Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

Então eles não têm condições para migrar para o 16:9.

Muito provavelmente.

Sempre me explicaram que essas barras em 16:9 significava que as câmeras não suportavam HD. Por isso em 4:3 deduzo que as mesmas não filmem em 16:9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Muito provavelmente.

Sempre me explicaram que essas barras em 16:9 significava que as câmeras não suportavam HD. Por isso em 4:3 deduzo que as mesmas não filmem em 16:9.

Podem filmar à mesma em 16:9. Teria que ser mesmo material do Arco-da-Velha para não o fazer.

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem filmar à mesma em 16:9. Teria que ser mesmo material do Arco-da-Velha para não o fazer.

Fiquem Bem.

Então a que se deve aquelas barras? É à mesma por não filmarem em HD? Essas barras aparecem sempre nos talk-shows da SIC (consoante a camera que está no ar) e na Informação da TVI (imagem de estúdio).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então a que se deve aquelas barras? É à mesma por não filmarem em HD? Essas barras aparecem sempre nos talk-shows da SIC (consoante a camera que está no ar) e na Informação da TVI (imagem de estúdio).

Sim, pode ser uma câmara que filme só em SD, mas que possa filmar em 16:9 à mesma. O CPN da RTP está carregadinho delas. E mesmo em electrónica de consumo encontram-se bastantes dessas. Eu tive (ainda tenho, acho eu), uma câmara de filmar da Samsung que grava só em SD e que permite gravar tanto em 4:3 (que é o formato sempre predefinido) como em 16:9.

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pode ser uma câmara que filme só em SD, mas que possa filmar em 16:9 à mesma. O CPN da RTP está carregadinho delas. E mesmo em electrónica de consumo encontram-se bastantes dessas. Eu tive (ainda tenho, acho eu), uma câmara de filmar da Samsung que grava só em SD e que permite gravar tanto em 4:3 (que é o formato sempre predefinido) como em 16:9.

Fiquem Bem.

Entendi! Tinha na ideia que a câmara seja 16:9 SD ou HD o crop para 4:3 ficaria com a mesma "medida". Mas pensando bem era muito estranho a SIC/TVI usar umas que ainda não permitissem filmar em 16:9. Mas daqueles canais espera-se tudo. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que me interessa se gravam em 16:9 se transmitem em 4:3? A serio, tem uma lógica...

Eles gravam em 16:9, porque sempre podem vir propostas estrangeiras para a compra da novela, e é apenas isso que lhes interessa, nós tugas, lixamos-nos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos vamos ser o ultimo pais do mundo com os canais generalistas em 4:3, que orgulho!

Todos os canais terrestres da Bielorrússia (não estou a inventar) ainda emitem em 4:3.

Em tempos vi um vídeo de um zapping bielorrusso de um operador analógico e lá pelo meio aparece o canal ONT, que emite programas do Channel One Russia (foi criado em 2002 quando a versão original deixou de ser emitida no país) de forma legal. O que é estranho é que apesar do símbolo combo C1R-ONT, o programa era emitido em 16:9 letterbox. Os programas produzidos pela própria ONT ainda sáo feitos em 4:3.

A Rússia vizinha já sabe fazer 16:9 como ninguém enquanto que, de entre os canais terrestres da Bielorrússia, nenhum sabe, enquanto que em Portugal, a RTP sabe.

Este vídeo foi gravado por um russo que parece que tem familiares bielorrussos, e o pormenor disto é que ele está a fazer uns comentários algo satíricos sobre o tema. De notar que eu percebo um pouco de russo - repito: um pouco de russo - mas nem tanto.

https://www.youtube.com/watch?v=JQD9ZVp9fzg

E como se nada ainda tivesse ocorrido, eis o início da emissão do dia de hoje (!!!), com o hino nacional e o início do programa "A Nossa Manhã" (tradução literal, já vi um programa russo mencionado como "Herói Principal" na informação da SIC em 2009).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quando nos comparamos com a Bielorrússia em alguma coisa é porque estamos muito mal...

É melhor dizer então:
Vamos ser o último país desenvolvido na Europa com generalistas em 4:3, que orgulho!


...mas vamos ver, dizem que dia 6 o Panda vai ficar todo modernaço, também deve mudar para essa "modernice" do 16:9 e assim é menos 1 canal orgulhosamente 4:3. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quando nos comparamos com a Bielorrússia em alguma coisa é porque estamos muito mal...

É melhor dizer então:
Vamos ser o último país desenvolvido na Europa com generalistas em 4:3, que orgulho!


...mas vamos ver, dizem que dia 6 o Panda vai ficar todo modernaço, também deve mudar para essa "modernice" do 16:9 e assim é menos 1 canal orgulhosamente 4:3. 

A sério? Esperemos que sim. Nem percebo o porquê de ainda estar em 4:3. Quase ou mesmo todos os conteúdos que o canal passa são em letterbox. É o panda e Biggs. Os dois "irmãos" já estavam na altura de evoluir para o 16:9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quando nos comparamos com a Bielorrússia em alguma coisa é porque estamos muito mal...

É melhor dizer então:
Vamos ser o último país desenvolvido na Europa com generalistas em 4:3, que orgulho!

Não se esqueça de alguns canais italianos de 30ª categoria, normalmente canais locais ou de cartomancia.

Mas se falarmos dos canais generalistas "a sério", quando a SIC e a TVI mudarem para 16:9, a Bielorrússia vai ter esse título em toda a Europa. Ou eventualmente um dos vários canais terrestres (muito provavelmente a ONT) vai começar a emitir neste formato. As emissões analógicas terminaram no fim das emissões do dia 15 de Maio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RTP Memória a emitir no MEO com flag 16:9 (indevidamente). Estarão a fazer testes para a passar a usar em alguns programas?

Ontem, no Voz do Cidadão, o tema principal foi a passagem do canal para sinal aberto. Talvez o assunto esteja mesmo a ser levado a sério pela parte da RTP (todos os que falaram sobre o assunto mostraram-se a favor) e tenham decidido começar os testes para passar definitivamente a RTP Memória para 16/9, independentemente do programa que esteja a dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem, no Voz do Cidadão, o tema principal foi a passagem do canal para sinal aberto. Talvez o assunto esteja mesmo a ser levado a sério pela parte da RTP (todos os que falaram sobre o assunto mostraram-se a favor) e tenham decidido começar os testes para passar definitivamente a RTP Memória para 16/9, independentemente do programa que esteja a dar.

Por mim, a RTP e os outros deviam fazer como a FOX faz, que é emitirem sempre em 16:9 é os conteúdos em 4:3 com barras verticais. É que as pessoas têm a mania de ver tudo esticado e assim isso já não se verifica.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim, a RTP e os outros deviam fazer como a FOX faz, que é emitirem sempre em 16:9 é os conteúdos em 4:3 com barras verticais. É que as pessoas têm a mania de ver tudo esticado e assim isso já não se verifica.

Se as pessoas não configuram bem as suas boxes isso é lá com elas: a configuração "normal" já mete o pillarbox, portanto quem tenha essa configuração não ganha nada com isso (e, acreditem, há muito boa gente que já está tão habituada a ver a imagem distorcida que prefere isso a barras negras :rolleyes:). Por outro lado, quem tenha um CRT 4:3 acaba por se ver forçado a ter de ver uma emissão que é em 4:3 dentro de uma "moldura" negra (pillarbox + letterbox), porque as opções de zoom muitas vezes não existem. Outra coisa é, por exemplo, emitir conteúdos 4:3 incluído em programas 16:9 como por exemplo reportagens ou imagens de outros canais 4:3, e isso já é feito, embora às vezes ainda metam água (na CMTV então é sempre...).

Em suma: se há a possibilidade de alternar a flag entre o 4:3 e 16:9, que se continue a fazer isso, principalmente na RTP Memória cuja programação é 99% em 4:3.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as pessoas não configuram bem as suas boxes isso é lá com elas: a configuração "normal" já mete o pillarbox, portanto quem tenha essa configuração não ganha nada com isso (e, acreditem, há muito boa gente que já está tão habituada a ver a imagem distorcida que prefere isso a barras negras :rolleyes:). Por outro lado, quem tenha um CRT 4:3 acaba por se ver forçado a ter de ver uma emissão que é em 4:3 dentro de uma "moldura" negra (pillarbox + letterbox), porque as opções de zoom muitas vezes não existem. Outra coisa é, por exemplo, emitir conteúdos 4:3 incluído em programas 16:9 como por exemplo reportagens ou imagens de outros canais 4:3, e isso já é feito, embora às vezes ainda metam água (na CMTV então é sempre...).

Em suma: se há a possibilidade de alternar a flag entre o 4:3 e 16:9, que se continue a fazer isso, principalmente na RTP Memória cuja programação é 99% em 4:3.

Na teoria isso, o qual sempre defendi, o problema é que os primeiros logo a falhar são os operadores, no satélite por exemplo, o receptor oficial da MEO (os Pace antigos) por mais que tentes configurar a box estica sempre de 4:3 para 16:9. Como eu sou muito "esquisito" com os ARs eu pus o cartão numa outra box que já respeita a sinalização, o problema é que canais como por exemplo a SIC Radical, SIC Mulher e A&E estão sempre 24/7 sinalizados como 4:3, como as SIC estão sempre a alternar conteúdos entre 4:3 e 16:9 tenho que andar sempre a forçar a TV para o AR correcto.

Conclusão, é muito difícil as pessoas verem com o AR correcto quando as próprias operadoras são as primeiras a falhar mostrando falta de brio e zelo sobre a correcta emissão dos conteúdos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...