Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 7 horas, ATVTQsV disse:

@Vascof2001 se conseguirmos juntar os dois excertos temos tipo 90% do genérico. Só não entendo a parte de Março de 1983 quando a congénere do Telejornal só veio em Outubro.

Sei lá porque, há 4 anos achava que esse genérico do olho e do diafragma do TJ tinha estreado em março e não outubro. Mas agora estou quase ciente que os genéricos de 82 foram usados até 16 de Outubro de 83, já que os cenários (apenas sofrendo mudanças nas mesas e na adição de linhas diagonais em Março de 1983) foram usados até a essa data.

E já notaram que nesses dois grafismos cada noticiario tem um tema proprio

A do Primeiro Jornal/ da Tarde sendo usado no Telejornal (edição de 8 de Fevereiro de 1983)

Ainda é me desconhecida a trilha do Último Jornal.

Editado por Vascof2001
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, ATVTQsV disse:

Entendo que o tema do Último Jornal era uma versão desta:

Queres dizer do Últimas Notícias entre 1983 e 1984, bem que o bloco informativo da RTP-2 entre Outubro de 83 e Março de 1984 era "Último Jornal", depois voltou a ser Jornal da Noite que pelos vistos continuou a usar continuou a usar o grafismo e decor 83-84 até meados de 85, provado numa entrevista à Maria José Azevedo na edição nº 313 da TV Guia (2 a 8 de Fevereiro de 1985).

E isto provavelmente tmb seja do Jornal da Noite. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grelha.png?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

Nos Arquivos da RTP, promo à nova grelha da RTP1 para a rentrée de 1993, quando a SIC já começava a afiar abertamente as armas para a guerra das audiências.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/nova-grelha-de-programacao-da-rtp/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/apresentacao-da-nova-grelha-da-rtp/

Foi nesta grelha que estrearam "Nico D'Obra", "Os Bonecos Da Bola", "Sozinhos Em Casa" e a telenovela "Verão Quente". 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dou-me de caras com o genérico do Jornal de Domingo a começar um minuto depois da hora certa:

E depois queixam-se desta mania competitiva de começar tudo segundos ou minutos antes da hora!

Aí sim é que o @LP 98 vai gostar

 

Mesmo que o de cima, genérico do Último Jornal de 1985

Este era o vídeo de que o Vasco estava a falar

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, LP 98 disse:

@ATVTQsV Em jeito de retribuição de todos os genéricos raros que aqui partilhaste, um pedaço do grafismo do Bom Dia:

 

A primeira vez que vi a logo de 1991 (ou será que foi já em 1990?) do programa foi numa peça do Há Tarde em 2014 quando passaram imagens de arquivo (não sei de quem).

"Bom Dia está de volta" - acredito que era o regresso de um intervalo.

O mesmo canal (da ADEP - eles no início da década passada gravavam todas as vezes em que o tema era abordado sobretudo pelos programas da manhã e da tarde da TVI) tem outro excerto já do outono onde já tinham o relógio:

Em 1995, quando a RTP repetiu o Uszatek no Bom Dia, a posição do DOG tinha sido mudada (foto do Brinca Brincando):

o-urso-teddy-09.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Em 1995, quando a RTP repetiu o Uszatek no Bom Dia, a posição do DOG tinha sido mudada (foto do Brinca Brincando):

Por falar no Urso Teddy (como era chamado aqui em Portugal), a TV Guia acabava por colocar imagens de ursos da cultura pop quando se referia ao Teddy, como por exemplo o Winnie the Pooh, o Teddy Rupxin (que passou na mesma altura que o Teddy, mas no espaço "Juventude e Familia" ao fim de semana enquanto o último era aos dias de semana no "Brinca Brincando") bem como outro famoso urso vindo do outro lado da Cortina de Ferro: o Misha (na sua versão anime).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vascof2001 disse:

Por falar no Urso Teddy (como era chamado aqui em Portugal), a TV Guia acabava por colocar imagens de ursos da cultura pop quando se referia ao Teddy, como por exemplo o Winnie the Pooh, o Teddy Rupxin (que passou na mesma altura que o Teddy, mas no espaço "Juventude e Familia" ao fim de semana enquanto o último era aos dias de semana no "Brinca Brincando") bem como outro famoso urso vindo do outro lado da Cortina de Ferro: o Misha (na sua versão anime).

certamente a distribuidora (TVP ou SE-MA-FOR) não sabia traduzir bem o nome da personagem para vendas internacionais (conforme visto na TV Guia de 1986), daí erros como este. Fez-me lembrar um enigma de uma Telesemana de 1973 onde se falava num tal de Leão Pom Pom que dava antes do Telejornal das 19:30, as pesquisas na internet eram bem escassas e o único recurso imaginável era uma outra série húngara de 1980.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, FraisesSucrées disse:

Reportagem da RTP de Outubro de 1993 sobre um ano de televisão privada em Portugal, onde se referem os 20 programas mais vistos dessa semana, 19 da RTP1 mais o Chuva De Estrelas da SIC.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/um-ano-de-televisoes-privadas/ 

Na altura o programa mais visto da TVI era venezuelano (tinha acabado de estrear, conforme uma revista da altura que analisei) e estava numa situação instável. Enquanto a SIC tentava arranjar alguma consolidação, o Canal 1 ainda era todo-poderoso.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, ATVTQsV said:

Na altura o programa mais visto da TVI era venezuelano (tinha acabado de estrear, conforme uma revista da altura que analisei) e estava numa situação instável. Enquanto a SIC tentava arranjar alguma consolidação, o Canal 1 ainda era todo-poderoso.

A TVI devia ter uns 8% de share médio na época.

A SIC já devia andar próxima dos 20% e bem acima da TV2, que andaria nos 14%.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bloco de Notícias do meio dia do dia 18 de Março de 1991:

 

https://youtu.be/0SwNi6-HMco

 

Culinária com Filipa Vacondeus

 

https://youtu.be/hNiIkDURtkc

 

 

 

Não entendo como um bloco publicitário da hora do almoço leva restrição de idade, o que me impede de o visualizar. Qual o conteúdo ou linguagem suscetível de ferir a sensibilidade de alguns espectadores ali presente para que o vídeo levasse restrição de idade!?

 

https://youtu.be/kyglpMqoyoM 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Vascof2001 disse:

Não entendo como um bloco publicitário da hora do almoço leva restrição de idade, o que me impede de o visualizar.

Eu também estou impedido de ver (tenho 23 e a minha conta está em limbo há um ano, e tu tens 20). Mas devo dizer que em 1991 a sociedade era bem mais liberal do que agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, ATVTQsV disse:

Eu também estou impedido de ver (tenho 23 e a minha conta está em limbo há um ano, e tu tens 20). Mas devo dizer que em 1991 a sociedade era bem mais liberal do que agora.

Não acredito, porque isto foi semanas depois do Império dos Sentidos ter sido exebido na RTP2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Vascof2001 disse:

Não acredito, porque isto foi semanas depois do Império dos Sentidos ter sido exebido na RTP2.

Depende, já que só nesta altura é que Portugal estava a acordar para uma nova fase, porém ainda havia uma quantidade excessiva de pessoas que achavam certas coisas imorais. Tal como no escândalo Pato com Laranja oito anos antes, mas acho que nesta altura numa proporção bem mais baixa. Já quando a SIC dava o Água na Boca, não era aceite por toda a gente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Dimitri disse:

 

Embora a terminologia usada constantemente no vídeo seja errada, seria drag queen, quando se transforma numa figura feminina para atuar, mas enfim, apesar disso o Júlio Isidro tratou-o com muita consideração.

não se pode usar travesti?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Dimitri disse:

Travesti é quem vive o seu dia a dia como uma mulher embora sem hormonas, tratamentos cirúrgicos, drag queen são homens que vivem o quotidiano como homens e apenas se transformam para aturar que é o caso.

ok. mas na época, penso eu, nem se usava drag queen , ou não se fazia essa distinção, por isso nem considero o isidro assim tão errado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...