TSN Posted September 26, 2025 Posted September 26, 2025 On 25/09/2025 at 02:01, ATVTQsV disse: Será que na grelha daquele fecho aparecia com o nome errado? Nope, fui eu que pus mal xD Quote
ATVTQsV Posted September 30, 2025 Posted September 30, 2025 Segundo o que dizem, Janeiro de 1998, ainda estava na barriga da mãe Também, no último lustro daquele mês, foi o centenário do nascimento de Vasco Santana, o documentário O Bom Português foi ao ar na véspera do aniversário, O Pátio das Cantigas, tida como a sua obra-prima, foi ao ar no grande dia. 1 Quote
FraisesSucrées Posted October 9, 2025 Posted October 9, 2025 Um final de emissão de Maio de 1987, com a programação para o dia seguinte e um minuto de poesia. 2 Quote
FraisesSucrées Posted October 9, 2025 Posted October 9, 2025 Intervalo do dia 9 de Junho de 1987 com um momento de continuidade com Fátima Medina. Curioso o uso de "Blue Monday" para promover uma peça de teatro. 1 Quote
Televisão21 Posted October 11, 2025 Posted October 11, 2025 Alguém sabe alguma coisa sobre este programa, nomeadamente quando começou, acabou, e quando dava? 2 2 Quote
AG. Posted October 11, 2025 Posted October 11, 2025 Calculo que esse Regiões Magazine tenha sido emitido entre 90 e 92/93, porque a partir daí existiu o TV2 Regiões que durou até 1995 ou mesmo 1996. Penso que a exibição dos dois programas era semanal, ao sábado. A partir de 1996 a informação regional passou para a RTP1 com o País Real, apresentado já pela Dina Aguiar e pela Patrícia Gallo de forma alternada. 2 Quote
FraisesSucrées Posted October 12, 2025 Posted October 12, 2025 Do dia 12 de Dezembro de 1993 (que, tal como hoje, foi dia de eleições autárquicas)TV2 Jornal com António Santos Intervalo Quote
FraisesSucrées Posted October 20, 2025 Posted October 20, 2025 Do dia 29 de Maio de 1997 Intervalos Falatório (convidado Ruben de Carvalho) O Tempo com Sofia Cerveira, a programação para o dia seguinte e o fim da emissão 2 Quote
User3468 Posted October 21, 2025 Posted October 21, 2025 Um dos melhores grafismos e identidades sonoras da RTP2 6 Quote
D91 Posted October 24, 2025 Posted October 24, 2025 Tenho algumas memórias de ver este programa na RTP2 em 2000. Em algumas entrevistas o Júlio Isidro disse que este foi o programa que mais gostou de fazer. Está no RTP Arquivos: https://www.rtp.pt/play/p4525/a-outra-face-da-lua 2 Quote
LAboy 456 Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 Fim de emissão da RTP 2 no dia 28 de Janeiro de 1985 (isto após mais um episódio da telenovela "A sucessora"): Locutora de continuidade nesse dia: Valentina Torres 5 Quote
Vascof2001 Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 há 1 minuto, LAboy 456 disse: Fim de emissão da RTP 2 no dia 28 de Janeiro de 1985 (isto após mais um episódio da telenovela "A sucessora"): Locutora de continuidade nesse dia: Valentina Torres Já conhecia este decor desde há uns dias já que a página do Brinca Brincando sobre as locutoras foi atualizada com mais imagens: https://brincabrincando.com/locucao-de-continuidade/ Novidade para mim são os slides da programação, que são ligeiramente diferentes aos das promoções (que passariam a ser usados para as grelhas meses depois). Acho também curioso usarem o video de fecho anterior ao de 1983. 2 Quote
LAboy 456 Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 (edited) há 17 minutos, Vascof2001 disse: Acho também curioso usarem o video de fecho anterior ao de 1983. Talvez a RTP 2 deve tê-lo usado até ao fim de 1985... ou até ao fim de 1986 Edited November 1, 2025 by LAboy 456 Quote
FraisesSucrées Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 (edited) Dos tempos em que, devido à crise económica do país e a cortes na despesa pública, a programação da RTP nos dias de semana era muito exígua, com a RTP1 a abrir às 18:15 (não contando o Ciclo Preparatório TV) e a RTP2 às 20:00, com ambos os canais a terminarem antes da meia-noite. Só em Maio desse ano de 1985 é que regressariam as emissões matinais. Edited November 1, 2025 by FraisesSucrées 4 1 Quote
AndreRob Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 há 57 minutos, FraisesSucrées disse: Dos tempos em que, devido à crise económica do país e a cortes na despesa pública, a programação da RTP nos dias de semana era muito exígua, com a RTP1 a abrir às 18:15 (não contando o Ciclo Preparatório TV) e a RTP2 às 20:00, com ambos os canais a terminarem antes da meia-noite. Só em Maio desse ano de 1985 é que regressariam as emissões matinais. e pensar no que faziam as pessoas até essa hora sem tv, pelo menos quem estava em casa... devia ser bem aborrecido. 4 Quote
ATVTQsV Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 há 51 minutos, AndreRob disse: e pensar no que faziam as pessoas até essa hora sem tv, pelo menos quem estava em casa... devia ser bem aborrecido. A minha mãe detestava esta fase do monopólio, de ter dois canais com poucas horas de emissão cuja programação era idêntica entre si e de ainda não haver TV privada, hoje a televisão parece um monopólio artificial onde a grelha de quase todos os canais relevantes é idêntica. Quote
GP - MT Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 há 2 horas, AndreRob disse: e pensar no que faziam as pessoas até essa hora sem tv, pelo menos quem estava em casa... devia ser bem aborrecido. Ouvia-se rádio, lia-se, conversava-se, ou então ia-se para a rua... Naquela época, a programação da RTP concentrava-se no que hoje em dia conhecemos como "horário nobre" porque era o mais lógico e mais adequado para a maioria, depois de terem saído do trabalho ou regressado das aulas. 6 Quote
D91 Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 Também diga-se que naquela época ainda não havia televisão em todos as casas. 2 Quote
ATVTQsV Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 há 6 minutos, GP - MT disse: Ouvia-se rádio, lia-se, conversava-se, ou então ia-se para a rua... Naquela época, a programação da RTP concentrava-se no que hoje em dia conhecemos como "horário nobre" porque era o mais lógico e mais adequado para a maioria, depois de terem saído do trabalho ou regressado das aulas. Também havia muita gente que ouvia rádio. Ter televisão sem parar de manhã à noite, sem ser ao fim-de-semana, era impensável naquela época. 2 Quote
AndreRob Posted November 1, 2025 Posted November 1, 2025 há 33 minutos, D91 disse: Também diga-se que naquela época ainda não havia televisão em todos as casas. nos anos 80 já era algo corriqueiro ter tv... mas sim podia haver zonas onde nem chegava ou apenas tinham nos cafés. Mas de facto é estranho pensar que não havia tv quase até meio da tarde, eu ainda me lembro da rtp2 realmente so abrir depois de almoço mas assim era muito estranho porque realmente a unica coisa que haveria alem da tv era a radio nada mais... 1 Quote
ATVTQsV Posted November 2, 2025 Posted November 2, 2025 há 15 horas, AndreRob disse: nos anos 80 já era algo corriqueiro ter tv... mas sim podia haver zonas onde nem chegava ou apenas tinham nos cafés. Mas de facto é estranho pensar que não havia tv quase até meio da tarde, eu ainda me lembro da rtp2 realmente so abrir depois de almoço mas assim era muito estranho porque realmente a unica coisa que haveria alem da tv era a radio nada mais... A minha mãe viveu aqueles tempos. Era sofrível o fecho de cinco horas de emissão (três horas e meia na RTP 2) bem como a escassez de programação infantil, 25 minutos na RTP 2 e cerca de 30 a 40 na RTP 1. Os noticiários tinham até 30 minutos de duração (nunca devia deixado de ser assim) e até a RTP 2 tinha uma novela (a dar mais tarde ao fim da grelha). Na rádio ouvia-se muito os programas da tarde, entre discos pedidos e programas de música nacional (a Comercial Onda Média tinha o programa Matiné), populares entre as donas de casa. Com base no milionésimo capítulo da saga da crise económica entre 1974 e 1986, pautada por altos e baixos, a RTP teve períodos em que a emissão à hora do almoço era suprimida por ser caro demais. Este horário reduzido lembra-me a televisão escandinava e islandesa durante muito tempo, onde a publicidade nos canais públicos era proibida (menos na Islândia onde a justificativa era a população baixa) e até os canais privados não tinham programação durante certas horas do dia (supostamente quando a população activa estava a trabalhar). Nunca pensei dizer isto, mas a televisão portuguesa de hoje é bem pior do que o que havia em 1985, com dois canais e poucas horas de emissão. A concorrência artificial já existia em 1985 e voltou nos últimos anos. Se é que o que a RTP fazia era ter quase o mesmo tipo de programas entre os dois canais e deixar a RTP 2 como secundário. Podemos agradecer o Balsemão por acabar com esta monotonia, mas as liberdades que conquistámos nos anos 90 parecem estar em risco, tal como as recomendações das plataformas de streaming que sugerem lixo e que nos faz pensar sobre o algoritmo. Há que pesquisar para lá das listas. 1 Quote
AndreRob Posted November 2, 2025 Posted November 2, 2025 há 1 hora, ATVTQsV disse: A minha mãe viveu aqueles tempos. Era sofrível o fecho de cinco horas de emissão (três horas e meia na RTP 2) bem como a escassez de programação infantil, 25 minutos na RTP 2 e cerca de 30 a 40 na RTP 1. Os noticiários tinham até 30 minutos de duração (nunca devia deixado de ser assim) e até a RTP 2 tinha uma novela (a dar mais tarde ao fim da grelha). Na rádio ouvia-se muito os programas da tarde, entre discos pedidos e programas de música nacional (a Comercial Onda Média tinha o programa Matiné), populares entre as donas de casa. Com base no milionésimo capítulo da saga da crise económica entre 1974 e 1986, pautada por altos e baixos, a RTP teve períodos em que a emissão à hora do almoço era suprimida por ser caro demais. Este horário reduzido lembra-me a televisão escandinava e islandesa durante muito tempo, onde a publicidade nos canais públicos era proibida (menos na Islândia onde a justificativa era a população baixa) e até os canais privados não tinham programação durante certas horas do dia (supostamente quando a população activa estava a trabalhar). Nunca pensei dizer isto, mas a televisão portuguesa de hoje é bem pior do que o que havia em 1985, com dois canais e poucas horas de emissão. A concorrência artificial já existia em 1985 e voltou nos últimos anos. Se é que o que a RTP fazia era ter quase o mesmo tipo de programas entre os dois canais e deixar a RTP 2 como secundário. Podemos agradecer o Balsemão por acabar com esta monotonia, mas as liberdades que conquistámos nos anos 90 parecem estar em risco, tal como as recomendações das plataformas de streaming que sugerem lixo e que nos faz pensar sobre o algoritmo. Há que pesquisar para lá das listas. isso é um total exagero... hoje em dia tens tv em todo o lado e a oferta do cabo atinge 90% da população com toda a sua mega variedade... achar que isto é pior que 85 é cair um bocado em demagogia do 'antigamente é que era bom'... hoje tens escolha antes nao tinhas, a rtp enfiava goela abaixo o queria e a opção era desligar. No momento atual tens mais de 100 canais para escolher, tens varios de informação, cinema, series, infantis, documentarios e até eruditos etc.... tens tudo na palma da mão com streamings e net. Não podes simplesmente dizer que antes é que era bom quando n podias escolher rigorosamente nada. A liberdade é também isso poder de escolha, nunca se pode afirmar que quando n se tinha escolha era melhor... se hoje se argumenta que há manipulação com toda a capacidade que temos de escolher e avaliar o que queremos ver imagina nos anos 80 e 90 quando te espetam um documentario falso de uma operação a um ET e so te restava acreditar numa das maiores mentiras televisivas do nosso tempo.... só para dar um exemplo dos disparates a que fomos expostos durante aquela epoca. 6 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.