Jump to content

Equador


_zapping_

Posts Recomendados

Sinceramente... Porque não punham "Flor do Mar" depois de "Equador"?!

Daqui a mais a série está à meia-noite, e até nem se tem portado mal!

Acho que a série vai acabar por se dar mal frente ao "Atreve-te a Cantar!"!

Apesar de tudo, fico a ganhar porque vejo a Reportagem (SIC) e "Vip Manicure". A noite vai ser perfeita para mim: vejo, também, "A Favorita" e "Donas de Casa Desesperadas". Só tenho pena de não dar o "Toma Lá, Dá Cá".

Não vou ver o "Atreve-te a Cantar!" todo e ainda vou ver a série para o quarto, porque a minha mãe já me disse que quer ver o programa da Bárbara! :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, elrey, tens razão! :mocking_mini: É o que faz não ter gostado daquela parte da Índia! Foi da euforia de ter, finalmente, terminado! :laugh_mini:

Grelha para amanhã:

20:00Jornal Nacional

20:52Repórter TVI - Sopa dos Pobres

21:35Equador

22:26Feitiço de Amor

23:55Casos da Vida

Mas a TVI não consegue ter uma grelha fidelizada ao fim-de-semana? Tem que estar sempre a mudar aqui e ali?! :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Equador": êxito visto à lupa

É a série do momento em termos de audiências, só comparáveis às das novelas. As explicações para o êxito de "Equador" são muitas e variadas: as vendas do livro, o marketing associado, a produção e realização de qualidade.

O que leva mais de um milhão e 400 mil espectadores a estarem frente ao televisor a ver uma série portuguesa, ainda por cima com uma forte vertente histórica? "Equador", que vai para o ar aos domingos, na TVI, tem como premissa base a adaptação de um romance, campeão de vendas. O JN tentou perceber o que pode estar por detrás deste fenómeno.

Ana Margarida Saavedra é aluna finalista do curso de televisão e vídeo numa escola do Porto e não tem dúvida: "em termos de realização, é do melhor que tem sido feito em Portugal. Acho que pode abrir portas e janelas para novas oportunidades neste campo, para que se façam outros produtos de qualidade em Portugal".

Tomás Pereira é produtor independente e "vai dando uma piscadela de olhos" a série: "passar em horário nobre com este nível de audiências e com esta qualidade é um salto que as televisões em Portugal têm que agarrar".

Os únicos reparos vão para a duração dos episódios e para o desenvolvimento da história. "Perdoando-me a expressão, acho que há engonhanço a mais", diz Ana Margarida, opinião partilhada por Tomás Pereira: "Podia ser mais rápida, mais incisiva, podia ter mais desenvolvimentos na história".

A investigadora e professora universitária na área da História, da Universidade do Minho, em Braga, Margarida Durães, detecta como único senão o horário. "Mesmo com cenas quentes, acho que deveria passar logo a seguir ao Telejornal".

A professora gostou do livro: "É um romance histórico com uma investigação cuidada e isso é uma mais valia". E espera para ver como foram adaptadas algumas passagens do livro. "A realidade das ex-colónias, sobretudo a de S. Tomé que teve algumas especificidades, nomeadamente em relação ao esclavagismo associado às roças de cacau, está bem documentada e descrita", considera.

Margarida Durães não tem problemas em aconselhar a leitura deste e de outros livros aos seus alunos, bem como de filmes. "As minhas aulas versam a época da primeira Guerra Mundial e eu aconselho os meus alunos a verem 'O Pianista' ou a 'Lista de Schindler'; se ensinasse esta época, o 'Equador' seria de leitura e visionamento obrigatório", sobretudo, como motor de arranque para falar das ex-colónias".

Tomás Pereira espera que os responsáveis pelas televisões assumam "Equador" como uma referência e "partam para novos projectos, para outras adaptações" e as coloquem "em horários acessíveis para todos. O futuro da televisão em Portugal também pode passar por aqui, haja quem tenha a lucidez de o perceber"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com esta parte da notícia: «"Perdoando-me a expressão, acho que há engonhanço a mais", diz Ana Margarida, opinião partilhada por Tomás Pereira: "Podia ser mais rápida, mais incisiva, podia ter mais desenvolvimentos na história". », mas mesmo assim não deixa de ser um bom produto.

Hoje voltou a falhar o chroma na cena do navio. :unsure: Mal feito, outra vez (se bem que um pouco melhor que a cena da varanda no 1º episódio)!

Agora que entrou nesta fase, vou ter saudades da parte de Lisboa que, por acaso, pareceu-me ser bem mais dinâmica que as "histórias" de África.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo na generalidade com o que disseste zapping. No entanto, o episódio de ontem pareceu-me um pouco mais ritmado, tendo-se dado muitos desenvolvimentos em apenas um episódio.

O actor Filipe Duarte desempenha o seu papel de uma forma excelente!

Gostei bastante do episódio de ontem, o elenco de São Tomé é muito bom. Destaque para as personagens de Paula Lobo Antunes, Sara Prata. Ana Bustorff com um grande bigode... excelente trabalho de caracterização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, acho que o episódio de ontem foi o melhor. Fartei-me de rir com o buço da Ana Bustorff, com as crises de calor da Paula Lobo Antunes e com as perplexidades das pessoas aos comportamentos do Luís Bernardo Valença.

Já achei este episódio a evoluir de uma forma melhor, mais rápida. Aliás, se é fiel ao livro e é para ter 20 e tal episódios, não podem andar muito rápido.

Também gosto da personagem do José Wallenstein.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bluescorpion8, concordo contigo. Ontem a série até foi bem mais rápida que nos outros episódios.

E adorei a Ana Bustorff. Adoro-a. Ela é uma mais-valia em qualquer produção que entre.

elrey, o problema é terem feito muitos episódios. Não deveria ter tanto. Condensavam mais a acção e faziam menos episódios. Andam ali com cenas só para encher e depois torna-se numa seca. Mas, mesmo com 26 episódios, nada os impede de terem um produto mais dinâmico. Isso depende de quem escreveu a série e até da realização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também reparei nessa cena do chroma do navio! Mal feito...

A história está finalmente a evoluir...Luis Bernardo começa a mexer com os comportamentos e a chocar a população!

A Ana Bustorff estava fabulosa com o bigode... e a Paula Lobo Antunes com os calores...pormenores que dão piada à trama!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ana como sempre fabulosa... Ainda me perguntava ao início o que era aquela pelagem, que não podia ser... mas tá espantoso.

Também gostei muito do núcleo de são tomé. A Alexandra Lencastre que já deu ar de sua graça... ou melhor... já deu som de sua graça.

Concordo convosco, o Filipe Pinhal está absolutamente sublime como Luís Bernardo, não poderiam ter acertado mais com a escolha do actor.

As cenas da Índia contribuem muito para o ritmo lento, Agora que vão acabar talvez avance mais.

Estou a gostar da série. Os chroma keys são caóticos... sinceramente... podia fazer uma coisita melhor!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resposta ao que a Maria A. referiu no tópico de PAoM: «A queda da TVI deve-se sobretudo aos fins de semana e à estreia do «Equador». Foi esta série que fez a TVI cair aos domingos... O «Equador» ficou aquém das expectativas.»

Em relação aos fins-de-semana tudo bem... agora em relação a Equador, não posso de maneira nenhuma concordar contigo!

É a única série capaz de dinamizar o HN de Domingo e tem tido excelentes audiências, para além de vencer sempre no seu horário e quase sempre no dia. É um acto de coragem da TVI apostar numa série de época (só é pena não arriscar mais também nos programas de entretenimento), e para uma série de época eu acho que as audiências que tem tido são magníficas, isto no dia em que estão as melhores ofertas dos 3 canais no ar ao mesmo tempo.

Eu respeito a tua opinião, mas ou muito me engano ou deve ser única...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que, por favor, falerem do Equador em relação à sua monotonia ou aos erros de chroma, é uma coisa, agora em relação às audiências é absurdo! Os extremismos da Maria A. dão para isso!

Desde quando é que uma série de época que para além de líder no horário, é o programa mais visto do dia, chegando aos 40% de share e 17% de rat. fica áquem das expectativas?? E muito menos é a causa do fracasso da TVI ao fim-de-semana, muito pelo contrário, sendo o único programa que se safa, a par do Repórter TVI.

Por isso, falar sem saber o que se diz, só porque se precisa de criticar alguma coisa na altura... É melhor nem comentar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Têm que ver a altura em que a Maria A. disse o que disse, pois no início a série patinou sim, em termos de audiência. Acredito que só subiu devido à promoção da TVI, especialmente em horário nobre onde o público está mais presente.

Sem dúvida alguma que este produto, apesar de ficção, é algo diferente na grelha monótona da TVI. E falo em monotnia por ser sempre a mesma coisa, de segunda a domingo, especialmente o horário nobre.

________________________________________

Ontem não vi o episódio para ver "A Vida Privada de Salazar".

Titinha, quando puseres no YouTube, avisa. ;) E diz-me qual é o episódio, pois não sei em que número vai! :mocking_mini:

_______________________________________

Titinha do meu coração. :022:

Fui agora abrir a tua página do Youtube com os vídeos de "Equador" para ver o da semana passada e eis que reparo que tens dois com '2/5'. Falta o '3/5'. Deves ter-te enganado. Bem, vou ver os vídeos seguidos, pela ordem que foram colocados online. Espero não me trocar na história. :mocking_mini:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quero fazer um reparo, em relação ao episódio da semana passada (ou será de o de há duas semanas?!), em que apareceu, pela primeira vez, a personagem de Alexandra Lencastre. Acho que todo aquele suspense não fez grande sentido no desenvolvimento da história; fez no sentido em que toda a gente sabia que era a Alexandra e a queria ver com o tal novo visual, mas no desenvolvimento da história podia muito bem ter-se mostrado logo quem era (julgo eu!). Imaginem num país estrangeiro, onde ninguém conhece a Alexandra Lencastre, é indiferente a esse público se mostram ou não a cara da personagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(elrey @ 23-Feb-2009, 18:09) <{POST_SNAPBACK}>
Deve ser no próximo episódio que chegam os outros da Índia!

Pois, já mostrou eles no barco, a dizer que estavam a chegar. Com o cenário virtual "nocturno", até que se disfarçou e não ficou péssimo como tem sido até agora (o recurso, na série, a esta técnica).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...