Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó


Televisão 10

Posts Recomendados

há 22 horas, canal5 disse:

O Público nunca dá boa pontuação aos filmes portugueses, portanto, a crítica de cinema deles vale o que vale... aliás, qualquer crítica vale o que vale, dado que é subjetiva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, gostei do filme. A história passa-se em 2018, antes dos acontecimentos da série. Não é só mais um episódio como eles garantiram, tem claramente uma apresentação muito diferente.

Geraram-se alguns momentos tensos na sala de cinema quando aparecia o Luís Aleluia, principalmente numa pequena fala sobre a vida.

No geral gostei, as cenas da Madragoa até tiveram piada, ao contrário da série. O João Baptista faz apenas uma curta participação e a Mafalda Marafusta não participa, já que só aparece mais tarde na história dos Jesus Quisto.

Senti falta de momentos aleatórios como os da série. Ficou a faltar a aparição de famosos só porque sim ou de cantores a cantarem o genérico da série.

  • Gosto 9
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Johnman said:

Vendeu 37 mil bilhetes este fim de semana passado, o que é (provavelmente) o melhor resultado de um filme português desde o último do Curral de Moinas.

10% share na televisão, hit no digital e no cinema :brinde:

Ontem fui ver e a sala estava bem composta, numa sessão às 21h30. 

As últimas estreias têm chamado muito público ao cinema, apesar de, no meu entender, ainda ser caro ir ao cinema para a maioria dos bolsos portugueses, salvo se tiverem promoções.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Fernando disse:

Ontem fui ver e a sala estava bem composta, numa sessão às 21h30. 

As últimas estreias têm chamado muito público ao cinema, apesar de, no meu entender, ainda ser caro ir ao cinema para a maioria dos bolsos portugueses, salvo se tiverem promoções.

Tem havido imensas filas nas últimas semanas, algo que há uns meses atrás era impensável.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Pôr do Sol" já é o filme português mais visto do ano

O filme “Pôr do Sol: O mistério do colar de São Cajó”, de Manuel Pureza, lidera os filmes portugueses mais vistos este ano nos cinemas, ao fim de uma semana de exibição, revelou o Instituto do Cinema e Audiovisual.

Os dados estatísticos compilados por este instituto indicam que, na semana da estreia comercial, “Pôr do Sol: O mistério do colar de São Cajó” somou 44.082 espectadores e cerca de 264.882 euros de receita bruta de bilheteira.

Estreado a 3 de agosto em 62 salas de cinema, “Pôr do Sol: O mistério do colar de São Cajó” sobe ao primeiro lugar dos filmes portugueses exibidos este ano nas salas de cinema, ultrapassando “Mal Viver”, ficção de João Canijo.

“O mistério do colar de São Cajó” é apresentado como a prequela da série de comédia “Pôr do Sol”, que teve duas temporadas exibidas na RTP, entre 2021 e 2022, e que é protagonizada pela família Bourbon de Linhaça, a braços com uma maldição.

O projeto, produzido pela Coyote Vadio, é uma ideia do realizador Manuel Pureza, do argumentista Henrique Dias e do ator Rui Melo, conjugando os ingredientes habituais de uma telenovela, com um enredo de drama, crime, amor, traição.

  • Gosto 5
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sobre o desfecho de toda a história

Spoiler

Alguém perto da produção sabe se a escolha do fim com a personagem da Sofia Aparício a ser a chave de todo o mistério é para além da história como objetivo uma referência da cultura pop de novelas em relação ao final de “Ninguém Como Tu” e ser uma piada do género “seja qual seja a história no fim a chave de qualquer misterio é a Sofia Aparício”?

 

  • Gosto 1
  • Haha 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Rui Melo said:

Epa gostei do filme, mas a serie foi melhor. Alem de que a dada altura senti que as piadas ja se estavam a tornar repetitivas

Sim, aconteceu o mesmo comigo. As piadas acabaram por cansar porque acaba por ser mais tempo de fita e a série vivia dessa repetição de piadas. Mas numa 1h30 é normal que a gente começa ficar cansado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Fernando disse:

Sim, aconteceu o mesmo comigo. As piadas acabaram por cansar porque acaba por ser mais tempo de fita e a série vivia dessa repetição de piadas. Mas numa 1h30 é normal que a gente começa ficar cansado.

Essa é a crítica mais sensata porque a verdade é só uma: este filme é a celebração de uma série > foi feita a celebração por todo o sucesso alcançado pela série > a série foi um sucesso por estar tão bem feita e tão bem pensada > dentro do facto do quão bem feita foi e bem pensada foi está o facto de que o seu formato era mais do que perfeito para o que se queria fazer: uma série de 20 e tal episódios com 30 minutos, só assim resultaria o conteúdo de que se está aqui a falar.
 

Por isso mesmo esta é uma celebração a isso e é normal que quando adaptado ao cinema e sem perder a sua essência possa não resultar tão bem mas resulta excelentemente no que é a sua proposta: uma dose abrupta de Pôr do Sol numa experiência com mais pessoas a assistir a um mini fenómeno ao teu lado nas salas de cinema, saberes quem são os teus parceiros de humor. Isto é um filme de culto e só é triste que os “críticos” de tão integrados no tema que são não tenham a mínima consciência de perceber que tipo de filme ou sucesso deve ser aqui alcançado, que tipo de “experiência cinematográfica” é esta. Entendem todos muito de narrativa e de planos fechados e abertos, mas quando se deviam propôr a falar de todo o contexto de um filme são leigos e pouca coisa têm a oferecer à indústria, daí não trabalharem nela e olharem de longe a tecer comentários abstratos.

Era preciso escrever na sinopse do filme que este não é um filme para propôr aos Óscares na condição de melhor filme internacional? É que acho que é muito óbvio para que é que este filme foi feito. Ainda foi feito para algumas coisas mas é certo que a que não foi de certeza foi para receber 5 estrelas no público portanto não entendo para que quiseram avaliar algo com determinada visão que não tinha essa pretensão.  

Editado por Rodassss
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Rodassss disse:

Essa é a crítica mais sensata porque a verdade é só uma: este filme é a celebração de uma série > foi feita a celebração por todo o sucesso alcançado pela série > a série foi um sucesso por estar tão bem feita e tão bem pensada > dentro do facto do quão bem feita foi e bem pensada foi está o facto de que o seu formato era mais do que perfeito para o que se queria fazer: uma série de 20 e tal episódios com 30 minutos, só assim resultaria o conteúdo de que se está aqui a falar.
 

Por isso mesmo esta é uma celebração a isso e é normal que quando adaptado ao cinema e sem perder a sua essência possa não resultar tão bem mas resulta excelentemente no que é a sua proposta: uma dose abrupta de Pôr do Sol numa experiência com mais pessoas a assistir a um mini fenómeno ao teu lado nas salas de cinema, saberes quem são os teus parceiros de humor. Isto é um filme de culto e só é triste que os “críticos” de tão integrados no tema que são não tenham a mínima consciência de perceber que tipo de filme ou sucesso deve ser aqui alcançado, que tipo de “experiência cinematográfica” é esta. Entendem todos muito de narrativa e de planos fechados e abertos, mas quando se deviam propôr a falar de todo o contexto de um filme são leigos e pouca coisa têm a oferecer à indústria, daí não trabalharem nela e olharem de longe a tecer comentários abstratos.

Era preciso escrever na sinopse do filme que este não é um filme para propôr aos Óscares na condição de melhor filme internacional? É que acho que é muito óbvio para que é que este filme foi feito. Ainda foi feito para algumas coisas mas é certo que a que não foi de certeza foi para receber 5 estrelas no público portanto não entendo para que quiseram avaliar algo com determinada visão que não tinha essa pretensão.  

Esta bem, mas as pessoas também estao no direito de terem gostado mais da serie do que do filme… acho eu…

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Rui Melo disse:

Esta bem, mas as pessoas também estao no direito de terem gostado mais da serie do que do filme… acho eu…

Mas eu não estou a criticar as “pessoas”, eu próprio fui claro que o filme não está melhor do que a série porque o produto foi desde sempre pensado para série e é nele que resulta bem. Isto não tem a capacidade de um Sex And The City onde com um tom mais cinematográfico o objetivo era levar outro público que não só o da série a conhecer os filmes de forma isolada. Não, isto foi feito para os consumidores da série. Eles e o público estao cientes que se nunca tivesse existido a serie e tivesse saído só o filme do nada esta seria uma obra completamente descontextualizada é muito desprovida de conteúdo. No caso não é porque tem um contexto. O que eu critico são os “críticos” de cinema que querem avaliar isto sem qualquer tipo de contexto e com a pretensão de dizerem à boca cheia que não é um bom filme quando isto nunca foi feito com o objetivo de ser um “bom filme” dentro dos cânones eruditos da cinematografia.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Rodassss disse:

Mas eu não estou a criticar as “pessoas”, eu próprio fui claro que o filme não está melhor do que a série porque o produto foi desde sempre pensado para série e é nele que resulta bem. Isto não tem a capacidade de um Sex And The City onde com um tom mais cinematográfico o objetivo era levar outro público que não só o da série a conhecer os filmes de forma isolada. Não, isto foi feito para os consumidores da série. Eles e o público estao cientes que se nunca tivesse existido a serie e tivesse saído só o filme do nada esta seria uma obra completamente descontextualizada é muito desprovida de conteúdo. No caso não é porque tem um contexto. O que eu critico são os “críticos” de cinema que querem avaliar isto sem qualquer tipo de contexto e com a pretensão de dizerem à boca cheia que não é um bom filme quando isto nunca foi feito com o objetivo de ser um “bom filme” dentro dos cânones eruditos da cinematografia.

Ah isso sim, claro que sim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Em setembro, o filme português mais visto nos cinemas foi “Pôr do sol: O mistério do colar de São Cajó”, de Manuel Pureza, à semelhança de agosto, acumulando agora 116.417 espectadores e cerca de 686 mil euros de receita.

Fonte: https://eco.sapo.pt/2023/10/12/salas-de-cinema-continuam-a-aumentar-receitas-e-espectadores-face-a-2022/

  • Gosto 2
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...