Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

 

3 hours ago, AndreRob said:

sim totalmente, as novelas começaram a carregar toda a grelha da sic e com isso também muito intertenimento foi surgindo que quebrou o cinzentismo da rtp... em pouco mais de dois anos a sic já estava a disputar a liderança depois a rtp afundou-se em estratégias sem grande sentido...

Tanto assim era, que curiosamente o Moniz quando chegou à TVI em 98 tentou chegar a acordo com a Globo para comprar novelas. Claro que falhou no seu objetivo mas ainda assim conseguiu comprar uma série, A Justiceira, que foi um sucesso para o que a TVI fazia nessa altura. De imediato a SIC logo estendeu o exclusivo às séries…

Editado por Rangel
  • Gosto 1
  • Surpresa 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Marouf disse:

Alguém tem gravações de corridas de F1 da RTP desde os anos 80 até passar os direitos para a SportTV?

Alguém tem os episódios 4 e 5 da série "Era uma vez no Iraque"?

obrigado

Tenho São Marino em 2004 em digital, apenas.

Há um Youtuber, tugatomsk acho eu, que mete vídeos de corridas com gravações da RTP1 e RTP África. Tenta falar com ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rangel disse:

 

Tanto assim era, que curiosamente o Moniz quando chegou à TVI em 98 tentou chegar a acordo com a Globo para comprar novelas. Claro que falhou no seu objetivo mas ainda assim conseguiu comprar uma série, A Justiceira, que foi um sucesso para o que a TVI fazia nessa altura. De imediato a SIC logo estendeu o exclusivo às séries…

TVI devia ter tentado parcerias fixas com a Record, SBT ou Manchete.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, Fadokimi disse:

TVI devia ter tentado parcerias fixas com a Record, SBT ou Manchete.

O objetivo acabou por ser a ficção nacional e ainda bem.

As novelas da Record e SBT nunca tiveram muito sucesso por cá e a Manchete entretanto faliu. Mas também sempre produziram menos novelas que a Globo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, D91 disse:

O objetivo acabou por ser a ficção nacional e ainda bem.

As novelas da Record e SBT nunca tiveram muito sucesso por cá e a Manchete entretanto faliu. Mas também sempre produziram menos novelas que a Globo.

Sim, novela nacional é sempre a melhor opção, mas uma faixa para estrangeiras cairia bem como das Televisas ou do SBT  ou Record nos anos 2000.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Fadokimi said:

TVI devia ter tentado parcerias fixas com a Record, SBT ou Manchete.

Foram pela melhor alternativa, a ficção feita em Portugal. Aproveitaram as bases criadas pela produtora do Nicolau Breyner na RTP (faziam normalmente uma novela por ano), a NBP, que vieram a adquirir posteriormente.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rangel disse:

Foram pela melhor alternativa, a ficção feita em Portugal. Aproveitaram as bases criadas pela produtora do Nicolau Breyner na RTP (faziam normalmente uma novela por ano), a NBP, que vieram a adquirir posteriormente.

Segundo uma aula onde estive recentemente foi também para combater o excesso de produções brasileiras, mais na virada do milénio, o que levou à redução da produção de novelas nacionais na RTP (na teoria e na prática).

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Rangel disse:

Foram pela melhor alternativa, a ficção feita em Portugal. Aproveitaram as bases criadas pela produtora do Nicolau Breyner na RTP (faziam normalmente uma novela por ano), a NBP, que vieram a adquirir posteriormente.

no fundo a tvi não tinha alternativas não havia novelas nos outros canais brasileiros com capacidade de competir com as da globo e no final dos anos 90 já havia uma clara critica à sic (e à tvi) por investirem muito pouco em ficção nacional. Moniz aproveitou a deixa. havia tal excesso de ficção brasileira e dobrada que começou a haver algumas regras para obrigar a ter produtos portugueses que na maioria dos casos eram adaptados.

 

 

 

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Rangel disse:

 

Tanto assim era, que curiosamente o Moniz quando chegou à TVI em 98 tentou chegar a acordo com a Globo para comprar novelas. Claro que falhou no seu objetivo mas ainda assim conseguiu comprar uma série, A Justiceira, que foi um sucesso para o que a TVI fazia nessa altura. De imediato a SIC logo estendeu o exclusivo às séries…

Mas as séries já não são exclusivas, pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Fernando disse:

Já não devem ser, a RTP1 há uns tempos deu Sob Pressão. 

eu acho que as séries nunca foram a sic é que as comprava para impedir que fossem adquiridas como aconteceu com algumas que deram na rtp... mas depois deixou de ser problema e a sic deixou de exibir a maior parte delas só aquelas séries mais longas é que ainda deram durante algum tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Rangel disse:

Foram pela melhor alternativa, a ficção feita em Portugal. Aproveitaram as bases criadas pela produtora do Nicolau Breyner na RTP (faziam normalmente uma novela por ano), a NBP, que vieram a adquirir posteriormente.

 

há 5 horas, ATVTQsV disse:

Segundo uma aula onde estive recentemente foi também para combater o excesso de produções brasileiras, mais na virada do milénio, o que levou à redução da produção de novelas nacionais na RTP (na teoria e na prática).

Um grande problema para a ficção portuguesa sempre foi a rentabilidade das produções por ser um mercado pequeno. Um hipotético cenário dos sonhos para qualquer produtor português seria o seguinte: um mercado grande como o Brasil estivesse aberto e receptivo às produções portuguesas e não existisse uma concentração de verbas publicitárias nas mãos da Globo. Isso faria com que os custos fossem diluídos e o faturamento maximizado. Já que estamos falando de um país de grande dimensão e população com poder de compra mediano que chegou a bancar produções de teledramaturgia local em cinco redes ao mesmo tempo em 1997, graças ao gigantesco impacto do Plano Real.

A RTP (em 1993 com a Rede Manchete e em 2006 com a Rede Bandeirantes) e a TVI (em 2004 com a Rede Bandeirantes) tentaram estabelecer ambiciosos centros de co-produção que mesclasse a estrutura, os equipamentos e os profissionais dos dois países. Aliás, todas as principais redes brasileiras (Globo, SBT, Record, Bandeirantes e a extinta Manchete) foram procuradas para estabelecer acordos assim em determinados momentos. Mas, dificuldades operacionais e diferenças socioculturais impediram e impedem tal façanha. A mais recente tentativa, Nazaré, está passando totalmente desapercebida (tem menos audiências que as TVs Brasil e Cultura).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, PierreDumont disse:

 

Um grande problema para a ficção portuguesa sempre foi a rentabilidade das produções por ser um mercado pequeno. Um hipotético cenário dos sonhos para qualquer produtor português seria o seguinte: um mercado grande como o Brasil estivesse aberto e receptivo às produções portuguesas e não existisse uma concentração de verbas publicitárias nas mãos da Globo. Isso faria com que os custos fossem diluídos e o faturamento maximizado. Já que estamos falando de um país de grande dimensão e população com poder de compra mediano que chegou a bancar produções de teledramaturgia local em cinco redes ao mesmo tempo em 1997, graças ao gigantesco impacto do Plano Real.

A RTP (em 1993 com a Rede Manchete e em 2006 com a Rede Bandeirantes) e a TVI (em 2004 com a Rede Bandeirantes) tentaram estabelecer ambiciosos centros de co-produção que mesclasse a estrutura, os equipamentos e os profissionais dos dois países. Aliás, todas as principais redes brasileiras (Globo, SBT, Record, Bandeirantes e a extinta Manchete) foram procuradas para estabelecer acordos assim em determinados momentos. Mas, dificuldades operacionais e diferenças socioculturais impediram e impedem tal façanha. A mais recente tentativa, Nazaré, está passando totalmente desapercebida (tem menos audiências que as TVs Brasil e Cultura).

a tvi anda a tentar entrar no mercado brasileiro há alguns anos sobretudo com a vinda de actores brasileiros para as produções, algo que a rtp também tentou diversas vezes mas é mesmo muito complicado uma novela portuguesa conseguir agradar ao mercado brasilieiro, mesmo dobradas... As das america latina funcionam porque há uma vertente cultural mais proximo mesmo a maneira de fazer novelas coisa que aqui temos uma distância enorme.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Dimitri disse:

METAM OS RISCOS RTP! NÃO QUERO SABER SE NÃO TÊM OS DIREITOS OU ESTÃO NUMA OFSHORE DE MASSA FALIDA. VÃO PARA TRIBUNAL OU O QUE QUISEREM. QUERO ESSA SÉRIE.

Também quero ver essa série. Será que ninguém gravou todos os episódios? A RTP repetiu a série em 2001/2002 mas depois nunca mais a repetiram nem sequer a RTP Memória pelo que sei.

Acontece o mesmo com as Lições do Tonecas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, D91 disse:

Também quero ver essa série. Será que ninguém gravou todos os episódios? A RTP repetiu a série em 2001/2002 mas depois nunca mais a repetiram nem sequer a RTP Memória pelo que sei.

Acontece o mesmo com as Lições do Tonecas.

No caso de Riscos, a RTP não tem forma de repetir. Falaram nisso num Traz P'rá Frente

Editado por Televisão 10
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, D91 disse:

Também quero ver essa série. Será que ninguém gravou todos os episódios? A RTP repetiu a série em 2001/2002 mas depois nunca mais a repetiram nem sequer a RTP Memória pelo que sei.

Acontece o mesmo com as Lições do Tonecas.

As Lições do Tonecas nunca repetiram ?

 

O Contra Informação não está completo no site do arquivo. Queria bue rever aquele episódio de 2006 em que gozaram com a novela Jura da SIC afff

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Rui Melo disse:

As Lições do Tonecas nunca repetiram ?

Repetiram nos anos 2000. Não sei é se repetiram na RTP Memória.

há 8 minutos, Televisão 10 disse:

No caso de Riscos, a RTP não tem forma de repetir. Falaram nisso num Traz P'rá Frente

Porque é que não tem forma de repetir?

Então a única hipótese de rever a série é se alguém gravou os episódios...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Televisão 10 disse:

Não me recordo bem da razão. Penso que talvez seja porque a produtora, que tinha os episódios, faliu.

essa tal produtora falida, a FIT, também produziu Diário de Maria e a série já passou diversas vezes na Memória. alguém deve ter acesso aos episódios, a menos que esses tenham ido para o lixo, o que me custa muito a acreditar. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, D91 disse:

Repetiram nos anos 2000. Não sei é se repetiram na RTP Memória.

Porque é que não tem forma de repetir?

Então a única hipótese de rever a série é se alguém gravou os episódios...

disputas legais entre autores e a antiga produtora, provavelmente o que está em causa é que a série acabou por ser usada como pagamento de dividas e portanto os direitos ficaram na mão de algum banco ou assim... tou a inventar mas deverá ser algo próximo disto.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...