Jump to content

Vilões e Anti-Heróis na Ficção


Diogo_M

Posts Recomendados

  • Respostas 723
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

  • 4 semanas depois...

Top 10 Vilãs da TVI

1o Luíza Albuquerque(Alexandra Lencastre)-Ninguém Como Tu

2o Antónia(São José Correia)-Santa Bárbara

3o Alice(Sara Matos)-O Beijo Do Escorpião

4o Sofia(Maria João Bastos)-Mundo Meu

5o Helena(Rita Pereira)-Remédio Santo

6o Diana(Fernanda Serrano)-A Impostora

7o Maria Laurinda(Margarida Vila-Nova)-Tempo De Viver

8o Mónica(Helena Costa)-Morangos Com Açúcar

9o Lena(Maya Booth)-Jardins Proibidos

10o Lúcia(Dalila Carmo)-Na Corda Bamba

Top 10 Vilãs da SIC

1o Diana(Joana Santos)-Laços De Sangue

2o Francisca(Inês Castel-Branco)-Amor Maior

3o Eduarda(Maria João Luís)-Terra Brava

4o Ângela(Luísa Cruz)-Amor Amor

5o Narcisa(Isabel Abreu)- Rainha Das Flores

6o Sara(Luísa Cruz)-Espelho D´Água

7o Carlota(Sofia Alves)-A Serra

8o Delfina(Susana Mendes)-Floribella

9o Patrícia(Joana Santos)-Mar Salgado

10o Catarina(Mariana Pacheco)-Coração D´Ouro

 

que eu não vi mas pelo que dizem exímias:

Júlia-Sedução

Verónica-Nazaré

Helena-Paixão

Laura e Bárbara-Destinos Cruzados

Pilar-A única Mulher

Vera-ouro Verde

madalena-A herdeira

Caetana-A herdeira

Bá-baia das mulheres

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho a Luiza Albuquerque de NCT e a Diana de Laços de Sangue muito marcantes. Mas também gosto muito da Maria Laurinda de Tempo de Viver, Patrícia de Mar Salgado, Catarina de Coração D'Ouro, Francisca de Amor Maior, Sofia de Mundo Meu e da Bá de Baía de Mulheres.

De vilões masculinos gosto muito do António de NCT, Ricardo de Laços de Sangue, Eduardo e Emídio de Podia Acabar o Mundo, Tiago de Sedução e o Rafael de A Outra.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
há 10 horas, D91 disse:

 

Esquecem-se sempre da Flora e da Laura. Pra mim, ocupam os primeiros lugares do pódio. 

1. Flora (A Favorita) 

2. Laura (Celebridade) 

3. Nazaré (Senhora do Destino) 

4. Maria de Fátima (Vale Tudo) 

5. Odete Roitman (Vale Tudo) 

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Mães e filhas vilãs em novelas

Débora (Ana Lúcia Torre) e Cristina (Flávia Alessandra) em "Alma Gémea":

image.png

Margarida (Alexandra Lencastre) e Renata (Susana Mendes) em "Fascínios":

transferir.jpg

Magda (Mafalda Vilhena) e Delfina (Susana Mendes) em "Floribella":

hqdefault%20(1).jpg

Lia (Nivea Maria) e Ruth (Carol Castro) em "O Profeta":

hqdefault%20(1).jpg

Houve mais algumas?

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Houve mais algumas?

A Bárbara Branco e São José Correia em Bem me Quer, a Patrícia Tavares e a Marta Peneda em Chiquititas, Margarida Marinho e Lília Matos em Coração Malandro.

Em tudo por amor também tens a Carla Lupi e a gemea má, a Margarida. Depois ficam boas mas pronto

Em mar salgado a Joana Santos e Catarina Rebelo também eram más. Depois a Kika ficou boa, e passou para o lado da Leonor mas começou má.

Na massa fresca também havia a Dina Félix Costa e aquela miúda, Mercedes que fazia de filha dela.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, D91 disse:

Mães e filhas vilãs em novelas

Débora (Ana Lúcia Torre) e Cristina (Flávia Alessandra) em "Alma Gémea":

image.png

Margarida (Alexandra Lencastre) e Renata (Susana Mendes) em "Fascínios":

transferir.jpg

Magda (Mafalda Vilhena) e Delfina (Susana Mendes) em "Floribella":

hqdefault%20(1).jpg

Lia (Nivea Maria) e Ruth (Carol Castro) em "O Profeta":

hqdefault%20(1).jpg

Houve mais algumas?

Zoe-Regina-Case-e-Vanessa-Leticia-Colin-em-Todas-as-Flores-Divulgacao-Globoplay.jpg

As vilãs de Todas as Flores Zoé (Regina Casé) e Vanessa (Leticia Collin). @D91

Adoro estas duas, mais a Zoé, mas a Vanessita está a subir uns pontitos na minha consideração ahahha

  • Adoro 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Top vilões

  • Luiza(Ninguém como Tu)
  • Antónia(Santa Bárbara)
  • Diana(Laços de Sangue)
  • Sofia(Mundo Meu)
  • Maria Laurinda(Tempo de Viver)
  • Evangelina(Remédio Santo)
  • Carlos(Belmonte)
  • Patrícia(Mar Salgado)
  • Rodrigo(Espírito Indomável)
  • Francisca(Amor Maior)
  • Manuel(Jogo Duplo)
  • Alberto(Vingança)
  • Gonçalo(Tempo de Viver)

 

  • Macário(Santa Bárbara)
  • Salomé(Flor do Mar)
  • Laura(Sol de Inverno)
  • Vasco/Vitor(Olhos nos Olhos)
  • Alice(O Beijo do Escorpião)
  • Júlia(Sedução)
  • Rodrigo(Vingança)
  • Lúcia(Na Corda Bamba)
  • Catarina(Coração D'Ouro)
  • Bárbara(Destinos Cruzados)
  • Mateus(Quer o Destino)
  • Margarida(Fascínios)
  • Diana(A Teia)
Editado por Ficcão Total
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Acho que é unânime que Luiza Albuquerque (Ninguém como Tu) seja considerado o nome mais sonante e que mais se destaca no top das maiores vilãs da ficção nacional. 

Maria Laurinda e Lídia (Tempo de Viver), Estela (Meu Amor) e Júlia (Sedução) também foram antagónicas e todas tinham nelas imprimido aquela espécie de humor inglês deliciosamente requintado que aparentemente deixou de existir na ficção portuguesa com o passar dos anos.

Da ficção brasileira destacam-se evidentemente Odete Roitman (Vale Tudo) e Nazaré Tedesco (Senhora do Destino), se bem que a mim pessoalmente me tenham marcado mais Violante Cabral (Xica da Silva), Cristina Saboya (Alma Gémea) e Flora Pereira da Silva (A Favorita).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2/5/2023 at 8:56 PM, Afonso said:

Só ícones, mas até hoje não superei o final de Fascínios, que coisa mais bem feita. O Barreira estava mesmo no seu auge. :clap:

O final de Fascínios é o auge da maldade e do egoísmo da Margarida. Aquela cena final é arrepiante.

Só não gostei muito a inserção do amante da personagem da Helena Isabel. Parece coisa metida a martelo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As maiores vilãs da ficção portuguesa foram maioritariamente escritas pela mão do Rui Vilhena.

Tirando essas não há nenhuma outra que se possa realisticamente comparar ao glamour, à sofisticação e à personalidade de uma Luiza Albuquerque ou de uma Maria Laurinda. Fora o facto de terem sido das poucas vilãs verossímeis e maquiavélicas na própria essência da palavra, que não se limitavam ao típico "só sou mau porque matei x indivíduo" que é basicamente o único mote que define o percurso da esmagadora maioria dos vilões das novelas feitas em Portugal. 

Sem falar que é quase uma espécie de "infâmia" incluir vilões das novelas portuguesas no mesmo pacote dos antagonistas mais célebres das produções brasileiras. Este é talvez o aspecto em que a produção de novelas dos dois países não podiam estar em patamares mais distantes! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Luís Dias disse:

As maiores vilãs da ficção portuguesa foram maioritariamente escritas pela mão do Rui Vilhena.

Tirando essas não há nenhuma outra que se possa realisticamente comparar ao glamour, à sofisticação e à personalidade de uma Luiza Albuquerque ou de uma Maria Laurinda. Fora o facto de terem sido das poucas vilãs verossímeis e maquiavélicas na própria essência da palavra, que não se limitavam ao típico "só sou mau porque matei x indivíduo" que é basicamente o único mote que define o percurso da esmagadora maioria dos vilões das novelas feitas em Portugal. 

Sem falar que é quase uma espécie de "infâmia" incluir vilões das novelas portuguesas no mesmo pacote dos antagonistas mais célebres das produções brasileiras. Este é talvez o aspecto em que a produção de novelas dos dois países não podiam estar em patamares mais distantes! 

Vou ter de discordar, lamento. :mosking: 

Depende da amostra, e da vilã que selecionares.

Se comparares uma Maria Laurinda a uma Jô, ou qualquer vilãzinha brasileira que tenha surgido de 2015 para cá, a Maria Laurinda dá banho de vilã contra elas, até as do Barreira honestamente, conseguem isso.

Agora se comparares a Odete Roitman, Branca Letícia e Flora, por exemplo, com uma vilãzeca da Sandra Santos, nem competição há honestamente.

Pegando agora em vilãs cujo objetivo é o mesmo, por exemplo, uma vilã de triangulo amoroso, que apenas quer separar o casal, a Patricia de Louco Amor (TVI), é muito, muito superior a uma Olivia de "Fuzuê", pois a Olivia é anedótica, e a Patricia é a Patricia. :wub: 

Não acho que tem muito a ver com o país em si, e sim com os autores. (E agora até com a sociedade purista em que vivemos)

Tanto Portugal, como o Brasil têm boas vilãs, o Brasil tem em maior quantidade, pois a quantidade de novelas é maior.

 

 

Editado por Duarte com D
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a melhor vilã de uma novela Portuguesa sem dúvida foi a Salomé da Flor do Mar, as camadas, os conflitos internos, a luta pela riqueza, envolver-se com quem fosse preciso inclusive tios para conseguir ser a herdeira. Foi muito muito bem construída, ardeu a casa da tia, forjou datas de nascimento, enganou a própria irmã, esteve metida no mundo do crime.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Duarte com D disse:

Vou ter de discordar, lamento. :mosking: 

Depende da amostra, e da vilã que selecionares.

Se comparares uma Maria Laurinda a uma Jô, ou qualquer vilãzinha brasileira que tenha surgido de 2015 para cá, a Maria Laurinda dá banho de vilã contra elas, até as do Barreira honestamente, conseguem isso.

Agora se comparares a Odete Roitman, Branca Letícia e Flora, por exemplo, com uma vilãzeca da Sandra Santos, nem competição há honestamente.

Pegando agora em vilãs cujo objetivo é o mesmo, por exemplo, uma vilã de triangulo amoroso, que apenas quer separar o casal, a Patricia de Louco Amor (TVI), é muito, muito superior a uma Olivia de "Fuzuê", pois a Olivia é anedótica, e a Patricia é a Patricia. :wub: 

Não acho que tem muito a ver com o país em si, e sim com os autores. (E agora até com a sociedade purista em que vivemos)

Tanto Portugal, como o Brasil têm boas vilãs, o Brasil tem em maior quantidade, pois a quantidade de novelas é maior.

 

 

Estava a comparar o histórico de ambos os países na escrita e interpretação de antagonistas. Peço desculpa mas reitero tudo aquilo que referi anteriormente, é que nem sequer existe comparação possível entre os nossos vilões e os vilões brasileiros das décadas de 90 e 2000. 

Das novelas de 2010 para cá pode ser que tenhas razão. Eu não posso opinar muito a esse respeito pois só acompanhei Gabriela e a primeira season de A Única Mulher. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Melhores vilãs das novelas da SIC:

  • Diana Silva (Laços de Sangue)
  • Catarina Ferreira (Coração d'Ouro)
  • Maria Patrícia Santos Queiroz (Mar Salgado)
  • Laura Teles de Aragão (Sol de Inverno)
  • Narcisa Severo (Rainha das Flores)
  • Francisca Alves Arnauth (Amor Maior)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...