Jump to content

Ficção SIC


Marta93
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

há 1 minuto, Arun disse:

"Laços de Sangue dá a Portugal o segundo Emmy consecutivo de melhor telenovela, o primeiro conquistado pela SIC." - Minuto 2:47. :confusa_julia:

Não sabia que "Meu Amor" era da SIC. :clink:

 

Laços de Sangue = 1° Emmy conquistado pela SIC,  já que no ano anterior tinha sido de Meu Amor, pela TVI. Não me parece que esteja errado. :mico:

  • Gosto 8
  • Obrigado 2
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma cena arrastadíssima (como todas) de Ganância, até fiz a média, em 2 eps que analisei.... as cenas têm em média 4 minutos e 12 segundos. Esta novela tinha diálogos a mais e cenas demasiado grandes. Tipo esta, e nem está completa ainda tem 2 minutos que não estão no vídeo

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Dimitri disse:

Uma cena arrastadíssima (como todas) de Ganância, até fiz a média, em 2 eps que analisei.... as cenas têm em média 4 minutos e 12 segundos. Esta novela tinha diálogos a mais e cenas demasiado grandes. Tipo esta, e nem está completa ainda tem 2 minutos que não estão no vídeo

 

E as prestações também são horríveis, forçadissimas :confusa_julia:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Vieira disse:

E as prestações também são horríveis, forçadissimas :confusa_julia:

A novela é, no seu todo, horrível. Lembro-me de muito pouco, mas este excerto que o @Dimitri gentilmente disponibilizou avivou-me a memória. :cryhappy:

Na ânsia de darem luta ao sucesso da ficção portuguesa na TVI, foram "com muita sede ao pote", como diz o ditado popular. Falharam miseravelmente nessa luta, tanto a nível de audiências como de qualidade. Decidiram contratar uma autora que ninguém conhecia, que nunca escreveu uma novela, colocaram no ar uma história sem pés nem cabeça, sem estrutura... foi mesmo tudo ao lado.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Dimitri disse:

Uma cena arrastadíssima (como todas) de Ganância, até fiz a média, em 2 eps que analisei.... as cenas têm em média 4 minutos e 12 segundos. Esta novela tinha diálogos a mais e cenas demasiado grandes. Tipo esta, e nem está completa ainda tem 2 minutos que não estão no vídeo

 

olha marido e mulher (não sei se já eram na altura) a contracenar 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ganância foi a pior das 4 primeiras novelas da SIC. E muitos atores mostraram descontentamento com o rumo da novela, um deles foi o Rogério Samora que até pediu para sair da novela. 

Fúria de Viver era boa e foi a que teve mais sucesso das primeiras. 

O Olhar da Serpente tinha uma boa história baseada em factos reais, uma permissa muito arriscada. Infelizmente foi um flop.

O Jogo era excelente, mas também não teve sucesso e passou a semanal à sexta-feira à tarde.

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cena da novela Fúria de Viver com os atores, Ana Brandão, Ana Oliveira, Rita Ribeiro e Nicolau Breyner.

 

há 18 minutos, D91 disse:

O Jogo era excelente, mas também não teve sucesso e passou a semanal à sexta-feira à tarde.

Sem dúvida a melhor, a todos os níveis, a anos luz das outras 3

Editado por Dimitri
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, D91 disse:

Ganância foi a pior das 4 primeiras novelas da SIC. E muitos atores mostraram descontentamento com o rumo da novela, um deles foi o Rogério Samora que até pediu para sair da novela. 

Fúria de Viver era boa e foi a que teve mais sucesso das primeiras. 

O Olhar da Serpente tinha uma boa história baseada em factos reais, uma permissa muito arriscada. Infelizmente foi um flop.

O Jogo era excelente, mas também não teve sucesso e passou a semanal à sexta-feira à tarde.

As novelas o Olhar da Serpente e O Jogo para mim eram as novelas que podiam fazer o remake:galderia: 

Já quero O Jogo em 2024 e Olhar da Serpente em 2025, mas não deve acontecer, o Daniel não vai alinhar nisso 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As primeiras novelas da SIC são totalmente renegadas pelo canal, jamais fariam algum remake :rofl: Se a SIC estivesse interessada em remakes talvez Laços de Sangue, mas sinceramente não gostaria de ver remake de nenhuma novela portuguesa da SIC.

Editado por Vieira
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 hours ago, Guida said:

A novela é, no seu todo, horrível. Lembro-me de muito pouco, mas este excerto que o @Dimitri gentilmente disponibilizou avivou-me a memória. :cryhappy:

Na ânsia de darem luta ao sucesso da ficção portuguesa na TVI, foram "com muita sede ao pote", como diz o ditado popular. Falharam miseravelmente nessa luta, tanto a nível de audiências como de qualidade. Decidiram contratar uma autora que ninguém conhecia, que nunca escreveu uma novela, colocaram no ar uma história sem pés nem cabeça, sem estrutura... foi mesmo tudo ao lado.

Sim, a desorientação da SIC nesse ano foi tão bem parodiada pela Contra-Informação na época: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/programacao-carnasic/

  • Gosto 1
  • Adoro 1
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC cometeu o erro de não deixar a Gabriela Sobral na liderança da ficção nacional. O Daniel a única coisa de interessante que fez na ficção foi Golpe de Sorte (que mesmo assim foi esticada demais) e Terra Brava e Flor sem Tempo.

Amor Amor, Sangue Oculto e Nazaré perderam-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou um bocadinho mais conservador nas ruturas das estruturas.

Acho, aliás, mesmo que não achasse os resultados colocavam isso a nu, que o Daniel errou na estratégia de "Festilizar" as novelas, contudo acho que Sangue Oculto e Flor Sem Tempo são produtos razoáveis.

Na SIC, com um perfil de público mais ativo, das piores estratégias que se pode ter é encolher os episódios....o que é que acontece...cai o live+vosdal e vê tudo em diferido em maratona.

Após Papel Principal, veremos a capacidade que tem de se reinventar. Eu acho que se ganhava em introduzir algum produto da Coral pelo meio e dar algum tempo da SP se renovar.

A ferida de PP pode ser muito grande junto das equipas da SP, incluindo atores, sendo importante gerir o tema a pinças, e isso faz-se com estabilidade.

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico com pena, a meu ver a SP produz infinitamente melhor que a Plural, basta ver os primeiros eps de AA, até PP, Alma e Coração etc... luxos super bem produzidos que a Plural não tem, a SP tem camaras, realizaçao mais profissional, é uma pena depois desses eps inicias mudarem-se sempre para cenários minusculos... a Plural só tem de melhor a EPC, os cenários da SP são fraquinhos

Editado por Dimitri
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os grandes problemas da ficção da SIC a meu ver são: 

- novelas sem uma identidade definida. Fata conceitos fortes. Falta uma história madura, bem pensada, com uma lógica, com princípio-meio-fim. 

- na sequência do ponto anterior as atuais novelas são compostas por personagens ocas e superficiais, não tem profundidade, não tem história. Servem unicamente a função de entreter.

- os episódios servem isso mesmo.... para entreter. Como as novelas duram 300 e muitos episódios, não se contam histórias... antes historietas do dia-a-dia, inconsequentes. Hoje em dia as novelas perderam a magia de nos fazer chorar, sofrer, torcer ou odiar determinada personagem. O público não cria vínculo. As histórias são todas iguais, as personagens também. 

- adotou-se o tom cómico (suposto leve). Abusa-se de um tom aparolado e exagerado de todas as personagens. 

- numero de episódios intermináveis. durações ridículas. Novelas paulatinamente remetidas para horários cada vez mais tardios. 

A SIC precisa de:

- abandonar este conceito atual de novela. Apostar numa novela clássica, bem dramática, com núcleos com temas sérios que toquem as pessoas. Com núcleos de humor restritos a 1 ou 2 enquadrados na história e cujas personagens também tenham uma história e as ditas "camadas". 

- fazer nova co-produção com a Globo. Muito do que se aprendeu com eles já se perdeu...

- fixar um número de episódios mais curto 150 a 200 (ou menos!) com durações razoáveis. Preferível produzir menos mas com mais qualidade. 

- fixar horários. novela tem de começar pelo menos às 21h30. Não arrastar finais de novela nem andar com parelhas infindáveis. Acaba uma e só depois começa outra.

- começar a abrir horizontes e compreender que a ficção não é só novelas, Que as séries e filmes não tem de ficar so no streaming e em horários "escondidos"

A SIC e a direção do Daniel precisam de voltar a ter a ousadia, criatividade e rasgo que demonstraram quando chegaram ao canal...

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Hotpoint disse:

- começar a abrir horizontes e compreender que a ficção não é só novelas, Que as séries e filmes não tem de ficar so no streaming e em horários "escondidos"

A SIC e a direção do Daniel precisam de voltar a ter a ousadia, criatividade e rasgo que demonstraram quando chegaram ao canal

Isso é verdade, quando chegaram apostaram logo numa SÉRIE, Golpe de Sorte, que deu em sinal aberto. Isto em 2019. Em 2020, veio a pandemia... e a OPTO, e com isso a maior parte das séries passaram a ser "exclusivas" da plataforma de streaming... Lembro-me que quando Esperança, de César Mourão, estreou na OPTO, emitiram o primeiro episódio na SIC, na noite de Natal de 2020 (penso eu), mas tornaram os restantes episódios exclusivos da plataforma de streaming. Em dezembro do ano passado (acho que foi no dia 31 mas sem certezas) chegaram a emitir uma espécie de compacto dos restantes episódios....

A minissérie sobre Lúcia, que estreou em Maio na OPTO, deu na SIC na semana das JMJ (início de agosto) em horários tardios, de quarta a sexta ... depois repetiram no sábado seguinte à tarde, porém várias pessoas têm acesso às gravações automáticas das boxes... ou então tem a OPTO (embora sejam poucos...).

 

há 4 horas, scinun disse:

Acho, aliás, mesmo que não achasse os resultados colocavam isso a nu, que o Daniel errou na estratégia de "Festilizar" as novelas, contudo acho que Sangue Oculto e Flor Sem Tempo são produtos razoáveis.

O que é incrível, é que apesar da Festa ser líder de audiências atualmente, AA1 chegou a estar taco-a-taco com a Festa (embora a Festa tenha ganho nas primeiras semanas). O pior veio depois...

Editado por TV1_22
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • eduu mudou o título para Innamoramento [brevemente]

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...