Jump to content

Informação SIC


_zapping_

Posts Recomendados

há 4 minutos, EFernando disse:

Sim, o principal é por isso mesmo. Mas tenho visto muitos comentários a achar que é o primeiro pivot negro. 

Com rastas até pode ser, mas o primeiro pivô negro não é. 

Mas temos que ser sinceros tem sido poucos os pivôs negros na nossa televisão.

Só por curiosidade, o primeiro apresentador do programa Etnias da SIC era negro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Televisão 10 disse:

Acho que o primeiro foi o João Rosário, na RTP.

É curioso destacarem a SIC pela positiva, quando foi a última estação generalista a fazer essa aposta.

Exacto! Obrigado pela correção! Já não me lembrava dele... E isso é uma grande falha porque o João Rosário é só dos melhores pivots da RTP e está super-desaproveitado. Está muitos pontos acima de alguns pivots regulares/fixos da RTP3

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para não existirem confusões:

Adriano Parreira (anos 60 - RTP)

Alberta Marques Fernandes (1992 - SIC, abriu a emissão)

José Mussuali (ex- TVI)

Conceição Queiroz (TVI)

João Rosário (RTP)

Maria João Silveira (RTP)

Alexandre Évora ( ABola - Eleven Sports)

 

Por isso é errado dizer que se fez história, assim como é errado dizer-se que a SIC foi a última a fazê-lo.

Agora perguntam-me "É de salutar esta atitude?" : claro que sim, qualquer oportunidade de equidade e diversidade é sempre bem-vinda.

 

Editado por VTL
  • Gosto 5
  • Obrigado 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, VTL disse:

Para não existirem confusões:

Adriano Parreira (anos 60 - RTP)

Alberta Marques Fernandes (1992 - SIC, abriu a emissão)

José Mussuali (ex- TVI)

Conceição Queiroz (TVI)

João Rosário (RTP)

Maria João Silveira (RTP)

Alexandre Évora (Eleven Sports)

 

Por isso é errado dizer que se fez história, assim como é errado dizer-se que a SIC foi a última a fazê-lo.

Agora perguntam-me "É de salutar esta atitude?" : claro que sim, qualquer oportunidade de equidade e diversidade é sempre bem-vinda.

 

Mas porque é que incluem a Alberta Marques Fernandes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, Lu Bloqueada até 03.08 said:

Essa inclusão não faz sentido algum. Ela não é negra.

Queridos eduquem-se antes de dizerem disparates:

https://www.dn.pt/portugal/a-maioria-dos-negros-tem-medo-de-sair-a-rua-no-10-de-junho-4427781.html

https://sol.sapo.pt/artigo/49871/alberta-marques-fernandes-nota-se-que-sou-genuina

Lá porque a Alberta é uma light-skin, não significa que não seja negra. A própria o disse várias vezes em várias entrevistas.

Se não consideras a Alberta, também não podes considerar uma Ana Sofia Martins, etc. 

O momento em que a Alberta abre a emissão da SIC foi um enorme momento para a "cultura negra" em Portugal. Porque um homem já se tinha sentado numa cadeira daquelas, mas nunca uma mulher. Muitas pessoas que cresceram na década de 90 viram aquele momento como um momento em que se pode sonhar com aquela possibilidade. Isto não pode ser esquecido ou ignorado. 

Editado por VTL
  • Gosto 5
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, VTL disse:

Para não existirem confusões:

Adriano Parreira (anos 60 - RTP)

Alberta Marques Fernandes (1992 - SIC, abriu a emissão)

José Mussuali (ex- TVI)

Conceição Queiroz (TVI)

João Rosário (RTP)

Maria João Silveira (RTP)

Alexandre Évora (Eleven Sports)

 

Por isso é errado dizer que se fez história, assim como é errado dizer-se que a SIC foi a última a fazê-lo.

Agora perguntam-me "É de salutar esta atitude?" : claro que sim, qualquer oportunidade de equidade e diversidade é sempre bem-vinda.

 

O Alexandre Évora estreou-se n'ABola TV 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, VTL disse:

O momento em que a Alberta abre a emissão da SIC foi um enorme momento para a "cultura negra" em Portugal. Porque um homem já se tinha sentado numa cadeira daquelas, mas nunca uma mulher. Muitas pessoas que cresceram na década de 90 viram aquele momento como um momento em que se pode sonhar com aquela possibilidade. Isto não pode ser esquecido ou ignorado. 

Acho que estás a misturar uma série de conceitos que têm meio nada a ver. Há vários portugueses retornados com nacionaldade angolana que não são negros.

Quanto ao significado da Alberta para a comunidade negra, só encontrei a frase da Conceição.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Lu Bloqueada até 03.08 said:

Acho que estás a misturar uma série de conceitos que têm meio nada a ver. Há vários portugueses retornados com nacionaldade angolana que não são negros.

Quanto ao significado da Alberta para a comunidade negra, só encontrei a frase da Conceição.

Sim, a Cinha Jardim, a Maria Rueff, etc. Filhas de pais portugueses. Agora, quando tu és filha de pelo menos um progenitor negro, tu também és negra.  

Se virmos assim, a Zendaya também não pode ser considerada negra. A Ana Sofia Martins também não. A Lisa Bonet também não.

Só estou a dizer isto para não diminuírem a vitória que foi em 1992. É evidente que eu como cidadão estou muito contente com a inclusão do Cláudio França, fiz apenas aquele post para que não existam dúvidas. Agora é evidente que se tem de aplaudir a SIC, assim como qualquer televisão que celebre a diversidade. 

Aliás, o próprio Cláudio deve ter nascido em Portugal e provavelmente é filho de um pai ou mãe negro/negra.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 9/26/2020 at 9:38 PM, Spikey said:

Tmb houve o José Mussuaili na TVI nos anos 90. 

Quando a este rapaz, é de longe o pivot com mais pausa que me lembro ver. E valeu a pena ver os fachos todos a espumarem-se.

E ainda houve Adriano Parreira no Telejornal da RTP em 1966. 

https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe60/RTPAos10Anos/Pag39/default.htm

Editado por Rangel
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...