Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

Neste momento essas pessoas já são a minoria. Até os meus avós e tios que não ligam a nada destas coisas já têm todos lcd's recentes 16:9

Eu ainda conheço muita gente que têm esses televisores, eu próprio tenho agora, porque tive de mandar o meu lcd para arranjar, e podes crer que ainda bem que está em 4:3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Em 1980 quase ninguém tinha TV a cores e no entanto a RTP avançou (e só não avançou mais cedo por causa de não ter dinheiro) e bem para emissões a cores. E as pessoas lá foram comprando novas TVs à medida das suas possibilidades (os meus pais só compraram em 82, por exemplo).

Em 2012/13 as tv's privadas deviam ter mudado para esse formato, nem que fosse como a RTP fez, de forma parcial até Julho deste ano. 

É completamente anacrónico, estúpido, idiota - o que quiserem chamar - continuar a emitir em 4:3, aliás, em Portugal só mesmo as privadas da vida airada e mais um ou outro canal.

E qual o problema de ver com barras? Não percebo a implicância com as barras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 1980 quase ninguém tinha TV a cores e no entanto a RTP avançou (e só não avançou mais cedo por causa de não ter dinheiro) e bem para emissões a cores. E as pessoas lá foram comprando novas TVs à medida das suas possibilidades (os meus pais só compraram em 82, por exemplo).

Em 2012/13 as tv's privadas deviam ter mudado para esse formato, nem que fosse como a RTP fez, de forma parcial até Julho deste ano. 

É completamente anacrónico, estúpido, idiota - o que quiserem chamar - continuar a emitir em 4:3, aliás, em Portugal só mesmo as privadas da vida airada e mais um ou outro canal.

E qual o problema de ver com barras? Não percebo a implicância com as barras.

Então porque é que não podem ver em 4:3 com as barras laterais? :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então porque é que não podem ver em 4:3 com as barras laterais? :rolleyes:

Porque isso é só parvo hoje em dia. Se há um formato no qual quase toda a programação televisiva é gravada hoje, porque raios é que temos de ver televisão num formato antigo? Explica-me onde é que isso faz sentido.

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque isso é só parvo hoje em dia. Se há um formato no qual quase toda a programação televisiva é gravada hoje, porque raios é que temos de ver televisão num formato antigo? Explica-me onde é que isso faz sentido.

Fica Bem.

Se há pessoas que têm tvs em 4:3 e têm que gramar com as barra, que incomodam como tudo, as pessoas que têm televisões em 16:9 que gramem com as barras laterais, oh que coisa. Eu prefiro mil vezes o 16:9, mas se tu vires um filme ou assim naquele formato do cinema, que é tipo 16:9 com barras horizontais, imagina o que é levar com duas barras em cima e em baixo? :sleep: Quando toda a gente tiver tvs em 16:9, vão inventar tvs com outro formato, e vamos andar assim nesta vida toda 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se há pessoas que têm tvs em 4:3 e têm que gramar com as barra, que incomodam como tudo, as pessoas que têm televisões em 16:9 que gramem com as barras laterais, oh que coisa. Eu prefiro mil vezes o 16:9, mas se tu vires um filme ou assim naquele formato do cinema, que é tipo 16:9 com barras horizontais, imagina o que é levar com duas barras em cima e em baixo? :sleep: Quando toda a gente tiver tvs em 16:9, vão inventar tvs com outro formato, e vamos andar assim nesta vida toda 

Não podes partir para esse argumento de que "havendo ainda TVs em 4:3, quem já tem TVs em 16:9 que se lixe", se não, ainda estaríamos a ver TV a preto e branco e em analógico. Além disso, a casmurrice da SIC e da TVI arruinava a emissão de vários eventos desportivos, como era caso da UCL.

Chama-se evolução.

Contudo, em relação ao AR, tão cedo não saímos do 16:9. É um formato feito para televisão, de forma a congregar várias relações de aspectos existentes sem grande incómodo para o espectador, sendo ao mesmo tempo uma relação de aspecto panorâmica.

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podes partir para esse argumento de que "havendo ainda TVs em 4:3, quem já tem TVs em 16:9 que se lixe", se não, ainda estaríamos a ver TV a preto e branco e em analógico. Além disso, a casmurrice da SIC e da TVI arruinava a emissão de vários eventos desportivos, como era caso da UCL.

Chama-se evolução.

Contudo, em relação ao AR, tão cedo não saímos do 16:9. É um formato feito para televisão, de forma a congregar várias relações de aspectos existentes sem grande incómodo para o espectador, sendo ao mesmo tempo uma relação de aspecto panorâmica.

Fica Bem.

Esse é o argumento das pessoas que têm tvs em 16:9, o 4:3 que se lixe.

Podemos sair do 16:9 para o formato do cinema, e esse passo não está tão longe da realidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se há pessoas que têm tvs em 4:3 e têm que gramar com as barra, que incomodam como tudo, as pessoas que têm televisões em 16:9 que gramem com as barras laterais, oh que coisa. Eu prefiro mil vezes o 16:9, mas se tu vires um filme ou assim naquele formato do cinema, que é tipo 16:9 com barras horizontais, imagina o que é levar com duas barras em cima e em baixo? :sleep: Quando toda a gente tiver tvs em 16:9, vão inventar tvs com outro formato, e vamos andar assim nesta vida toda 

Aqui está uma prova como as pessoas estão mal informadas, existe uma coisa que se chama Pan&Scan que é essencialmente o que a TVI e a SIC faz à maioria dos conteúdos, ou seja amplia o centro da imagem e corta as laterais. Nos países desenvolvidos (Portugal não é de certeza) os canais transmitem em 16:9 com 4:3 safe, ou seja, tudo o que é de grafismos, letras, legendas, etc, estão mais concentrados no centro, assim quem tiver as TVs bem configuradas vêm em ecrã completo em 16:9 e nos televisores 4:3 vêem em ecrã completo com as laterais cortadas.

Não existe desculpa absolutamente nenhuma para emitir em 4:3 nos dias de hoje!!!

Exemplos:

Imagem original 16:9

16_9.jpg

4:3 Pan&Scan

4_3_ps.jpg

4:3 Letterbox

4_3_lb.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse é o argumento das pessoas que têm tvs em 16:9, o 4:3 que se lixe.

Podemos sair do 16:9 para o formato do cinema, e esse passo não está tão longe da realidade

Que se lixe, porque é um formato do passado em TV... Como disse, chama-se- evolução.

E tão cedo não mudamos de 16:9 para outro formato, porque o 16:9 foi feito para TV, para a melhor experiência possível para a mesma. O resto é cinema. São coisas completamente diferentes. Deste-te ao trabalho sequer de ler o meu post antes de responderes? É que não parece...

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que se lixe, porque é um formato do passado em TV... Como disse, chama-se- evolução.

E tão cedo não mudamos de 16:9 para outro formato, porque o 16:9 foi feito para TV, para a melhor experiência possível para a mesma. O resto é cinema. São coisas completamente diferentes. Deste-te ao trabalho sequer de ler o meu post antes de responderes? É que não parece...

Fica Bem.

E quem tem tv's 4:3 não é público, tás lá amigo :rolleyes:

E quem te disse a ti que não mudamos do 16:9 para o formato cinema? Há cada vez mais tv's, as curvas por exemplo, que se foram mais compridas, há uma experiência melhor.

E sim, dei-me ao trabalho de ler o teu post, mas o que tu escreves não é regra, nem tenho de concordar, enfim :sleep:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quem tem tv's 4:3 não é público, tás lá amigo :rolleyes:

E quem te disse a ti que não mudamos do 16:9 para o formato cinema? Há cada vez mais tv's, as curvas por exemplo, que se foram mais compridas, há uma experiência melhor.

E sim, dei-me ao trabalho de ler o teu post, mas o que tu escreves não é regra, nem tenho de concordar, enfim :sleep:

1 - Claramente não estás a ler os meus posts. Nunca disse que se deve ignorar quem tem TVs 4:3 (eu próprio tenho duas aqui em casa, embora agora sejam pouco usadas). Não sei onde é que foste buscar isso.

2 - Melhor experiência com TV curvas? Só podes estar a gozar com a minha cara. Essa porra é a pior invenção que podia haver no que a home cinema diz respeito, e não melhora em nada a experiência para o espectador, mesmo que fosse numa relação de aspecto mais larga. Larga a formação de empregado da Worten, MM e afins e visita sites e fóruns de home cinema a sério, como o AVForums. As TVs curvas são tão úteis como o 3D que no impingiram há uns anos atrás, ou seja, nada útil. São modas que daqui a 5 anos já nem liga patavina a elas. Em 2010 também diziam que o 3D ia ser o futuro e que todos íamos estar a ver TV em 3D no mesmo. Diz-me agora que canais em 3D a emitir conteúdo a sério é que conheces? Eu dou-te a resposta: Nenhum, zero, nicles, keinen...

3 - Não tens de concordar com o que eu escrevo, mas dizer que emitir em 16:9 não é uma regra e que podemos continuar a levar com o 4:3 à vontade, porque são só barras, só que na vertical, opá, a sério, só rir.

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Claramente não estás a ler os meus posts. Nunca disse que se deve ignorar quem tem TVs 4:3 (eu próprio tenho duas aqui em casa, embora agora sejam pouco usadas). Não sei onde é que foste buscar isso.

3 - Não tens de concordar com o que eu escrevo, mas dizer que emitir em 16:9 não é uma regra e que podemos continuar a levar com o 4:3 à vontade, porque são só barras, só que na vertical, opá, a sério, só rir.

Fiquem Bem.

Sobre as tv's curvas, é esperar pra ver, ou é um sucesso, ou não dá em nada.

Agora, dizes que não se deve ignorar o 4:3, mas depois já dizes que é só rir. Se o pessoal que vê em 16:9 não está pra levar com barras verticais, porque raio é que o pessoas que tem tv's em 4:3 tem de levar com as horizontais? :sleep: Enfim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também era muito sensível ao argumento de que era preciso ter em conta o grande número de televisores 4:3... em 2010 ou 2011.

Não se esqueçam que com a (desastrosa) transição para a TDT, embora na maior parte dos casos tenham impingido TV por cabo às pessoas, deve ter havido também muita gente que aproveitou para comprar novos televisores já com descodificador integrado. Claro que muitos de nós temos uma ou duas TVs antigas em casa e ninguém nos obriga a deitá-las fora, mas são muito menos do que há uns anos, e se isso fosse razão para não avançarmos para o 16:9 então ainda estávamos a ver TV a preto e branco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre as tv's curvas, é esperar pra ver, ou é um sucesso, ou não dá em nada.

Agora, dizes que não se deve ignorar o 4:3, mas depois já dizes que é só rir. Se o pessoal que vê em 16:9 não está pra levar com barras verticais, porque raio é que o pessoas que tem tv's em 4:3 tem de levar com as horizontais? :sleep: Enfim

Eu nunca disse que se devia ignorar as TVs 4:3. Estás claramente a ver o lado errado da questão e a focar-te só no letterboxing/pillarboxing e não nas vantagens das emissões em 16:9. É como o outro, que via o copo sempre meio-vazio.

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Pan&Scan é um bom sistema, mas tem de se ter tv's configuradas na mesma. :sleep:

Mas isso já é problema do espectador que tem as TVs 4:3, se em todo o mundo se fez/faz assim, porque Portugal tem que ser sempre diferente?

Eu não censuro que as pessoas não sabem configurar as TVs correctamente;

 

1º - Ao contrário dos outros países quando fizeram a transição, não informaram aos espectadores como fazê-lo

2º - Como se isso não fosse mau suficiente as operadoras de cabo não enviam a sinalização correcta do AR na maioria dos canais para que a televisão mude automaticamente para o AR correcto. Exemplo meo satélite: SIC Radical canal 16:9 com sinalização 4:3, na minha TV 16:9 aparece a imagem anamófica com pillarbox, na minha 4:3 aparece anamórfico e ecrã completo, ou seja uma salganhada...

Pela tua ordem de ideias posso também dizer que tenho uma televisão a preto e branco por isso os canais deviam emitir em preto e branco para que eu não veja o "dot crawl"/"chroma dots" na minha TV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso já é problema do espectador que tem as TVs 4:3, se em todo o mundo se fez/faz assim, porque Portugal tem que ser sempre diferente?

Eu não censuro que as pessoas não sabem configurar as TVs correctamente;

 

1º - Ao contrário dos outros países quando fizeram a transição, não informaram aos espectadores como fazê-lo

2º - Como se isso não fosse mau suficiente as operadoras de cabo não enviam a sinalização correcta do AR na maioria dos canais para que a televisão mude automaticamente para o AR correcto. Exemplo meo satélite: SIC Radical canal 16:9 com sinalização 4:3, na minha TV 16:9 aparece a imagem anamófica com pillarbox, na minha 4:3 aparece anamórfico e ecrã completo, ou seja uma salganhada...

Pela tua ordem de ideias posso também dizer que tenho uma televisão a preto e branco por isso os canais deviam emitir em preto e branco para que eu não veja o "dot crawl" na minha TV.

Há tv's que simplesmente não dão, eu tenho 2 em casa, e nenhuma delas dá.

A RTP informou. É a única que transmite tudo em 16:9, com a sinalização e mais não sei quê.

Isso da tv a preto e branco não tem lógica, mesmo que os canais emitam a cores, tu vês sempre a preto e branco, mesmo que transmitam a preto e branco, tu vais sempre ver a preto e branco, portanto isso nem é um argumento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há tv's que simplesmente não dão, eu tenho 2 em casa, e nenhuma delas dá.

A RTP informou. É a única que transmite tudo em 16:9, com a sinalização e mais não sei quê.

Isso da tv a preto e branco não tem lógica, mesmo que os canais emitam a cores, tu vês sempre a preto e branco, mesmo que transmitam a preto e branco, tu vais sempre ver a preto e branco, portanto isso nem é um argumento

Nas TVs 16:9 todas dão para configurar o AR, nas 4:3 não é nas TVs que se configura mas sim nas boxes. Numa TV 4:3 se tiveres em Pan&Scan vais ver em 4:3 na mesma mesmo que transmitam em 16:9, portanto isso nem é um argumento.

A mentalidade portuguesa é muito diferente do resto do mundo. Neste caso em concreto, em vez de ser os operadores de canais a dar o passo para evoluir para 16:9 e as pessoas se quiserem ou puderem acompanham e mudam para 16:9, não, é ao contrário, os operadores de canais estão literalmente sentados à espera que deixem de existir televisores 4:3 para dar o passo. Portugal sempre foi e sempre será 20 anos atrasado em relação ao resto do mundo desenvolvido. Por este andamento a SIC e a TVI só mudam para 16:9 SD quando o resto do mundo emitir regularmente em 4K. São mais os televisores 4:3 que 16:9 cá em casa e mesmo assim acho que a SIC e a TVI já deviam ter mudado para 16:9 à 10 ou 15 anos atrás como o resto da Europa. Ao menos nisso a RTP está um passo à frente, só pecou pela demora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas TVs 16:9 todas dão para configurar o AR, nas 4:3 não é nas TVs que se configura mas sim nas boxes. Numa TV 4:3 se tiveres em Pan&Scan vais ver em 4:3 na mesma mesmo que transmitam em 16:9, portanto isso nem é um argumento.

A mentalidade portuguesa é muito diferente do resto do mundo. Neste caso em concreto, em vez de ser os operadores de canais a dar o passo para evoluir para 16:9 e as pessoas se quiserem ou puderem acompanham e mudam para 16:9, não, é ao contrário, os operadores de canais estão literalmente sentados à espera que deixem de existir televisores 4:3 para dar o passo. Portugal sempre foi e sempre será 20 anos atrasado em relação ao resto do mundo desenvolvido. Por este andamento a SIC e a TVI só mudam para 16:9 SD quando o resto do mundo emitir regularmente em 4K. São mais os televisores 4:3 que 16:9 cá em casa e mesmo assim acho que a SIC e a TVI já deviam ter mudado para 16:9 à 10 ou 15 anos atrás como o resto da Europa. Ao menos nisso a RTP está um passo à frente, só pecou pela demora...

Pelos menos em França, a France 2 mudou para o 16:9 em 2008. O Daily Show só passou a ser emitido nesse formato em 2010, assim como os Simpsons e Family Guy.

Acho que as TVs em Portugal (as principais) deviam ter mudado para 16:9 em 2011/2012, que afinal foi o que fez a RTP (e devia ter feito o mesmo na informação nem que tivesse de emitir com barras). A partir daí não é razoável. Muito menos em 2015, 2016 ou 2017.

A terminar deixo aqui um site que explica muito bem os diversos formatos utilizados na TV e no cinema, e prova que em Portugal estes assuntos são desprezados de forma lamentável.

http://www.cinedie.com/secinfo.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...