Jump to content

Aqui Tão Longe


Vieira

Posts Recomendados

  • Respostas 325
  • Criado
  • Última Resposta
há 27 minutos, Maya disse:

A RTP errou bastante na produção desta série. :| Só espero que a RTP saiba reconhecer o erro e compense o seu público, produzindo com mestria a sua próxima série... 'Dentro'. 

Pelo que sei já está gravada essa. Só espero que esteja bem feita.

Acho que o problema é gravarem tudo a correr para fazerem uma dezena de séries por ano. Exagero claro. Porque não fazer poucas séries mas com qualidade? Ao menos que se esmerem em "Ministério do Tempo"!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Eoburrosoueu disse:

Pelo que me disseram, essa série será uma produção low-cost, feita maioritariamente em ecrã verde... Pouco a ver com o original espanhol, portanto.

É tudo low cost... não sei como a rtp pensa convencer alguém a comprar ou a ver séries que se notam a milhas que são feitas com poucos recursos e a correr... enfim...

É como diziam o dinheiro que gastaram em 10 séries gastavam em 5 com uma qualidade maior e pensada estrategicamente para a grelha, não esta salganhada semi diária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, pickles disse:

É tudo low cost... não sei como a rtp pensa convencer alguém a comprar ou a ver séries que se notam a milhas que são feitas com poucos recursos e a correr... enfim...

É simples: não convence :)

A BBC gastou 18 milhões de libras (23 milhões de euros) na série The Night Manager, que só teve 6 episódios. Sim, 23 milhões de euros em seis episódios e não foi nos EUA, foi em Inglaterra.

A série passou há menos de um mês e a BBC anunciou que já recuperou todo o investimento. Várias vezes

A história até não é nada do outro mundo, mas a série parece um filme. Um filme caro. Os olhos também comem e para se ter alguma hipótese no mercado internacional (ou mesmo no nacional) é preciso apostar bastante na parte técnica. E, já agora, ter uma boa história!

Para mim, fazer coisas como o Aqui Tão Longe é literalmente deitar dinheiro (do contribuinte) à rua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, miguelalex23 disse:

O modelo escolhido pela RTP para as séries é discutível, claro, mas para quê andarmos com comparações com a BBC quando todos sabemos que são realidades incomparáveis? 

É esse o problema de grande parte dos portugueses: metem na cabeça que uma televisão portuguesa tem tantos meios para fazer uma série como uma BBC ou mesmo uma ABC, CBS, FOX, NBC,AMC, HBO e agora o Netflix... depois claro acham que são produções mais fracas quando são inundados por séries no Cabo e já nem sequer dão uma oportunidade a sério às portuguesas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, canal5 disse:

É esse o problema de grande parte dos portugueses: metem na cabeça que uma televisão portuguesa tem tantos meios para fazer uma série como uma BBC ou mesmo uma ABC, CBS, FOX, NBC,AMC, HBO e agora o Netflix... depois claro acham que são produções mais fracas quando são inundados por séries no Cabo e já nem sequer dão uma oportunidade a sério às portuguesas...

Os profissionais do audiovisual em Portugal recebem dez vezes menos do que nos EUA. E isto já é ser simpático.

A RTP gasta 90 milhões de euros em conteúdos por ano. Não dá para fazer umas 5 séries boas por ano?

Vamos fazer aqui umas contas rápidas. Digamos que essas 5 séries têm 10 episódios por temporada e que cada episódio custa 200 mil euros (o que em Portugal já dá para fazer algo de altíssima qualidade). Temos 5 x 10 x 200 = 10 milhões de euros.

Não só a RTP agora gasta bem mais do que isso com ficção, como gasta em produções medíocres como esta que não interessam nem ao menino Jesus...

E os portugueses até deram uma oportunidade ao Aqui Tão Longe. O primeiro episódio teve quase 700 mil espectadores. Depois disso veio por aí abaixo e agora já nem consegue 200 mil.

Portanto, desculpem lá, mas a RTP não faz muito melhor porque não quer. Ou porque não lhe interessa fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, Eoburrosoueu disse:

Os profissionais do audiovisual em Portugal recebem dez vezes menos do que nos EUA. E isto já é ser simpático.

A RTP gasta 90 milhões de euros em conteúdos por ano. Não dá para fazer umas 5 séries boas por ano?

Vamos fazer aqui umas contas rápidas. Digamos que essas 5 séries têm 10 episódios por temporada e que cada episódio custa 200 mil euros (o que em Portugal já dá para fazer algo de altíssima qualidade). Temos 5 x 10 x 200 = 10 milhões de euros.

Não só a RTP agora gasta bem mais do que isso com ficção, como gasta em produções medíocres como esta que não interessam nem ao menino Jesus...

E os portugueses até deram uma oportunidade ao Aqui Tão Longe. O primeiro episódio teve quase 700 mil espectadores. Depois disso veio por aí abaixo e agora já nem consegue 200 mil.

Portanto, desculpem lá, mas a RTP não faz muito melhor porque não quer. Ou porque não lhe interessa fazer...

O 1º episódio teve Benfica na Champions antes e agora tem o quê? The Big Picture, que apesar de não ter audiências más tem cerca de 4x menos pessoas a ver que futebol...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, miguelalex23 disse:

OK, muito bonito, fazem-se 5 séries muito boas com uns 50 episódios no total e estoira-se o orçamento da ficção nisso. Como um ano tem 12 meses, no resto do ano dá-se o quê, mesmo? :rolleyes:

Apostam em outros formatos, por exemplo o big picture resultou, os talent shows têm resultado, é apostar em algum infoentertainment mais e a grelha está feita...

fazendo 4 séries anuais (por exemplo) com uns 26 episódios, dando de forma semanal tens a oportunidade de exibir pelos menos duas por semana (reduz o peso na grelha)... preferem fazer 10 com durações estranhas e a dar de forma diária... n consigo entender o modelo e como se nota não funciona. Para se fazer algo de qualidade é preciso algum tempo, aqui não há tempo é tudo feito em modo novela...

Ninguém espera que a rtp produza com a qualidade e o dinheiro da BBC, mas é preciso critérios a escolher o que se quer e fazer bem. Uma coisa já percebemos existem argumentistas e capacidade de produzir... falta haver uma estratégia, que não é fazer coisas ao monte só porque parece bem...

A rtp tem um histórial  boas produções, se calhar com alguns apertos contabilisticos também mas que ficaram bem vistas pela qualidade... até agora nada do que esta direcção fez neste campo foi digno de nota (Terapia até pode ter sido elogiada mas eu continuo a achar que foi um erro e uma teimosia do Castelo somente)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, pickles disse:

Apostam em outros formatos, por exemplo o big picture resultou, os talent shows têm resultado, é apostar em algum infoentertainment mais e a grelha está feita...

fazendo 4 séries anuais (por exemplo) com uns 26 episódios, dando de forma semanal tens a oportunidade de exibir pelos menos duas por semana (reduz o peso na grelha)... preferem fazer 10 com durações estranhas e a dar de forma diária... n consigo entender o modelo e como se nota não funciona. Para se fazer algo de qualidade é preciso algum tempo, aqui não há tempo é tudo feito em modo novela...

Ninguém espera que a rtp produza com a qualidade e o dinheiro da BBC, mas é preciso critérios a escolher o que se quer e fazer bem. Uma coisa já percebemos existem argumentistas e capacidade de produzir... falta haver uma estratégia, que não é fazer coisas ao monte só porque parece bem...

Eu concordo com tudo isso, nunca gostei deste modelo de séries diárias... agora, não vou é fingir que isso não traz mais custos. E também não vou achar que basta fazer um produto muito caro e bem feito que o público vem a correr ver a RTP1. Principalmente se não estiver englobado numa estratégia global de toda a grelha.

Já agora, para corrigir uma ideia errada expressa anteriormente: uma coisa é o que a RTP gasta em conteúdos para todo o universo RTP, outra coisa é o orçamento que a RTP1 tem para ficção (obviamente não são 90 milhões).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Rui Gonçalves disse:

O 1º episódio teve Benfica na Champions antes e agora tem o quê? The Big Picture, que apesar de não ter audiências más tem cerca de 4x menos pessoas a ver que futebol...

Desculpa a correcção mas o primeiro episódio teve foi o Portugal x Bélgica ;):) Eu sei que pouco importa mas lembrei-me :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, miguelalex23 disse:

OK, muito bonito, fazem-se 5 séries muito boas com uns 50 episódios no total e estoira-se o orçamento da ficção nisso. Como um ano tem 12 meses, no resto do ano dá-se o quê, mesmo? :rolleyes:

E achas que algum canal do mundo tem dinheiro para dar conteúdos inéditos a toda a hora? Todos têm esse problema e resolvem-no com (muitas) repetições, conteúdos mais baratos nas alturas de menor consumo, etc.

Os problemas da RTP não são únicos, antes pelo contrário: são comuns a todos os canais, sobretudo os de serviço público. A estratégia para resolver esses problemas é que é muito diferente e os resultados estão à vista... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/04/2016 at 10:39, Eoburrosoueu disse:

Pelo que me disseram, essa série será uma produção low-cost, feita maioritariamente em ecrã verde... Pouco a ver com o original espanhol, portanto.

O original espanhol é feito com uma grande percentagem de chroma. É como El Principe, ninguem diz que aquilo é Chroma, e ai existe quase na totalidade das cenas exteriores. E vamos ver uma coisa essa forma de trabalho não obriga a que seja low cost, trata-se de uma optimização de meios, porque podem ter a certeza, o cgi não é muito mais barato que a imagem real. Uma coisa que pode obrigar ao uso do chroma é o facto de Portugal ser um pais de vocação turistica e passo a explicar, a serie passa-se em diversos locais e epocas da história de Portugal, Logo, vai passar-se em muitos monumentos, museus etc. Como acredito que todos sabem, um episódio de uma serie não se grava num dia e imagine-se por exemplo que um dos episodios tratava do regicidio (no terreiro do paço). ou do 25 de abril, (no carmo)é muito mais facil numa cidade que vive em grande parte do turismo usar umas horas de um dia para captar os planos gerais do que estar a fechar ruas e monumentos durante dias, Depois essas imagens de chroma serão truncadas com imagem de estudio. Mas basicamente quero é deixar uma coisa clara com aquilo que trabalho todos os dias. Chroma e CGI não é sinal de low cost e falta de meios, por vezes sai muito mais caro, vejam o exemplo de game of thrones ou once upon a time onde quase todos os cenarios são virtuais e eu espero que seja essa a opção da produtora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, DoAudiovisual disse:

Mas basicamente quero é deixar uma coisa clara com aquilo que trabalho todos os dias. Chroma e CGI não é sinal de low cost e falta de meios, por vezes sai muito mais caro, vejam o exemplo de game of thrones ou once upon a time onde quase todos os cenarios são virtuais e eu espero que seja essa a opção da produtora.

Eu não disse que era low cost por usar chroma. É low cost porque a RTP quer gastar pouco dinheiro com a série (segundo me disseram) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, HHHugo disse:

Esta série é sobre o quê mesmo?

É sobre terrorismo, não somente de uma forma prática, mas também psicológica. Não me sei explicar muito bem.

há 1 hora, Magazine disse:

Esta coisa tem 2ª temporada? :|

Sim tem, devido à entrada da Manuela Couto, que vai mudar (já mudou) a família da Cristina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, VascoSantos disse:

Sim tem, devido à entrada da Manuela Couto, que vai mudar (já mudou) a família da Cristina.

Eles podiam ter aproveitado o gancho do episódio anterior e avançaram 8 meses, não sei se foi uma boa ideia. 
Manuela Couto é sempre um bom reforço, espero que tenha uma boa personagem. 
Finalmente, deram algum espaço de manobra ao Rui Mendes para arrasar como ontem na cena com a gravida e depois com o marido dela. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...