Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2012


David

Posts Recomendados

  • Respostas 538
  • Criado
  • Última Resposta

Incompreensível como meteram esse Sérgio Mateus voz-off em 2010, depois de no ano antes (em 2009) o Hélder Reis ter feito uma cobertura fantástica das semi-finais e da final do Festival na Rússia. É que esse Sérgio é mesmo irritante e inconveniente.

Este ano bem que o podiam voltar a repescar. Não gostei nada da Sílvia no ano passado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente que o pré-25 de Abril a música tinha outra mensagem, outra força, outra garra: era um bocado música de intervenção, de oposição ao poder (músicas com grandes instrumentais e poemas sonantes). Depois do 25 de Abril o Festival da Canção virou-se mais para o espectáculo. Mas não foi só o Festival da Canção... o Festival Eurovisão da Canção levou o mesmo rumo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos anos 80 o Festival português ainda chegava às multidões e era um espelho da boa música nacional. A partir do início dos anos 90, com surgimento das privadas, é que descambou tentando, nos últimos 2/3 anos, encontrar um rumo alternativo que, a meu ver, até tem sido minimamente bem sucedido!

(excepção feita, claro, à nódoa do ano passado com os inenarráveis Homens da Luta)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, nos anos 90 o Festival da Canção ainda estava bem vivo e as pessoas ainda ligavam muito. Foi a década da Lúcia Moniz (em que alcançámos o melhor resultado no ESC), da Sara Tavares, Dulce Pontes e Anabela, entre outros. Também foi uma boa década.

Acho que as pessoas deixaram de ligar no fim da década de 90, mais ou menos a partir de 1999 ou assim. E o início do novo milénio descambou por completo e até chegámos a não ir ao ESC e deixou-se de fazer Festival da Canção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as pessoas deixaram de ligar no fim da década de 90, mais ou menos a partir de 1999 ou assim. E o início do novo milénio descambou por completo e até chegámos a não ir ao ESC e deixou-se de fazer Festival da Canção!

Não fomos em 2002 como forma de protesto com os resultados de 2001. Já em 1970 não tínhamos participado porque em 1969 ganharam 4 países em simultâneo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi uma edição polémica e foi quando levamos lá a Simone de Oliveira que era uma das favoritas mas ficou entre os últimos lugares. Conta-se que aquela gala terminou já de madrugada, um empate a 4 países não estava contemplado no regulamento, daí terem decidido que ganhavam os 4. Espanha, França, UK e Holanda. No ano a seguir o Festival foi em Amesterdão, uma cidade "neutra" já que não dava para ser nas 4 capitais dos 4 vencedores em simultâneo xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, isso dos 4 países vencedores não sabia! :ohmygod: Que barraca! E isso lá faz algum sentido?! :cha:

Esse momento deve ter sido lindo. Engraçado é que pelo que li, é que um dos responsáveis da altura disse(quando lhe perguntaram se haveria possibilidade de acontecer um empate), no ensaio geral que isso nunca tinha acontecido e não via o porquê de acontecer. xD

O momento:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver... foi no ano em que no ensaio geral toda a gente dizia que Portugal deveria ficar em 2º (ou 3º) lugar e, afinal, ficámos no final da tabela (a Simone já contou esta história numa entrevista qualquer!). É o velho hábito nacional...

Até em 2008 fizeram o mesmo à Vânia Fernandes. Tudo a dizer que ela ficava no TOP5, no mínimo, e ficamos em 13º...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até em 2008 fizeram o mesmo à Vânia Fernandes. Tudo a dizer que ela ficava no TOP5, no mínimo, e ficamos em 13º...

13º lugar, tendo em conta a quantidade de países, não foi nada mau! E até ficámos no TOP5: ficámos em 2º lugar na nossa semi-final! :D LOL Mas sim, merecíamos ter ficado no TOP5; ainda por cima ganhou "Believe" que era uma grande porcaria!!!

Gostava de saber o que disseram à Lúcia Moniz em 1996. Seja o que for resultou! :D

Bem visto! :011:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fomos em 2002 como forma de protesto com os resultados de 2001.

Protesto em que sentido? À música vencedora ou ao resultado que a nossa canção alcançou? É que se foi pelo resultado da nossa canção, acho que nesse ano até fomos beneficiados, pois a seguir à dos Homens da Luta deve ter sido das piores músicas que levamos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este foi, decididamente, um dos anos em que fomos roubados à força toda na Eurovisão! Aqui, na Dinamarca, deu um documentário sobre as falcatruas da Eurovisão,e Portugal, como diz o documentário, deveria ter ganho em 1965,1968,1969,1971,1973,1974,­1979,1991,1996,2003,2008,2009.­Ou seja, se a Eurovisão fosse 100% honesta, teríamos 12 vitórias no Curriculum!

Não merece comentários,pois não? Saudações!

Retirado de um comentário, no youtube. É verdade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que essas datas sejam 100% verídicas, mas merecíamos ter ganho algumas, e acredito que no festival há interesses e por isso ganham determinados países, entre outras coisas... Há tempos vi na RTP Memória, o Carlos Mendes(representante nesse ano) que em 1972, era para termos vencido com "Festa da Vida", mas o regime da altura não queria gente de fora cá e por isso não ganhamos.

Por exemplo a Maria Guinot disse que no ano dela, 1984, havia uma senhora grávida que estava a cantar atrás do palco a música ao mesmo tempo que era interpretada no palco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Protesto em que sentido? À música vencedora ou ao resultado que a nossa canção alcançou? É que se foi pelo resultado da nossa canção, acho que nesse ano até fomos beneficiados, pois a seguir à dos Homens da Luta deve ter sido das piores músicas que levamos...

Penso que foi em torno dos péssimos resultados obtidos a seguir ao ano da Lúcia Moniz.

Nestes últimos anos, a Vânia Fernandes foi a nossa melhor aposta. Só não foi a Catarina Pereira por deficiências no apuramento dentro do nosso próprio festival, que não vou voltar a repetir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei desse comentário retirado do YouTube e fiquei com curiosidade em relação ao tal documentário!

Também me lembro de ter ouvido o Tozé Brito, numa das entrevistas que deu para a RTP aquando o Festival da Canção (deve ter sido há dois anos ou assim), em que falava que havia muitos "jogos de bastidores" e votos "comprados" no Festival. Contou que, no ano das Doce, houve delegações dos outros países que vieram ter com a comitiva portuguesa para negociar votos de modo a Portugal ser vencedor; ao que consta, nós não alinhámos nesses jogos e, mais uma vez, saímos "prejudicados" do ESC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...