Jump to content

Bullying


TheSecret

Já sofreste/sofres de Bullying?  

96 votos

  1. 1. Já sofreste/sofres de Bullying?

    • Sim, fisico
      0
    • Sim, físico e psicológico
      33
    • Não
      28
    • Sim, psicológico
      35


Posts Recomendados

agora mesmo, Hugo disse:

Ele pode sempre usar esse argumento para meio que "chantagear" a direção da escola e se não der em nada, avançar para essa ideia.

Honestamente, tendo em conta a atitude prévia, que foi nula, mais depressa acredito que ouvirão o @Diogo O.e pensarão "Cão que ladra não morde". No entanto, eu compreendo perfeitamente o que quiseste dizer. Sendo semi-privada, estão meio dependentes das famas, tal como o @Televisão 10 referiu, que têm para conseguir alunos novos e, por isso, sabem perfeitamente que um caso destes afeta negativamente a imagem da escola. A meu ver, isto merecia ser noticiado, porque não foi só a escola que esteve mal aqui. Foi o Ministério Público também.

Aliás, @Diogo O., eu recentemente recebi no SU um parente de uma pessoa que está num cargo alto da informação da RTP (não digo quem é, por motivos de privacidade) e falei com essa pessoa por telefone, quando quis saber como estava o seu parente. Se tu quiseres, eu tento descobrir com a telefonia o número dessa pessoa e pergunto-lhe se está interessado em fazer uma reportagem sobre bullying ou em passar uma reportagem investigativa para a Sandra e a equipa do programa. Eu posso nem falar do teu caso em específico. É que, se contigo o Ministério Público agiu dessa maneira, também há de ter agido com outros. E isto a CPCJ não vê. Ela vê é as Nannys desta vida que tentam ajudar os pais a não criar delinquentes. (sim, isto revolta-me) :chair:

(Lembrando da Nanny, se houver ainda mal estar na SIC por conta do processo, alguém também pode querer pegar nisso em jeito de vingança para com o Ministério Público)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos contigo @Diogo O.! Eu sei o que estás a sofrer!

Já sofri bullying também (no ano passado, 11⁰), ainda que apenas psicologicamente. Como estou numa escola pública, foi mais fácil resolver o caso: a parva de m*rda - ainda hoje não consigo dizer o nome dela - foi expulsa da escola, perante um ultimato por parte da direção.

Tenho sorte pelo facto de o meu stor de Português ser o diretor da escola, ainda assim até tudo ficar resolvido foram ainda uns bons meses de sofrimento, porque afinal de contas a estúpida sai (sensivelmente 2/3 meses após tudo começar), mas o clã dela continua lá (e ainda hoje pertencem à minha turma). Bocas, insultos, ameaças, desprezo, tudo teve lugar nesses "belos" meses de horrores... ao total foi quase 1 ano de pura tortura.

Agora estou bem, o "clãzinho" entretanto chateou-se com a idiota e percebeu quem realmente eu era. Falo com eles agora, bem, muito bem até. Mas àquela parva eu jamais irei perdoar e desejo-lhe todo o mal do mundo, de coração mesmo.

Qual é a chave? Nunca desistas, muito menos te acanhes. Mostra as tuas garras, enfrenta! Não vai ser luta fácil, como bem deves saber, mas sabe que quem está errado é ele, não tu! Apoia-te na direção da escola e na tua DT e insiste com a polícia. Acima de tudo, usa a inteligência e a tua criatividade para lhe dificultares a vida quanto aos estudos (ainda que pelo q contas, isso é gente de má índole, logo não se deve preocupar com os estudos) ou envergonhá-lo. 

Caso isto não se resolva, e numa perspetiva um pouco mais drástica, já ponderaste trocar de escola? Quando foi comigo não quis, e compreendo o teu lado, mas, uma vez que na tua escola não podem fazer nada, penso que seja quiçá a solução mais sensata e que no futuro menos te causará dor.

Big hug <3

Editado por RTGarrido03
  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 19/01/2021 at 12:01, Diogo O. disse:

Voltaram a bater-me! :noelia:

Li agora toda a tua história Diogo. Nem sabes o ódio que tenho a esse tipo de pessoas. Efetivamente o miudo tem de ir para uma casa de correção, que se lixem os Protocolos da escola Semi privada. Envia o caso a TV, apresenta mais queixas na polícia, expõe constantemente, apresenta ate queixa ao Tribunal Europeu. Ele não pode sair impune! 
Gente reles da sociedade e o pior e que este pais nada faz no que concerne à Justiça... 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que me revolta mais na história do @Diogo O.. Se são os próprios bullys ou se é a incompetência das outras partes envolvidas.

Infelizmente tenho uma nova história para partilhar. E esta nem é bem comigo. Eu tenho uma amiga que veio do Irão e que ainda não sabe falar muito bem alemão. Só neste ano, ela já foi alvo de bullying tanto por parte de alunos como da própria diretora de turma dela. No caso dos alunos foi "só" por ela ser gorda. No caso da diretora, foi por causa do peso, da lingua e por muitas outras coisas. Os alunos acalmaram depois de ela ter feito queixa à (mesma :confusa_cristina:) diretora de turma mas a própria diretora continua.

Eu já lhe disse não sei quantas vezes para fazer queixa dela mas ela não quer. Se por um lado sei o que é estar na pele dela, por outro revolta-me.

Sei que disse aqui que não sofri de bullying mas na verdade foi mais porque não associei as duas coisas. Quando se fala em bullying, fala-se (na maioria dos casos) em bullying de alunos para alunos. É mais raro bullying ser de um professor para um aluno. Daí eu nem ter associado e nem ter percebido até há bem pouco tempo que afinal aquilo que um certo professor me fez também foi bullying.

Na altura o meu plano era confrontá-lo e se não resultasse, eu iria ter com a direção da escola. (Consegui com que ele parasse depois de o ter confrontado e não precisei de ir ter com a direção).

Foi o que eu disse à minha amiga para fazer. O problema é que ela é uma pessoa muito frágil e tem medo de confrontar a professora.

Sabem se há alguma coisa que eu possa fazer, visto que eu não estou na turma dela, nem tenho aulas com ela (para não falar do facto de ela não querer fazer nada)? 

 

  • Gosto 1
  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 11/02/2021 at 09:13, Diogo O. disse:

Sempre me sinto melhor nas aulas online, afff. :happy:

De facto, com o ensino a distância estas situações são sempre un alivio. Mas ainda assim fala se bastante no cyberbullying. Claro que nao são agressões físicas, mas sim psicólogicas. 
Seja como for, fico feliz por contigo estar tudo bem! Mereces que aquele anormal pague pelo que fez

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Televisão 10 disse:

Desculpa intrometer-me, mas já pensaste em mudar de escola? Seria possível?

Eu sei que não és o aluno problemático, mas, já que o aluno em causa não vai mudar de escola, talvez fosse melhor para ti fazê-lo.

Pois eu também não sei o que é pior: ficar sem os meus amigos de infância, com quem posso contar com a ajuda, ou sofrer (ás vezes) daquele animal.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Diogo O. disse:

Pois eu também não sei o que é pior: ficar sem os meus amigos de infância, com quem posso contar com a ajuda, ou sofrer (ás vezes) daquele animal.

Compreendo a tua perspetiva. Eu, como sempre fui tímido e reservado, também escolhi a minha escola, no 7.º ano, para ficar com os meus amigos de infância, embora a minha mãe quisesse que eu fosse para outra escola com uma melhor infraestrutura. No entanto, algum dia essa separação dos amigos de infância vai acontecer, ora porque seguem cursos diferentes no secundário, ora porque vão para faculdades diferentes depois do 12.º ano.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje conto-vos outra história, que me aconteceu (hoje): Um estranho entrou no grupo (adicionaram-no) e começou a mandar insultos. Tirou-me a todos, exceto a mim (que era o administrador criador, digamos assim); e sim todos os meus colegas são administradores. Foi falar com ele, e saber porque tinha feito aquilo, e não é que a pessoa me chama um muito de nomes: filho da ****, gordo de *****, ameaçando-me que me iria bater. Sei que não foi o meu bully. A pessoa que me fez isto sabe muito bem como eu sou e até é um dos meus melhores amigos (ou era). Não esperava, até porque foi muito generoso para com ele, comprei-lhe até algumas, para não dizer muitas. :dry: Estou triste por causa desta toda situação. :bye2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Diogo O. disse:

Hoje conto-vos outra história, que me aconteceu (hoje): Um estranho entrou no grupo (adicionaram-no) e começou a mandar insultos. Tirou-me a todos, exceto a mim (que era o administrador criador, digamos assim); e sim todos os meus colegas são administradores. Foi falar com ele, e saber porque tinha feito aquilo, e não é que a pessoa me chama um muito de nomes: filho da ****, gordo de *****, ameaçando-me que me iria bater. Sei que não foi o meu bully. A pessoa que me fez isto sabe muito bem como eu sou e até é um dos meus melhores amigos (ou era). Não esperava, até porque foi muito generoso para com ele, comprei-lhe até algumas, para não dizer muitas. :dry: Estou triste por causa desta toda situação. :bye2:

Infelizmente, ''amigos'' desses nessa idade (parece que sou adulto kkkk) existem muitos, pois naturalmente queremos sempre seguir os outros para termos amigos.

Eu  quando tinha 11-12 anos, a minha turma era muito influenciada por 3-4 pessoas e eu seguia os para não ser posto de lado... e hoje em dia quando penso era mesmo horrível para aqueles que eram postos de lado e que eram gozados :S E foi nessa altura que cheguei a ser criticado também e por isso mesmo fazia isso.

O quinto, sexto e sétimo ano foram os piores para mim e acho que em geral são os piores para muitos alunos.

Editado por Francisco_D
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/02/2021 at 15:07, Francisco_D disse:

 

O quinto, sexto e sétimo ano foram os piores para mim e acho que em geral são os piores para muitos alunos.

Odiei esses anos sim. O 5 ano ainda gostei, porque estava a entrar num novo ciclo e ja pertencia aos “crescidos” que no 4 ano tanto se fala. O 6 detestei, até porque era posto de parte, ate por pessoas que tinham sido minhas amigas. Também em parte a culpa era minha. Tinha gostos diferentes da maioria, e sou filho único (sim isso influencia. Certas coisas sexuais, que são basicas, so viria a perceber muito mais tarde. Hoje em dia os miudos sabem tudo e acho que terem irmãos mais velhos e assim ajuda). Lembro me de no 6 ano chamar filho da **** a alguem (que me estava a pressionar) aos gritos em pleno recreio e todos os professores ouvirem.

No 7 ano mudei de escola. Mas sentia me ainda mais diferente. Não tinha amigos de infância, não tinha irmãos. Todos os meus colegas ja iam para casa sozinhos depois das aulas e a mim ainda me iam buscar (e tinha vergonha de pedir aos meus pais para me deixarem ir sozinho para casa). Era gozado. Mas tambem fiz amizades (apesar de não terem sido eternas).

No 8 ano senti que melhorei, embora ainda fosse diferente. Lembro me de detestar as horas de almoço gigantes, pois os meus colegas iam todos almoçar fora e eu não podia sair da escola por nao estar autorizado (sim tinham de se passar os cartões). Uma vez tentei sair so para ficar no portão e o porteiro agarrou me por um braco e nao me deixou sair. Que vergonha. Ficava as horas de almoço a dar voltas a escola, sozinho. 
No 9 ja tinha mais amigos, mas ainda era olhado de parte.

So no secundário e que comecei a fazer amigos a sério que alguns ainda falo hoje. Também fui gozado no 10, sobretudo pelos rapazes nas aulas de EF, porque eu era um 0 à esquerda em futebol, basket e afins. Detesto esses desportos. Simplesmente detesto. O único desporto coletivo que adoro e o kickboxing (e agora não posso fazer porque covid...). no 10 ano ainda tinha colegas parvos, mas com 15 ha muitos putos e mentalidades baixas. 
Eu diria que do secundário o meu melhor ano foi o 12. Tinha imensos amigos. As funcionarias olhavam para mim e diziam “quem o viu no 7 ano e quem o ve agora”. Saia para jantares de anos e tudo mais. Mas sentia me muito sozinho. Ninguém naquela escola era gay (quer dizer havia, mas eram super gozados) e achava que nunca ia ter coragem de me assumir e que nunca ia encontrar alguém que me amasse. 
So me consegui assumir no 2 ano da licenciatura com 19 anos. E quando o fiz todos os meus amigos sem exceção (secundário, faculdade e outros sitios) me apoiaram e nunca ninguém me virou as costas. Dai para a frente senti me poderoso. Sentia que conseguia tudo. Tinha boas notas, sentia me finalmente giro e sentia que conseguia os rapazes que quissesse (apesar de uma ou outra desilusão)

Em 2020 conheci o meu namorado. A pessoa a quem eu me entreguei como nunca a ninguém me tinha entregue. Com ele sou eu a 100%, não lhe escondo nada e sou feliz. Não quer dizer isto que sou dependente do meu namorado, longe disso. Alias cada um tem o seu espaço e tudo mais. 
Agora resta me saber se o bullying que poderei sofrer na vida adulta pode vir dos meus pais quando souberem da minha orientação sexual...

On 18/02/2021 at 14:45, Diogo O. disse:

Hoje conto-vos outra história, que me aconteceu (hoje): Um estranho entrou no grupo (adicionaram-no) e começou a mandar insultos. Tirou-me a todos, exceto a mim (que era o administrador criador, digamos assim); e sim todos os meus colegas são administradores. Foi falar com ele, e saber porque tinha feito aquilo, e não é que a pessoa me chama um muito de nomes: filho da ****, gordo de *****, ameaçando-me que me iria bater. Sei que não foi o meu bully. A pessoa que me fez isto sabe muito bem como eu sou e até é um dos meus melhores amigos (ou era). Não esperava, até porque foi muito generoso para com ele, comprei-lhe até algumas, para não dizer muitas. :dry: Estou triste por causa desta toda situação. :bye2:

Portanto Diogo o que te posso dizer é não ligues a essas pessoas que de repente se demonstram falsas. Tu és 1000 vezes superior e vais vencer por cima!

  • Gosto 3
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Free Live disse:

Eu gostei do 5º e 6º. O 7º foi complicado para mim, os rapazes começaram a gostar das raparigas, as raparigas dos rapazes e eu fiquei de fora a querer jogar à apanhada sozinho...

Mort em jogar à apanhada sozinho, só me lembrei dos cães atrás da cauda non stop :cryhappy:

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/02/2021 at 15:07, Francisco_D disse:

 

O quinto, sexto e sétimo ano foram os piores para mim e acho que em geral são os piores para muitos alunos.

Por acaso para mim até agora ( ando no 9 ano ) o 5 e o 6 foram muito bons! Andava numa escola com poucas turmas, dava me bem com toda a gente e nunca tive nenhum problema e sinto que me diverti ao máximo. No 7, devido a uma escola ao lado ter fechado, imensas pessoas foram para a minha escola sendo que o ambiente ficou um bocado " pior ". Alguns alunos de outras turmas chamavam-me de "paneleiro" , etc por andar e me dar melhor com raparigas do que rapazes mas isso lá acabou por passar e acabei por ganhar mais confiança e deixei de me importar com esse comentários, só temos uma vida e temos que a aproveitar ao máximo com as pessoas que nos fazem bem e não perder tempo em pessoas que não merecem nada de nós.

O 8 correu me bem , o pouco que tive na escola e o 9 até agora estava a correr super bem mas tivemos que voltar para casa ( e ainda bem xD ) 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Guizcastrose disse:

Por acaso para mim até agora ( ando no 9 ano ) o 5 e o 6 foram muito bons! Andava numa escola com poucas turmas, dava me bem com toda a gente e nunca tive nenhum problema e sinto que me diverti ao máximo. No 7, devido a uma escola ao lado ter fechado, imensas pessoas foram para a minha escola sendo que o ambiente ficou um bocado " pior ". Alguns alunos de outras turmas chamavam-me de "paneleiro" , etc por andar e me dar melhor com raparigas do que rapazes mas isso lá acabou por passar e acabei por ganhar mais confiança e deixei de me importar com esse comentários, só temos uma vida e temos que a aproveitar ao máximo com as pessoas que nos fazem bem e não perder tempo em pessoas que não merecem nada de nós.

O 8 correu me bem , o pouco que tive na escola e o 9 até agora estava a correr super bem mas tivemos que voltar para casa ( e ainda bem xD ) 

 

 

Meu deus.... isso é grande clássico... eu também passei por isso mas era ligeiro não era todos os dias e depois a partir do 8 ano deixaram me em paz.

Editado por Francisco_D
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do 7º e sinceramente até ao 12º sempre me senti um pouco de parte da maioria, mas era um "de parte" acompanhado... Acho que desde essa altura (o início do 7º) comecei a sentir o que era estar mais de parte e também desde aí, principalmente no Secundário, mesmo que não me metessem de parte, eu passei a ter uma tendência natural para me aproximar dos que estavam de parte e automaticamente ficava de parte da maioria. Nunca estive necessariamente sozinho e tenho vários amigos desde o 11º (onde 1/3 vem mesmo do 1ºciclo, mesmo que desde o 5º tenhamos andado sempre em turmas diferentes) que duvido que desapareçam assim tão cedo. Todos nos agarrámos a este pequeno grande grupo (que tem os seus subgrupos) e acho que será sempre uma base. Por outro lado, senti muita falta de amigos menos introvertidos no 3ºCiclo. Eu queria levantar voo, mas não tinha coragem de o fazer sem eles, e eles não queriam. Mas teve as suas coisas boas, tornou-se-me bastante fácil interagir com pessoas introvertidas e criar uma cumplicidade relativamente rápida, ao contrário de pessoas extrovertidas em que sinto que crio uma conexão superficial. De qualquer forma, queria ter tido mais experiências e não ter ficado preso naquele mundo próprio em que os meus pequenos grupos viviam.

O facto de, embora de parte, nunca ter estado sozinho acabou por evitar que sofresse claramente de bullying. No Secundário assisti a uma espécie de bullying à rapariga que estava mais próxima de mim na altura mas acabei por não sofrer diretamente com isso. Por acaso nunca percebi bem porquê. Penso que talvez porque havia uma maioria significativa da turma que não se dava a essa trabalho e poderia reprovar quem o fizesse, talvez porque [gosto de pensar] que me consideravam uma pessoa decente, provavelmente viam-me como o tipo de amigo que gostariam de ter dali a 10 anos, mas não o que queriam ter no Secundário.

Esta partilha ficou muito random :ph34r::cryhappy:

Editado por tjspy
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Francisco_D disse:

Meu deus.... isso é grande clássico... eu também passei por isso mas era ligeiro não era todos os dias e depois a partir do 8 ano deixaram me em paz.

Já somos 3! Comigo pararam no 10° :cryhappy: Mas comigo ainda me fazia confusão, era tão sistemático que pedi apoio clínico psicológico por diversas questões dessas na altura e foi considerado bullying verbal entre outras coisas. O meu pior ano foi o 6.º em que sofri de bullying psicológico e faltei um período inteiro, mas é algo já superado e acredito que todos que estejam a passar ou passaram pelo mesmo têm muita força e vão superar isto como ninguém e vencer muito na vida. Desejo-vos isso.

Editado por RAFA(el)
  • Gosto 1
  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...