosso e onde alguns grupos como o sector público (ARD e ZDF) já encerraram os sinais em SD. Eu hein?

Posted
há 6 horas, User3468 disse:

Todos os canais da Rai também, em Itália.

• Like 3
  • 3 weeks later...
Posted

A repetição de "Monarch" às 8h da manhã no AXN White vai ser substituída por uma de "The Good Karma Hospital", só que a partir da segunda temporada.

O pior é que a primeira está a ser retirada do AXN Now. Fui agora lá e já só estão o 3º e 4º episódios. Lixei-me. Estava à espera de uma repetição para ver isto e aparentemente perderam direitos.