Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 6 minutos, Pedro Ponte disse:

Ainda aguardo o "Um Estranho em Casa", com o Rui Mendes e a Helena Isabel...

Essa ainda agora deu na RTP Memoria. Eu queria sei la... Milongo, Macau as Duas Faces de Claudia, Corações Periféricos, Ultimactos, Bando dos Quatro, Cruzamentos, Maiores de 20, Segredo de Justiça, Cobardias, Clube Paraíso, Fim de Século entre tantas outras ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo relatos dos meus pais, ninguém via as aulas do Ciclo Preparatório TV em casa, a intenção era das aulas a de serem vistas em escolas que tinham televisão e professores adequados. Mas já ouviram relatos de gerações anteriores que diziam que viam as aulas em casa? Era ilegal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Segundo relatos dos meus pais, ninguém via as aulas do Ciclo Preparatório TV em casa, a intenção era das aulas a de serem vistas em escolas que tinham televisão e professores adequados. Mas já ouviram relatos de gerações anteriores que diziam que viam as aulas em casa? Era ilegal?

Sim, a intenção principal era essa, mas também se podia ver em casa tal como a restante programação... Sei de pessoas que, enquanto estudantes nessa época, em caso de não irem à escola por estarem doentes e à falta de melhor para fazer, viam o único que passava de manhã na TV: a Telescola.
Em termos tecnológicos, duvido que à época já contássemos, no nosso país, com tecnologia que permitisse de alguma maneira "codificar" o sinal, de modo a ser sintonizado exclusivamente pelas escolas portuguesas. Era apenas o sinal da RTP1 ou RTP2 "tomado de assalto" pela Telescola, tal como acontece até hoje com as Televendas de madrugada, por exemplo.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Rui Melo disse:

@FraisesSucrées tu por acaso tens informações sobre a série Crónica do Tempo? É das series dos anos 90 que menos informação se encontra online. Nem sequer se sabe em que mes de 1992 estreou - ja tentei procurar na Comarca de Arganil, mas nem ai encontro

Infelizmente, não.

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jornal/Revista: Jornal do Brasil

Data de Publicação: 18/01/1993

GREVE

O seriado Cupido eletrônico, com Tônia Carreiro e José de Abreu, produzido pela TV Manchete e RTP-1 de Portugal, parou faltando cinco dos 25 capítulos. O motivo é a greve dos técnicos que estão sem receber salários.

A direção da Manchete diz que a culpa é da produtora portuguesa. Mas o elenco, que recebe dos portugueses, contesta, garantindo que o pagamento está em dia.

https://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/

Jornal/Revista: O Dia

Data de Publicação: 06/12/1992

MANCHETE GRAVA MINISSÉRIE

Tênia Carrero é a estrela de 'Um E Pouco, Dois E Bom, Três E Demais', produção da emissora brasileira com uma empresa portuguesa

Com uma briga - de mentirinha, é claro - durante uma cerimônia de casamento na Capela Mayrink, no Alto da Boa Vista, começaram na última segunda-feira as gravações de Um E Pouco, Dois E Bom, Três E Demais, título provisório da minissérie em 26 capítulos que a empresa portuguesa Septimis está produzindo com a TV Manchete no Brasil. Dirigida por Cecil Thiré, a história tem elenco encabeçado pelos brasileiros Tônia Cancro -mãe do diretor - e José de Abreu e os portugueses Joaquim Rosa e Luisa Barbosa. A estréia está prevista para março no Brasil e abril em Portugal.

Seriado é a, classificação mais corre- ta para Um E Pouco, Dois E Bom, -Três E Demais, escrito pelo brasileiro Jaime Camargo, que mora em Portugal. Com episódios semanais e completos, a história é uma comédia de situações sobre o relacionamento confuso entre Antoinete, ou Nenete (Tônia Cancro) uma brasileira especializada na produção de cerimônias de casamento, seu estilista Roberto (José de Abreu), que finge ser gay para apalpar as noivas para as quais desenha vestidos, Cardoso (Joaquim Rosa), dono de shopping onde fica a maison de Nenete, e Balbina (Luisa Barbosa), megera assumida e inimiga da protagonista. Participam ainda Antônio Abujamra, apenas no primeiro episódio, como Antunes, o marido infiel que Antoinete deixa no Brasil, o humorista português Nuno Melo, como Nuno, funcionário da Maison, e a também portuguesa Rita Blanco, que vive Maria de Lurdes, a espiã de Balbina.

Cecil Thiré explicou que todos os técnicos e o elenco de apoio são brasileiros, mas boa parte do equipamento - as câmeras, por exemplo - veio de Portugal, onde o sistema de cor utilizado é o PAL-G, enquanto no Brasil se usam PAL-M. O cuidado maior é com o texto e a produção de arte. "Estamos usando termos bilíngües, que possam ser compreendidos nos dois países. A arte é um grande desafio, pois precisamos criar os ambientes de Portugal, cenários, vestuário, arquitetura e outras coisas, dentro do Brasil. A pesquisa está tendo muito trabalho", disse o diretor.

P.s.: A partir dos anos 90, as estações brasileiras passaram a funcionar internamente em NTSC-M com posterior conversão a PAL-M na hora da emissão. Antes, por exigência do governo dos militares, as estações funcionavam com o exclusivo formato PAL em 60 Hz.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimos momentos de emissão do Canal 1 durante a transmissão do concerto "The three tenors in concert 1994" no dia 17 de Julho de 1994:

Várias outras pessoas no Youtube já tinham postado o final de emissão desse dia anteriormente (como o LUSITANIATV) - com diferenças de minutagem e de qualidade...

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Rui Melo said:

A emissão da RTP nos anos 80 não tinha DOG? Em que ano e que começou a ter? Foi apenas com o aparecimento das privadas? Penso que o primeiro DOG na emissão foi já o C1 

Nos anos 80 - por volta de 1986/87 - havia um DOG com as letras "RTP" (com o lettring do logótipo da época) em alguns programas mas não permanente, e poderia aparecer em qualquer um dos 4 cantos do ecrã. Antes disso, ali por 1983/84 há registos de um DOG com as letras RTP, num tipo de letra "arcaico" (tipo Courier New). 

A partir do lançamento do Canal 1 em setembro de 1990 o novo DOG (em 3D) passou a ser em permanência no canto superior direito, em programas de entretenimento (cinema, concursos, novelas, etc). Em programas de informação não era utilizado. Em abril de 1991 passou para o canto superior esquerdo, em 2D. 

Finalmente, em setembro de 1992 passou a ser usado em todos os programas sem excepção, no canto superior esquerdo portanto, a pouco menos de um mês do início de emissões da SIC.

No Canal 2 tivemos algo semelhante a partir de 1990, mas sempre no canto superior esquerdo e também apenas em programas de entretenimento. Com o lançamento da TV2 em setembro de 92, a mesma história, DOG em todos os programas e no canto superior esquerdo.

 

Editado por Rangel
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rangel disse:

Nos anos 80 - por volta de 1986/87 - havia um DOG com as letras "RTP" (com o lettring do logótipo da época) em alguns programas mas não permanente, e poderia aparecer em qualquer um dos 4 cantos do ecrã. Antes disso, ali por 1983/84 há registos de um DOG com as letras RTP, num tipo de letra "arcaico" (tipo Courier New). 

A partir do lançamento do Canal 1 em setembro de 1990 o novo DOG (em 3D) passou a ser em permanência no canto superior direito, em programas de entretenimento (cinema, concursos, novelas, etc). Em programas de informação não era utilizado. Em abril de 1991 passou para o canto superior esquerdo, em 2D. 

Finalmente, em setembro de 1992 passou a ser usado em todos os programas sem excepção, no canto superior esquerdo portanto, a pouco menos de um mês do início de emissões da SIC.

No Canal 2 tivemos algo semelhante a partir de 1990, mas sempre no canto superior esquerdo e também apenas em programas de entretenimento. Com o lançamento da TV2 em setembro de 92, a mesma história, DOG em todos os programas e no canto superior esquerdo.

 

Obrigado! Realmente satisfizeste me a curiosidade. Mas so uma coisinha: eu tenho uma VHS com gravação da RTP2 de 1992, com o logo do 2 cinzento com um traço a meio. Nessa altura suponho que o DOG ja era constante. Uns meses depois veio aquele TV2 com o 2 numa fita amarela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Rui Melo said:

Obrigado! Realmente satisfizeste me a curiosidade. Mas so uma coisinha: eu tenho uma VHS com gravação da RTP2 de 1992, com o logo do 2 cinzento com um traço a meio. Nessa altura suponho que o DOG ja era constante. Uns meses depois veio aquele TV2 com o 2 numa fita amarela

A partir de 1990 o uso do DOG em ambos os dois canais era constante, sim. Só não o usavam de todo em programas de informação (Telejornal, Jornal das 9, etc).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, LAboy 456 disse:

Ultimos momentos de emissão do Canal 1 durante a transmissão do concerto "The three tenors in concert 1994" no dia 17 de Julho de 1994:

Várias outras pessoas no Youtube já tinham postado o final de emissão desse dia anteriormente (como o LUSITANIATV) - com diferenças de minutagem e de qualidade...

Aproveitando o ensejo, eu me deparei com algumas considerações do @JDamanem outro fórum acerca das miras técnicas em Portugal e queria saber se, em algum momento, as estações portuguesa adotaram a mira da Philips (PM5544) ou se sempre adotaram a mira da Telefunken (FuBK)? 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, PierreDumont disse:

Aproveitando o ensejo, eu me deparei com algumas considerações do @JDamanem outro fórum acerca das miras técnicas em Portugal e queria saber se, em algum momento, as estações portuguesa adotaram a mira da Philips (PM5544) ou se sempre adotaram a mira da Telefunken (FuBK)? 
 

Nunca. A RTP sempre (entre 1980 e 2007, quando a RTP Açores passou a ser 24/24) usou FuBK. As privadas tinham outros padrões, não sei qual era exactamente o padrão da SIC, os da TVI foram criados de raiz.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Rangel disse:

Nos anos 80 - por volta de 1986/87 - havia um DOG com as letras "RTP" (com o lettring do logótipo da época) em alguns programas mas não permanente, e poderia aparecer em qualquer um dos 4 cantos do ecrã. Antes disso, ali por 1983/84 há registos de um DOG com as letras RTP, num tipo de letra "arcaico" (tipo Courier New). 

O do tipo de letra arcaico é de 1986, antes de Outubro desse ano, a RTP não usava "moscas" (exceto no Live Aid). Em 87, foram usados dois antes do "RTP" dentro de um retangulo: Um era com o símbolo dos 30 anos da RTP e outro era o logotipo da RTP1 todo em verde.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, ATVTQsV disse:

Nunca. A RTP sempre (entre 1980 e 2007, quando a RTP Açores passou a ser 24/24) usou FuBK. As privadas tinham outros padrões, não sei qual era exactamente o padrão da SIC, os da TVI foram criados de raiz.

Creio que Portugal tenha sido o único país da área PAL que tenha usado exclusivamente o FuBK? porque até o Brasil usou o PM5544 nos primórdios da Televisão em cores (anos 70), embora tenha usado mais as Colorbars/EBU e as Colorbars/SMPTE (adotadas após a conversão interna dos equipamentos em NTSC-M).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...