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Fuzuê


DanielNunes

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há 49 minutos, Duarte com D disse:

Isto é claramente Ricardo Linhares, e melhor de tudo não houve beco horrores. 

Não é. O Ricardo não interferiu quase nada como se pensa por aí. Saiu que ele apenas ajudou o Gustavo a salientar o potencial de certas personagens e tramas, adiantar alguns acontecimentos e só. Jamais um supervisor pode tornar-se o dono da novela. Não é assim que as coisas funcionam.  

Além disso, ele está bem longe de ser um grande autor. Se o fosse, a sua carreira teria sido diferente. Sempre viveu à sombra de outros autores, todas as suas obras a solo são esquecidas e para completar, a sua sinopse original mais recente está na gaveta há anos. 

O Gustavo continua a ser o responsável por toda a novela, foi ele que delineou absolutamente tudo, portanto acho de péssimo tom dizer que ele tem zero mérito em relação à atual fase excelente da novela. A novela sempre foi boa, só ficou melhor com as leves mudanças. 

O Ricardo interferiu tão pouco que o nome dele sequer é mencionado na abertura.

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há 1 hora, Vitória disse:

Não é. O Ricardo não interferiu quase nada como se pensa por aí. Saiu que ele apenas ajudou o Gustavo a salientar o potencial de certas personagens e tramas, adiantar alguns acontecimentos e só. Jamais um supervisor pode tornar-se o dono da novela. Não é assim que as coisas funcionam.  

Além disso, ele está bem longe de ser um grande autor. Se o fosse, a sua carreira teria sido diferente. Sempre viveu à sombra de outros autores, todas as suas obras a solo são esquecidas e para completar, a sua sinopse original mais recente está na gaveta há anos. 

O Gustavo continua a ser o responsável por toda a novela, foi ele que delineou absolutamente tudo, portanto acho de péssimo tom dizer que ele tem zero mérito em relação à atual fase excelente da novela. A novela sempre foi boa, só ficou melhor com as leves mudanças. 

O Ricardo interferiu tão pouco que o nome dele sequer é mencionado na abertura.

Mas tiveram que existir as mudanças certo?

Pelo alinhamento do Gustavo ainda estaríamos a levar com a gravidez da Olivia, por exemplo.

O melhor a nível narrativo que aconteceu a esta novela foi ser flop, para haver estas mudanças que a novela precisava mesmo, e que pela ideia do Gustavo nunca teria sido assim.

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há 27 minutos, Duarte com D disse:

Mas tiveram que existir as mudanças certo?

Pelo alinhamento do Gustavo ainda estaríamos a levar com a gravidez da Olivia, por exemplo.

O melhor a nível narrativo que aconteceu a esta novela foi ser flop, para haver estas mudanças que a novela precisava mesmo, e que pela ideia do Gustavo nunca teria sido assim.

Todas as novelas sofrem mudanças. Por algum motivo são obras abertas. Se ele conseguiu mudar para melhor, parabéns, porque nem sempre isso acontece. :haha:

Há pequenas exceções, claro, como Quando Mais Vida Melhor em que o público rejeitou a personagem Rose, mas teve que a engolir até ao final porque a novela estreou completamente gravada. Se não tivesse sido, certamente a personagem ia sair de cena. 

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há 2 horas, Vitória disse:

Não é. O Ricardo não interferiu quase nada como se pensa por aí. Saiu que ele apenas ajudou o Gustavo a salientar o potencial de certas personagens e tramas, adiantar alguns acontecimentos e só. Jamais um supervisor pode tornar-se o dono da novela. Não é assim que as coisas funcionam.  

Além disso, ele está bem longe de ser um grande autor. Se o fosse, a sua carreira teria sido diferente. Sempre viveu à sombra de outros autores, todas as suas obras a solo são esquecidas e para completar, a sua sinopse original mais recente está na gaveta há anos. 

O Gustavo continua a ser o responsável por toda a novela, foi ele que delineou absolutamente tudo, portanto acho de péssimo tom dizer que ele tem zero mérito em relação à atual fase excelente da novela. A novela sempre foi boa, só ficou melhor com as leves mudanças. 

O Ricardo interferiu tão pouco que o nome dele sequer é mencionado na abertura.

As mudanças que estão no ar em "Fuzuê" já têm o dedo do Ricardo Linhares há quase um mês sim, saíram noticias disso, inclusive no "O Globo". O @Duarte com D está certo.

O Gustavo Reiz teve a chance de escrever uma boa novela e preferiu focar naquela comédia forçada e no Twitter para hitar, tanto que teve que entrar o Ricardo Linhares para apostar no que interessa na novela.

há 3 horas, Vitória disse:

E ainda duvidam do potencial do Gustavo. 

Um potencial flopado e com um texto raso e constrangedor? 

Ele na Record foi um autor de segundo escalão e teve a chance de ter uma oportunidade na Globo e vai terminar como o maior fracasso das 19H. 

Ele tem é que ser corrido da Globo. 

Os grandes Marcílio Moraes e Cristiane Fridman são muito superiores a ele e com provas dadas são rejeitados. O problema é que com o flop do Gustavo Reiz, a Globo pode ter medo de apostar em exs. autores da Record.

Editado por Arun
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Ser supervisor de texto é orientar ao autor titular sobre os rumos em que precisam serem feitas.

 ""O supervisor tira dúvidas de roteiro, questões técnicas de cenas, duração da trama. Em termos de estilo, a gente não deve interferir. A não ser que tenha algum problema muito sério", explica Ricardo Linhares".

Como também somente isso ou escrever em conjunto ao autor titular, como foi o caso Silvio de Abreu quando pegou para escrever as novelas "Babilônia" e "A Lei do Amor". Contudo, a novela continua a ser do autor titular. Portanto, o Ricardo Linhares não é o autor da novela. Se fosse no caso de ajuda para escrever a novela que foi o caso de Walcyr Carrasco que pediu a ajuda de uma co-autora, sim, este tem o total poder de modificar e inserir as histórias como ele bem entender conjunto com o outro autor. Já no caso de Ricardo Linhares, ele não tem poder nenhum ali dentro, como não tem que seu nome não consta na abertura da novela. Geralmente quando a novela está no começo tem o nome creditado na abertura como foi em "Da Cor do Pecado" que Silvio de Abreu estava creditado como supervisor de texto. Outra novela que precisou de ajuda foi "Coração de Estudante" quando Carlos Lombardi entrou como supervisor da novela, orientou Emanuel Jacobina e logo deixou o autor escrever sozinho. 

Editado por DanielNunes
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há 13 minutos, DanielNunes disse:

Ser supervisor de texto é orientar ao autor titular sobre os rumos em que precisam serem feitas.

 ""O supervisor tira dúvidas de roteiro, questões técnicas de cenas, duração da trama. Em termos de estilo, a gente não deve interferir. A não ser que tenha algum problema muito sério", explica Ricardo Linhares".

Como também somente isso ou escrever em conjunto ao autor titular, como foi o caso Silvio de Abreu quando pegou para escrever as novelas "Babilônia" e "A Lei do Amor". Contudo, a novela continua a ser do autor titular. Portanto, o Ricardo Linhares não é o autor da novela. Se fosse no caso de ajuda para escrever a novela que foi o caso de Walcyr Carrasco que pediu a ajuda de uma co-autora, sim, este tem o total poder de modificar e inserir as histórias como ele bem entender conjunto com o outro autor. Já no caso de Ricardo Linhares, ele não tem poder nenhum ali dentro, como não tem que seu nome não consta na abertura da novela. Geralmente quando a novela está no começo tem o nome creditado na abertura como foi em "Da Cor do Pecado" que Silvio de Abreu estava creditado como supervisor de texto. Outra novela que precisou de ajuda foi "Coração de Estudante" quando Carlos Lombardi entrou como supervisor da novela, orientou Emanuel Jacobina e logo deixou o autor escrever sozinho. 

Não vamos ser ingénuos e ver que a entrada do Ricardo Linhares em "Fuzuê" foi do nada. Gustavo Reiz começou a novela sem supervisor de texto, o Ricardo Linhares entrou por ordem da Globo por conta da audiência em queda e a emissora sentir que a história não estava a ser desenvolvida da maneira correta. 

Tanto que ele veio com poder para modificar as tramas e agilizar a novela, junto com o autor titular. 

Se a Globo tivesse satisfeita com o desempenho da novela, não tinha inserido o Ricardo Linhares para fazer mudanças da novela, com ela a entrar na sua metade. "Fuzuê" está mais perto do capítulo 100, do que do 10.

Editado por Arun
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há 1 minuto, Arun disse:

Não vamos ser ingénuos e ver que a entrada do Ricardo Linhares em "Fuzuê" foi do nada. Gustavo Reiz começou a novela sem supervisor de texto, o Ricardo Linhares entrou por ordem da Globo por conta da audiência em queda e a emissora sentir que a história não estava a ser desenvolvida da maneira correta. 

Tanto que ele veio com poder para modificar as tramas e agilizar a novela, junto com o autor titular. 

Se a Globo tivesse satisfeita com o desempenho da novela, não tinha inserido o Ricardo Linhares para fazer mudanças da novela, com ela a entrar na sua metade.

Outras novelas sofreram deste mal. Reparam em "Coração de Estudante" o texto muda do capítulo 70 em diante com a intervenção do Carlos Lombardi. E olha que Emanuel Jacobina teve várias temporadas de "Malhação" aprovadas na Globo. Se não fosse a supervisão do Carlos Lombardi, "Coração de Estudante" não teria fechado nos 30 pontos arredondados. Emanuel Jacobina começou sem um supervisor de texto. "Coração de Estudante" era igual "Fuzuê" muitos achavam chata, e com a ajuda do Carlos Lombardi a novela engrenou. 

Outra temporada problemática que Ricardo Linhares pegou e também não tinha supervisão é "Malhação Conectados" esta tinha uma estrutura narrativa igual a "Fuzuê" cheios de mistérios em torno dos protagonistas. Ricardo Linhares resolveu o problema invertendo as protagonistas que uma era vilã e outra mocinha, a vilã passou a ser a mocinha e a mocinha passou a ser vilã. E tirou os mistérios da narrativa. 

Mas no geral a Globo errou em não colocar um supervisor logo para Gustavo Reiz. Não acho que é um autor ruim, eu abandonei a novela, por não me identificar. Mas, o texto é muito bom. Escrava Mãe está ai para comprovar que é um autor eficiente, a crítica no tempo da novela sempre foi positiva, e foi um dos sucessos do horário das sete da Record.

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Vocês precisam entender que o Gustavo errou tentando acertar. A sua sinopse foi aprovada numa altura que as comédias deste género funcionavam no horário. Ninguém ia adivinhar que o sucesso mais recente seria uma obra com um tom mais sério (Vai na Fé). As frases ditas constrangedoras funcionavam no passado, o problema é que as pessoas agora supostamente querem algo mais realista e percebem que ninguém fala daquela maneira fora da Internet. Ainda assim, considero os textos do Walcyr ainda mais constrangedores, mas como é o Walcyr a malta aplaude. :rolleyes:

Com ou sem Ricardo Linhares as mudanças seriam basicamente as mesmas. Mudar ligeiramente o tom, despachar personagens rejeitadas como a Olívia, por exemplo, e encerrar a trama do tesouro o mais rápido possível. Não é preciso ser nenhum génio para saber o que fazer num caso como este. 

Embora o Gustavo tenha muitos flops na carreira sempre foi um autor apreciado pela crítica e tido como promissor. Vou achar muito triste se o mandarem embora. 

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há 11 horas, DanielNunes disse:

Outras novelas sofreram deste mal. Reparam em "Coração de Estudante" o texto muda do capítulo 70 em diante com a intervenção do Carlos Lombardi. E olha que Emanuel Jacobina teve várias temporadas de "Malhação" aprovadas na Globo. Se não fosse a supervisão do Carlos Lombardi, "Coração de Estudante" não teria fechado nos 30 pontos arredondados. Emanuel Jacobina começou sem um supervisor de texto. "Coração de Estudante" era igual "Fuzuê" muitos achavam chata, e com a ajuda do Carlos Lombardi a novela engrenou. 

Outra temporada problemática que Ricardo Linhares pegou e também não tinha supervisão é "Malhação Conectados" esta tinha uma estrutura narrativa igual a "Fuzuê" cheios de mistérios em torno dos protagonistas. Ricardo Linhares resolveu o problema invertendo as protagonistas que uma era vilã e outra mocinha, a vilã passou a ser a mocinha e a mocinha passou a ser vilã. E tirou os mistérios da narrativa. 

Mas no geral a Globo errou em não colocar um supervisor logo para Gustavo Reiz. Não acho que é um autor ruim, eu abandonei a novela, por não me identificar. Mas, o texto é muito bom. Escrava Mãe está ai para comprovar que é um autor eficiente, a crítica no tempo da novela sempre foi positiva, e foi um dos sucessos do horário das sete da Record.

A diferença nessa altura é que a globo tinha diversos autores e havendo disponibilidade os metia a ajudar a corrir as tramas, hoje em dia que autores a globo tem fixos que ajudem tramas mais problemáticas a serem corrigidas? o Walcyr e o Linhares ... ?

Noutros tempos autores com primeira obra teriam sempre um supervisor, por exemplo o vilhena não foi atirado aos cães como o Gustavo, tinha a supervisão do Aguinaldo apesar de ter flopado na mesma. Mas se a globo deixou todo o mundo fugir então é normal que o que venha por aí seja uma sucessão de flops.

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há 3 horas, AndreRob disse:

A diferença nessa altura é que a globo tinha diversos autores e havendo disponibilidade os metia a ajudar a corrir as tramas, hoje em dia que autores a globo tem fixos que ajudem tramas mais problemáticas a serem corrigidas? o Walcyr e o Linhares ... ?

Noutros tempos autores com primeira obra teriam sempre um supervisor, por exemplo o vilhena não foi atirado aos cães como o Gustavo, tinha a supervisão do Aguinaldo apesar de ter flopado na mesma. Mas se a globo deixou todo o mundo fugir então é normal que o que venha por aí seja uma sucessão de flops.

"Boogie Oogie" não tinha supervisão de texto do Aguinaldo Silva. O nome dele não consta em nenhum momento da abertura da novela e nem da ficha técnica da novela. 

E ele nessa altura tinha "Império" no ar, seria impossível fazer a supervisão de texto de uma novela e escrever a sua. 

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há 1 minuto, Arun disse:

"Boogie Oogie" não tinha supervisão de texto do Aguinaldo Silva. O nome dele não consta em nenhum momento da abertura da novela e nem da ficha técnica da novela. 

E ele nessa altura tinha "Império" no ar, seria impossível fazer a supervisão de texto de uma novela e escrever a sua. 

O Aguinaldo supervisionou a novela no inicio, isso foi falado na altura... não deve ter sido a novela toda mas teve pelo menos no arranque a supervisão dele.

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Também tenho gostado desses últimos episódios. A comédia do autor não foge muito da comédia do Miguel Falabella, aliás, é muito semelhante. Basta ver um episódio de "As Filhas da Mãe" que já vão notar as semelhanças. Nesse horário, a única comédia inteligente e, de certa forma, mais trabalhada era a do Carlos Lombardi. Agora, Walcyr, Daniel Ortiz e Falabella não fogem muito do registo do Gustavo Reiz. 

O "problema" da novela é a caça ao tesouro. Estamos na Era do Imediatismo, ninguém quer pensar. Se isto fosse uma comédia romântica como a "Salve-se Quem Puder", com um plot de ação pelo meio, talvez, correria melhor. 

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Sacrifício de Fuzuê no ar: Entrada de socorrista de novela é confissão de culpa

A força-tarefa que a Globo armou para tentar salvar Fuzuê do fracasso histórico envolve uma medida drástica: o autor Ricardo Linhares, um dos veteranos no quadro de talentos da emissora, foi convocado para colocar nos eixos a trama pensada por Gustavo Reiz. A entrada de um "socorrista" é uma admissão de que colocar a novela das sete como foi idealizada no ar foi um erro.

Linhares, de 61 anos, tem experiência no cargo de socorrista. Ele ajudou novelas como A Lei do Amor (2016), Deus Salve o Rei (2018) e Amor de Mãe (2019). Mas também já esteve do outro lado da moeda e viu Silvio de Abreu intervir em Babilônia (2015). Agora, tem a missão de tentar fazer Fuzuê chegar ao seu fim da melhor maneira possível.

Um melhor planejamento poderia ter contornado esse drama. "Se é evitável de acontecer? Os equívocos fazem parte da jornada humana. Mas, em certos casos, talvez uma análise, um estudo um pouco mais aprofundado da estética e da linguagem geral do projeto à luz das ciências e do quadro psicossocial pudesse diminuir os erros. Ainda mais em tempos tão conturbados", diz Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo).

Não dá para disfarçar o sacrifício de uma trama no ar. "Quando um autor (supervisor, no caso) vem em socorro de outro ou substitui o autor titular da história, estamos diante de um problema. O caso mais famoso ocorreu em Anastácia, a Mulher Sem Destino, de Emiliano Queiroz (o ator), em 1967, na Globo. Produção onerosa, com elenco numeroso, tramas que não empolgavam", lembra o especialista em telenovelas.

À época, Janete Clair (1925-1983), que fazia sua estreia na Globo, assumiu a história e provocou um terremoto que matou a maioria dos personagens para ela poder conduzir Anastácia até o fim.

 

Compromisso com anunciantes

Alencar, que atualmente é diretor na TV Cultura, trabalhou na Globo e em outras emissoras. Ele sabe mais do que ninguém que não dá para simplesmente descartar uma novela que fracassa.

"Na maioria dos casos, quando há problemas em que a empresa produtora precisa reconduzir a história, opta-se por afastar o autor titular. Vez ou outra, um autor assume o papel de supervisor. Essa estratégia dá certo na medida em que a empresa não pode jogar fora o 'bolo' que está feito", detalha.

"Você reúne todos os ingredientes para o bolo: farinha, açúcar, milho, fubá; compra uma embalagem bonita. E esse bolo fica cru no meio!", continua Alencar. E, aí, o que fazer?

O bolo está assando (tal e qual as chamadas da novela), o cheiro bom pela casa e, quando você tira do forno, percebe que o bolo assou na lateral, mas ficou cru no meio. Só resta uma saída para minimizar o prejuízo: recuperar o bolo cru. Mas esse bolo nunca será 'aquele' bolo, o bolo bom, que você saboreia.  

Isso é o que ocorre com uma novela problemática, aponta o autor de a Hollywood Brasileira - Panorama da Telenovela no Brasil. Há contratos com os atores, anunciantes, os patrocinadores, ações de merchandising, custos a serem diluídos nos capítulos. Não dá para descartar uma novela quando ela está no ar apenas porque fracassou.

"O melhor é convocar um novo autor ou um supervisor para acompanhar o autor titular e trazer novos caminhos para a história."

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/sacrificio-de-fuzue-no-ar-entrada-de-socorrista-de-novela-e-confissao-de-culpa-111558

@Duarte com D

Editado por Arun
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há 3 horas, Afonso disse:

De tempos em tempos renasce uma Daenerys Targaryen na Marina Ruy Barbosa. :cryhappy:

Acho que até o fim da novela Preciosa vai ainda mais enlouquecer. No capítulo de ontem, ela estava bem louca. Infelizmente, com a grade da Globo que está, a novela não irá crescer como deveria. Pois, o capítulo de ontem estava muito bom. 

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há 1 hora, DanielNunes disse:

Acho que até o fim da novela Preciosa vai ainda mais enlouquecer. No capítulo de ontem, ela estava bem louca. Infelizmente, com a grade da Globo que está, a novela não irá crescer como deveria. Pois, o capítulo de ontem estava muito bom. 

Se nestes capitulos com as redes a elouquecer com as referencias não crescer nada mais fará crescer... felizmente para o autor mesmo que a novela tenha o selo de fracasso pelo menos repercursão na midia terá, tal como terra e paixão e o Kelmiro...  significa que pelo menos a novela não será totalmente esquecivel como vai ser Elas por Elas.

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há 12 horas, Vitória disse:

:adoro:

 

Esteve muito bem. Aliás a Marina sempre foi muito talentosa, desde criança, quando dava grandes contracenas à Fernanda Montenegro em "Belíssima", infelizmente teve o azar de pegar várias personagens que foram mal desenvolvidas e parecia que era a interpretação dela que era má. 

Mas basta ver "Morde & Assopra", "Totalmente Demais" ou até "Escrito nas Estrelas" para ver que sempre foi das melhores da sua geração.

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há 9 horas, Arun disse:

Além da supervisão de Ricardo Linhares, a Globo inseriu dois novos roteiristas aos colaboradores de "Fuzuê": Renata Corrêa ("Rensga Hits" e "Vai na Fé") e Zé Dassilva ("Império" e "O Sétimo Guardião").

Basicamente isto quer apenas dizer que o autor da novela foi basicamente dispensado... Isto já deve estar a ser quase tudo escrito pelo Linhares e os colaboradores.

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