Jump to content

Desporto RTP1


Visitante

Posts Recomendados

On 28/01/2023 at 15:06, JDaman disse:

Eu poria pelo menos RTP1+RTP2 em simultâneo, se pudessem ter mais do que as 200 horas. O que raio é que a RTP1 vai dar durante os períodos da manhã e tarde quando os JO forem em fusos horários mais simpáticos para nós? O "Verão Total... mente Irrelevante que ninguém vê aquilo"? Ao menos o canal ganhava um pouco de valor acrescentado nessa altura.

Eu propunha que a RTP Madeira e a RTP Açores fossem incluidos no acordo.
Assim os madeirenses ficam com menos horas de simultâneo com a RTP3 e os açorianos com menos repetições no seu canal durante a madrugada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, manocris disse:

Eu propunha que a RTP Madeira e a RTP Açores fossem incluidos no acordo.
Assim os madeirenses ficam com menos horas de simultâneo com a RTP3 e os açorianos com menos repetições no seu canal durante a madrugada.

Isso faz tanto sentido como ser vegetariano, mas comer carne ao almoço.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rolisus disse:

Se a RTP compra outro vez o pacote mínimo de 200horas para paris 2024, será uma grande vergonha para a estação publica , ainda por cima o fuso horário e mesmo favorável.

Já foi comprado e anunciado: 200h de J.O. na RTP em 2024.

há 2 horas, JDaman disse:

Isso faz tanto sentido como ser vegetariano, mas comer carne ao almoço.

Recordo-te que os canais regionais da RTP já emitiram os J.O.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, manocris disse:

Recordo-te que os canais regionais da RTP já emitiram os J.O.

Era numa altura em que a RTP2 era praticamente inexistente nas R.A.. Fazia todo o sentido assim. Agora já estão RTP1 e RTP2 disponíveis para todos por hertziano.

há 1 hora, Rolisus disse:

Vergonhoso, nada mais a dizer.

Nos JO 2020 ainda se compreendia , agora em Paris 24 não se compreende á não aposta.

C'est la vie. Eu também queria todo o Mundial de Futebol em aberto e não há dinheiro.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JDaman disse:

Era numa altura em que a RTP2 era praticamente inexistente nas R.A.. Fazia todo o sentido assim. Agora já estão RTP1 e RTP2 disponíveis para todos por hertziano.

C'est la vie. Eu também queria todo o Mundial de Futebol em aberto e não há dinheiro.

200 Horas não dá para nada, enquanto na maioria das estações publicas e 400 Horas para cima.

Dinheiro na RTP existe mas o Jogos Olímpicos não são a prioridade no canal, lamentavelmente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Rolisus disse:

200 Horas não dá para nada, enquanto na maioria das estações publicas e 400 Horas para cima.

Dinheiro na RTP existe mas o Jogos Olímpicos não são a prioridade no canal, lamentavelmente. 

Que eu saiba, uma BBC, RTVE ou ARD/ZDF não fazem a maioria. lol Além disso, há países onde nem há JO em sinal aberto no sentido tradicional da coisa, como na Suécia, onde passam no Kanal 5 e Kanal 9, que pertencem à WBD e estão apenas disponíveis como canais de pacote básico na TV paga.

Os JO são uma prioridade para a RTP. Tanto são que adquiriram sempre os direitos dos mesmos e, mesmo com as limitações, têm trabalhado muito bem para as tentar contornar e oferecer o máximo possível aos espectadores. Aliás, os JO tanto são um prioridade para a RTP, que a grelha normal de um dos canais é praticamente parada durante duas semanas e dedicada quase apenas e só aos JO e como excelentes resultados a nível de audiência para algo que não costuma envolver futebol. Sinceramente, acho mais grave que ignorem as participações de atletas portugueses nos JO de Inverno que não terem mais de 200h para os de Verão.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JDaman disse:

Que eu saiba, uma BBC, RTVE ou ARD/ZDF não fazem a maioria. lol Além disso, há países onde nem há JO em sinal aberto no sentido tradicional da coisa, como na Suécia, onde passam no Kanal 5 e Kanal 9, que pertencem à WBD e estão apenas disponíveis como canais de pacote básico na TV paga.

Os JO são uma prioridade para a RTP. Tanto são que adquiriram sempre os direitos dos mesmos e, mesmo com as limitações, têm trabalhado muito bem para as tentar contornar e oferecer o máximo possível aos espectadores. Aliás, os JO tanto são um prioridade para a RTP, que a grelha normal de um dos canais é praticamente parada durante duas semanas e dedicada quase apenas e só aos JO e como excelentes resultados a nível de audiência para algo que não costuma envolver futebol. Sinceramente, acho mais grave que ignorem as participações de atletas portugueses nos JO de Inverno que não terem mais de 200h para os de Verão.

Isso e mentira a rtp foi dos canais da EBU que menos horas emitiram.

@JDamancontinua a passar pano a Secção de desporto da rtp , que muito sabes fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Rolisus disse:

Isso e mentira a rtp foi dos canais da EBU que menos horas emitiram.

@JDamancontinua a passar pano a Secção de desporto da rtp , que muito sabes fazer.

Fontes disso?

E basta ires a umas quantas páginas atrás para veres que não passo panos quentes. Aliás, devo ser das pessoas mais críticas da direcção do Hugo Gilberto que para aqui anda. lol Aliás, há anos que enxovalho várias sub-direcções de desporto da RTP por muitas das vezes andarem a dormir em pé acerca de várias coisas, seja no andebol, no basquetebol, no râguebi, nos JO e até no próprio futebol! Eu sou do tempo de estar em fóruns e, junto com tanto outros, queixarmo-nos e estranhar-mos porque raio não estava a RTP a passar o Mundial de Sub-20 de futebol em 2011, quando, passados 4 anos, tínhamos uma participação portuguesa e a fazer bons resultados. Sou da altura de estar a ver as grelhas da RTP para os JO e a ter que ligar o PC com o DNS alterado para um serviço que me permitia ver os streams da BBC porque a RTP andava a dormir na cobertura dos JO. Fui dos que estranhou ver uma selecção de andebol pela primeira vez numa fase final em anos e a RTP não estar lá! Fui dos que estranhou ver a selecção portuguesa num EuroBasket e a RTP não estar lá! Fui dos que estranhou ver a selecção portuguesa de râguebi a cometer um feito inédito em 2007 (primeira selecção totalmente amadora a apurar-se para um Mundial) e a RTP não estar lá! Sou daqueles que acha que a RTP trata pessimamente o seu arquivo histórico de desporto e faz um completo desserviço à memória histórica do desporto português ao não recuperar, de forma contextualizada, o mesmo em emissões na RTP Memória (os últimos especiais do Mundial no ano passado foram só "meh").

Os JO são uma prioridade da RTP. Se não fossem, nem estavam no ar sequer. Por outro lado até podemos dizer que a RTP tem a sorte de ter operadores privados em aberto que não têm interesse nisto, mas, por outro, o pago tem sufocado os operadores em aberto nas duas últimas décadas e a RTP foi das que mais sofreu com isso. Os JO foram só a última machadada, mas já se sabia que mais cedo ou mais tarde estaríamos numa posição onde este tipo de limitações iria acontecer. Se não estivessemos a queixar das 200h, seria porque são apenas 300h ou 400h. Eu até acho que 200h é relativamente pouco e que basta termos alguma participações de desportos colectivos (andebol ou futebol) e vai logo tudo por água abaixo.

Por outro lado, com €3/mês de CAV e com um dos canais que emite os JO sem poder passar pub comercial querem o mesmo que uma ARD/ZDF ou BBC? Ganhem juízo! Eu próprio exijo que a RTP deva estar mais atenta a várias situações, mas também tento ser razoável. O JO nas mãos da Discovery devem-se ter tornado um produto ridiculamente dispendioso. Não ficaria chocado se os custos para a aquisição dos direitos tenham disparado a partir dos JO de 2016. Esta compra em bloco da UER talvez ajude a aliviar as contas nesse sentido e permita outras brincadeiras. Até lá, c'est la vie. É aguentar, como dizia o outro. O Eurosport Player custa €7/mês, €3,33/mês se for em subscrição anual.

Editado por JDaman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também há que ter em conta, na comparação com estações públicas de outros países, que a maior parte destes têm participações olímpicas bem maiores que a nossa. Dito isto, concordo que as 200h acabam sempre por saber a pouco e obrigam a uma ginástica complicada por parte da RTP. Espero que neste acordo se abra a possibilidade de alargar esse número de horas, ou pelo menos permitir que esta se ajuste às necessidades que o desempenho dos atletas portugueses pode gerar. Isto e voltar a ser possível transmitir dois eventos em simultâneo, algo que creio que não era possível nesta última edição. 

Noutro assunto: como já comentei no tópico de desporto da RTP2, a Volta ao Algarve volta este ano à RTP. Ainda não se sabe exactamente em que canal as etapas vão passar, mas a 1.ª etapa já aparece na grelha da RTPi América no dia 15 das 14h15 às 16h... horário que me leva a suspeitar que pode passar na RTP1.

  • Gosto 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, miguelalex23 disse:

Também há que ter em conta, na comparação com estações públicas de outros países, que a maior parte destes têm participações olímpicas bem maiores que a nossa. Dito isto, concordo que as 200h acabam sempre por saber a pouco e obrigam a uma ginástica complicada por parte da RTP. Espero que neste acordo se abra a possibilidade de alargar esse número de horas, ou pelo menos permitir que esta se ajuste às necessidades que o desempenho dos atletas portugueses pode gerar. Isto e voltar a ser possível transmitir dois eventos em simultâneo, algo que creio que não era possível nesta última edição. 

Noutro assunto: como já comentei no tópico de desporto da RTP2, a Volta ao Algarve volta este ano à RTP. Ainda não se sabe exactamente em que canal as etapas vão passar, mas a 1.ª etapa já aparece na grelha da RTPi América no dia 15 das 14h15 às 16h... horário que me leva a suspeitar que pode passar na RTP1.

E mesmo em alguns casos onde houve sub-licenciamento com um número de horas mais amplo, a WBD segurou algumas exclusividades. Por exemplo: a medalha de ouro da Finlândia no hóquei no gelo masculino em 2022 passou em exclusivo num canal da WBD por lá, apesar de haver acordo de sub-licenciamento com a Yle. Segundo o artigo da SportsPro que citei há uns dias aqui, parece também haver uma maior abertura editorial neste novo acordo, o que poderá levar a alguma flexibilização no número de horas, caso possa ser necessário, segundo entendi.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Rolisus disse:

Isso e mentira a rtp foi dos canais da EBU que menos horas emitiram.

@JDamancontinua a passar pano a Secção de desporto da rtp , que muito sabes fazer.

Faço a mesma pergunta do Mano Daman:
Tens alguma fonte? Por acaso há dias tive com o Carlos Albuquerque na RTP e ele disse-me que estas 200h são poucas, que compreende as insatisfações dos telespetadores, mas é o dinheiro dentro do orçamento que a televisão pública consegue.
Não penses que os J.O. são baratos como os jogos da Liga Bwin ou da Liga dos Campeões ou até mesmo de um Mundial.
A RTP tinha que cumprir rigorosamente as 200h, mas deu o seu melhor para dar destaque a tudo.

Editado por manocris
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, miguelalex23 disse:

Também há que ter em conta, na comparação com estações públicas de outros países, que a maior parte destes têm participações olímpicas bem maiores que a nossa. Dito isto, concordo que as 200h acabam sempre por saber a pouco e obrigam a uma ginástica complicada por parte da RTP. Espero que neste acordo se abra a possibilidade de alargar esse número de horas, ou pelo menos permitir que esta se ajuste às necessidades que o desempenho dos atletas portugueses pode gerar. Isto e voltar a ser possível transmitir dois eventos em simultâneo, algo que creio que não era possível nesta última edição. 

Noutro assunto: como já comentei no tópico de desporto da RTP2, a Volta ao Algarve volta este ano à RTP. Ainda não se sabe exactamente em que canal as etapas vão passar, mas a 1.ª etapa já aparece na grelha da RTPi América no dia 15 das 14h15 às 16h... horário que me leva a suspeitar que pode passar na RTP1.

Acho que Paris 2024 como ira passar em Portugal em horário super favorável acho que valia a pena haver emissão na rtp 1 e na rtp 2 em alguns momentos durante o dia.

Por exemplo passar por exemplo um "prova rainha" dos Jogos Olímpicos na rtp 1 e estar a dar um atleta português na rtp 2, já que isso é uma falha que a emissão da rtp em 2021 teve, estar sempre a saltitar e acabavam por não ver nada com jeito de nenhuma prova.

 

O Regresso da volta ao Algrave á rtp é uma grande Noticia , espero que seja com a realização da RTP como na volta a Portugal que está ao nível das melhores provas internacionais, já que as ultimas tem sindo medonhas na algravia. Parabéns para a RTP. Também consigo elogiar.

Editado por Rolisus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, miguelalex23 said:

Noutro assunto: como já comentei no tópico de desporto da RTP2, a Volta ao Algarve volta este ano à RTP. Ainda não se sabe exactamente em que canal as etapas vão passar, mas a 1.ª etapa já aparece na grelha da RTPi América no dia 15 das 14h15 às 16h... horário que me leva a suspeitar que pode passar na RTP1.

Vai dar na RTP1 a partir das 14:20 (após o Jornal da Tarde):

15 hours ago, Rolisus said:

O Regresso da volta ao Algrave á rtp é uma grande Noticia , espero que seja com a realização da RTP como na volta a Portugal que está ao nível das melhores provas internacionais, já que as ultimas tem sindo medonhas na algravia. Parabéns para a RTP. Também consigo elogiar.

Também tenho curiosidade em relação à realização e ao grafismo, até porque a Volta ao Algarve também deve dar na Eurosport.

Editado por Jet1000
  • Gosto 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Jet1000 disse:

Vai dar na RTP1 a partir das 14:20:

Também tenho curiosidade em relação à realização e ao grafismo, até porque a Volta ao Algarve também deve dar na Eurosport.

Pois se a Volta ao Algarve é a prova mais importante do Calendário Português, como já aqui disse, só têm de a transmitir, a desculpa de que é uma prova regional, neste caso não pega devido à excelente qualidade dos ciclistas que nela têm participado(a época em que calha no calendário ajuda muito).

Já agora, na minha opinião, Portugal tem 4 provas com  interesse, a Volta ao Algarve, a Volta ao Alentejo, mais recentemente uma clássica na Figueira da Foz e a mais fraca para mim a Volta a Portugal, mas neste ultimo caso é por causa da época em que calha no calendário, mas também não pode ser noutra altura, ou durar mais tempo, porque perderia público(particularmente os emigrantes, mas não só) e desceria no ranking, tudo o resto em Portugal infelizmente é paisagem.

Editado por tuscano
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, tuscano said:

Pois se a Volta ao Algarve é a prova mais importante do Calendário Português, como já aqui disse, só têm de a transmitir, a desculpa de que é uma prova regional, neste caso não pega devido à excelente qualidade dos ciclistas que nela têm participado(a época em que calha no calendário ajuda muito).

Já agora, na minha opinião, Portugal tem 3 provas com  interesse, a Volta ao Algarve, a Volta ao Alentejo e a mais fraca para mim a Volta a Portugal, mas neste ultimo caso é por causa da época em que calha no calendário, mas também não pode ser noutra altura, ou durar mais tempo, porque perderia público(particularmente os emigrantes, mas não só) e desceria no ranking, tudo o resto em Portugal infelizmente é paisagem.

Sim, essa desculpa foi muito esfarrapada. Mas compreendo que a RTP não transmita se outro canal "português" a transmitir.

A Volta ao Alentejo não conheço, mas a Volta a Portugal só tem interesse por uma questão histórica, desportivamente não me parece nada de especial, pelo menos comparando com a Volta ao Algarve. Este ano vai haver uma nova prova em Portugal pela primeira vez, a Figueira Champions Classic, que é uma clássica de 1 dia na zona da Figueira da Foz. Vai ser transmitida na Eurosport, e talvez na CMTV, pois o grupo Cofina é sponsor. Se a prova pegar, pode ser também bastante interessante.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Jet1000 disse:

Vai dar na RTP1 a partir das 14:20 (após o Jornal da Tarde):

Também tenho curiosidade em relação à realização e ao grafismo, até porque a Volta ao Algarve também deve dar na Eurosport.

Dá sim na eurosport

há 4 horas, tuscano disse:

Pois se a Volta ao Algarve é a prova mais importante do Calendário Português, como já aqui disse, só têm de a transmitir, a desculpa de que é uma prova regional, neste caso não pega devido à excelente qualidade dos ciclistas que nela têm participado(a época em que calha no calendário ajuda muito).

Já agora, na minha opinião, Portugal tem 3 provas com  interesse, a Volta ao Algarve, a Volta ao Alentejo e a mais fraca para mim a Volta a Portugal, mas neste ultimo caso é por causa da época em que calha no calendário, mas também não pode ser noutra altura, ou durar mais tempo, porque perderia público(particularmente os emigrantes, mas não só) e desceria no ranking, tudo o resto em Portugal infelizmente é paisagem.

É so mesmo algrave e portugal. O resto é encher chouriços, nem vale a pena emitir mais nada, apesar de este ano surgir uma classica no fim de semana antes na figurera que vai dar na cmtv é na eurosport/gnc. Por isso pensei que fosse dar novamente na cmtv, mas á verdade é que só fizeram porcaria é fiquei a saber que FPC acabou com o acordo com a cofina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Jet1000 disse:

Vai dar na RTP1 a partir das 14:20 (após o Jornal da Tarde):

Também tenho curiosidade em relação à realização e ao grafismo, até porque a Volta ao Algarve também deve dar na Eurosport.

 

agora mesmo, manocris disse:

Tenho a confirmação que a Volta ao Algarve será transmitida na RTP África. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Rolisus disse:

Dá sim na eurosport

É so mesmo algrave e portugal. O resto é encher chouriços, nem vale a pena emitir mais nada, apesar de este ano surgir uma classica no fim de semana antes na figurera que vai dar na cmtv é na eurosport/gnc. Por isso pensei que fosse dar novamente na cmtv, mas á verdade é que só fizeram porcaria é fiquei a saber que FPC acabou com o acordo com a cofina.

Sim tinha me esquecido dessa clássica, vou alterar o texto..

há 19 horas, Jet1000 disse:

Sim, essa desculpa foi muito esfarrapada. Mas compreendo que a RTP não transmita se outro canal "português" a transmitir.

A Volta ao Alentejo não conheço, mas a Volta a Portugal só tem interesse por uma questão histórica, desportivamente não me parece nada de especial, pelo menos comparando com a Volta ao Algarve. Este ano vai haver uma nova prova em Portugal pela primeira vez, a Figueira Champions Classic, que é uma clássica de 1 dia na zona da Figueira da Foz. Vai ser transmitida na Eurosport, e talvez na CMTV, pois o grupo Cofina é sponsor. Se a prova pegar, pode ser também bastante interessante.

Sim, tinha esquecido essa clássica na Figueira da Foz, já a coloquei no meu texto. A Volta ao Alentejo, ainda que seja mais fraca que a do Algarve e provavelmente a Clássica, por vezes ainda tem alguns ciclistas interessantes e já teve direito em alguns anos, a resumos na RTP2, por isso a mencionei. A Volta a Portugal falo nela pela tradição, pela história, por se ver o povo a aplaudir os ciclistas, etc, por que valor tem pouco.  Faz uns anos ainda tinha interesse uma prova, salvo erro patrocinada pelo Diário de Noticias, mas deixou de ter, é só mesmo essas 4, particularmente 2 delas Algarve e Figueira da Foz.

Editado por tuscano
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, tuscano disse:

Sim tinha me esquecido dessa clássica, vou alterar o texto..

Sim, tinha esquecido essa clássica na Figueira da Foz, já a coloquei no meu texto. A Volta ao Alentejo, ainda que seja mais fraca que a do Algarve e provavelmente a Clássica, por vezes ainda tem alguns ciclistas interessantes e já teve direito em alguns anos, a resumos na RTP2, por isso a mencionei. A Volta a Portugal falo nela pela tradição, pela história, por se ver o povo a aplaudir os ciclistas, etc, por que valor tem pouco.  Faz uns anos ainda tinha interesse uma prova, salvo erro patrocinada pelo Diário de Noticias, mas deixou de ter, é só mesmo essas 4, particularmente 2 delas Algarve e Figueira da Foz.

Estas a falar do GP do Jornal de Noticias?

Voltou entretanto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/01/2023 at 15:53, JDaman disse:

Por experiência própria, o "dia olímpico" em LA poderá terminar por volta das nossas 6 da manhã. Será possível ainda ver um grande número de eventos. Há também o factor NBC, que deverá querer puxar alguns eventos para o HN da Costa Leste americana e por isso, talvez seja possível grande parte dos eventos estarem despachados por volta das 4 da manhã.

"Alguns", mas devem ser os que interessam a eles: a selecção de basquetebol, os nadadores, as finais da velocidade no atletismo...

agora mesmo, Tim_CSC disse:

"Alguns", mas devem ser os que interessam a eles: a selecção de basquetebol, os nadadores, as finais da velocidade no atletismo...

E em relação a Brisbane, com essa brincadeira da NBC não se admitem se as finais dos 100 metros sejam às 13:00 locais ou assim...

On 31/01/2023 at 15:14, JDaman disse:

Que eu saiba, uma BBC, RTVE ou ARD/ZDF não fazem a maioria. lol Além disso, há países onde nem há JO em sinal aberto no sentido tradicional da coisa, como na Suécia, onde passam no Kanal 5 e Kanal 9, que pertencem à WBD e estão apenas disponíveis como canais de pacote básico na TV paga.

Os JO são uma prioridade para a RTP. Tanto são que adquiriram sempre os direitos dos mesmos e, mesmo com as limitações, têm trabalhado muito bem para as tentar contornar e oferecer o máximo possível aos espectadores. Aliás, os JO tanto são um prioridade para a RTP, que a grelha normal de um dos canais é praticamente parada durante duas semanas e dedicada quase apenas e só aos JO e como excelentes resultados a nível de audiência para algo que não costuma envolver futebol. Sinceramente, acho mais grave que ignorem as participações de atletas portugueses nos JO de Inverno que não terem mais de 200h para os de Verão.

Se não fosse a RTP, quem compraria?

On 01/02/2023 at 14:59, Jet1000 disse:

Vai dar na RTP1 a partir das 14:20 (após o Jornal da Tarde):

Também tenho curiosidade em relação à realização e ao grafismo, até porque a Volta ao Algarve também deve dar na Eurosport.

Deve ser como o dos anos anteriores, igual ao da Volta à Comunidade Valenciana e da Volta à Andaluzia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2/5/2023 at 7:57 PM, santos12 said:

A Volta ao Algarve, por norma, só começava a ser transmitida pelas 16h, que antes dava a Volta à Andaluzia, começando logo às 14h20, irá coincidir com a da Andaluzia.

No Guia TV da Eurosport 2, está a Volta à Andaluzia das 14:00 às 15:30, e a Volta ao Algarve das 15:30 às 17:00, ambas em direto. Acho que o Guia TV está na hora da Europa Central, se for o caso tem que se subtrair uma hora para ter a hora portuguesa.

Editado por Jet1000
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...