Jump to content

Dark [Netflix]

Cable Guy
 Share

Recommended Posts

Nova série original no Netflix, de produção alemã.

Para quem gosta de "Stranger Things", como eu, pode ser interessante :D  

Sinopse: Quatro famílias partem em busca de uma criança desaparecida, relevando um mistério sobrenatural que parece atravessar várias gerações.

Trailer:

Acho que vou espreitar !  Pensava que não ia estar interessado em mais nenhuma série este ano, mas sou capaz de ver uns episódios.

• Like 3

• 3 weeks later...
On 12/2/2017 at 9:50 PM, Bloody said:

Já vi o primeiro episódio, e confirma-se o que se tem dito da série: é um Stranger Things, mas maduro. O nível de mistério está acessível para manter a curiosidade em ver os próximos episódios. Espero não me desiludir. :) 

Já vi os primeiros dois episódios e estou a gostar bastante :D  

O primeiro episódio foi um bocado lento para mim e a meio dei para mim a pensar "Será que isto vai ser mesmo alguma coisa de jeito?!". Mas o suspense vai aumentando cada vez mais e a partir do segundo episódio a acção tem progresso mais rápido e fica tudo mesmo muito freaky e com imensos mistérios que aguçam a curiosidade sobre o que vai acontecer a seguir.

Quem gosta de "Stranger Things" vai, sem dúvida, gostar desta série. Se bem que é bem mais dark do que "Stranger Things", o elenco juvenil não tem aqueles aspectos por vezes cómicos para desanuviar o ambiente que existem em ST, aqui o ambiente é mais pesado. Mas é uma série muito bem feita e a forma como os mistérios são relacionados uns com os outros é muito intrigante.

tumblr_inline_n65ej5wLD41s6hbo5.gif

• Like 2

Já acabei de ver a primeira temporada.

À medida que a série avança, a minha curiosidade não paráva de aumentar, acabei por ver muitos episódios de seguida.

Os dois últimos episódios achei uma grande salganhada.

Sem dúvida que prefiro "Stranger Things", acho muito superior :D  Mas foi giro. Só que é dark demais para o meu gosto. Não há um único momento para desanuviar!... E nos dois últimos episódios esticaram-se demais, na minha opinião.

Quem não tiver visto a série completa, não leia os spoilers ;) 

Spoiler

Não gostei assim muito dos 2 últimos episódios. Uma grande salganhada de pessoas a voltarem ao passado e montes de trocas e perguntas sem respostas.

Também não gostei muito do final. Queria que o Jonas tivesse vencido e feito alguma diferença positiva em relação ao passado e futuro, mas pelos vistos ainda fez mais merda e meteu a humanidade em grandes embrulhadas para o futuro :lol::rolleyes:  Parece que acabou por vencer o "Mal", por isso não gostei muito. E ainda por cima porque o "Mal" é representado por aquele padreco, que a gente nem sequer consegue perceber quais os motivos dele, no final de contas. Foi um bocado irritante.

E por favor, despeçam a pessoa da produção que achou que aquela peruca da velha (Claudia) era realista :negative:  Parecia a governanta da Familia Adams, com aquele cabelo. Via-se mesmo que era postiço. E essa também foi outra personagem que não se percebeu que raio era o seu objectivo no meio daquilo tudo... os seus motivos eram também muito vagos.

Classificação final (de 1 a 10): 7 !  Dou um 8 até ao episódio 8, mas os episódios 9 e 10 recebem nota 6 da minha parte. Demasiado vibe de "Ministério do Tempo" para o final da série, até com a portinha para aceder ao passado/futuro :P e as trocas e baldrocas constantes nesses últimos 2 episódios, sem haver no final o mínimo de esperança de resolução dos problemas.

• 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Acabei hoje a primeira temporada e devo dizer que gostei da série!

Ao início achei um bocado confusa e não percebia bem certas coisas, mas depois comecei a entender melhor as passagens do tempo, a maneira como o passado se interliga com o futuro e o presente e o facto de, ao alterarmos uma ação no passado iremos afetar tudo o que vem a seguir! É uma série complexa pois custa a digerir todas as passagens do tempo mas quando se entende as ligações torna-se acessível!

Gostei muito do último episódio, que embora tenha deixado pontas soltas, esclareceu algumas dúvidas... O Helge mais velho a tentar parar o Helge mais novo e depois este sofreu um acidente... Foi interessante ver as personagens "velhas" a confrontarem-se com as "novas".

Fiquei curioso com o que vai acontecer com o Jonas depois de ele ter ido parar àquela confusão cheia de máquinas... E o Noah, devem explorá-lo melhor na segunda temporada, mostrar o passado dele, espero que sim. E o Bartosz, será que se vai tornar num peão do mal? Eis a questão! E outra coisa, foi o que aconteceu ao Ulrich? Será que vai ficar eternamente preso? Hum... 

• Like 1

• 1 month later...

Acabei de ver o quinto episódio. Estou a adorar o tema da série e a forma como os acontecimentos vão sendo mostrados, mas ainda não consegui entender a 100% toda esta situação ligada ao tempo. A ver se me concentro nos próximos episódios. xD

Terminei.

Preciso de assistência. O cérebro queimou.

Gostei bastante. Não percebi algumas coisas, até porque há pano para mangas para a segunda temporada. No geral, excelente série de suspense com uma premissa básica, porém contada de forma original. Levei dez episódios a montar as peças de todo o puzzle, sobretudo a associar personagens e as relações entre si. Espero ansiosamente pela continuação.

• 2 weeks later...
On 05/12/2017 at 19:35, Cable Guy disse:

Já acabei de ver a primeira temporada.

À medida que a série avança, a minha curiosidade não paráva de aumentar, acabei por ver muitos episódios de seguida.

Os dois últimos episódios achei uma grande salganhada.

Sem dúvida que prefiro "Stranger Things", acho muito superior :D  Mas foi giro. Só que é dark demais para o meu gosto. Não há um único momento para desanuviar!... E nos dois últimos episódios esticaram-se demais, na minha opinião.

Quem não tiver visto a série completa, não leia os spoilers ;) 

Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Não gostei assim muito dos 2 últimos episódios. Uma grande salganhada de pessoas a voltarem ao passado e montes de trocas e perguntas sem respostas.

Também não gostei muito do final. Queria que o Jonas tivesse vencido e feito alguma diferença positiva em relação ao passado e futuro, mas pelos vistos ainda fez mais merda e meteu a humanidade em grandes embrulhadas para o futuro :lol::rolleyes:  Parece que acabou por vencer o "Mal", por isso não gostei muito. E ainda por cima porque o "Mal" é representado por aquele padreco, que a gente nem sequer consegue perceber quais os motivos dele, no final de contas. Foi um bocado irritante.

E por favor, despeçam a pessoa da produção que achou que aquela peruca da velha (Claudia) era realista :negative:  Parecia a governanta da Familia Adams, com aquele cabelo. Via-se mesmo que era postiço. E essa também foi outra personagem que não se percebeu que raio era o seu objectivo no meio daquilo tudo... os seus motivos eram também muito vagos.

Classificação final (de 1 a 10): 7 !  Dou um 8 até ao episódio 8, mas os episódios 9 e 10 recebem nota 6 da minha parte. Demasiado vibe de "Ministério do Tempo" para o final da série, até com a portinha para aceder ao passado/futuro :P e as trocas e baldrocas constantes nesses últimos 2 episódios, sem haver no final o mínimo de esperança de resolução dos problemas.

Eu acho que tu não entendeste a série, porque a mensagem principal,

Spoiler

é a de que tu não podes alterar o tempo, se tu mexes nalguma coisa (efeito borboleta) e tentas mudar o futuro, podes acabar a fazer ainda pior.

Outra coisa: a questão do "bem" e do "mal", é uma questão muito debatida na série e tu nunca chegas a perceber quem é do "mal" e quem é do "bem", a série não te dá pistas suficientes para inferir isso, como disse o @Bloody .

Spoiler

O Noah refere isso no último episódio, tu podes ter a melhor das intenções e no entanto, podes fazer ainda pior, sem ter noção disso. Porque acreditas que estás a fazer o bem. A questão que fica é, o Jonas fez o que fez, porque ele "queria" ou porque estava predestinado para tal? Aí entras na questão do livre arbítrio, será que tu podes realmente tomar decisões ou isso não passa de uma ilusão e em qualquer linha temporal, tu irás fazer sempre o mesmo? O tal loop referido pelo Noah. É algo díficil de estabelecer, a linha entre o "bem" e o "mal", porque não parece haver ninguém verdadeiramente "mau" ou verdadeiramente "bom".

Eu ao contrário de ti, adorei os dois últimos episódios, a confusão temporal deu-me vários nós no cérebro, mas acho que foi muito bem conseguido. 

A Netflix está de parabéns, isto é obviamente muito superior ao Stranger Things, porque o monstro principal da série,

Spoiler

é o próprio tecido espaço-temporal, que manipula as personagens, como se de piões se tratassem. 

A construção das personagens também está muito bem feita, as motivações, as vidas, tudo encaixa num enorme puzzle, não há nenhuma personagem que tu possas dizer: ah, esta aqui está só para "encher". 

• 3 weeks later...

Comecei a ver a série, vi os 3 primeros eps. Bem, no geral gostei, mas não achei assim tão boa como dizem, pelo menos por agora. Em particular a banda sonora é irritante e chega a ser incomodativa com aquele ruido constante... depois eu não parava de pensar porque raio nenhuma personagem usava um guarda-chuva?!! Esse mistério era mais surreal pra mim do que o desaparecimento das crianças :lol:

• Like 1
  • LOL 2

• 1 year later...
  • 1 month later...

Temporada 2: 

No geral ficou ao nível da temporada 1: perfeita! E acho que até foi mais fácil de perceber. Todos os ingredientes continuam em força, e o factor "wow" ficou novamente bem presente. 

Momentos/pontos que mais gostei:

Spoiler

- Nunca esperava que a revelação de tudo fosse passar por tantas personagens, praticamente todas sabem o que se passa. A mudança dos momentos de cada um saber a realidade para o futuro e onde estão eram tão boas! :yes:
- A história, e a viragem, da Claudia Tiedmann. Não esperava que a morte do pai dela tivesse sido causada, direta ou indiretamente, por ela. Passou de uma suposta vilã para uma das melhores personagens, e se não fosse ela, o Jonas não saberia de nada.

- Pensávamos que o Michael ser o pai do Jonas já era lixado, então saber que a mãe da Charlotte é a própria filha... É de outro nível. :haha: Ainda por cima ser filha de um dos "vilões" (ainda não percebi bem o que o Noah é) da história. 
- Os reencontros entre passado-presente-futuro entre várias personagens foi também excelente, especialmente o Ulrich com o filho, e ainda quando ele viu os outros dois na estrada. Fiquei mesmo com pena dele. :( 

- Os últimos momentos foram muito bons. Não se sabe de nada! Se o Apocalipse foi do wormhole com o futuro, ou se foi alguma ligação com o passado... Que raio era aquela Martha (depois de estar supostamente morta), para onde é que terá ido a Katharina, o Jonas adulto mais todos os outros... :O 

O que menos gostei:

Spoiler

- A revelação do Adam ser o Jonas veio um bocado off-hand, mas acho que foi um bocado "meh". A revelação do Stranger ser o Jonas foi mais impactante, e não deixei de perceber na tentativa de um segundo choque. Houve, mas não em grande escala. 
- Toda a questão do Aleksander foi um enche-chouriços. Entendo que levou ao inspector fazer buscar à central e assim criar um wormhole com o futuro, mas toda a história podia ter sido resumida, não sei. Não gosto da personagem. :no: Nem dele, nem do Bartosz. 

Com isto, quero a temporada 3 ASAP. :haha: É provavelmente das séries que mais gosto de ver, supera Stranger Things em tudo. 

• Like 1

• 3 months later...
  • 6 months later...
há 1 minuto, Cláudio. disse:

Vou ter de rever as 2 temporadas primeiro, não me lembro de quase nada ainda por cima com a complexidade que isto tem!

Eu antes de ver a segunda temporada vi alguns recaps no Youtube a resumirem a primeira temporada, ajudou-me muito. 

Spoiler

:) 

• 5 weeks later...
  • 4 weeks later...