Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 3 minutos, DBook disse:

Bom bom é o sistema eleitoral daqui nas legislativas que se têm quase 300 ou 400 mil votos a ir para o lixo por não haver um circulo de compensação. 

isso só acontece porque os nossos politicos são carreiristas e não gostam de mudar nada com medo que isso os prejudique... O circulo de compensação nos açores é a prova de maior representatividade e no entanto cada vez que falam nisso cá é logo uma dezena de 'renomados' a descredibilizar a mudança.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, AndreRob disse:

isso só acontece porque os nossos politicos são carreiristas e não gostam de mudar nada com medo que isso os prejudique... O circulo de compensação nos açores é a prova de maior representatividade e no entanto cada vez que falam nisso cá é logo uma dezena de 'renomados' a descredibilizar a mudança.

Já levaram uma catafrada de vezes a debate e só os dois partidos estarola e PCP é que votam contra o circulo de compensação, uns tem medo que acabem de ser os partidos mais votados, os outros não sei o porque de votar contra quando estão a cada ano que passa a desaparecer e só ganhavam com um circulo de compensação. 

Editado por DBook
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, DBook disse:

Bom bom é o sistema eleitoral daqui nas legislativas que se têm quase 300 ou 400 mil votos a ir para o lixo por não haver um circulo de compensação. 

 Comparando o nosso com o do UK o nosso é muito representativo. Só para teres uma ideia nas últimas eleições gerais do UK em 2019:

Conservadores: 43,6% votos - 365 deputados (56,2% do total);

Trabalhistas: 32,1% - 191 deputados (31,1% do total);

Partido Nacionalista Escocês: 3,9% - 48 deputados (7,4% do total);

Liberais Democratas: 11,6%  - 11 deputados (1,7% do total)

e podia continuar...

Para veres os Liberais Democratas tiveram o triplo dos votos dos escoceses, mas tiveram 4 x menos deputados que eles porque os escoceses concentram o voto numa região apenas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://www.rtp.pt/noticias/pais/controlo-de-velocidade-media-na-ponte-vasco-da-gama-entra-em-funcionamento_v1579076

A partir deste sábado, começam a funcionar os radares de controlo de velocidade média na Ponte Vasco da Gama. É um percurso de oito quilómetros em que todas as viaturas vão estar sob apertada fiscalização das autoridades.

Finalmente... foi preciso mais de 20 anos para meterem radares nesta ponte?

O método será por 'calculo' e não por mero ponto de leitura como é habitual... ou seja haverá um calculo do tempo de entrada e ao longo da ponte até à saida e isso calculará a media de velocidade.  Multinhas a cair.

Editado por AndreRob
  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, AndreRob disse:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/controlo-de-velocidade-media-na-ponte-vasco-da-gama-entra-em-funcionamento_v1579076

A partir deste sábado, começam a funcionar os radares de controlo de velocidade média na Ponte Vasco da Gama. É um percurso de oito quilómetros em que todas as viaturas vão estar sob apertada fiscalização das autoridades.

Finalmente... foi preciso mais de 20 anos para meterem radares nesta ponte?

O método será por 'calculo' e não por mero ponto de leitura como é habitual... ou seja haverá um calculo do tempo de entrada e ao longo da ponte até à saida e isso calculará a media de velocidade.  Multinhas a cair.

Já existe desse tipo de radares na minha zona há bastante tempo, os acidentes reduziram em mais de 50% naquela via rápida. 

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, AndreRob disse:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/controlo-de-velocidade-media-na-ponte-vasco-da-gama-entra-em-funcionamento_v1579076

A partir deste sábado, começam a funcionar os radares de controlo de velocidade média na Ponte Vasco da Gama. É um percurso de oito quilómetros em que todas as viaturas vão estar sob apertada fiscalização das autoridades.

Finalmente... foi preciso mais de 20 anos para meterem radares nesta ponte?

O método será por 'calculo' e não por mero ponto de leitura como é habitual... ou seja haverá um calculo do tempo de entrada e ao longo da ponte até à saida e isso calculará a media de velocidade.  Multinhas a cair.

Achava que ja estavam :abismado4:

Mas sim e meio parvo isso. Eu posso passar a 200 numa parte e ir o resto a 80 e disfarça. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Rui Melo disse:

Achava que ja estavam :abismado4:

Mas sim e meio parvo isso. Eu posso passar a 200 numa parte e ir o resto a 80 e disfarça. 

se conseguires ter noção da média... são varios radares em cada sinaletica da ponte... ou seja eles não contabilizam so a entrada e saida...

Eles calculam a media de velocidade pelo tempo percorrido a cada ponto.

Editado por AndreRob
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, thass_hot said:

 Comparando o nosso com o do UK o nosso é muito representativo. Só para teres uma ideia nas últimas eleições gerais do UK em 2019:

Conservadores: 43,6% votos - 365 deputados (56,2% do total);

Trabalhistas: 32,1% - 191 deputados (31,1% do total);

Partido Nacionalista Escocês: 3,9% - 48 deputados (7,4% do total);

Liberais Democratas: 11,6%  - 11 deputados (1,7% do total)

e podia continuar...

Para veres os Liberais Democratas tiveram o triplo dos votos dos escoceses, mas tiveram 4 x menos deputados que eles porque os escoceses concentram o voto numa região apenas.

Sem dúvida, o modelo britânico é absurdo, por muito pouco tem-se maiorias absolutas. Embora o nosso precise de uma reforma urgente porque é pouco representativo para a nossa realidade, há zonas do país que não escolhem o que querem escolher.

Editado por Fernando
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/06/2024 at 13:46, Duarte com D disse:

O ensino superior está muito avulso, parece sem rei nem roque.

Há cada vez mais universidades, politécnicos, institutos...  a “dar” certificação superior. Desbarataram o ensino, a meu ver. 

Parece que eu estou lendo algum relato sobre a educação superior no Brasil. As "conceituadas" universidades federais tem uma estrutura digna de algum país africano em guerra civil. Digo isto porque fiz Jornalismo na Universidade Federal da Paraíba [o ensino superior público no Brasil é gratuito e muito concorrido]. Não aprendi quase nada de proveitoso na prática. Aí você tem as particulares [onde você paga ou pode pleitear financiamento ou alguma bolsa dentro do programa governamental] e até as faculdades de ensino à distância que cobram pouquíssimo [é possível encontrar a partir de 30 euros mensais]. Na modalidade presencial, o meu curso sai a partir de 70 euros mensais em uma faculdade particular de qualidade razoável a boa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/06/2024 at 17:46, Duarte com D disse:

O ensino superior está muito avulso, parece sem rei nem roque.

Há cada vez mais universidades, politécnicos, institutos...  a “dar” certificação superior. Desbarataram o ensino, a meu ver. 

Vejo pela minha área, Recurso Humanos, diariamente chegam-me candidaturas espontâneas, de pessoas que têm algum tipo de formação em RH, seja num politécnico shady qualquer, seja num instituto, até em cursos profissionais com equivalência ao 12º elas dizem que são da área dos R.H. :clown: 

Esforcei-me tanto para ter um mestrado, invisto tanto em formação complementar, e agora olho e a area dos R.H. está assim ao desbarato. Parece que se chuta uma pedra, e aprecem meia duzia de pessoas que têm algum tipo de “formação” em R.H.

Claro que depois os patrões aproveitam-se. Para quê pagar um ordenado a uma pessoa com mestrado em R.H., quando posso pagar a uma pessoa com uma formaçãozinha que parece que foi ali tirada do c*. :rolleyes: Depois, claro, os jovens têm que sair do país porque não têm cá lugar.

Invés de olharem para o mercado de trabalho, e perceber o que realmente é necessário e gerir as vagas consoante isso, não... Há licenciados/mestres a mais numas áreas, e pelos vistos a menos noutras, como o caso dos professores. Isto para não falar em cursos profissionais com equivalência ao 12º ano que parece que querem competir com as áreas de ensino superior. :sleep: 

Sei que é difícil prever estas flutuações, e que são cíclicas, mas acho que as universidades podiam fazer um melhor trabalho.

Acho que o ensino superior está muito facilitado, além de vagas a mais para certos cursos, tudo está tão fácil de se fazer. Ainda esta semana estive à conversa com uma miúda que está a acabar agora o mestrado dela na Universidade do Minho que me diz que sentiu mais dificuldade em fazer o 12º ano, que a licenciatura e o mestrado. E isto é na Universidade do Minho, imagino o que vai por esse país fora em Universidade menos conceituadas.

Depois claro, os profissionais que temos acabam por não ser dos melhores.

Não me interpretem mal. Acho que o ensino superior deva estar ao acesso de todos, com bolsas e tudo mais para quem não tem posses, não acho é que possa ser assim tão ao desbarato e tão fácil de se conseguir em que as pessoas andem lá a passear. Acho que as ciências ainda vão sendo exceção, mas as áreas mais “administrativas” parece que o esforço foi só mesmo pagar as propinas. 

O ensino superior - aliás, o ensino, em geral - devia ser mais exigente e mais seletivo. Hoje em dia, qualquer um se licencia, qualquer um é "doutor" e, depois, quando se vai a ver, não tem qualquer cultura, não sabe escrever português corretamente, não sabe falar em público... enfim, uma pessoa cheia de lacunas, quando se esperava alguém mais preparado. O mercado está completamente saturado destes "doutorzinhos" da treta, que, muitas vezes, com as cunhas certas, passam a pena aos esforçados e competentes. Hoje em dia, já se vai para a universidade por ir, porque é mais fácil viver mais uns anos à custa dos papás e aproveitar a vida académica que trabalhar. É tão triste viver assim...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada coisa que se lê por aqui. Agora só "génios" podem ter um curso superior, é isso? É um direito de todos e mesmo assim há quem não consiga um acesso tão facilitado por ter uma situação financeira complicada. Se os alunos não saem capacitados, é outra história. 

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Vitória disse:

Cada coisa que se lê por aqui. Agora só "génios" podem ter um curso superior, é isso? É um direito de todos e mesmo assim há quem não consiga um acesso tão facilitado por ter uma situação financeira complicada. Se os alunos não saem capacitados, é outra história. 

Também acho que é um direito de todos, ter acesso à educação até ao ensino superior. Aliás, muitas pessoas até queriam ir para a faculdade e não tem essa possibilidade por questões financeiras e devia haver mais apoios do estado nesse sentido.

Quanto aos alunos não saírem capacitados, é uma questão do próprio ensino na maioria das vezes e claro também dos alunos em alguns casos, aliás há muitos cursos que só quando se sai da universidade e se entra no mercado de trabalho é que se aprende mesmo na prática. 

O ensino devia modernizar-se em alguns sentidos desde o ensino secundário, para as pessoas estarem mais preparadas para o mercado de trabalho.

Editado por D91
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Também acho que é um direito de todos, ter acesso à educação até ao ensino superior. Aliás, muitas pessoas até queriam ir para a faculdade e não tem essa possibilidade por questões financeiras e devia haver mais apoios do estado nesse sentido.

Quanto aos alunos não saírem capacitados, é uma questão do próprio ensino na maioria das vezes, aliás há muitos cursos que só quando se sai da universidade e se entra no mercado de trabalho é que se aprende mesmo na prática. 

O ensino devia modernizar-se em alguns sentidos desde o ensino secundário, para as pessoas estarem mais preparadas para o mercado de trabalho.

Exatamente. E depois ainda há aquela questão de muita gente escolher áreas por dinheiro e não pela sua vocação pessoal. Depois resulta em profissionais medianos... 

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 32 minutos, Guida disse:

O ensino superior - aliás, o ensino, em geral - devia ser mais exigente e mais seletivo. Hoje em dia, qualquer um se licencia, qualquer um é "doutor" e, depois, quando se vai a ver, não tem qualquer cultura, não sabe escrever português corretamente, não sabe falar em público... enfim, uma pessoa cheia de lacunas, quando se esperava alguém mais preparado. O mercado está completamente saturado destes "doutorzinhos" da treta, que, muitas vezes, com as cunhas certas, passam a pena aos esforçados e competentes. Hoje em dia, já se vai para a universidade por ir, porque é mais fácil viver mais uns anos à custa dos papás e aproveitar a vida académica que trabalhar. É tão triste viver assim...

Cunhas a pior coisa que há neste país, dão-me uma raiva.

Tenho amigos meus que me dizem: "Deve ser incrível fazer recrutamento e seleção, só trabalha na tua empresa quem tu queres." coisas deste género. Mal sabem eles que quando a vaga é para "colarinho branco" (trabalhos de secretária e administração) lá vem o meu patrão com os dados do amigo, do vizinho para meter no lugar. Pessoas sem experiencia nenhuma e sem licenciatura ou formação na área. Dá-me uma revolta. Quando é colarinho azul, nem currículos eu tenho para analisar, pois ninguém quer aquele trabalho todo naquelas condições de m*rda. Isto quando não os tenho que por via estágio Ativar

Isto quando não se cria cargos especiais só para pagar favores aos amigos das tainadas. No fundo o "cargo" não existe, pois não tem funções nenhumas, e está lá o "trabalhador" sem fazer nada o dia inteiro, alguns até se põem a jogar Tetris para passar o tempo.

Depois os trabalhadores do colarinho azul, aqueles que realmente produzem alguma coisa, que fazem horas extras, trabalham aos Sábado (vestem a camisola vá) e agregam valor à empresa, vêm pedir aumento, ao que eu respondo com aquela ladainha podre que não temos para já condições para isso, ao que me respondem "mas para contratar e pagar o salário do fulano x que não faz um c*rno o dia inteiro tiveram vocês condições" e eu fico com a cara de :clown: a olhar para eles porque sei que têm razão. Eles veem quem realmente tem que fazer ali dentro ou não, e por boatos sabem a ligação do patrão com aquelas pessoas. Ainda eles não sabem o valor dos ordenados desses que andam lá a passear, quase todos de 1400 € para cima,  ao passo que os trabalhadores mesmo estão quase todos com o ordenado mínimo. Dá-me uma volta ao estomago. 

Depois vem o meu patrão, ai e tal sinto os funcionários pouco motivados, os R.H. têm que fazer alguma coisa. O que raio eu respondo a isto?

Outra m*rda Avaliação de Desempenho, que filha da p*ta de treta. Uma das coisas que se avalia é a assiduidade, conta muito para o calculo, uma pessoa que mete baixa automaticamente tem logo três dias sem trabalhar. O problema disto, os prémios são o dia de aniversário, e uma bolsa de horas correspondente a um dia de trabalho(este ultio só para quem tem desempenho muito alto), quem mete baixa automaticamente já tem estes benefícios. Como aumento de salários jamais será possível, tentei que o estacionamento fosse de graça, pelo menos ali para as notas mais intermédias que estivessem próximas das notas mais altas, pois cada colaborador paga à volta 10€ por mês para ter acesso ao parque, e como não há onde estacionar perto da empresa, que remédio temos nós. O meu patrão diz que não pode que isso seria um rombo muito grande nas finanças.

Já para não falar que a bolsa de horas ninguém tem pois só está ao alcance das notas mais altas, e claro os chefes que fazem a avaliação têm instruções que não podem dar notas altas assim avulso. Aqueles que nada fazem, não produzem nem administram, têm sempre notas bastante altas, em comparação com os coitados, que realmente trabalham e se esforçam e no fim nem à porcaria do dia de aniversário têm direito.

A serio o mercado de trabalho é uma m*rda, os patrões portugueses são um lixo tão grande.

  • Obrigado 1
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vitória disse:

Cada coisa que se lê por aqui. Agora só "génios" podem ter um curso superior, é isso? É um direito de todos e mesmo assim há quem não consiga um acesso tão facilitado por ter uma situação financeira complicada. Se os alunos não saem capacitados, é outra história. 

Eu disse isso? Toda a gente tem o direito a ter um curso superior. O que estou a dizer é que a exigência está cada vez mais baixa e muitas pessoas que talvez tenham mais vocação para trabalhar, vão estudar por estudar, porque é mais cómodo, ocupando o lugar de pessoas que, realmente, querem estudar e não estão ali "a pessear os livros". 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, bacalhaucomnatas disse:

sou anticapitalista, por mim havia licenciaturas, mestrados e doutoramentos para todos. quem é mesmo bom acaba naturalmente por se destacar. só os medíocres temem o aumento da concorrência, isto é, o aumento do número de diplomados. 

Não tiro uma vírgula. Concordo com tudo.

Quem gosta da sua profissão e do que faz acaba sempre por conseguir e ser bom na sua profissão. Por mais dificuldades que tenha.

O que não falta é gente que era muito bom na escola e muito inteligente e tinha boas notas e depois não é bom no que faz. 

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...