Jump to content

Santos Populares


Diana

Posts Recomendados

Boas,

 

Se acham que ver as Marchas Populares na televisão é deprimente, então aconselho-vos a irem ver ao vivo na Avenida da Liberdade e depois falamos do assunto ;). Pode ser?

 

 

Agora vou falar da transmissão televisiva da RTP:

 

Não gostei da dupla improvisada, José Carlos Malato & Tânia Ribas de Oliveira, demonstraram claramente que não estavam habituados a trabalharem juntos e isso originou uma enorme "falsidade" televisiva. A introdução às marchas e até as quadras saíram mal... :(.

 

A Tânia Ribas de Oliveira na emissão fez demasiadas referências à Wikipédia, mas ela estava a vangloriar-se por ter estudado o programa ou estava a concorrer com a Alexandra Lencastre na luta pelo troféu da "Queen of Wikipédia Portugal"???

 

João Baião esteve muito bem no papel de repórter "marchante", com a energia, humor e alegria que o caracterizam deu uma outra alma à emissão e ao próprio desfile das Marchas Populares.

 

Sérgio Oliveira e Helena Coelho como já era de esperar estiveram mais "apagaditos", mas não prejudicaram em nada a emissão com a presença de ambos :).

 

Não posso deixar de fugir esta referência, em tempos de crise há que fazer cortes no orçamento e a 81ª edição das Marchas Populares não foi exceção... os cantores convidados da RTP que faziam o coro musical de apoio a cada uma das marchas, este ano ficaram em casa. No lugar deles, foram introduzidos microfones em 50% dos marchantes de cada marcha.

 

Aprovo totalmente esta decisão, a RTP optou por dar todo o protagonismo aos marchantes e deixar de apostar no brilhantismo televisivo :happy:.

 

No geral a emissão foi satisfatória, mas ficou aquém das últimas edições :crying:.

 

Ai Hugo Andrade, Hugo Andrade... :rolleyes:.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso deixar de fugir esta referência, em tempos de crise há que fazer cortes no orçamento e a 81ª edição das Marchas Populares não foi exceção... os cantores convidados da RTP que faziam o coro musical de apoio a cada uma das marchas, este ano ficaram em casa. No lugar deles, foram introduzidos microfones em 50% dos marchantes de cada marcha.

 

Aprovo totalmente esta decisão, a RTP optou por dar todo o protagonismo aos marchantes e deixar de apostar no brilhantismo televisivo :happy:.

 

O que mais notei foi a ausência dos cantores residentes. Percebo que tenham querido "dar voz" aos marchantes, mas na transmissão televisiva ouvia-se mal ou não se percebia o que eles diziam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que mais notei foi a ausência dos cantores residentes. Percebo que tenham querido "dar voz" aos marchantes, mas na transmissão televisiva ouvia-se mal ou não se percebia o que eles diziam.

 

Tens razão naquilo que dizes ;).

 

Penso que a RTP não "deu voz" aos marchantes por simpatia, mas sim por obrigação :).

A crise toca a todos :rolleyes:.

 

É verdade que para os telespectadores metade daquilo que os marchantes cantavam não se percebia nada. A culpa é também da RTP que deveria ter disponibilizado mais meios na cobertura desta edição devido à ausência dos cantores de coro, mas não te preocupes que todas as marchas tinham canções idênticas ou iguais  :P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não acredito que tenha sido por "obrigação", por causa da crise. Mas pronto, que os voltem a colocar para o ano.

 

Eu quando disse que alguns dos marchantes foram "obrigados" a cantarem com microfones, estava a querer dizer que foi uma medida anticrise que a RTP tomou para reduzir os custos de transmissão em relação ao ano anterior ;).  

 

Não acredito que voltem para o ano :excl:  

A RTP para o ano deixará de receber qualquer dinheiro vindo do Orçamento de Estado e passará a sobreviver apenas com o dinheiro que vem da taxa do audiovisual.

 

Quem sabe se em 2015 quando a RTP já estiver habituada à sua nova condição de vida, mais magrinha, barata, saudável e etc., se não volta apostar mais nesses pequenos aspetos :).

 

 

 

 

Mas na Avenida o que ouviamos eram cantores profissionais a interpretarem as músicas. Não apareceu na transmissão de TV? Que estranho

 

Uma coisa é ouvir e outra é ver ;).

O que eu vi e ouvi foi que quem estava a interpretar as músicas não eram os habituais cantores convidados pela RTP, mas sim os marchantes e, alguns deles estavam com microfones.

 

E para confirmar esta minha "teoria", vou te mostrar um facto verídico: No palco onde estão a banda e os cantores a interpretarem as musicas, como tem acontecido em edições anteriores, desta vez só lá estava a banda ou seja onde andarão os cantores? Será que ficaram retidos no trânsito? Ninguém sabe, mas o que é certo é que eles não estavam nos seus lugares :dry:.

 

Temos que telefonar ao Bruxo de Fafe, para ele desfazer esta duvida :sarcastic:.

Editado por Cristiano.Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No sítio onde eu estava na Avenida apenas via uma parte da tribuna de honra. Mas as musicas dos bairros eram cantadas sempre pelas mesmas vozes. Ouviam-se as vozes dos marchantes, mas dominava voz de uma rapariga e de um rapaz em todas as canções. Aliás, ouve-se logo a diferença entre uma voz profissional e canas rachadas

Editado por José Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No sítio onde eu estava na Avenida apenas via uma parte da tribuna de honra. Mas as musicas dos bairros eram cantadas sempre pelas mesmas vozes. Ouviam-se as vozes dos marchantes, mas dominava voz de uma rapariga e de um rapaz em todas as canções.

 

O palco onde atuam os cantores e a banda fica à frente da tribuna de honra ;).

 

Não terás ouvido o "playback" (musica gravada) e difundida pelas colunas de som? Sabes como é a televisão, sempre com os seus truques de magia :rofl:  :rofl:  :rofl:.

O que eu tenho a certeza absoluta é que quem cantava ao vivo não eram os cantores, mas sim os marchantes :).

Editado por Cristiano.Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não, até porque é perceptível a diferença entre o playback e ao vivo. Simplesmente se calhar preferiram não filmar os cantores para dar aquela ideia de que os marchantes cantam que é uma maravilha.

 

Seguindo a tua "teoria"... eu agora pergunto-te e aonde estavam os cantores a cantarolar? É que no palco junto da banda não estavam e não faz lá muito sentido... colocar a banda no palco e os cantores fechados na barraca da cerveja :rolleyes:. Se era para fazer isso, a RTP já podia ter feito no ano passado ;). Não achas?

 

Eu continuo convencido que os cantores não receberam a tempo o convite para irem interpretar as musicas e em substituição deles foram colocados microfones em metade dos marchantes de cada marcha :).

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Que usem a RTP 2 para transmitirem as marchas

Era uma solução, vamos ter que esperar para ver como vão fazer e se as marchas ainda são da Rtp, os casamentos sei que são que no noutro dia deu apresentação dos noivos na praça da alegria num directo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dar na RTP 2 é quase impossível, não podem passar publicidade comercial nos intervalos, isso invalida logo as Marchas ou jogos do Mundial no 2ºcanal.

 

Não podem passar porquê? Acho que isso já foi alterado este ano (mas não tenho a certeza).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...