Jump to content

SIC Gold / SIC Sempre Gold


Ambrósio

Posts Recomendados

SIC Gold foi o primeiro canal temático da estação de televisão portuguesa SIC a ser transmitido, iniciando as suas emissões a 29 de Junho de 2000.

Desenvolvido especialmente para o cabo, da sua programação constavam produções próprias da SIC que já tinham sido transmitidas naquele canal aberto.

Durante os seus dois anos de emissão, foi o canal temático da SIC com menor audiência no cabo.

Em parcerias com a Rede Globo o canal transmitiu diversas novelas da mesma com o áudio em português, entre elas Baila Comigo que teve até uma reprise em 1990 no mesmo.

Em 2002, foi substituído por um canal mais abrangente, o SIC Sempre Gold.

Fonte: Wikipédia

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIC Sempre Gold foi o canal que substituiu o SIC Gold a 29 de abril de 2002. A diferença entre estes dois canais é a de que este último, além do tipo de programas exibidos no canal anterior, transmitia também séries internacionais populares antigas, como Dallas, Falcon Crest, Cheers Aquele Bar, Quem Sai aos Seus, Uma Família às Direitas ou Uma Casa na Pradaria.

O seu público-alvo eram os telespectadores com mais de 35 anos de idade.

A SIC Sempre GOLD pretendia ser uma estação familiar, em oposição à SIC GOLD que atingia um público menos dinâmico, mais disponível para ver televisão e que passa muito do seu tempo em casa.

Este canal pretendia também atingir públicos novos. Para isso, a oferta da grelha de programação passava a incluir séries estrangeiras legendadas. Foram sucessos de há 20/30 anos que apelariam à memória colectiva de todos os telespectadores com mais de 35 anos de idade.

No entanto, tal como já acontecia com o SIC Gold, era o canal por cabo da SIC com menor audiência, tendo sido cancelado em 18 de outubro de 2004, com o surgimento de um canal com um conceito totalmente diferente, o SIC Comédia.

Fonte: Wikipédia

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LFTV disse:

A SIC Gold e a SIC Sempre Gold não eram praticamente a mesma coisa?

A SIC Gold limitava-se a transmitir programas antigos da SIC, a Sempre Gold incluia também programas e séries estrangeiros inéditos, mas eu não sou desse tempo, limitei-me a ver na net.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu adorava este canal quando era SIC Sempre Gold (quando era membro da Cabovisão, o canal ainda só estava na ZON (antes TV Cabo) - justamente na fase em que eles transmitiam novelas brasileiras. O canal só apareceu mais tarde nas outras companhias de televisão por cabo depois dessa fase) - acompanhava especialmente as séries antigas que tinham dado pela primeira vez na RTP mas que ou ainda não era nascido ou era muito pequenino para as acompanhar ("Fama", "Dallas", "Quem sai aos seus", "Uma família às direitas", "Tudo em família (Soap)", etc...) ;)

Promoções do canal quando era SIC Gold:

E outro quando já começava a ser SIC Sempre Gold:

 

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
On 26/06/2016 at 14:16, LAboy 456 disse:

Eu adorava este canal quando era SIC Sempre Gold (quando era membro da Cabovisão, o canal ainda só estava na ZON (antes TV Cabo) - justamente na fase em que eles transmitiam novelas brasileiras. O canal só apareceu mais tarde nas outras companhias de televisão por cabo depois dessa fase) - acompanhava especialmente as séries antigas que tinham dado pela primeira vez na RTP mas que ou ainda não era nascido ou era muito pequenino para as acompanhar ("Fama", "Dallas", "Quem sai aos seus", "Uma família às direitas", "Tudo em família (Soap)", etc...) ;)

Promoções do canal quando era SIC Gold:

E outro quando já começava a ser SIC Sempre Gold:

 

A programação que vi no primeiro vídeo era excelente!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me da SIC "Sempre" Gold (ainda era SIC Gold para mim) por causa de várias coisas: no último ano ainda emitiam a série SOS Croco que já deu na SIC generalista, o Primeiro Jornal dava às 15:00 e o Jornal da Noite à meia-noite e, claro, das séries antigas em horário nobre (algumas ainda passariam na RTP Memória - talvez foi o motivo do fecho deste canal).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 7 meses depois...

A tua história de subestação - capítulo 7: SIC Gold e SIC Comédia (parte 1: SIC Gold)

Em 2000, a TV Cabo fez um contrato com a SIC para criar três canais que inicialmente estiveram disponíveis na TV Cabo para depois se expandirem para o "resto". Dois dos projectos eram criados de raiz e um deles era pela participação no extinto CNL. Os dois canais que ainda existem são a SIC Radical e a SIC Notícias. Este canal que já não está entre nós (e não, não está com o também extinto programa da Universidade Aberta :P) chamava-se, durante os quatro anos de vida (curtos e intensos) de SIC Gold.
sic-gold.jpg
A SIC Gold, como a imagem indica, emitia no canal 6 da TV Cabo, onde mais tarde estaria a SIC Mulher (agora no 11). O conceito era básico: o canal emitia conteúdo antigo da SIC. Lógico. Já nesta página há várias promos do canal, o que acho suficiente.

Ao contrário da RTP Memória, que quando lançou já tinha um arquivo de 47 anos em progressão, o da SIC para a SIC Gold era de 8 anos em progressão, o que é uma diferença bastante avassaladora. Porém, inicialmente a grelha consistia basicamente em muitos e bons programas que a SIC produziu e alguns programas que a SIC nunca chegou a dar.

"Estes são os momentos de ouro da televisão. Ao longo de 8 anos a SIC trabalhou e fez tudo para lhe dar o melhor. Os portugueses sentiram em conjunto o que se passou na televisão que é portuguesa. À frente deste ecrã o telespectador riu e chorou, cantou e gritou, emocionou-se e emocionou. Foi criada uma cumplicidade entre a SIC e cada um dos portugueses, porque cada qual é como é. Recebemos na nossa casa quem nos visitou e fomos recebidos em milhões de casas da melhor forma possível, com um carinho que é só seu.

Quisemos retribuir e oferecer-lhe um canal no qual possa recordar o porquê de ter começado a preferir a SIC.

Só na SIC GOLD pode relembrar programas como o Jogo Limpo ou os primeiros episódios do Chuva de Estrelas onde quem melhor imita vence; a Grande Reportagem, onde se podem ver trabalhos de qualidade do género da grande informação; o início do Big Show SIC que deu movimento à televisão e pôs o país a saltar; as declarações do All You Need is Love; a excentricidade do Não se Esqueça da Escova de Dentes onde foi o cidadão anónimo a determinar os limites...

São sempre bons momentos: os de felicidade, entretenimento e boa companhia!

Henrique Mendes apresenta os melhores momentos da história da televisão, faz uma autêntica caça aos tesouros do pequeno ecrã. Num cenário virtual com um visual moderno, agradável e rico desfilam estrelas que são agora as principais figuras dos media em Portugal.

Emitida por cabo, a SIC GOLD procura chegar aos públicos mais exigentes, indo ao encontro das suas necessidades. Com inovação e com persistência a SIC enfrenta desafios que ela própria lança, tudo por sua causa!

A SIC GOLD é o primeiro canal temático da SIC, como tal faz parte de uma estratégia global da empresa e apresenta-se como um canal de reposições. São os sucessos da história da SIC que fazem o êxito da SIC GOLD, 24 horas por dia sempre em português.

A grelha da SIC GOLD comporta programas recentes em reposição, eventos desportivos actuais e espaços de programação mais sensíveis à audiência a atingir.

A SIC procura dar-lhe, através da SIC Gold, o que precisa, quer e tem saudades de ver no ecrã, com uma mensagem em forma de recordação.

SIC GOLD é ouro no cabo! É um canal que dá que falar e que ver!"

O primeiro canal temático da SIC (os outros dois só iriam arrancar no ano seguinte) teve uma boa reputação, embora algumas pessoas criticassem o canal. Por exemplo: alguém que achava que 65% da grelha era Fátima Lopes até mais não.

O canal chegou a emitir programas brasileiros, alguns deles nunca deram na SIC. Novelas que não eram da Globo (por causa do GNT, que vai ter direito a uma THdS se quiserem, e aposto que os pedidos serão imensos) como Xica da Silva (novela da extinta Manchete que deu na TVI), Sangue do meu Sangue (do SBT) e Pantanal (também da Manchete, que deu anteriormente na RTP e depois passou a dar na RTP Memória quando este canal foi lançado). Apesar do problema com o GNT, chegou a emitir Renascer, Baila Comigo e a série de comédia Os Trapalhões.

Porém, passado algum tempo, o canal começou a sentir uma dura crise e teve de alterar o seu formato para ser mais abrangente. A minha única memória da SIC Gold foi a de ter visto um Big Show SIC (isto foi pelo menos em 2001). Em 2002, antes da alteração, adicionaram algumas séries infantis (séries do Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, SOS Croco) e alguns blocos de televendas. Em Outubro, deu-se uma revolução.

gold_top.jpg

Apesar de alegadamente dizerem que o canal mudou de nome, estão enfanados, manteve-se como SIC Gold. Aos programas que a SIC Gold tinha na sua primeira fase, juntaram-se séries americanas do tempo do monopólio, anos antes de Francisco Pinto Balsemão ter dito a celebre frase "Esperem lá... e se eu usasse o dinheiro que achei ali perdido atrás do bidé para fundar um canal de televisão?". Se bem que o Balsemão nunca disse tal frase, of course, mas juntaram-se séries como ALF, Uma Casa na Pradaria, Quem Sai aos Seus, etc., e a repetição do Jornal da Noite à meia-noite (depois foi juntada uma repetição do Primeiro Jornal às 15:00). O canal passou a ser orientado a um público "menos dinâmico" e mais "familiar".

Tenho algumas memórias deste canal, sobretudo do SOS Croco, das repetições dos noticiários e de algumas séries americanas que davam, sobretudo Uma Casa na Pradaria (aposto que era a última vez em que um canal português emitiu a série - lembro me que por épocas do Natal de 2010 a SIC emitiu praticamente uma mini-série mais recente, mas não vi). Não sei o que é que levou ao fecho da SIC Gold. Será que o lançamento da SIC Comédia atribuiu-se ao lançamento da RTP Memória? Posto isto, a RTP Memória iria passar algumas das séries que a SIC Gold deu em tempos e as hipóteses de criar rivalidade ficaram postas de lado.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
  • 3 semanas depois...

Lembro-me bem deste canal, passava horas seguidas a ver isto. A programação era um luxo, o arquivo da SIC é maravilhoso. Na altura eu tinha 10 anos e já seguia as audiências. O canal tinha um dia ou outro mais sortudo mas no geral era de facto um desaire de audiências, o que me entristecia. Estava mais ou menos a meio da tabela ou abaixo de meio. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Promo de lançamento da SIC Gold (carinhosamente apelidada na altura de SICK Old), pelo apresentador do Ponto de Encontro. Este grafismo das latas douradas dava mais para canal de cinema clássico do que para uma SIC Gold :riso:

Agradecimentos ao @Kiko81 por este material raríssimo. Gravações do canal (ou pelo menos do grafismo da primeira fase) são praticamente nulas.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...