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Audiências de sábado [27/02/2021]


Ruben

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há 18 minutos, DGA disse:

Com o BB ao sábado a tvi ganha o dia tranquilamente. 

Veremos... Pelo menos na próxima semana, com o final de Terra Brava, não me espantaria que o Big Brother perdesse, o que pode comprometer o dia. Nos sábados seguintes, até vejo a TVI a ganhar se conseguir manter estes resultados à tarde. Mas a verdade é que o Em Família já chegou a perder para o Regresso ao Futuro e até para um filme de final da tarde da SIC. Por isso, isso não é assim tão linear como dizes. 

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há 1 minuto, RodrigoMarquês. disse:

O próximo sábado será interessante... Final de TB X Final do Festival da Canção X BB-DI Gala... 

A final do festival da canção acho que não conta para a corrida. TB vai vencer obviamente, mas claro terá uma duração menor que a gala do BB.

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Audiências. Generalistas quebram em dia de Porto x Sporting

A SIC recuperou a liderança neste sábado (27), depois de na semana anterior ter perdido para a TVI, que celebrava o 28.º aniversário. Num dia marcado pelos fracos resultados das generalistas, a estação de Paço de Arcos liderou com 16,5% de share, nove décimas acima da TVI, que registou 15,6%. A RTP1, com 10,9% de share, foi a única a subir face ao sábado anterior.

O FC Porto x Sporting causou mossa nas generalistas, ao ponto de nenhum programa do horário nobre ter superado os 20% de share. O Jornal da Noite foi o que mais se aproximou desse valor, com 11,9% de audiência e 19,8% de share, tendo sido o programa mais visto do dia. O noticiário da SIC voltou a vencer o Jornal das 8 (10,3% / 17,1%) e o Telejornal (9,3% / 15,4%).

Depois de um pequeno resumo da primeira semana de A Serra (10% / 16,9%), a SIC apostou em mais uma repetição de Terra Nossa (10% / 17,8%), com um episódio dedicado à Serra da Estrela. O programa de César Mourão começou à frente da TVI, durante o compacto semanal de Bem me Quer (9,0% / 15,5%), mas perdeu no confronto com o capítulo do dia da novela, que registou 10,7% de audiência e 18,8% de share.

Patrões Fora (7,5% / 17,6%) devolveu a liderança à SIC, frente a uma repetição de Mental Samurai (6,6% / 15,2%) que registou a pior audiência do ano. Ao final da noite, o documentário sobre David Carreira Os Sonhos Não Têm Teto (3,9% / 13,7%) caiu para mínimos de audiência e share, ficando longe do Extra de Sábado do Big Brother (4,7% / 18%).

Na média do prime time, entre as 20h e as 0h, a SIC liderou com 9,8% de audiência e 18,1% de share, valores bem abaixo da sua média anual nas noites de sábado, que se situa nos 11,9% / 21,8%. A TVI (9,0% / 16,7%) ocupou o segundo lugar e a RTP1 (6,3% / 11,6%), em noite de Festival da Canção, permaneceu em terceiro. A estação pública foi o canal aberto menos afetado pela subida do Cabo, com a transmissão do dérbi Porto x Sporting.

Festival perde mais de 100 mil espectadores

O Festival da Canção 2021 também foi afetado pelo futebol, perdendo cerca de 133 mil espectadores face à semana anterior. A segunda semifinal teve uma média de 5,6% de audiência e 10,6% de share, correspondente a 534 mil espectadores, e ficou atrás das privadas.

A emissão conduzida por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato rondou os 700 mil espectadores durante a apresentação das canções, mas voltou a ver a audiência cair ao longo da noite.

Apesar da descida face à primeira semifinal, a comparação com o ano anterior volta a ser favorável ao Festival. Em 2020, a segunda semifinal foi vista por 506 mil pessoas (5,3% / 12,1%), o que se traduz num aumento de 28 mil espectadores, apesar da quebra de 1,5 pontos percentuais no share.

Outros destaques do dia

  • Em Família (6,8% / 16,5%) liderou durante a maior parte da tarde e conseguiu o seu melhor share do ano. O programa de Maria Cerqueira Gomes e Rúben Rua só perdeu a liderança quando O Preço Certo (10,5% / 19,3%) foi para o ar.
  • Regresso ao Futuro (4,7% / 13,1%) teve a sua pior audiência. O programa da SIC perdeu para Em Família, mas ficou à frente de Hoje há Festival (3,4% / 9,2%) da RTP1. De seguida, o filme Overdrive – Os Profissionais (6,9% / 13,6%) deixou a SIC em terceiro lugar no final da tarde, apesar de ter a melhor audiência do ano para o espaço Cinema em Casa.
  • Carolina Carvalho deu ao Estamos em Casa um recorde de share. A atriz de A Serra apresentou o programa da manhã da SIC neste sábado e foi vista por 306 mil espectadores (3,2% / 18,1%), tendo liderado destacadamente após o fim do Bom Dia Portugal (1,9% / 15,9%).
  • A CMTV voltou a destacar-se no acompanhamento do Porto x Sporting, com os programas Golos (3,5% / 5,9%) e Duelo Final (4,6% / 8,0%). Depois do jogo, Liga d’Ouro (2,6% / 6%) e Especial CM – Quase Campeão (1,5% / 6,1%) também deram bons números ao canal, que teve um share diário de 4,9%.
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há 7 minutos, VascoSantos disse:

HN fraco em todo o lado. O Mental Samurai não sei porque é que deu esta semana, depois de várias semanas de pausa, e com o BB na próxima semana. E repetido.

Mesmo. A única explicação plausível para mim é quererem poupar um episódio de AD+, mas mesmo assim era só mais um que iam gastar tendo em conta que os sábados nas próximas semanas estarão ocupados com o BB.

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há 1 hora, Da ni el disse:

Veremos... Pelo menos na próxima semana, com o final de Terra Brava, não me espantaria que o Big Brother perdesse, o que pode comprometer o dia. Nos sábados seguintes, até vejo a TVI a ganhar se conseguir manter estes resultados à tarde. Mas a verdade é que o Em Família já chegou a perder para o Regresso ao Futuro e até para um filme de final da tarde da SIC. Por isso, isso não é assim tão linear como dizes. 

Ontem o Em Família destacou-se graças à Cátia Palhinha, a tvi promoveu bem o regresso dela à televisão. Ultimamente o programa já não tinha a força que teve inicialmente. 

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há 50 minutos, miguelalex23 disse:

 

E ontem também teve 1,2%, contra 1,7% da SICN e 1,3% da RTP3 (TDT+Cabo).

Vai ser muito difícil o canal sair desse número, pelo que vejo. Mas mesmo a SICN com 1,7% como é que sobrevive financeiramente? Parece tão pouco, quando até há pouco tempo era sempre o canal mais visto do Cabo, com uns 5% não? Mesmo triste estarem todos nessa situação, não sei como é rentável para as empresas manterem canais... 

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há 21 minutos, Da ni el disse:

Vai ser muito difícil o canal sair desse número, pelo que vejo. Mas mesmo a SICN com 1,7% como é que sobrevive financeiramente? Parece tão pouco, quando até há pouco tempo era sempre o canal mais visto do Cabo, com uns 5% não? 

Não. Esses 5% a que te referes são do tempo em que os shares dos canais de cabo costumavam ser divulgados apenas na parte correspondente aos lares com TV paga (aquilo a que a Marktest chamava o Audicabo). Em shares correspondentes ao Universo, o máximo da SICN foi 2,5% em 2011.

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há 30 minutos, Da ni el disse:

Vai ser muito difícil o canal sair desse número, pelo que vejo. Mas mesmo a SICN com 1,7% como é que sobrevive financeiramente? Parece tão pouco, quando até há pouco tempo era sempre o canal mais visto do Cabo, com uns 5% não? Mesmo triste estarem todos nessa situação, não sei como é rentável para as empresas manterem canais... 

A 24 vai ter um percurso difícil em audiências, apesar da melhoria da qualidade da oferta. A SIC N está muito consolidada e a sua estabilidade aliada ao ziguezague da 24 com o Sérgio Figueiredo ajudou a SIC N ainda mais.

A 24 vai precisar de muito marketing. Pubs nos jornais de referência, spots nas rádios do grupo e na TSF (com quem têm parceria) para ir buscar o público mais fidelizado na SICN.

Em termos de grelha, as maiores desvantagens parecem ser as manhãs e as tardes, onde a SIC N consegue marcar quase o dobro da 24, pelo que percebo das curvas ao longo dos últimos tempos. O HN é mais competitivo e parece-me que conseguem sobrepor-se ao longo da noite (a partir das 21h45). Na 24 deviam começar a fazer o Jornal das 19h a partir do estúdio principal e ter mais componente de análise. Podiam atrasar uma hora Os Quatro e dar das 17h-18h e depois das 19h-20h, porque o Jornal das 7 da SICN tem na análise e na entrevista um dos seus pontos fortes. Para já, parece que os novos programas na sexta não resultaram, mas o público que a TVI24, SICN e RTP3 disputam é muito fiel e agarrado. Honestamente, eu só melhorava a faixa das 19h, porque o resto parece-me bastante bem (sobretudo os 4 que traz uma lógica e dinâmica completamente nova aquele horário). Eu apostaria mais no marketing. A estratégia de comunicação da nova 24 limitou-se ao uso dos meio próprios da TVI quando pedia uma campanha abrangente e multimeios...

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há 8 minutos, Tomás_RL disse:

A 24 vai ter um percurso difícil em audiências, apesar da melhoria da qualidade da oferta. A SIC N está muito consolidada e a sua estabilidade aliada ao ziguezague da 24 com o Sérgio Figueiredo ajudou a SIC N ainda mais.

A 24 vai precisar de muito marketing. Pubs nos jornais de referência, spots nas rádios do grupo e na TSF (com quem têm parceria) para ir buscar o público mais fidelizado na SICN.

Nesse aspeto, a SICN e a própria CMTV tem a vantagem dos jornais. A SICN é o canal de televisão do Expresso e essa é uma marca muito difícil de disputar. A CMTV, pronto, é o jornal mais vendido. O máximo que a 24 podia fazer era mesmo aliar-se aos parceiros habituais (TSF, como dizes, e talvez o Observador), o que não é a mesma coisa. 

No entanto, há uma coisa que verifiquei nas audiências, que é o público mais jovem. É uma fatia interesse dos telespectadores do canal. Talvez possa ser uma boa ideia apostar na divulgação nas redes sociais. 

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