Jump to content

Equador


_zapping_

Posts Recomendados

Concordo contigo, simplesmentetv.

Pelo pouco que vi, a série deve estar muito boa. Este é um produto da TVI que eu estou desejoso para ver e que quero acompanhar. Gosto de produções de época e esta deve ser boa (apesar de "Equador", o livro, não em cativar e de detestar o escritor!).

Imagens reais em "Equador"

A estreia desta série histórica da TVI, que vai ser apresentada amanhã à imprensa, foi apontada para este mês. Sendo o produto de ficção mais caro de sempre, foi gravada em seis meses em quatro continentes. A série, de 26 episódios, vai contar com imagens inéditas e reais de S. Tomé e Príncipe, datadas de 1890.

Imagens inéditas de São Tomé e Príncipe de 1890, reunidas num filme de 16 milímetros, são do marquês de Vale Flor.

Esta série, que estará no MIP de Las Vegas de 26 a 29 de Janeiro, já foi vendida a quatro países. A pensar na internacionalização, "Equador" vai apresentar-se em HD (alta definição), no formato 16x9, com banda sonora finalizada em Belgrado.

A acção da série decorre na ilha de São Tomé durante o reinado de D. Carlos e nela é referida que a elevação a marquês do conde de Vale Flor foi um agradecimento pela forma como este último senhor recebeu o príncipe Luís Filipe na roça da Bela Vista, por ocasião da sua viagem às colónias.

"O filme, de 1890, comprado por nós, está em óptimo estado de conservação. Fazia parte do espólio dos descendentes do marquês de Vale Flor e agora vai ser preparado para ser apresentado no mercado internacional", explicou André Cerqueira, coordenador do projecto e também director de Conteúdos e Qualidade da NBP, ao jornal "Correio da Manhã".

Depois de meio ano de gravações e muitas deslocações a São Tomé e Príncipe, Brasil e Índia, a série produzida pela Plano 6 em co-produção com a TVI prepara-se para chegar ao pequeno ecrã com um elenco de luxo e algumas cenas com o autor da obra, Miguel Sousa Tavares, a fazer de seu bisavô. "O Miguel esteve muito bem. Acho que o vou contratar para uma das minha próximas novelas", diz, a brincar, André Cerqueira.

Maria João Bastos e Filipe Duarte são os actores que interpretam as personagens principais ("Ann Rhys-More" e "governador de São Tomé", respectivamente), ao lado de um elenco que inclui Ruy de Carvalho, Nicolau Breyner, Alexandra Lencastre, Rogério Samora, Dalila Carmo, Joana Solnado, Vítor Norte, Marco d'Almeida e Miguel Seabra, entre muitos outros.

Em Portugal, a série foi gravada em Vila Viçosa, Ericeira e Lisboa.

Quando acham que a série vai estrear?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seis meses?! Tanto? :S

Não há nada melhor como o tratamento que a Globo dá às suas séries de época: são diárias e dão logo num mês, mês e meio. Com "Equador" deveria ser assim. A série acabaria por ter mais visibilidade e teria muito mais público.

Mas também, com a actual grelha da TVI, não me parece que haja espaço para exibir "Equador" durante a semana... a menos que "Olhos nos Olhos" fosse para a meia-noite (já faltou mais!).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TVI: Pondera adaptar ‘Rio das Flores’

Autor em papel principal

Feliz por ver ‘Equador’ adaptado ao pequeno ecrã, Miguel Sousa Tavares avisa que se a sua última obra, ‘Rio das Flores’, tiver o mesmo destino vai querer um papel principal.

"Aí vou querer uma enorme participação. Não aceito nada que não seja nos três principais papéis", diz, com um sorriso, o escritor. Da sua experiência como actor na série ‘Equador’, revela: "Sou um figurante que fala três vezes, mais nada. Mas gostei, gostei muito. Sobretudo de estar com a equipa três dias".

Miguel Sousa Tavares confessa ser "capaz de se emocionar" aquando da estreia da série na TVI, no próximo dia 21 de Dezembro, em horário nobre.

Sobre a adaptação da obra, o escritor diz que teve mais propostas. "A RTP 1 também fez o convite, faça-se justiça, mas depois o José Eduardo [Moniz] chegou-se à frente e deu-me garantias de que se empenharia ao máximo para pôr ‘Equador’ no ecrã".

A primeira ideia foi ver a série adaptada ao cinema. "Tive três ou quatro convites para cinema, mas achei que nenhum deles me dava garantias, ou porque o orçamento não era suficiente para fazer uma coisa bem feita... E, francamente, nunca tive pressa. Sempre achei que era o destino natural do ‘Equador’ um dia chegar aos ecrãs, fosse de que forma fosse, mas preferia esperar até que aparecesse uma proposta que eu entendesse que era séria", remata.

Para Miguel Sousa Tavares, o domingo é uma boa escolha para exibir ‘Equador’. "É o melhor dia. A menos que haja um jogo de futebol do Porto à mesma hora [risos]".

MAIS DADOS

TRÊS ANOS DE PESQUISA

Para escrever o seu segundo romance, ‘Rio das Flores’, o autor, Miguel Sousa Tavares, dedicou-se a um exaustivo trabalho de pesquisa histórica.

LATIFUNDIÁRIOS

A obra descreve a história de três gerações de uma família latifundiária alentejana ao longo de trinta anos, entre 1915 e 1945, entre Alentejo, Espanha e Brasil.

PAPÉIS DE 'EQUADOR'

O elenco fixo vai dar vida a 118 personagens na série adaptada da obra de Sousa Tavares.

POLÍTICA E ROMANCE

A série retrata os últimos dias da monarquia: intriga política e um triângulo amoroso.

in CM online

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a série parece me boa é pena a tvi ir estragar a série, exibindo só um episódio por semana, o que requer que a série vai ser exibida durante 6 meses o que cansa o espectador, podiam dar diári, mas se não fosse o numero de historias da carochinha, podia dar durante a semana, seria muito mais cativante para o público assistir diariamente e em horário nobre por volta das 21h30, acho que é o melhor...

claro vai estrear a seguir ao final do zé carlos, tudo uma questão de marketing e audiência, a tvi nao anda a dormir em serviço...enfim...TVI por mais que eu nao gosto dela, sabe fazer sempre que os seus programass resultem...apesar de agora ser ameaçada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não acho que canse, mas o facto de só dar um episódio por semana, não terá o impacto que teria se desse, por exemplo, de segunda a sexta.

Em relação a "Vila Faia", o facto de ser o remake da primeira novela nacional, ajuda. Quanto a mim, a sua audiência naquele horário/dias da semana é aquela por isso mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, eutuele.

Todas as séries da Globo (geralmente são séries históricas, de 25 episódios em média e fazem uma série dessas por ano) dão de segunda a sexta (estreiam em Janeiro ou Fevereiro, geralmente).

Sendo uma série que tem continuidade em cada episódio (e não são séries de episódios soltos, como por exemplo, "Liberdade 21"), faz mais sentido dar seguida, pois é mais fácil de recordar o que deu anteriormente, em vez de uma vez por semana!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maior asneira da TVI dos últimos tempos! Parece que a programação da TVI para o próximo domingo é:

21:00- Feitiço de Amor

22:00- Estrelas da Música

23:00- Equador

by tvi.pt

Bem, se o próximo domingo for assim, nem sei. Pensava que o Equador ia para as 21h! Estão sempre a dizer que é a maior produção de sempre da televisão portuguesa. Para quê, para a meterem às 23h?

Mas também ainda pode sofrer alterações, já que estou a achar estranho que o "Estelas da Música" (que eu ainda não percebi bem se será este o nome ou o outro, mas é este que está no site) dure menos de uma hora.

Enfim, é esperar para ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já acertaram o site da tvi. A programação de domingo diz agora que Equador vai para o ar às 21:00, seguida de Estrelas da Música (ou Uma Canção para Ti, ainda não percebi muito bem) às 22:15.

Agora sim, está bem.

Ah, e acho que o Equador ainda não tem site, mas tem pelo menos um blog, que dá a conhecer todos os pormenores das gravações da série pelo mundo fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diário de "Equador": http://diariodoequador.blogs.iol.pt/

Esta ideia de um diário da produção é muito "made in' Globo (inclusive, "Caminho das Índias", a próxima novela da Globo, tem vários "diários" para esta produção gravada na Índia) que faz sempre isso para todas as produções há anos! Mas não deixa de ser uma boa iniciativa por parte da TVI (e já deveria estar online há mais tempo, acompanhando mesmo as gravações da série).

Eu disse logo que a série estriaria às 21:00. É o que faz mais sentido!

Já estão cartazes pela rua. Vi ontem à noite um cartaz daqueles grandes (apesar de ir a pé, era noite e já não ia muito bem para prestar atenção! :mocking_mini: ). A Alexandra Lencastre estava no centro. Achei incrível o facto de estarem a dar-lhe tanto protagonismo quando ela faz apenas uma participação especial, como tantos outros actores!!!

Já vi hoje outdoors na estação da CP, agora com as personagens principais. Por baixo aparecia uma paisagem com árvores e por trás dos actores aparecia o mar. Acho que poderiam ter feito algo mais elaborado, mas estão bons.

A promoção na televisão é que é pobre e insuficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei a série! Visto que é adaptado de um livro, no primeiro episódio a história não avançou muito, mas foi uma óptima introdução.

Aspectos positivos são o genérico e a excelente caracterização.

Aspectos negativos são os nomes no genérico que são difíceis de ler e algumas montagens evidentes.

O site oficial também está muito bom: www.tvi.iol.pt/equador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi a estreia de "Equador".

Gostei bastante do genérico. Fiquei a pensar: "Como é que fazem um genérico bom para "Equador" e fazem um péssimo, sem criatividade nenhuma, para "Flor do Mar"?!". Sim, elrey, tens razão: os nomes, no genérico, mal davam para ver.

A produção está excelente. Muito boa, mesmo.

Reparei que faltou, especialmente, a localização espacial. Esqueceram-se de escrever "Lisboa" e "Ericeira" (e o último local que fiquei sem perceber se era "Índia" ou "São Tomé e Principe", mas penso que seja esta segunda opção!). Isso é importante e só se percebe se estivermos com muita atenção à história.

Houve lá uma parte que a nível técnico foi péssimo. Uma cena na varanda, entre a Dalila Carmo e um actor (que não me recordo o nome" e ao fundo está o mar. Aquilo foi montagem, não sei se usaram chroma, mas ficou um pouco artificial, não gostei.

Adorei algumas interpretações, nomeadamente a do Marco Horácio e a da Lídia Franco (e mais algumas).

Algumas cenas tinham pouco texto. Parecia que só serviam para mostrar os cenários, os trajes e as paisagens.

Algumas personagens aparecem em duas ou três cenas e desaparecem. Assim é normal que tenham sido precisos mais de 100 actores.

Mas é, obviamente, um óptimo produto. Não sei é até que ponto é que será do agrado de todo o público (visto ser uma produção de época e quase histórica!).

__________________________________

Afinal as últimas cenas foram mesmo na Índia e não em S. Tomé. Vi agora no site que o elrey anunciou em cima (e que, por sinal, está muito bom).

______________________________

Genérico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...