Jump to content

Informação SIC


_zapping_

Posts Recomendados

Também acho interessante, é algo diferente e sempre ficamos a conhecer melhor as suas rotinas, gostos, etc. Por exemplo, já sabia de José Sócrates era grande leitor (a revista "Sábado" noticiou que ele é conhecido num hotel algarvio por ler muito ao pé da piscina) e fiquei a saber que gosta se finais felizes. Grandes descobertas :laugh_mini:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal não são só entrevistas. Vão intercalando com comentários em directo dos estúdios da SIC Notícias. A emissão é em simultâneo com a SIC Notícias. Hoje foi o Jerónimo, amanhã será a vez do Portas.

Apresentação e moderação em estúdio a cargo de Miguel Ribeiro e as entrevistas são conduzidas por Raquel Alexandra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei esta crónica do crítico Nuno Azinheira, no DN, sobre o trabalho jornalístico da jornalista Raquel Alexandra, digna de ser posta aqui:

Diz Nuno Azinheira:

«Entrem lá e vejam a minha vidinha»:

O que significa mostrar «o outro lado de um político?

A pergunta é minha, mas parte do pressuposto com que a SIC iniciou hoje uma série de reportagens, bem interessantes por sinal, sobre o lado mais privado dos principais candidatos às legislativas de 27 deste mês.

Raquel Alexandra, a jornalista que assina as peças, é uma das mais bem preparadas profissionais da televisão portuguesa.

É culta e informada, inteligente e perspicaz, tem uma boa relação com a maioria dos políticos portugueses, que lhe conhecem independência e honestidade.

Independentemente dos méritos de Raquel,o sucesso deste trabalho da SIC depende, porém mais deles que dela.

Entendamo-nos: é evidente que são importantes as questões, a atitude e seriedade de quem pergunta( e longe de mim tirar uma ponta de mérito a um trabalho jornalístico sério e de qualidade), mas aqui o que conta ( e irrita...) é a disponibilidade demonstrada pelos políticos em abrirem a porta da sua vida.

Percebe-se porquê.

A 3 semanas das eleições vale tudo para piscar o olho,informalmente, ao eleitorado.

Percebe-se que assim seja, mas irrita, reforço.

Agora não se coibem de serem beijados pelas mulheres à frente da câmara, não escondem que choram no cinema, dão ares de importante e recitam poesia, mostram um lado mais humano.

Mas passada a hora da caça ao voto voltam a esconder-se atrás dos acessores de imprensa e de imagem e a dizer que não falam da vida privada».

Concordo com o Nuno Azinheira em relação à jornalista, uma excelente profissional.

Ontem entrevistou o Jerónimo de Sousa, hoje o Portas, amanhã o LOuçã e na 5ª feira o Sócrates.

A Ferreira Leite, segundo li, mostrou-se receptiva, mas ainda não marcou.

Eu acho estas entrevistas muito úteis,pois mostram o lado «humano» dos políticos.

Há um pormenor em relação às audiências do programa, que começa às 19 horas.Como dá em simultâneo com a SIC NOtícias, claro que os espectadores repartem-se pela SIC e pela líder SIC Notícias. Vendo numa SIC, não estão a ver na outra...enquanto que os programas à mesma hora da concorrência têm os espectadores concentrados nas generalistas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópicos fundidos.

(antes de postar um novo tópico, verificar se já existem tópicos com o mesmo assunto)

Acho totalmente dispensáveis os comentários no estúdio. Para a SIC Notícias até poderão fazer sentido, mas na SIC a entrevista e o acompanhar o dia-a-dia dos candidatos bastaria, que é o melhor do programa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para que é que fazem os simultâneos SIC/SIC Notícias? É que sinceramente, ou é para enganar as audiências ou não sei... É que se está a dar em sinal aberto, não sei qual a lógica de dar no cabo ao mesmo tempo!

Já com os debates fazem o mesmo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este especial deveria ser dentro do "Jornal da Noite" ou às 21:00 e não às 19:00. No horário em que está é, claramente, um flop, mas foi para ali para tapar um buraco até à próxima semana.

Mas a ideia está original e estão de parabéns por isso.

A ser exibido nesta altura, nunca poderia ser às 21 horas, pois não pode coincidir com os debates deles e da concorrência. O horário das 19 deve ter sido a única opção, ou então depois do SQP, o que não faria muito sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que foi uma das regras definidas pelas estações para que os debates fossem divididos pelas três: não dar programas relacionados com política no mesmo horário que os debates. E também penso que não faria muito sentido porque iria dispersar públicos.

Da mesma forma, os debates em dia de futebol, só são emitidos depois de o jogo acabar. É um modo de dar mais direito de antena por forma a esclarecer (ou não) os portugueses relativamente às propostas dos candidatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que foi uma das regras definidas pelas estações para que os debates fossem divididos pelas três: não dar programas relacionados com política no mesmo horário que os debates. E também penso que não faria muito sentido porque iria dispersar públicos.

Da mesma forma, os debates em dia de futebol, só são emitidos depois de o jogo acabar. É um modo de dar mais direito de antena por forma a esclarecer (ou não) os portugueses relativamente às propostas dos candidatos.

Faz sentido e até concordo, mas por outro lado é querer à força que os portugueses vejam os debates!

Mas isso também não impede que a concorrência faça contra-programação com outros produtos! :headbang:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

SIC renova aposta em programas de informação

'Histórias com Gente Dentro' estreia dia 9 e, a partir de 16, todos os dias da semana têm um novo espaço informativo. A mudança acontece após o concurso de Bárbara Guimarães e Eduardo Madeira ter saído da grelha dos dias úteis

Saiu o concurso de Bárbara Guimarães e Eduardo Madeira da grelha de segunda a sexta-feira, entram programas de informação. O director de Informação da SIC, Alcides Vieira, recusa que a saída de M/F - Sarilhos em Casa dê passagem aos formatos jornalísticos, mas, a partir da próxima semana, a informação termina às 21.40, ocupando mais vinte minutos do que acontece actualmente. No dia 9 começa Histórias com Gente Dentro, misto de reportagem e documentário em cinco episódio, da jornalista Ana Sofia Fonseca. Na semana seguinte estreiam-se novos formatos e rearrumam-se outros, como Grande Reportagem e Perdidos e Achados.

Alternativo quanto baste, Histórias com Gente Dentro, reúne relatos cruzados de gente anónima, recolhidos no último ano. Desde o que vêem da sua janela, ao que se passa num mercado, num prédio ou recolhendo depoimentos de viciados (em sexo, no jogo, em drogas). Um projecto "arriscado", reconhece Alcides Vieira, mas "o que interessa é a qualidade".

Reforçar a informação tem sido a marca do canal desde o início do ano, renovada agora. "A informação tem sido o elemento estratégico da SIC. Mal estaria a direcção de Informação se ficasse parada", sublinha Alcides Vieira, justificando as mudanças. "As grelhas não podem ser estáticas", resume.

Programas há, porém, que ficaram pelo caminho. Como o debate Aqui e Agora, moderado por Rodrigo Guedes de Carvalho (com 857 mil espectadores de audiência média em 15 emissões) e a Grande Entrevista com Mário Crespo (com 756 mil espectadores em 16 emissões). Não porque tenham sido fracassos, mas porque "estava previsto que iam até à pré-campanha e à campanha; entretanto, entraram uma série de eventos especiais a que chamámos Portugal 2009 [realizados em parceria com o jornal Expresso]", sustenta o director de Informação em conversa com os jornalistas, ontem, na SIC.

Permanecem Grande Reportagem (média de 885 mil espectadores em 29 emissões), Perdidos e Achados, que deixa de ser uma rubrica do Jornal da Noite, e o programa Vencer o Cancro, que transita da SIC Notícias. Os outros dias da semana também terão novidades.

Fonte: DN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou muito expectante em relação a este novo programa da SIC, que me parece muito interessante e criativo, com muita pesquisa e um trabalho exaustivo a servir-lhe de base.

«Histórias com Gente Dentro» vai mostrar-nos, penso eu, a realidade da vida das pessoas no nosso país, com as suas alegrias e tristezas, problemas e conquistas. AS pessoas vão rever-se naquelas pessoas,que são diferentes das personagens da ficção, precisamente porque são reais.

Amanhã, dia 9, vou ver este programa diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém viu?

Também me pareceu interessante, mas hoje não pude ver porque não tava em casa, nem pôr a gravar (já tava o Dr. House...) mas vejo amanhã a segunda reportagem.

-- Terça, 10 Nov 2009 00:41 --

Uma reportagem e um documentário num só

Formato estreia esta noite na SIC, após o 'Jornal da Noite'. Foi preparado durante um ano por Ana Sofia Fonseca.

Nem reportagem, nem documentário. Histórias com Gente Dentro que a SIC estreia esta noite, às 21.40, após o Jornal da Noite, escapa a classificações. "Qualquer rótulo seria uma gravata demasiado apertada", afirma a autora, Ana Sofia Fonseca, no lançamento do programa que irá para o ar em cinco episódios até sexta-feira.

O objectivo de Ana Sofia Fonseca era "contar histórias de pessoas que vemos na rua". Acrescenta: "Acredito que toda a gente tem uma boa história para contar, só é preciso ouvi-la." No primeiro episódio, A Janela, entrecruza as de um casal que vive de frente para a campa de Salazar, no Vimieiro, de um cego, de alguém cuja porta dá para uma das mais mortíferas estradas de Portugal, a nacional 125 no Algarve, a da idosa que não pode sair de casa, o padre e o funcionário do animatógrafo do Rossio, em Lisboa.

"É um retrato do País", sintetiza o director de Informação da SIC, Alcides Vieira, a pessoa por trás da criação deste programa que "materializa o ADN da SIC, a informação", acrescenta o director-geral da estação, Luís Marques.

A preparação de Histórias com Gente Dentro começou no final do ano passado, "foi muito pensado" e o director de Informação chama-lhe "alternativo e inovador", aceitando que seja descrito como gourmet, entre os formatos de televisão. "Não no sentido de ser elitista, porque este é transversal a todas as classes e a todas as idades, mas por ser de qualidade", afirma, considerando que o papel da SIC tem sido sempre inovador.

Amanhã irá para o ar o episódio O Mercado, que reúne histórias de quem trabalha neste espaço. Na quarta vai para o ar A Praça, com testemunhos de gente com um vício - do sexo à droga, ao jogo - e que relata a sua experiência (alguns dão a cara, outros não). O Prédio, recolha de relatos no hall de um edifício no bairro dos Olivais, em Lisboa, vai para o ar na quinta-feira. A Viagem, na sexta-feira, encerra este conjunto de trabalhos da Histórias com Gente Dentro, um projecto com imagem de Paulo Cepa e edição de Luís Gonçalves.

O projecto fica por aqui, mas, diz Alcides Vieira, a porta para ser retomado não está fechada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou em choque com a reportagem da SIC de hoje..."Filhos de pais em Guerra" coitadas das crianças!

Dá-me pena que os pais entrem em guerra e depois os filhos é que pagam...por algo que não correu bem entre eles!

...aquela mãe Sofia Drummond que falou na reportagem que me desculpe mas achei-a duma arrogância e dum inflexibilidade extrema! Isto para chamar nomes bonitos...

Gostei da história com final feliz da Diana o que só prova que quando são mais velhos é que as crianças percebem o mal que alguns pais fazem...

(desculpem o desabafo!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...