Jump to content

Informação TVI


Pedro

Posts Recomendados

screen14o.png

TVI apresenta novo cenário informativo

A TVI vai, a partir da próxima semana, apresentar uma nova decoração cenográfica nos seus programas de informação. Para além da renovação do cenário, o ‘Jornal Nacional’ que passa no primetime do canal (20h00), introduz, como novos pivots, os jornalistas José Alberto Carvalho e Judite de Sousa.

Os noticiários vão ser mais completos e incluirão diversos géneros jornalisticos, com temas de diferentes áreas.

Outra das novidades da estação de Queluz é a mudança de nome do programa informativo da noite, de ‘Jornal Nacional’ para ‘Jornal das 8’.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho triste que os senhores vindos da RTP ocupem logo o lugar central... E os que já lá estão? Parece que sem eles a informação não era nada!!! :huh: (pois, lá se tem que justificar o investimento e o que se prometeu!)

Ouvi dizer que as obras iriam demorar duas semanas... mas também já ouvi dizer que iam ser prolongadas por mais uns dias ou uma semana.

...mudança de nome do programa informativo da noite, de ‘Jornal Nacional’ para ‘Jornal das 8’.

:puppyeyes:

Não sei se gosto muito dessa ideia... acho que estão a querer tirar a identidade à informação da estação. Pode ser bom, mas em demasiado pode correr mal... Já viram o que era se a RTP mudasse o nome ao "Telejornal"? Ou se a SIC mudasse o do "Jornal da Noite"? :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estranho a posição central, afinal de contas eles são a grande contratação e os rostos da mudança.

Mas quem se destaca realmente é, pela positiva, o sorriso da Ana Guedes, pela negativa, a Constança. Ficava melhor no seu lugar a Lurdes Baeta pois não vejo a Constança como pivot mas sim como comentadora.

Será que o estúdio será nestes tons?

Não sei se gosto muito dessa ideia... acho que estão a querer tirar a identidade à informação da estação. Pode ser bom, mas em demasiado pode correr mal... Já viram o que era se a RTP mudasse o nome ao "Telejornal"? Ou se a SIC mudasse o do "Jornal da Noite"? :unsure:

Eu acho mais coerente. Nunca percebi o nome 'Jornal Nacional' pois também é Internacional... e o 'Jornal Nacional' só tem este nome desde 2000, salvo erro.

Se há um 'Jornal da Uma', faz sentido que exista um 'Jornal das Oito'.

E se conseguirem tirar a identidade sensacionalista que estava associada ao nome 'Jornal Nacional' muitas vezes associado à Manuela Moura Guedes, excelente! Logo, foi uma boa ideia, a meu ver.

TVI: «Jornal das 8» substitui «Jornal Nacional»

A TVI revelou esta sexta-feira que vai estrear «na próxima semana uma nova imagem da informação da estação líder em Portugal». O principal jornal da estação deixará de chamar-se «Jornal Nacional», passando a ter a designação «Jornal das 8».

Este momento, diz o comunicado, «simboliza também uma nova aposta da TVI na sua oferta informativa, acompanhada pela entrada em antena de novos rostos, incluindo os jornalistas José Alberto Carvalho e Judite Sousa, na condução do principal noticiário da estação».

A oferta informativa vai ser visível no Diário da Manhã, no Jornal da Uma e no noticiário de prime time, que passará a designar-se Jornal das 8.

Em comunicado, a TVI promete «renovar a proposta de um jornalismo de proximidade, porque um jornalismo que se preocupa com os verdadeiros problemas do nosso tempo e das nossas vidas».

A estação reforça o «compromisso de profissionalismo, rigor e determinação assumidos pela direcção de informação», o que se traduz, diz, na frase de assinatura que acompanha esta nova fase da informação da TVI e do TVI24: «Nós informamos, você decide».

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o João. Não vejo mal na mudança de nome de nome. Se as notícias da tarde se chamam Jornal da Uma, faz todo o sentido que há noite seja 'Jornal das Oito'.

A Judite e o José Alberto estão no centro muito provavelmente por serem eles os directores de Informação, não? A Constança é que está mal ali... São todos pivot's, ali devia estar ou a Lurdes Baeta, ou a Cristina Reyna, que também fazem noticiários na TVI generalista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estranho a posição central, afinal de contas eles são a grande contratação e os rostos da mudança.

Mas quem se destaca realmente é, pela positiva, o sorriso da Ana Guedes, pela negativa, a Constança. Ficava melhor no seu lugar a Lurdes Baeta pois não vejo a Constança como pivot mas sim como comentadora.

Não acho que a Constança esteja a mais, visto que ela tem o seu próprio programa no TVI24... o que falta, mesmo, é a Lurdes Baeta. Grande falha!

Eu acho mais coerente. Nunca percebi o nome 'Jornal Nacional' pois também é Internacional... e o 'Jornal Nacional' só tem este nome desde 2000, salvo erro.

Se há um 'Jornal da Uma', faz sentido que exista um 'Jornal das Oito'.

E se conseguirem tirar a identidade sensacionalista que estava associada ao nome 'Jornal Nacional' muitas vezes associado à Manuela Moura Guedes, excelente! Logo, foi uma boa ideia, a meu ver.

"Jornal Nacional" é só por acaso o nome do bloco informativo da Globo há muuuuitos anos!!! (Acho que antes era "Jornal TVI" ou algo assim do género!)

Ter um "Jornal das 8" numa televisão generalista faz tanto sentido como comer gelados com a testa! Um "Jornal das 8" que em dias de futebol tanto começa às 19h como às 21h é do mais coerente que há!

Obviamente que a designação de "da Uma", "das Duas", "das Três" e por aí fora só faz sentido em canais por Cabo, nomeadamente de informação, onde nada deve contrariar a hora a que vão para o ar, ou seja, a hora certa do seu nome!

E "Jornal Nacional" não era assim pela Manela... ela saiu do ar, muita gente o apresentou com ela lá ou sem ela, e o nome manteve-se. É já uma marca! Já há uma identificação do público com o nome. Obviamente que percebo a estratégia deles - afastarem-se o mais possível do sensacionalismo associado à estação e fazerem uma informação que passe a sensação que é séria e de confiança -, mas poderão correr um grande risco ao alterarem o nome. Vamos ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que a Constança esteja a mais, visto que ela tem o seu próprio programa no TVI24...

Sim, mas não é pivot e os restantes sim.

"Jornal Nacional" é só por acaso o nome do bloco informativo da Globo há muuuuitos anos!!! (Acho que antes era "Jornal TVI" ou algo assim do género!)

Mais um motivo, não manter o nome copiado pela Globo que é uma aliada da SIC.

Ter um "Jornal das 8" numa televisão generalista faz tanto sentido como comer gelados com a testa! Um "Jornal das 8" que em dias de futebol tanto começa às 19h como às 21h é do mais coerente que há!

O mesmo pode dizer-se do 'Jornal da Noite' (SIC) que muitas vezes, quando dá futebol, dá a meio da tarde.

E "Jornal Nacional" não era assim pela Manela... ela saiu do ar, muita gente o apresentou com ela lá ou sem ela, e o nome manteve-se. É já uma marca! Já há uma identificação do público com o nome. Obviamente que percebo a estratégia deles - afastarem-se o mais possível do sensacionalismo associado à estação e fazerem uma informação que passe a sensação que é séria e de confiança -, mas poderão correr um grande risco ao alterarem o nome. Vamos ver...

Mas não existiram as mudanças de fundo que estão a acontecer agora.

Estás a ver a Judite a dizer: "Boa Noite, eu sou a Judite de Sousa e este é o Jornal Nacional"? Eu não. É claro que a frase é da Manela, mas mesmo que diga "... Jornal Nacional", vão logo comparar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho de louvar que a TVI anuncie as coisas com tempo, mas limitar o grupo de jornalistas? Então e o Pedro Carvalhas? A Lurdes Baeta? Os pivôs do "Diário da Manhã"? A menos que sejam estes os únicos que vão dar informação na TVI generalista. Acho mesmo uma injustiça não estar ali a Lurdes Baeta.

A mudança de nome é, claramente, uma forma da nova direcção se impor e romper com a anterior. Mas mudar justamente o principal bloco noticioso? eu acho arriscado e talvez uma "ingratidão" para quem fez o "Jornal Nacional" líder...

No meu entender, a TVI devia apostar em duplas à noite e solos à tarde. Durante a semana o José Carlos Castro à tarde e a Judite Sousa e o José Alberto Carvalho. Ao fim-de-semana o Pedro Pinto e a Ana Guedes Rodrigues à noite e o Carvalhas de tarde. O Júlio Magalhães podia muito bem passar a apresentar um programa com o Marcelo Rebelo de Sousa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o facto de haver um grande risco em alterar o nome do jornal, visto que o público que o via procurava um certo tipo de informação que pode não se identificar com estas alterações. A mudança do nome, torna essas alterações de conteúdos tb mais "bruscas", talvez... ou mais visíveis.

Ao tentar "roubar" espectadores à RTP, a TVI pode perder os seus para a SIC. lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mesmo pode dizer-se do 'Jornal da Noite' (SIC) que muitas vezes, quando dá futebol, dá a meio da tarde.

Não me parece que 19h seja "meio da tarde", nem mesmo no verão!!!

E, com o horário de verão, é fim da tarde (já que na hora de inverno às 19h já é de noite há muito!!!).

Mas não existiram as mudanças de fundo que estão a acontecer agora.

Estás a ver a Judite a dizer: "Boa Noite, eu sou a Judite de Sousa e este é o Jornal Nacional"? Eu não. É claro que a frase é da Manela, mas mesmo que diga "... Jornal Nacional", vão logo comparar...

Obviamente que a mudança de nome é mais por imposição dos que entraram, do que dos que lá estão! Eles é que não quiseram identificar-se com um nome "viciado", assemelhado a outras pessoas, porque eles são "diferentes"!!! Obviamente que compreendo a alteração, como já disse anteriormente (apesar de não concordar lá muito com o nome), mas o que reforço são os riscos que irão correr...

2qamo01.jpg

Gosto do logotipo. É bastante diferente do que se faz cá em Portugal. É mais dentro do género do que se faz no Brasil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TVI estreia nova imagem na informação

Canal aposta no mais ambicioso centro de notícias da televisão portuguesa

A TVI apresenta esta sexta-feira o Jornal das 8, o novo espaço informativo de prime-time. Com uma imagem renovada, a TVI reforça a aposta em fazer mais e melhor informação, num projecto que se assume como o mais ambicioso centro de notícias da televisão portuguesa.

Já começou a contagem decrescente para a estreia, esta sexta-feira, do Jornal das 8, um novo bloco noticioso de horário nobre, que vai servir para apresentar a nova imagem da informação da TVI.

Para a estação esta será a informação na hora certa, enquadrada por uma cenografia renovada, também espelho dos valores do jornalismo de referência.

A condução do Jornal das 8 vai ficar a cargo do José Alberto Carvalho e Judite de Sousa.

Ver vídeo: http://www.tvi24.iol.pt/videos.html?mul_id=13424761

http://www.youtube.com/watch?v=GPW4XKVnj7g

WOW!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estreou hoje o novo espaço informativo da TVI.

O meu comentário:

É indiscutível a qualidade do José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, no entanto o programa hoje foi mal planeado... Mas vamos por partes.

Gostei do genérico, mas acho que as cores em vez de ser rosa velho e roxo deviam estar mais perto do vermelho e azul do logo da TVI, ou pelo menos manter as cores (rosa+roxo) nos gráficos do jornal. Por outro lado, pareceu-me que o primeiro pivô foi dito duas vezes, por ambos os apresentadores, ou foi impressão minha? (confesso q não estava muito atenta)

A nível tecnológico parece que levaram para a TVI um pouco daquilo que já tinham testado com as eleições do ano passado. Está muito avançado e tem margem de progressão...

Outro momento que foi cómico foi os directos para as festas do PS e PSD! Parecia que o camera man estava bêbado! Via-se pernas, braços, corpos, tecto, chão, luzes, tudo menos o que era suposto... a na do PSD então foi uma loucura! Até fiquei enjoada! :rolleyes:

É compreensível por ser o primeiro programa e até que me pareceu que, surpreendentemente, o JAC e a JS estavam nervosos... mas creio que pode melhorar durante os próximos programas!

Outro pormenor que não gostei foi a imagem do "está a acontecer agora"... que raio de ideia foi esta?! Podiam era arranjar uns separadores para a mudança dos directos para as notícias novamente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do cenário e ainda bem que tentaram aproveitar tudo...O nervosismo é normal quando se estreia algo novo,eu gostei. Mas é normal que leve um tempo a ficar tudo a correr nos eixos.

Esperava que cortassem mais com a linha gráfica anterior. Mas mesmo assim está bom. Ainda bem que tiraram o ticker, esse só faz sentido nos canais cabo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No geral, gostei.

Mas...

- é muito cenário para não aparecer quase nada durante o bloco informativo!!!

- qual a utilidade de ter dois pivots, se cada um lê apenas uma notícia e nada é partilhado?!

- é irritante o pivot estar a dar a notícia com umas luzes, ao fundo, por trás de si a piscar/mudar de cor.

Finalmente, também se livraram do rodapé! :clapping_mini:

A imagem, clean, estava muito boa, mas não parece enquadrar-se com a TVI! :duvida: Parece estranho, eu sei, mas é que que a TVI sempre nos habituou a letras gigantes, corres garridas. Pronto, era a sua linha!

Faltou, muitas vezes, alguma imagem ilustrativa (no canto ou atrás do pivot) do que está a ser noticiado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...