Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)
 
O Castelo de Windsor - RTP2 | estreia dia 25

O Castelo de Windsor é um dos edifícios mais famosos e icónicos do mundo e o maior e o mais antigo castelo ocupado. Mas, o que acontece por detrás dos muros do castelo? ‘O Castelo de Windsor’ revela em 6 episódios a rica história do castelo, desde o período Tudor até à era moderna, a partir de terça-feira, dia 25, pelas 20:40 em estreia na RTP2

Posted by RTP2 on Sunday, March 23, 2025

 

Edited by D91
  • Like 2
  • 4 weeks later...
Posted

Nesta semana da Páscoa estão a exibir, de Segunda a Quinta na faixa das 20h35, o docudrama de 4 episódios Jesus e a Coroa de Espinhos (Jesus: Crown of Thorns), uma produção norte-americana da FOX Nation (serviço de streaming da FOX News :unsure:) que reinterpreta a história de Jesus Cristo ao jeito de um thriller político. Estreou na plataforma no último Natal numa versão versão de 8 episódios, e por lá terá uma segunda temporada a estrear nesta Páscoa.

https://www.facebook.com/watch/?v=644016018608828

A série segue a perspectiva protestante - por exemplo, José e Maria têm outros filhos para além de Jesus -, o que não agradou muito aos espectadores católicos, pelos comentários que li.

Noutra aposta que me parece mais interessante, estreiam esta Terça (15) às 22h51 o documentário Quem Escreveu o Novo Testamento?.

 
Dia 15 | Quem Escreveu o Novo Testamento? - RTP2

Quando foi escrito o Novo Testamento? Quem o escreveu? Há mais de 2000 anos que se afirma que foram os Evangelistas e os Apóstolos. Mas, será que estes famosos autores existiram mesmo? Especialistas no estudo do texto sagrado, historiadores, epigrafistas e arqueólogos tentam desvendar o mistério dos autores do Novo Testamento. ‘Quem Escreveu o Novo Testamento?’, uma fascinante investigação arqueológica e científica sobre as origens do texto fundador do cristianismo, terça-feira, dia 15, às 22:50 em estreia na RTP2

Posted by RTP2 on Sunday, April 13, 2025

Entretanto, não relacionado com isto, de referir que nas Quartas-feiras deste mês de Abril às 23h estão a dar a série documental O Homem Que Quis Deixar Tudo (L´Homme Qui Voulait Tout Quitter), um true crime de 4 episódios sobre o desaparecimento do médico francês Yves Godard e da sua família em 1999.

 

  • Like 2
  • Shock 1
Posted

Texto escrito por um telespectador da RTP2 no Facebook a proposito do excelente documentário, Quando Foi Escrito o Novo Testamento, eu vi e gostei: 

"Portugal é um país laico. A RTP é um serviço público, num país laico. Não há que haver confusão entre Cultura e crendice. Quem gosta de religiões, vá às igrejas e engula a tralha que quiser. Doutrinação pela televisão, NÃO !" encontramos com cada coisa.

  • LOL 3
  • 2 months later...
Posted
On 29/06/2025 at 16:09, Televisão 10 disse:

No Facebook da RTP 2, houve queixas em relação à tradução desta série documental, havendo até quem tenha referido que era tão literal, que parecia traduzida por IA:

https://www.rtp.pt/play/p15066/e856525/segredos-das-casas-e-jardins-historicos-da-gra-bretanha

A tradução não é da RTP, mas sim da PSB - Produções Audiovisuais. 

 

Não me admira. Diz-se que são a primeira e única empresa a começar a usar IA a 90% nos seus trabalhos (10% está reservado para o macaquinho que aceita receber amendoins para rever o que a máquina traduz). Mas o pior está para vir, preparem-se... Se o telespectador não denunciar casos similares nem reivindicar o seu direito por qualidade, lixo é o que receberá...

De qualquer forma, não encontrei comentários na publicação. Tens algum exemplo? 🤔

  • Shock 2
Posted
há 5 minutos, OTalAntiquado disse:

Não me admira. Diz-se que são a primeira e única empresa a começar a usar IA a 90% nos seus trabalhos (10% está reservado para o macaquinho que aceita receber amendoins para rever o que a máquina traduz). Mas o pior está para vir, preparem-se... Se o telespectador não denunciar casos similares nem reivindicar o seu direito por qualidade, lixo é o que receberá...

De qualquer forma, não encontrei comentários na publicação. Tens algum exemplo? 🤔

Na publicação abaixo, estão dois comentários:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0f6hJJ2aZEZNeT7eaFj2kWoNGPBU7wSU6jgX1SKwXSUnAcW6DFgtJPTwRHPctLjvMl&id=100075920660531

Por acaso, a assistir ao programa The Block, na SIC Caras, reparei que a tradução também parecia feita com recurso a inteligência artificial. Por exemplo, a marca Domain aparecia várias vezes traduzida para Domínio e show para espetáculo, em vez de programa, que era o que fazia sentido no contexto em que aparecia, entre outras falhas. A tradução do programa em questão foi feita pela mesma empresa e, no final, nunca era referido o nome de um tradutor.

Resta agora saber se a RTP e a SIC, nestes casos, contratam tendo já conhecimento de que a tradução é feita desta forma ou se pagam como se a tradução fosse feita por um tradutor qualificado.

  • Like 1
  • Thanks 1
Posted
há 3 minutos, OTalAntiquado disse:

Não me admira. Diz-se que são a primeira e única empresa a começar a usar IA a 90% nos seus trabalhos (10% está reservado para o macaquinho que aceita receber amendoins para rever o que a máquina traduz). Mas o pior está para vir, preparem-se... Se o telespectador não denunciar casos similares nem reivindicar o seu direito por qualidade, lixo é o que receberá...

De qualquer forma, não encontrei comentários na publicação. Tens algum exemplo? 🤔

Tinha uma amiga cujo maior volume de trabalho vinha deles. De um dia para o outro o puff, foi tudo à vida.

  • Like 1
  • Sad 4
Posted
há 8 horas, Televisão 10 disse:

Na publicação abaixo, estão dois comentários:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0f6hJJ2aZEZNeT7eaFj2kWoNGPBU7wSU6jgX1SKwXSUnAcW6DFgtJPTwRHPctLjvMl&id=100075920660531

Por acaso, a assistir ao programa The Block, na SIC Caras, reparei que a tradução também parecia feita com recurso a inteligência artificial. Por exemplo, a marca Domain aparecia várias vezes traduzida para Domínio e show para espetáculo, em vez de programa, que era o que fazia sentido no contexto em que aparecia, entre outras falhas. A tradução do programa em questão foi feita pela mesma empresa e, no final, nunca era referido o nome de um tradutor.

Resta agora saber se a RTP e a SIC, nestes casos, contratam tendo já conhecimento de que a tradução é feita desta forma ou se pagam como se a tradução fosse feita por um tradutor qualificado.

Isto é um bom assunto para expor à provedora... porque sinceramente a ser verdade a rtp devia rever estes contratos pois além da qualidade ser mediocre está a retirar trabalho a quem já ganha mal e porcamente na área da tradução.

  • Like 5
  • 5 weeks later...
Posted

O sucesso Inesquecíveis Viagens de Comboio está de volta à RTP 2, com a estreia da 13.ª temporada, com 7 episódios, no dia 19, pelas 20h35, e da 14.ª temporada, com 8 episódios, no dia 28, no mesmo horário, com transmissão de segunda a sexta-feira.

  • Like 1
  • Love 1
Posted
On 14/08/2025 at 14:55, Televisão 10 disse:

O sucesso Inesquecíveis Viagens de Comboio está de volta à RTP 2, com a estreia da 13.ª temporada, com 7 episódios, no dia 19, pelas 20h35, e da 14.ª temporada, com 8 episódios, no dia 28, no mesmo horário, com transmissão de segunda a sexta-feira.

Não há episódios feitos em portugal? Afinal de contas por cá também temos inesqueciveis viagens de comboio na cp com atrasos de 2 horas e quando aparecem... :brinde:

  • LOL 1
Posted
há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Há e já transmitiram.

aposto que foi naquela carroça do comboio historico do douro... deve ser a unica coisa que os ingles acham de jeito aqui...

Posted

Em Portugal, os transportes têm estilo :rofl:.

Anda-se de comboio para comer em restaurantes premiados,:confusa_maria:

 Viaja para Sintra, num comboio lotado de visitantes de todo o mundo:triste_teresa:

Mais um doc sobre um idilico portugal que só existe na cabeça de quem faz esse programa.

 

  • Like 1
  • LOL 1
  • 2 weeks later...
Posted
há 18 minutos, Televisão 10 disse:

Registe-se neste tópico o excelente resultado de Inesquecíveis Viagens de Comboio na quinta-feira: 1,5%/3,1%

As viagens de Comboio e um pouco o Veterinário de Província , fora do Desporto, são o que puxam a RTP2 actualmente, não é o resto.

  • Like 2
Posted
há 11 horas, tuscano disse:

As viagens de Comboio e um pouco o Veterinário de Província , fora do Desporto, são o que puxam a RTP2 actualmente, não é o resto.

metade do dia a programação é dirigida a um segmento cada vez mais reduzido de publico o infanto juvenil, por isso não há milagres... Claramente devia haver uma aposta maior em conteudos mais gerais a partir das 20 ou mesmo das 19... não faz muito sentido o zig zag até tão tarde sobretudo com conteudos muito infantis.

  • Like 1
  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...