Jump to content

Recommended Posts

Posted
On 25/04/2026 at 12:52, CP Grafismos disse:

Quase 30 anos! Já está assim quase tanto tempo que o antigo separador de televendas.

Genérico mítico. :adoro:

• Love 3
Posted (edited)

Pano azul da RTP 1, mas nunca esteve por ser emitido na RTP 1.

Continuo a tecer a hipótese de que foi o Edson Athayde que fez, se se confirmar, é o último resquício do grafismo de 1996 de sua autoria que ainda está em uso

Edited by ATVTQsV
Posted

Há precisamente 30 anos, voltava a RTP 2 à TV2, depois do desgaste desta marca por causa do reposicionamento falhado em 1992 e da reformatação em 1994.

O único "sobrevivente" deste grafismo é o genérico de entrada e saída da Fé dos Homens, que veio em 1997. Tem a cara do Edson Athayde, logo tenho a ideia que ele fez o separador daqui.

Só não entendo o pano azul da RTP 1 numa rubrica que nunca iria ao ar naquele canal.

• Like 3
  • Love 1
Posted
há 9 horas, ATVTQsV disse:

Há precisamente 30 anos, voltava a RTP 2 à TV2, depois do desgaste desta marca por causa do reposicionamento falhado em 1992 e da reformatação em 1994.

O único "sobrevivente" deste grafismo é o genérico de entrada e saída da Fé dos Homens, que veio em 1997. Tem a cara do Edson Athayde, logo tenho a ideia que ele fez o separador daqui.

Só não entendo o pano azul da RTP 1 numa rubrica que nunca iria ao ar naquele canal.

Na verdade, a TV2 passou a RTP2 mais ou menos uma semana antes do Canal 1 passar a ser a RTP1.

• Like 6
Posted
há 2 horas, Vascof2001 disse:

Na verdade, a TV2 passou a RTP2 mais ou menos uma semana antes do Canal 1 passar a ser a RTP1.

Não há consenso claro, a Cronomedia diz que a RTP 2 foi a 22, mas o DN Madeira diz que ambos foram a 29.

• Like 1
Posted
há 30 minutos, ATVTQsV disse:

Não há consenso claro, a Cronomedia diz que a RTP 2 foi a 22, mas o DN Madeira diz que ambos foram a 29.

O DN Madeira tem a nova grelha da RTP2 a partir de dia 22. O que tem de errado é o logotipo da TV2, apenas isso.

De qualquer das formas os arquivos do Avante tem na sua edição de 3 de maio de 1996, uma crónica que analisa a nova grelha da RTP2 o que necessariamente implica que a mudança de TV2 para RTP2 foi a 22 de abril.

• Like 4
Posted
há 10 minutos, AG. disse:

O DN Madeira tem a nova grelha da RTP2 a partir de dia 22. O que tem de errado é o logotipo da TV2, apenas isso.

De qualquer das formas os arquivos do Avante tem na sua edição de 3 de maio de 1996, uma crónica que analisa a nova grelha da RTP2 o que necessariamente implica que a mudança de TV2 para RTP2 foi a 22 de abril.

Só sei que na primeira semana do novo grafismo, segundo A Comarca de Arganil, o 5 Noites 5 Filmes era 5 Dias 5 Filmes. Devem ter mudado antes da mudança do grafismo.

Não sei, só sei que foi assim

Posted
On 29/04/2026 at 23:31, ATVTQsV disse:

este azul não tem nada a ver com a RTP1, tem a ver com ser uma cor de profundidade e mistério, como a Fé requer... 

ficava mal o genérico em laranja ou amarelo. 

• Like 5
Posted

Alguém sabe quando é que a RTP 2 começou a emitir as televendas? Pelos vistos foi ainda antes da redução da grelha em Setembro de 1994

Veja os quadros da TV2

• Like 1
  • 2 weeks later...