Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 5 horas, LP 98 disse:

O genérico de 1987 do Telejornal usado na Teledifusão de Macau:

 

Quer dizer o separador do Jornal de Campanha para as Europeias/Legislativas 87, feita em cima do separador de intervalo do Telejornal.

Segundo alguns vídeos do Lusitania Tv, esse separador era de 1985, não era?

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Vascof2001 disse:

Quer dizer o separador do Jornal de Campanha para as Europeias/Legislativas 87, feita em cima do separador de intervalo do Telejornal.

Segundo alguns vídeos do Lusitania Tv, esse separador era de 1985, não era?

Sim, foi usada no verão segundo uma compilação do "Vasco Ferreira 2019". Eu vou tentar fazer uma compilação de separadores da RTC em breve.

Aqui está uma versão "sem interferências" da dita:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Sim, foi usada no verão segundo uma compilação do "Vasco Ferreira 2019". Eu vou tentar fazer uma compilação de separadores da RTC em breve.

Aqui está uma versão "sem interferências" da dita:

 

Então, datas este separador de verão 1985

Em setembro de 1985 era o do espaço-

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Vascof2001 disse:

Então, datas este separador de verão 1985

Em setembro de 1985 era o do espaço-

 

Sim, embora o do espaço era basicamente um "regresso do nada", pois o separador era de 1984.

Em 1988 era este (estreado em Outubro de 1987, mais coisa menos coisa):

E este aqui, segundo algumas "fontes", foi usado a partir de Janeiro de 1989:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Sim, embora o do espaço era basicamente um "regresso do nada", pois o separador era de 1984.

Em 1988 era este (estreado em Outubro de 1987, mais coisa menos coisa):

E este aqui, segundo algumas "fontes", foi usado a partir de Janeiro de 1989:

 

Ainda não confirmamos se a vinheta é mesmo de 1984, não há é não houve nenhum bloco publicitario que tenha esse indicativo, até não tenho a certeza quando exatamente começaram a haver vinhetas da empresa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gente? Aos 16 segundos (quando aparece "1980/1981" no centro) a música não vos é familiar?

Parece que o tema do Telejornal entre 1974 e 1978 era a chamada "production music". Acho que foi o primeiro caso da RTP usar um tema destes num genérico de um noticiário.

Se bem que o tema dos Livros RTP era usado numa sessão de filmes num canal independente (salvo erro) no Canadá, vou tentar procurar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Gente? Aos 16 segundos (quando aparece "1980/1981" no centro) a música não vos é familiar?

Parece que o tema do Telejornal entre 1974 e 1978 era a chamada "production music". Acho que foi o primeiro caso da RTP usar um tema destes num genérico de um noticiário.

Se bem que o tema dos Livros RTP era usado numa sessão de filmes num canal independente (salvo erro) no Canadá, vou tentar procurar

Nós já sabiamos disto. Até o @LP 98 remasterisou o genérico com a musica original.

O dos anos 60 tambem era "production music"

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, ATVTQsV disse:

Gente? Aos 16 segundos (quando aparece "1980/1981" no centro) a música não vos é familiar?

Parece que o tema do Telejornal entre 1974 e 1978 era a chamada "production music". Acho que foi o primeiro caso da RTP usar um tema destes num genérico de um noticiário.

Se bem que o tema dos Livros RTP era usado numa sessão de filmes num canal independente (salvo erro) no Canadá, vou tentar procurar

Aqui o tens: 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, LP 98 disse:

Aqui o tens: 

 

ah pois, ouvi dizer que foi usado em Hong Kong também. E se formos bem atrás no tempo, a própria música de abertura da RTP (Derby Day que era marcha de rugby) é o primeiro exemplo de todos, e segundo o livro dos 50 anos da RTP, a escolha era mais à última hora, pois achavam que era caro compor uma música exclusivamente para a RTP.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, ATVTQsV disse:

ah pois, ouvi dizer que foi usado em Hong Kong também. E se formos bem atrás no tempo, a própria música de abertura da RTP (Derby Day que era marcha de rugby) é o primeiro exemplo de todos, e segundo o livro dos 50 anos da RTP, a escolha era mais à última hora, pois achavam que era caro compor uma música exclusivamente para a RTP.

Eu diria que era uma prática comum em muitas TVs do mundo na época. No caso da RTP, os temas usados nas aberturas do Telejornal, pelo menos até 1985, eram production music.

Mesmo o do ano seguinte, tenho as minhas dúvidas senão seria também proveniente de banco sonoro...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/09/2019 at 00:23, Vascof2001 disse:

Ainda não confirmamos se a vinheta é mesmo de 1984, não há é não houve nenhum bloco publicitario que tenha esse indicativo, até não tenho a certeza quando exatamente começaram a haver vinhetas da empresa

Bom, pelo menos a julgar por este vídeo, os separadores com o "troféu" da RTC começaram de facto a aparecer em 1984:

 

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, LP 98 disse:

Bom, pelo menos a julgar por este vídeo, os separadores com o "troféu" da RTC começaram de facto a aparecer em 1984:

 

A data está incorrecta, isto é de 1985, não existia sessão das nove na rtp2 em 1984. Mas em finais de 1984 já existia o simbolo do losango 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

Já ainda estavam a usar os símbolos introduzidos em Outubro de 1986. Aquando da nova temporada. Sim, leu bem, nova temporada em Outubro.

As rentrees eram sempre na altura em que começavam as aulas, 1988 foi o ultimo ano em que uma rentree foi em outubro.

E o separador da RTP que dizias que era do verao 1985 era usado nessa altura.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para ver como era a emissão naquele fim-de-semana, sem novelas nem entretenimento, e com o malfadado slide da RTP com música solene. Quando morreu Mário Soares não foi assim, dá para ver como os tempos mudaram.

Segundo familiares meus, a emissão provavelmente fechou sem o hino e acho que o mesmo slide era usado na Páscoa devido a "solenidade". Uma boa descoberta dos arquivos da RTP apesar da tragédia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...