Jump to content

Grafismos de TV


DanielNunes

Posts Recomendados

On 31/07/2022 at 15:02, Televisão 10 disse:

Separador de verão da Antena 3 (Espanha):

Genérico dos Informativos Telecinco estreado este ano:

 

Parece que é comum que os canais de nuestros hermanos utilizem temas de músicas conhecidas... (respeito à Antena 3)

E o genérico dos Informativos T5 é bem melhor que o anterior, que parecia feito em PowerPoint (e era curto demais)

há 23 horas, ATVTQsV disse:

O Tajiquistão apoderou-se do tema do Último a Sair (que por si só já veio de um banco sonoro):

Se veio de um banco sonoro é natural que utilize o mesmo tema...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O genérico actual tem umas partes meio template, mas o que safa é a originalidade de ser num 1 gigante.

Cronologia:

Credo, muitos dos genéricos dos anos 80 e 90 pareciam toscos e alguns pareciam estar 5, 10 ou até mesmo 20 anos atrás do tempo

Igualmente, eles foram da água ao vinho na televisão em geral (apesar do golpe e de restrições com base nas leis do país), até nas exportações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não sei se aqui é o melhor tópico para me esclarecem uma duvida relacionada com os DOG dos canais de televisão, mas irei fazê-la e se houver um tópico próprio, digam-me. :)
 

A minha dúvida é quanto à posição do DOG, se há alguma razão em especial para em Portugal ser no canto superior esquerdo, e não no canto inferior direito como, por exemplo, no Brasil? Também já reparei que antigamente, durante os noticiários ficava no canto inferior esquerdo. 

Há algum padrão que tem que ser seguido, ou qualquer canal pode escolher onde o colocar?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Laurindinha disse:

Não sei se aqui é o melhor tópico para me esclarecem uma duvida relacionada com os DOG dos canais de televisão, mas irei fazê-la e se houver um tópico próprio, digam-me. :)
 

A minha dúvida é quanto à posição do DOG, se há alguma razão em especial para em Portugal ser no canto superior esquerdo, e não no canto inferior direito como, por exemplo, no Brasil? Também já reparei que antigamente, durante os noticiários ficava no canto inferior esquerdo. 

Há algum padrão que tem que ser seguido, ou qualquer canal pode escolher onde o colocar?

Em princípio, o canto em que se posiciona o DOG fica ao critério de cada emissora. Tens o exemplo da CNN Portugal que, desde que iniciou, tem o seu DOG no canto inferior direito (provavelmente seguindo instruções da CNN norte-americana). O único que a lei portuguesa expressa (penso que desde 1992, quando surgiram as TVs privadas) é que deve ser colocada, durante a programação, uma sinalização num dos cantos do ecrã com o nome ou logótipo do canal que está sintonizado (um DOG, neste caso), exceto durante os blocos publicitários.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Laurindinha disse:

Não sei se aqui é o melhor tópico para me esclarecem uma duvida relacionada com os DOG dos canais de televisão, mas irei fazê-la e se houver um tópico próprio, digam-me. :)
 

A minha dúvida é quanto à posição do DOG, se há alguma razão em especial para em Portugal ser no canto superior esquerdo, e não no canto inferior direito como, por exemplo, no Brasil? Também já reparei que antigamente, durante os noticiários ficava no canto inferior esquerdo. 

Há algum padrão que tem que ser seguido, ou qualquer canal pode escolher onde o colocar?

Por cá o padrão tende a ser no canto superior esquerdo julgo que por influência alemã (muitos canais alemães ainda usam o canto superior esquerdo como padrão, salvo algumas excepções). Aliás, quando começámos a usar DOG em Portugal a prática até era seguir algo mais comum noutros países europeus e o Canal 1/RTP1 tinha o DOG no canto superior direito, tendo depois mudado. Os cantos inferiores são evitados por cá devido ao uso de legendagem. Antigamente os canais usavam os cantos inferiores para os noticiários diria que por influências de coisas como CNN e afins.

Contudo, já tivemos outros casos de canais que mudaram o posicionamento dos DOGs por cá. A SportTV é o mais notório, na minha opinião. Durante anos usaram DOG no canto superior esquerdo, tendo mudado para o canto superior direito em 2013.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, LP 98 disse:

Em princípio, o canto em que se posiciona o DOG fica ao critério de cada emissora. Tens o exemplo da CNN Portugal que, desde que iniciou, tem o seu DOG no canto inferior direito (provavelmente seguindo instruções da CNN norte-americana). O único que a lei portuguesa expressa (penso que desde 1992, quando surgiram as TVs privadas) é que deve ser colocada, durante a programação, uma sinalização num dos cantos do ecrã com o nome ou logótipo do canal que está sintonizado (um DOG, neste caso), exceto durante os blocos publicitários.

 

há 10 horas, JDaman disse:

Por cá o padrão tende a ser no canto superior esquerdo julgo que por influência alemã (muitos canais alemães ainda usam o canto superior esquerdo como padrão, salvo algumas excepções). Aliás, quando começámos a usar DOG em Portugal a prática até era seguir algo mais comum noutros países europeus e o Canal 1/RTP1 tinha o DOG no canto superior direito, tendo depois mudado. Os cantos inferiores são evitados por cá devido ao uso de legendagem. Antigamente os canais usavam os cantos inferiores para os noticiários diria que por influências de coisas como CNN e afins.

Contudo, já tivemos outros casos de canais que mudaram o posicionamento dos DOGs por cá. A SportTV é o mais notório, na minha opinião. Durante anos usaram DOG no canto superior esquerdo, tendo mudado para o canto superior direito em 2013.

Muito obrigado por me esclarecerem esta dúvida. Ontem vi um vídeo no YouTube da TVI dos anos 90 e o logotipo (o de 1995-1996) [anexo 1] estava no canto inferior esquerdo durante a emissão normal, então surgiu-me esta dúvida. E noutro caso, durante o telejornal (em 1995), no canto inferior direito.

E quanto a ser logotipo ou marca d'água? Nesse caso é mesmo a critério da emissora, certo?

Aqui vejo que não é nada comum a marca d'água como DOG.

1.png1.png

Editado por Laurindinha
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Televisão 10 disse:

Não deixa também de ser curioso que enquanto no continente americano a posição mais comum é o canto inferior direito, no continente europeu, atualmente, só me recordo de tal ser prática em Espanha. 

Talvez tenha a ver com a tal questão da legendagem e de deixar a parte inferior do ecrã "desimpedida". Como sabemos, em Espanha, dobragens costumam ser a norma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, LP 98 disse:

Talvez tenha a ver com a tal questão da legendagem e de deixar a parte inferior do ecrã "desimpedida". Como sabemos, em Espanha, dobragens costumam ser a norma.

É provável, embora em França, na Itália e na Alemanha, onde a dobragem também é a norma, usem os DOG no parte superior do ecrã. 

Curiosamente, por cá, no AMC, mesmo com legendas, usam o DOG no canto inferior direito e não perturba a legendagem, a não ser quando colocam o oráculo "Está a ver".

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, bacalhaucomnatas disse:

parecem trazidos do final dos anos 2000 para a atualidade. das 3 televisões dos países bálticos, por causa do que vou seguindo no ESC, tenho a ideia que a mais moderna é a da Estónia :sleep:

Não sei se será a mais moderna, até porque tiveram este estúdio antiquado até 2017!

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Laurindinha disse:

E quanto a ser logotipo ou marca d'água? Nesse caso é mesmo a critério da emissora, certo?

Aqui vejo que não é nada comum a marca d'água como DOG.

A RTP1 teve "semi-marca-de-água" entre 2004 e 2007. Depois disso, passaram a opaco. Nem sempre, mas verdade seja dita que nesse aspecto, os canais da RTP têm conseguido ser sóbrios e não o festival de coloridos queima-Plasmas da SIC e TVI.

há 3 horas, Televisão 10 disse:

É provável, embora em França, na Itália e na Alemanha, onde a dobragem também é a norma, usem os DOG no parte superior do ecrã. 

Curiosamente, por cá, no AMC, mesmo com legendas, usam o DOG no canto inferior direito e não perturba a legendagem, a não ser quando colocam o oráculo "Está a ver".

Com o 16:9 a preocupação já não é tão grande em relação à legendagem, per se (depende da política de legendagem do canal). Mas há questões de legado que se mantém, daí este tipo de situações.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Televisão 10 disse:

Separadores da LRT, televisão pública da Lituânia:

 

Saudados do grafismo anterior a 2012 com aquela espécie de LT gigante no céu. Para mim foi o melhor grafismo que a televisão estatal lituana já teve.

Site do desenvolvedor. Vejam os separadores que referi, a imagem é muito boa

https://www.lapepro.lt/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Laurindinha said:

 

Muito obrigado por me esclarecerem esta dúvida. Ontem vi um vídeo no YouTube da TVI dos anos 90 e o logotipo (o de 1995-1996) [anexo 1] estava no canto inferior esquerdo durante a emissão normal, então surgiu-me esta dúvida. E noutro caso, durante o telejornal (em 1995), no canto inferior direito.

Assim de cabeça e resumidamente:

Canais 1 e 2 da RTP: DOG no canto superior direito de 1990 a meados de 1991; no canto superior esquerdo a partir daí. Nos primeiros dois anos (1990 a 1992) nem sequer usavam DOG em programas de informação. Só mesmo quando a SIC arrancou é que passaram a usar. De 1995 a 2004 usaram o DOG no canto inferior esquerdo para telejornais (e alguns programas de desporto ou informação).

SIC: De 1992 a 1997 DOG nos telejornais no canto inferior direito, influência da TV Globo, provavelmente; restantes programas no canto superior esquerdo. De 1997 a 2006 DOG no canto inferior esquerdo na informação. Daí em diante, canto superior esquerdo em todos os programas.

TVI: nos primeiros tempos usavam DOG canto superior esquerdo em todos os programas (era semi-transparente). Em outubro de 93 passaram a usar DOG no canto inferior esquerdo em programas de informação; em meados de 94 mudaram para o canto inferior direito. No novo DOG de 95 voltaram ao canto inferior esquerdo para programas informativos, e assim se manteve até 2004. De lá para cá, canto superior esquerdo.

Editado por Rangel
  • Gosto 5
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Rangel disse:

TVI: nos primeiros tempos usavam DOG canto superior esquerdo em todos os programas (era semi-transparente). Em outubro de 93 passaram a usar DOG no canto inferior esquerdo em programas de informação; em meados de 94 mudaram para o canto inferior direito. No novo DOG de 95 voltaram ao canto inferior esquerdo para programas informativos, e assim se manteve até 2004. De lá para cá, canto superior esquerdo.

E agora, em 2022, voltam a usar o DOG no canto inferior direito em programas de informação :haha:

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/08/2022 at 20:03, Televisão 10 disse:

Separadores da LRT, televisão pública da Lituânia:

 

Alguns dos separadores fazem lembrar os utilizados atualmente pela RAI.

há 20 minutos, Televisão 10 disse:

Jornal cultural da Suspilne, televisão pública ucraniana:

 

Grafismo muito bom (penso que foi feito pela BBC?), apesar do país estar em guerra...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fim de emissão da ORTN do Níger há dois anos, muitos utilizadores daqui como eu já viram o compacto do EifelDX gravado por satélite em 1993 (com falhas no som devido a, eu acho, tentar colocar o sinal da rádio nacional). Aos 9/10 minutos entra o separador com um instrumento local qualquer, e ainda por cima recuperaram o hino nacional que abria e fechava as emissões nos anos 90 e puseram um GIF da bandeira nacional para piorar :D

 

Depois durante a madrugada repetem programas sem DOG, como o noticiário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...