Jump to content

Informação RTP1


Pedro

Posts Recomendados

se não estão bem podem ir com ela... ou ela nem sequer ponderou levar a sua bela equipa atrás?
Na equipa há gente com muitos anos de casa, têm muito mais dignidade do que Marrafas e afins a despejarem porcaria no Twitter contra quem não é da opinião delas.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk


  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Televisão 10 disse:

A equipa do Sexta às 9 emitiu um extenso comunicado em resposta ao comunicado emitido há dias pela direção de informação, em relação à saída de Sandra Felgueiras da RTP.

https://voxpoptv.com/2021/11/24/equipa-do-sexta-as-9-arrasa-direccao-de-informacao-da-rtp/

Em suma, a Sandra estava disposta a apresentar o programa até ao dia 17 de dezembro, mas a direção de informação decidiu suspendê-lo a partir desta sexta-feira. No comunicado, criticam a falta de meios, a precariedade de alguns elementos da equipa, o desinvestimento no programa e, inclusive, o pacote gráfico do programa, que continua em SD.

A ser isso tudo verdade, é lamentável.

100% de apoio à equipa do Sexta às 9.

Inadmissível o que a DI da RTP fez.

 

Editado por VascoSantos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, canal5 disse:

Na equipa há gente com muitos anos de casa, têm muito mais dignidade do que Marrafas e afins a despejarem porcaria no Twitter contra quem não é da opinião delas.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

 

Independentemente do que publica nas suas redes sociais, acho a Rita Marrafa de Carvalho uma jornalista muito competente.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Televisão 10 disse:

Independentemente do que publica nas suas redes sociais, acho a Rita Marrafa de Carvalho uma jornalista muito competente.

Pode ser, mas neste momento na minha opinião não tem condições para para qualquer reportagem minimamente ligada à política, e aposto que a Sandra Felgueiras não será a única com quem faz faísca lá dentro.
Que continue a recordar crimes e na régie da RTP que está bem.

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Televisão 10 disse:

De costas voltadas. Jornalistas da RTP desmentem queixas da equipa do ‘Sexta às 9’

https://espalhafactos.com/2021/11/26/de-costas-voltadas-jornalistas-da-rtp-desmentem-queixas-da-equipa-do-sexta-as-9/

eu acho que todos conseguimos perceber de que lado do jornalismo se encontra a equipa do Sexta às 9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, Guida disse:

eu acho que todos conseguimos perceber de que lado do jornalismo se encontra a equipa do Sexta às 9.

Não creio que seja tão linear. Já houve jornalistas que colaboraram no Sexta às 9 e que são muito competentes, como a Soraia Ramos.

Além disso, a precariedade da equipa do Sexta às 9 não é novidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Televisão 10 disse:

Não creio que seja tão linear. Já houve jornalistas que colaboraram no Sexta às 9 e que são muito competentes, como a Soraia Ramos.

Além disso, a precariedade da equipa do Sexta às 9 não é novidade.

o problema é que fazer trabalho de investigação custa dinheiro, não é por acaso que as privadas quase nem o fazem... obviamente um programa semanal exigia recursos e com o tempo eles foram sendo cortados, sobretudo para investir noutras áreas... não acho que esteja sequer em causa a competência dos jornalistas mas sim a resposta às suas queixas e pedidos perante a direcção de informação. Basta ver quantas direcções este programa atravessou, talvez o que esperavam do programa não seja actualmente aquilo que quem lançou inicialmente queria...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou ao fim o Sexta às 9.

Embora não sendo muito apreciado aqui no fórum, acho que o Sexta às 9 nos deu boas reportagens. É certo que, pelo meio, também houve más reportagens, mas, em simultâneo, também acho que houve bons trabalhos e boas revelações. 

Além disso, acho que o programa contribuiu para uma imagem de independência da informação da RTP, muitas vezes conotada como controlada pelo Governo. Não foram poucas as vezes que ouvi "É curioso a RTP ser a televisão do Estado e é a que mais investiga o Governo". 

As audiências também foram sempre boas, sendo o programa das 21h00 da RTP 1 mais visto.

Em conclusão, espero que a aposta no jornalismo de investigação continue na RTP.

  • Gosto 4
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que a RTP continue a ter jornalismo de investigação, mas não num formato como o "Sexta às 9". Ter um formato semanal de jornalismo de investigação numa empresa em sub-financiamento é de doidos. Quem sofre é a qualidade, pois o programa tinha coisas completamente ridículas. Alguém se lembra dos 1001 episódios sobre o Meco ou sobre a Baleia Azul? É isto jornalismo de investigação?

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ter um programa de grande informação semanal é uma coisa. Outra é ter investigação todas as semanas. O jornalismo de investigação não se faz a metro. Daí que os vários programas de investigação semanais que me recordo nunca terem primado por uma qualidade consistente...

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Tomás_RL disse:

Ter um programa de grande informação semanal é uma coisa. Outra é ter investigação todas as semanas. O jornalismo de investigação não se faz a metro. Daí que os vários programas de investigação semanais que me recordo nunca terem primado por uma qualidade consistente...

o programa tinha 2 a 3 reportagens por programa, ou seja acredito que teria de ter um orçamento proprio à parte da restante informação... fazia mais sentido serem produtos trabalhados de uma forma pontual e apresentador por exemplo no Linha da Frente que também é um programa que de vez em quando apresentada investigações, embora a maior parte do tempo aborde assuntos banais...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, AndreRob disse:

Talvez ela consiga fazer algo na Cofina que actualmente não fazem...

Spoiler

eu até te dizia o que é que ela consegue fazer na Cofina, mas acho um bocado inapropriado e não quero ser banida.

 

Editado por Guida
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, tuscano disse:

Não digo que o jornal das 13h deste Domingo devesse ter começado com futebol, isso não havia o PSD, mas devia na minha opinião ter sido a segunda noticia, justificava-se e não aparecer só às 13h.30m.

Não é por nada, mas, noutros países, o futebol é até apresentado fora dos noticiários, logo não me choca que o mesmo seja só abordado pelas 13h30.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Televisão 10 disse:

Não é por nada, mas, noutros países, o futebol é até apresentado fora dos noticiários, logo não me choca que o mesmo seja só abordado pelas 13h30.

Sim tenderia a concordar com isso, até prefiro o estilo TVI, mas hoje era um caso especial e tudo tem excepções.

Editado por tuscano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, tuscano disse:

Sim tenderia a concordar com isso, até prefiro o estilo TVI, mas hoje era um caso especial e tudo tem excepções.

Eu acho que o alinhamento esteve bem organizado. Há notícias mais importantes na atualidade do que as relacionadas com o futebol, que tem destaque diário em detrimento de outras modalidades.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cândida Pinto substitui Sandra Felgueiras e apresentará formato de investigação na RTP

 

Com a saída de cena de Sandra Felgueiras da RTP, o director de informação da RTP, António José Teixeira, garantiu que está a trabalhar num novo formato de jornalismo de investigação que irá substituir o extinto “Sexta às 9”.

Nos corredores da estação pública, já se fala no nome da jornalista que irá estar à frente do novo formato de jornalismo de investigação: “A acontecer [a estreia de um novo programa de jornalismo de investigação] será só em 2022 mas, nada será como antes. Jamais será um jornalismo puro e duro como a Sandra Felgueiras fez durante todos estes anos no programa “Sexta às 9″, ou a Ana Leal e a Alexandra Borges na TVI. A RTP vai enveredar pelo mesmo caminho da TVI. Ou seja, acabou com os seus programas de verdadeiro jornalismo de investigação, que incomodava os poderosos, e apostou num jornalismo de investigação que, de investigação não tem nada. Assim será na RTP”, conta fonte próxima da RTP ao nosso site

Sobre quem será o rosto a apresentar esse novo programa, há um nome que já circula nos corredores da RTP: “Será a Cândida Pinto. Pelo menos tudo está encaminhado para que assim seja. E, para além do mais, é próxima do Teixeira [António José Teixeira]. Quando aceitou sair da SIC para a RTP foi com a promessa de um cargo na direcção que teve de abandonar por causa da polémica que todos sabemos**. É uma forma de a colocar mais visível e com maiores responsabilidades, uma vez que será ela a colocar de pé o novo formato, com total liberdade”

** Cândida Pinto teve de se demitir do cargo de directora-adjunta da informação da RTP após Maria Flor Pedroso ter colocado o lugar à disposição após queixas da jornalista Sandra Felgueiras que a acusou de interferências numa investigação sua para o “Sexta às 9”.

Nos corredores da RTP, diz-se que Cândida Pinto era das jornalistas que menos gostava da Sandra Felgueiras.

 

https://voxpoptv.com/2021/11/28/candida-pinto-substitui-sandra-felgueiras-e-apresentara-formato-de-investigacao-na-rtp/

  • Gosto 2
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...