Jump to content

Recommended Posts

Posted
On 01/11/2025 at 22:03, AndreRob disse:

nos anos 80 já era algo corriqueiro ter tv... mas sim podia haver zonas onde nem chegava ou apenas tinham nos cafés.

Mas de facto é estranho pensar que não havia tv quase até meio da tarde, eu ainda me lembro da rtp2 realmente so abrir depois de almoço mas assim era muito estranho porque realmente a unica coisa que haveria alem da tv era a radio nada mais... 

Nesse tempo ia-se muito ao cinema, ou mais nas grandes cidades, ao teatro (Lisboa e Porto, sobretudo).

Houve uma queda brutal nas assistências nos cinemas em Portugal de meados dos anos 80 em diante com a massificação dos leitores de cassetes video e a RTP passou a dar mais filmes. Também muita gente passou a ter parabólica em casa e a poder ver canais estrangeiros.

  • Like 6
Posted
há 1 minuto, AG. disse:

Nesse tempo ia-se muito ao cinema, ou mais nas grandes cidades, ao teatro (Lisboa e Porto, sobretudo).

Houve uma queda brutal nas assistências nos cinemas em Portugal de meados dos anos 80 em diante com a massificação dos leitores de cassetes video e a RTP passou a dar mais filmes. Também muita gente passou a ter parabólica em casa e a poder ver canais estrangeiros.

Resumidamente: naquela altura, quem vivia em zonas rurais estava tramado, porque as opções de entretenimento eram bem mais limitadas e as sessões de cinema das casas do povo estavam em queda acentuada.

Também, no segundo ponto a que te referes, a entrada na CEE pode ter ajudado a RTP a sair da ruina.

  • 2 weeks later...
Posted
há 1 hora, FraisesSucrées disse:

Final de emissão de 24 de Setembro de 1993
 

 

Enganaste-te nos cálculos, só pode ser de 1995

há 17 horas, FraisesSucrées disse:

Excertos do Jornal 2 de 2 e 9 de Junho de 2003

 

 

 

Torço para que um dia não só tenhamos o genérico completo (há umas imagens no site da RTP da altura mais os últimos segundos do genérico. O tema sei que é de biblioteca (nem o Content ID sabe) pois foi usado num canal de Java na Indonésia)) e o da meteorologia (na dúvida acho que era original, como o pacote sonoro para a RTP 1).

Ah, o vídeo também tem dobragem em inglês (pela inteliJEGUE artificial)

Posted

Hoje descobri que o Zás-Trás deu na primavera de 1992 em horário nobre antes do Jornal das 9 (na época da novela Pantanal, que dava dois episódios por semana às sextas)

On 21/11/2025 at 18:21, FraisesSucrées disse:

Só encontrei um jogo entre o Belenenses e a tal equipa húngara em 1993. 

O próprio dono corrigiu porque houve dois jogos entre o Belenenses e o Elektromos, a 11 e 18 de Novembro.

Recorrendo à Comarca de Arganil, o fecho é do dia 10 de Novembro, sendo a grelha a do dia 11, dia da primeira mão. Informação corroborada com base no filme que ia ao ar no Cine Sábado (também, por esta altura o Canal 1 estava a repetir Pantanal, só que de segunda a sábado e não no mesmo formato da primeira vez no Canal 2)

Dois intervalos só com uma promo cada, em 1993

  • Like 2
Posted (edited)
há 15 horas, ATVTQsV disse:

Mais um fecho de 1993

 

O você decide chegou a dar na rtp1? Já nem me lembrava. até porque começou em 92 na globo... quando a rtp perdeu as novelas perdeu tb esse programa que passou a dar na sic anos depois.

Edited by AndreRob
  • Like 2
Posted
há 7 minutos, AndreRob disse:

O você decide chegou a dar na rtp1? Já nem me lembrava. até porque começou em 92 na globo... quando a rtp perdeu as novelas perdeu tb esse programa que passou a dar na sic anos depois.

Sim, quando deu no Canal 1 tinha o António Sala a apresentar. Tanto que foi "homenageado" pelo último episódio de jeito da Herman Enciclopédia (Enciclopédia Interactiva) como Anedótio Sala, só que aqui a fazer um papel mais para a Vera Roquette.

Posted
há 1 hora, AndreRob disse:

O você decide chegou a dar na rtp1? Já nem me lembrava. até porque começou em 92 na globo... quando a rtp perdeu as novelas perdeu tb esse programa que passou a dar na sic anos depois.

Por acaso lembro-me de ver. Julgo que deu até dezembro de 94 quando a SIC passou a ter o exclusivo da Globo em Portugal. Apresentado pelo António Sala e Ana Paula Cabral.

 

  • Like 3
  • 2 weeks later...
Posted
há 1 hora, ATVTQsV disse:

Até 2003, a RTP 2 emitia o Jornal da Tarde por volta das 15 com linguagem gestual, também dava o Acontece do dia útil anterior.

 

25 anos depois e este continua a ser o melhor genérico da informação da RTP de sempre.

  • Like 2

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...